O que é hipoteca? Como ela pode te ajudar a conseguir crédito?

O que é hipoteca? Essa é uma dúvida muito comum.

Está a procura de um modelo de empréstimo que se encaixe nas suas condições? Se sua resposta for “sim”, confira nosso post que está repleto de informações úteis para você tomar a melhor decisão!

Na busca por se restabelecer financeiramente, pagar as dívidas atrasadas, reformar a sua casa ou até buscar fundos para investir em um novo negócio, o brasileiro se depara com inúmeras opções empréstimos.

Entre algumas opções, uma das formas mais seguras é o refinanciamento de imóvel, no qual se inclui a categoria de hipoteca de imóvel.

 

O que é hipoteca de imóvel?

Muito popular nos Estados Unidos, a hipoteca vem caindo em desuso no Brasil. Em termos práticos, ela consiste em uma linha de crédito em que se coloca um imóvel como garantia.

Isto é, o solicitante dá à instituição financeira credora uma segurança do pagamento das parcelas: seu imóvel como bem hipotecado. O objetivo é conseguir taxas mais baixas e prazos mais longos.

Isso porque, ao fazer essa operação, a instituição credora entende que você é um cliente menos “arriscado” e pode te oferecer empréstimo com condições melhores.

No entanto, a hipoteca tem uma série de barreiras legais, que dificultam sua realização e a tornam pouco rentável para as instituições financeiras. Explicaremos um pouco mais nos próximos tópicos.

Mas, também, apresentaremos opções de operações mais vantajosas e com custos até mais baixos, como o empréstimo com garantia de imóvel. Então fique ligado!

 Conheça empresas que fazem o crédito com garantia de imóveis, como Creditas e BCredi.

 

Como funciona a hipoteca?

Assim como mencionado acima, trata-se de um empréstimo com garantia. Nessa modalidade, a propriedade hipotecada fica como “penhor” das parcelas, possibilitando taxas mais baixas, e garantindo que o solicitante procurará pagará a dívida corretamente.

Caso as obrigações não sejam cumpridas, entretanto, o imóvel pode ser tomado pela instituição financeira e posteriormente vendido ou leiloado para arcar com esses custos.

Um dos grandes problemas associados à  hipoteca imobiliária, no entanto, é que ela envolve ações no Poder Judiciário. O procedimento padrão é que a propriedade fique em nome do dono original ao longo de toda a operação.

Mas isso implica em uma grande dificuldade do banco em tomar o imóvel, caso não aconteça o pagamento da dívida. O que não deve, de forma alguma, favorecer o não pagamento das parcelas!

É importante lembrar também que, mesmo que o imóvel esteja em nome do solicitante, o contrato assinado entre as partes permite que a instituição financeira tome posse em caso de inadimplência.

Todo registro de hipoteca consta na matrícula do imóvel, ou seja, seu nome continuará atrelado aos casos judiciais.

Empréstimo com garantia não é para você? Neste caso, conheça outras modalidades de crédito.

 

Outras linhas de crédito que podem substituir a hipoteca!

hipoteca é uma operação financeira com o seu imóvel

A hipoteca é mesmo a melhor alternativa?

A hipoteca não é a única linha de crédito de sua categoria. Além dela, existe também o refinanciamento de imóveis, ou empréstimo com imóvel em garantia.

O tipo de empréstimo é o mesmo e, muitas vezes, o crédito com garantia é confundido com a hipoteca. Mas essas duas operações têm uma diferença essencial, que torna o refinanciamento muito mais vantajoso e simples para quem está a procura de crédito.

No refinanciamento, o bem passa para o nome da instituição financeira durante a operação, por meio de contrato. É a chamada “alienação fiduciária”. Ao fim da quitação, ele volta para o nome do dono original. 

Porém, no caso de a dívida não ter sido paga, a instituição consegue tomar o bem mais facilmente. Assim, a operação fica mais lucrativa, com custos ainda mais baixos.

Isso beneficia tanto o credor, que tem maior segurança para fornecer o crédito, quanto o contratante, que se beneficia de taxas mais baixas do que as da hipoteca.

Simule empréstimo agora!

 

Diferença entre hipoteca e alienação fiduciária

Na alienação fiduciária é realizada a transferência da propriedade para a instituição financeira, fator que não altera em nada o dia-a-dia de quem tomou o crédito.

É possível continuar usufruindo do seu imóvel normalmente. Em outras palavras, você continua morando na sua casa, apartamento ou usando seu estabelecimento comercial.

Ainda, a tomada do imóvel em caso de não pagamento das parcelas aconteceria em qualquer um dos dois casos. A diferença é que a alienação dá um pouco mais de segurança para o banco ou financeira, o que permite juros menores.

E, claro, não há qualquer prejuízo se você quitar o empréstimo corretamente.

Em resumo: na alienação fiduciária tudo é feito extrajudicialmente, mas com a mesma segurança para você. É utilizado apenas o Cartório de Registro de Imóveis nessa operação, sem envolvimento do Poder Judiciário.

 

Empréstimo com garantia: a melhor opção para os dias de hoje!

Se interessou pela modalidade de crédito com garantia? No Educando seu Bolso temos um post completo sobre refinanciamento, mas vamos dar uma visão geral aqui também!

Essa modalidade oferece empréstimo, geralmente, com valores que partem de R$30mil até a casa dos milhões de Reais. Unido ao valor mais alto, os prazos também são mais longos, variando entre 60 a 240 meses para pagamento (5 a 20 anos).

Além disso, as taxas de um empréstimo com garantia de imóvel giram em torno de 1,25% por mês. Isto é, valores muito mais baratos do que de outras linhas de crédito. E mais vantajoso que a hipoteca.

Por exemplo, um empréstimo pessoal sem garantia tem taxas na casa dos 6%/mês. Enquanto no rotativo do cartão as taxas de juros passam de 10%/mês. 

Até por isso, normalmente o empréstimo com garantia é a escolha de quem deseja trocar uma dívida mais cara por uma mais barata ou fazer um investimento para abrir um negócio, realizar um sonho, entre outros.

E mais: imóveis não são os únicos bens que podem ser refinanciados: é possível também colocar seu automóvel como garantia.

 

Quais as melhores opções para solicitar um empréstimo com garantia?

Creditas: a Creditas oferece tanto refinanciamento de imóveis quanto de veículos para pessoas físicas. Conheça mais sobre ela no nosso Review ou então contrate por aqui!

BCredi: já a BCredi tem opções de empréstimo com imóvel em garantia para empresas também. Faça sua solicitação por aqui!

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Ibi Digital
Crédito Pessoal5.99%
3
Credisfera
Crédito Pessoal6.35%
4
Just.
Crédito Pessoal6.35%
5
Rebel
Crédito Pessoal6.65%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Olé Consignado
Consignado - Público1.33%
2
Olé Consignado
Consignado - INSS1.59%
3
bxblue
Consignado - INSS1.99%
4
bxblue
Consignado - Público1.99%
5
Creditas
Consignado - Privado2.73%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Livre.digital
Crédito Pessoal9.79%
2
Ferratum
Crédito Pessoal13.10%
3
Moneyman
Crédito Pessoal13.57%
4
Unobank
Crédito Pessoal16.85%
5
Simplic
Crédito Pessoal22.45%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia0.99%
2
Bcredi
Empréstimo com Imóvel em garantia1.31%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.80%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ3.92%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

 

Encontre o melhor crédito com garantia

Agora você já conheceu mais sobre hipoteca. E explicamos, também, que no Brasil a opção mais usual e segura é o empréstimo com garantia.

Então, para fechar com chave de ouro, é importante que você encontre o crédito com as melhores condições para você ou sua empresa. Portanto, acesse o Simulador de Empréstimo do Educando seu Bolso e saiba quais as melhores oportunidade disponíveis no mercado para você!

Simule empréstimo agora!

Gostou deste texto? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário que nós te respondemos!

Não deixe de usar, compartilhar e indicar nosso Simulador de Empréstimo para seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *