O que você está procurando hoje?

Empréstimo pessoal e para PMEs na Mutal é confiável e seguro?

Nossa avaliação do produto:

5.00 / 5
banner-afiliados-468×90-bpc

A Mutual é uma fintech de empréstimo e investimento, na modalidade peer-to-peer (P2P). Neste texto, vamos fazer um review do serviço, focando principalmente no crédito oferecido pela empresa. Confira taxas, prazos, Reclame Aqui e mais!

 

Sobre a Mutual

No mercado desde 2018, a Mutual é uma empresa nova, mas que já tem revolucionado o sistema financeiro.

Trata-se de uma companhia 100% digital, em que a contratação de todos os produtos, comunicação e atendimento acontecem na internet. São duas modalidades de crédito oferecidas:

A empresa afirma atender, principalmente, pessoas que tiveram o empréstimo negado com seu banco por algum motivo. Assim, ela soluciona uma lacuna do sistema bancário.

E, mesmo assim, há uma baixa taxa de inadimplência na Mutual. Ou seja, trata-se de um grupo de bons pagadores, mas que por motivos diversos ficaram de fora do mercado de crédito tradicional — por exemplo, por terem sidos negativados em algum momento. Mesmo que não estejam mais, já tiveram restrição no nome e isso se tornou uma barreira.

Atender a essas pessoas é muito importante. O problema é consequência de uma análise de crédito que ainda deixa a desejar no Brasil, mas que empresas como a Mutual desejam vencer.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

Com a pandemia, a empresa flexibilizou a análise de crédito, avaliando caso a caso a situação de cada cliente. Escute o podcast do Educando seu Bolso com participação especial da Mutual que respondeu às principais dúvidas sobre o produto.

 

Mutual é confiável?

Sim! Em primeiro lugar, tratando das regulamentações, a Mutual conta com toda a base legal para operar. Ela se enquadra como uma correspondente bancária Money Plus e da Fiducia Sociedade de Crédito. Assim, está submetida à legislação e às regras do Banco Central do Brasil.

Além disso, possui regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), por ser do tipo peer-to-peer. Dessa forma, é uma empresa confiável e segura tanto para o tomador de crédito quanto para o investidor.

 

Mutual empréstimo Reclame Aqui

Um dos principais indicadores da qualidade do serviço de produtos online é o Reclame Aqui. Pois, a Mutual tem uma boa avaliação nessa ferramenta.

Por se tratar de uma empresa recente, o número de reclamações ainda é baixo. A principal categoria de reclamação encontrada é em relação ao atendimento.

Isto é, há afirmações de que o atendimento é um pouco demorado e que não há uma central. Ainda assim, todas as reclamações são respondidas, o que mostra um comprometimento em sanar as questões.

reclame aqui mutual: a empresa conta com a nota 7.4/10

A Mutual tem uma boa avaliação no Reclame Aqui. Atualizado: 14/09/20.

 

Como funciona o formato peer-to-peer?

O peer-to-peer também é conhecido como empréstimo entre pessoas, ou entre pares. Essa modalidade conecta pessoas físicas interessadas em investir, a pessoas físicas que desejam empréstimo (no caso da Mutual, para crédito pessoal ou para PMEs).

Assim, o dinheiro não vem de um banco ou de uma grande instituição. Ele vem de outras pessoas que acreditam na história de quem está solicitando o crédito. Então, pessoas investem no seu negócio, recebendo como juros do investimento uma parte dos juros pagos por quem solicitou o crédito.

Para que isso seja viável, a Mutual faz uma análise de crédito própria, que divide os solicitantes entre diferentes perfis. Eles variam de A+ até F, sendo “A” a pessoa que tem melhor capacidade de pagamento e “F”, pior capacidade. Assim, todas as partes envolvidas sabem do risco da operação.

Vale comentar que capacidade de pagamento não é quanto você tem de renda, mas o quanto você paga suas contas em dia, seu histórico bancário, a porcentagem de sua renda está comprometida com outros financiamentos…

A renda não classifica a pessoa como boa ou má pagadora. Assim, mesmo em início de vida no mercado de trabalho é possível fazer uma cotação com a Mutual.

 

Mutual empréstimo: taxas e prazos

As condições comerciais estão em linha com concorrentes.

  • Taxas: 2,3% a.m. a 12% a.m.
  • Prazos: 6 a 18 meses.

Vale comentar que a taxa anterior ainda não inclui IOF e outras tarifas. Portanto, na hora de fechar o contrato, confira o Custo Efetivo Total (CET) apresentado.

A taxa atribuída ao seu perfil é definida pela sua nota na Mutual. Um cliente A+ terá acesso ao crédito mais barato, por exemplo.

 

Mutual faz empréstimo para negativados?

Não. No momento, a empresa ainda não atende pessoas com restrição no nome. Porém, assim como mencionado anteriormente, ela atende pessoas que já tiveram negativação.

Portanto, procure liquidar a dívida antes, e depois faça uma solicitação.

Está inadimplente? Saiba como consultar e limpar seu nome.

 

Quais documentos preciso enviar?

É solicitada uma documentação básica para fazer o cadastro. Pois, são pedidos:

  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência.

Além disso, é necessário possuir uma conta de e-mail, conta bancária em seu nome e ter feito o download do aplicativo Mutual no smartphone — é por celular que acontece toda a contratação.

Você responde a algumas perguntas, como: quanto precisa, finalidade, como deseja pagar. Então, envia foto dos seus documentos. Em questão de 3min após seguir esses passos, já tem a resposta na mão.

logo mutual

Baixe Mutual App para solicitar propostas.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

 

Preciso fazer algum depósito para receber meu empréstimo?

Não! Nunca faça depósito para conseguir um empréstimo. A prática configura-se um golpe e não é solicitada pela Mutual. Caso você receba algum pedido nesse sentido, é de algum terceiro. Dessa forma, tome cuidado.

 

Meu pedido de empréstimo foi negado. E agora?

O Educando seu Bolso oferece ferramentas para que você encontre o melhor crédito para seu perfil. Acesse nosso Simulador de Empréstimo e encontre a proposta que melhor se adequa a seu caso. Além disso, temos um ranking com algumas das principais opções de crédito.

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Empréstimo Mutual vale a pena?

Sem dúvidas, é um modelo de crédito ainda novo no Brasil, que deve ser conhecido. Se você se enquadra nos grupos atendidos pela empresa e está na busca do crédito mais barato, compensa sim fazer uma solicitação.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

Se ainda tiver mais alguma dúvida, a empresa não possui telefone para contato direto, porém é possível contatar pelo e-mail  [email protected].

Comente aí embaixo sua experiência com a empresa!

Avaliação Educando seu Bolso
Nossa avaliação

9 comentários

    • Boa noite, Nelcino!

      Não faça o pagamento, isso é golpe! Busque os canais de atendimento oficiais da Mutual e certifique-se de que você está conversando com um atendente que realmente trabalha na empresa. Não é comum ser cobrado nenhum valor para que o seu empréstimo seja liberado, parabéns por ter buscado informação e ter deixado seu comentário aqui! Se você quer encontrar outra oferta de crédito em um ambiente seguro, confira nosso Simulador de Empréstimo clicando aqui!

      Espero ter ajudado! Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder
    • Olá, Michelle, tudo bem?

      Junto do contrato te foi cobrado algum valor para a liberação do empréstimo? Caso isso tenha acontecido, provavelmente você caiu em um golpe. Caso contrário, reúna os documentos referentes ao empréstimo e busque os canais de atendimento oficias da empresa, para que você possa entender o que está acontecendo e resolver o seu problema! Encontrei o seguinte e-mail por onde você pode buscar ajuda: [email protected]

      Muito obrigado pelo seu comentário, ficamos felizes que o nosso conteúdo tenha sido útil para o seu aprendizado financeiro! Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder
  • Oi entreguei o meu contrato assinado e até agora nada de empréstimo em minha conta ,pois será que vai num golpe?

    Responder
    • Bom dia, Mareli, tudo bem?

      O que aconteceu? Você contratou um empréstimo com a Mutual e não ficou satisfeita? Poderia nos contar um pouco mais sobre sua experiência? Nosso objetivo aqui é trazer nossas impressões sobre os produtos e serviços disponíveis no mercado financeiro, entretanto, nem sempre somos capazes de contratar e testar de fato esses produtos e serviços. Sendo assim, seu relato é essencial para os nossos outros leitores!

      Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder
    • Bom dia, Sidney! Tudo bem?
      Bom, com certeza esse débito não foi feito por nós, aqui do Educando seu Bolso, e, como não temos relação com a Mutual, não conseguimos ter acesso ao que aconteceu.
      De todo modo, recomendamos que você tente entrar em contato com a Mutual pelos canais oficiais!
      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *