Empréstimo pessoal e para PMEs na Mutal é confiável e seguro?

Nossa avaliação do produto:

5.00 / 5

A Mutual é uma fintech de empréstimo e investimento, na modalidade peer-to-peer (P2P). Neste texto, vamos fazer um review do serviço, focando principalmente no crédito oferecido pela empresa. Confira taxas, prazos, Reclame Aqui e mais!

 

Sobre a Mutual

No mercado desde 2018, a Mutual é uma empresa nova, mas que já tem revolucionado o sistema financeiro.

Trata-se de uma companhia 100% digital, em que a contratação de todos os produtos, comunicação e atendimento acontecem na internet. São duas modalidades de crédito oferecidas:

  • empréstimo pessoal, isto é, voltado para pessoas físicas e que não exige garantia;
  • e para PMEs, pequenas e médias empresas (CNPJ).

A empresa afirma atender, principalmente, pessoas que tiveram o empréstimo negado com seu banco por algum motivo. Assim, ela soluciona uma lacuna do sistema bancário.

E, mesmo assim, há uma baixa taxa de inadimplência na Mutual. Ou seja, trata-se de um grupo de bons pagadores, mas que por motivos diversos ficaram de fora do mercado de crédito tradicional — por exemplo, por terem sidos negativados em algum momento. Mesmo que não estejam mais, já tiveram restrição no nome e isso se tornou uma barreira.

Atender a essas pessoas é muito importante. O problema é consequência de uma análise de crédito que ainda deixa a desejar no Brasil, mas que empresas como a Mutual desejam vencer.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

Com a pandemia, a empresa flexibilizou a análise de crédito, avaliando caso a caso a situação de cada cliente. Escute o podcast do Educando seu Bolso com participação especial da Mutual que respondeu às principais dúvidas sobre o produto.

 

Mutual é confiável?

Sim! Em primeiro lugar, tratando das regulamentações, a Mutual conta com toda a base legal para operar. Ela se enquadra como uma correspondente bancária Money Plus e da Fiducia Sociedade de Crédito. Assim, está submetida à legislação e às regras do Banco Central do Brasil.

Além disso, possui regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN), por ser do tipo peer-to-peer. Dessa forma, é uma empresa confiável e segura tanto para o tomador de crédito quanto para o investidor.

 

Mutual empréstimo Reclame Aqui

Um dos principais indicadores da qualidade do serviço de produtos online é o Reclame Aqui. Pois, a Mutual tem uma boa avaliação nessa ferramenta.

Por se tratar de uma empresa recente, o número de reclamações ainda é baixo. A principal categoria de reclamação encontrada é em relação ao atendimento.

Isto é, há afirmações de que o atendimento é um pouco demorado e que não há uma central. Ainda assim, todas as reclamações são respondidas, o que mostra um comprometimento em sanar as questões.

reclame aqui mutual: a empresa conta com a nota 7.4/10

A Mutual tem uma boa avaliação no Reclame Aqui. Atualizado: 14/09/20.

 

Como funciona o formato peer-to-peer?

O peer-to-peer também é conhecido como empréstimo entre pessoas, ou entre pares. Essa modalidade conecta pessoas físicas interessadas em investir, a pessoas físicas que desejam empréstimo (no caso da Mutual, para crédito pessoal ou para PMEs).

Assim, o dinheiro não vem de um banco ou de uma grande instituição. Ele vem de outras pessoas que acreditam na história de quem está solicitando o crédito. Então, pessoas investem no seu negócio, recebendo como juros do investimento uma parte dos juros pagos por quem solicitou o crédito.

Para que isso seja viável, a Mutual faz uma análise de crédito própria, que divide os solicitantes entre diferentes perfis. Eles variam de A+ até F, sendo “A” a pessoa que tem melhor capacidade de pagamento e “F”, pior capacidade. Assim, todas as partes envolvidas sabem do risco da operação.

Vale comentar que capacidade de pagamento não é quanto você tem de renda, mas o quanto você paga suas contas em dia, seu histórico bancário, a porcentagem de sua renda está comprometida com outros financiamentos…

A renda não classifica a pessoa como boa ou má pagadora. Assim, mesmo em início de vida no mercado de trabalho é possível fazer uma cotação com a Mutual.

 

Mutual empréstimo: taxas e prazos

As condições comerciais estão em linha com concorrentes.

  • Taxas: 2,3% a.m. a 12% a.m.
  • Prazos: 6 a 18 meses.

Vale comentar que a taxa anterior ainda não inclui IOF e outras tarifas. Portanto, na hora de fechar o contrato, confira o Custo Efetivo Total (CET) apresentado.

A taxa atribuída ao seu perfil é definida pela sua nota na Mutual. Um cliente A+ terá acesso ao crédito mais barato, por exemplo.

 

Mutual faz empréstimo para negativados?

Não. No momento, a empresa ainda não atende pessoas com restrição no nome. Porém, assim como mencionado anteriormente, ela atende pessoas que já tiveram negativação.

Portanto, procure liquidar a dívida antes, e depois faça uma solicitação.

Está inadimplente? Saiba como consultar e limpar seu nome.

 

Quais documentos preciso enviar?

É solicitada uma documentação básica para fazer o cadastro. Pois, são pedidos:

  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência.

Além disso, é necessário possuir uma conta de e-mail, conta bancária em seu nome e ter feito o download do aplicativo Mutual no smartphone — é por celular que acontece toda a contratação.

Você responde a algumas perguntas, como: quanto precisa, finalidade, como deseja pagar. Então, envia foto dos seus documentos. Em questão de 3min após seguir esses passos, já tem a resposta na mão.

logo mutual

Baixe Mutual App para solicitar propostas.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

 

Preciso fazer algum depósito para receber meu empréstimo?

Não! Nunca faça depósito para conseguir um empréstimo. A prática configura-se um golpe e não é solicitada pela Mutual. Caso você receba algum pedido nesse sentido, é de algum terceiro. Dessa forma, tome cuidado.

 

Meu pedido de empréstimo foi negado. E agora?

O Educando seu Bolso oferece ferramentas para que você encontre o melhor crédito para seu perfil. Acesse nosso Simulador de Empréstimo e encontre a proposta que melhor se adequa a seu caso. Além disso, temos um ranking com algumas das principais opções de crédito.

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Ibi Digital
Crédito Pessoal5.99%
3
Credisfera
Crédito Pessoal6.35%
4
Just.
Crédito Pessoal6.35%
5
Rebel
Crédito Pessoal6.65%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Olé Consignado
Consignado - Público1.33%
2
Olé Consignado
Consignado - INSS1.59%
3
bxblue
Consignado - INSS1.99%
4
bxblue
Consignado - Público1.99%
5
Creditas
Consignado - Privado2.73%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Livre.digital
Crédito Pessoal9.79%
2
Ferratum
Crédito Pessoal13.10%
3
Moneyman
Crédito Pessoal13.57%
4
Unobank
Crédito Pessoal16.85%
5
Simplic
Crédito Pessoal22.45%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia0.99%
2
Bcredi
Empréstimo com Imóvel em garantia1.31%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.80%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ3.92%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Empréstimo Mutual vale a pena?

Sem dúvidas, é um modelo de crédito ainda novo no Brasil, que deve ser conhecido. Se você se enquadra nos grupos atendidos pela empresa e está na busca do crédito mais barato, compensa sim fazer uma solicitação.

QUERO EMPRÉSTIMO MUTUAL

Se ainda tiver mais alguma dúvida, a empresa não possui telefone para contato direto, porém é possível contatar pelo e-mail  suporte@mutual.club.

Comente aí embaixo sua experiência com a empresa!

Avaliação Educando seu Bolso
Nossa avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *