Empréstimo para abrir empresa – quais as melhores opções do mercado?

Deseja investir no seu próprio negócio? Descubra neste texto as melhores modalidades de empréstimo para abrir empresa!

Se você chegou neste texto, provavelmente já tomou sua decisão de que vale a pena buscar empréstimo para abrir empresa e investir no sonho. Mas aí bate a dúvida: qual tipo de crédito é o mais adequado? Qual é a melhor empresa para me acompanhar na fase inicial do meu empreendimento?

 

Empréstimo para abrir empresa: o que você precisa saber?

Primeiro pode surgir a pergunta: será que vale a pena pegar um empréstimo para abrir um negócio? Nós já encontramos essa resposta.

Muitas vezes, buscar por um empréstimo se torna o único caminho possível para algumas pessoas realizarem o sonho do próprio negócio. Mas, o risco de já começar um negócio devendo o valor das parcelas do empréstimo deve ser bem estudado e a decisão tomada com consciência.

Por exemplo, ficar atento à porcentagem do lucro da empresa que será comprometido com as parcelas (não deve ultrapassar 25%) é essencial. Além disso, o valor do empréstimo deve caber muito bem no plano de negócio.

Neste conteúdo focaremos nas modalidades de crédito para essa fase inicial, bem como nas empresas que fornecem esse crédito.

 

Modalidades de empréstimo para abrir empresa

Se você precisa de capital para abrir ou investir na sua empresa, deve conhecer todas as opções que o mercado oferece. Para, assim, encontrar a melhor opção.

Existem diversas modalidades de crédito que podem atender quem deseja abrir uma empresa. Um exemplo são os empréstimos para pessoa jurídica com esse fim.

Contudo, em uma fase muito inicial é possível que você ainda nem tenha CNPJ ativo ou qualquer garantia para oferecer para a instituição financeira. Dessa forma, um empréstimo para empresas pode não ser aceito. O que não é problema, porque é possível buscar empréstimo pessoal ou com garantia.

O importante é buscar a taxa mais baixa, para que o pagamento dos juros não comprometa grande parte dos seus rendimentos. Ainda, é bom dar preferência para os créditos que você tem um prazo maior para quitar.

fazendo as contas de um empréstimo para empresa

É preciso fazer as contas para entender se um empréstimo para abrir empresa cabe no seu orçamento.

 

1- Empréstimo com garantia

Seguindo a ideia de crédito com taxas baixas e longos prazos de pagamento está, em primeiro lugar o empréstimo com garantia. Trata-se de uma das opções mais viáveis que pode ser usada como empréstimo para abrir empresa. Nessa modalidade que atende tanto CPF quando CNPJ, você deixa um veículo, imóvel ou até seu FGTS como garantia da quitação das parcelas para a instituição financeira.

Em geral, bancos oferecem essa modalidade. Mas é importante comparar também as opções de crédito online, fazer simulação de empréstimo. Para te ajudar ainda mais, deixamos a seguir, algumas empresas que fornecem essa modalidade para ficar de olho:

Creditas

A Creditas oferece refinanciamento imobiliário e de veículos para pessoas físicas. Os juros partem de 0,89% ao mês (um dos mais baixos do mercado). O CET médios para as operações é de 2,67%/mês.

BCredi

A BCredi oferece empréstimo com garantia de imóvel para CPF e CNPJ. O CET médio das operações é de 1,82%/mês.

 

2- Empréstimo para empresa: capital de giro e capital fixo

Até dentro do empréstimo para empresa existe mais de uma modalidade. Dentre elas, duas se destacam: para capital de giro e para capital fixo (cada um voltada para um destino específico).

Vale priorizar o empréstimo para equipamentos e máquinas, preservando os recursos próprios para capital de giro. Isso porque são oferecidas condições melhores para financiamento de capital fixo. Ou seja, prazos de pagamentos maiores, garantias facilitadas, juros mais baixos.

Já o crédito para capital de giro é aquele voltado para pagamento das obrigações financeiras cotidianas: pagamento de salários, aluguel… É, portanto, uma linha de crédito que visa auxiliar na reorganização do fluxo de caixa da empresa.

As operações têm prazos menores, geralmente de até 1 ano. Uma vantagem dessa modalidade é que nem sempre é necessário pagar mês. Alguns contratos são de pagamento bimestral, semestral ou até ao final do prazo.

Algumas empresas para ficar de olho:

BizCapital

A BizCapital oferece empréstimo para pequenas e médias empresas. Tanto empréstimo para capital de giro quanto para capital fixo são oferecidos. Os juros partem de 1,99%/mês e o CET é aproximadamente 5,66%/mês.

Nexoos

A Nexoos também oferece as duas modalidades de empréstimo para empresa citadas. O custo efetivo total médio das operações é 3,54%/mês.

 

3- Crédito Pessoal

O crédito pessoal é uma opção muito democrática, oferecido em diversas instituições financeiras. No caso específico de empréstimo para abrir empresa ele é voltado para quem ainda não tem CNPJ.

Ou seja, é um empréstimo para pessoas físicas, mas que pode ser usado para investir no seu empreendimento. Os juros dessa modalidade de crédito são relativamente altos. Porém, a facilidade do pagamento e a quantidade de opções disponíveis tornam o crédito pessoal uma boa opção para quem precisa de capital. 

Bancos oferecem essa modalidade, mas não somente. Existem diversas fintechs no mercado que oferecem empréstimo pessoal com taxas extremamente competitivas. Então, sempre faça simulação de empréstimo. Caso tenha interesse em realizar simulações, o Educando Seu bolso, tem a ferramenta ideal para isso e totalmente gratuita. Basta clicar aqui!

Algumas empresas para ficar de olho:

Geru

A Geru oferece empréstimo pessoal online com uma das menores taxas do mercado. As taxas partem de 4,2% ao mês. O CET médio das operações é de 5,75% ao mês.

 

4- Cartão BNDES

Outra opção muito interessante de empréstimo para abrir sua empresa, com prazos de pagamento de até 2 anos e com taxas de juros baixas é o Cartão BNDES. Ele é como um cartão de crédito, mas voltado para micro, pequenas e médias empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs).

A empresa pode utilizar esse cartão para a compra de máquinas, equipamentos, investimento na modernização do negócio, cursos de qualificação profissional. O leque de possibilidades é bem grande e é possível encontrar as opções no portal de operações do cartão BNDES. As taxas do cartão variam entre 1%-1,5% ao mês. De fato, um valor baixo e competitivo forma de estimular pequenos empreendimentos.

 

5-  Microcrédito

O microcrédito é uma modalidade nova do mercado de empréstimo, voltada especialmente para pequenos e microempreendedores. É justamente uma proposta do governo federal para incentivar esses microempreendedores e, assim, promover o crescimento de renda da população. 

A facilidade de concessão de crédito e os juros reduzidos são os diferenciais para que esse público possa ingressar no mercado. Essa modalidade tem uma das taxas de juros mais baixas do mercado, chegando a, no máximo, 4% ao mês. Mas o microempreendedor deve se enquadrar em alguns requisitos para ter acesso ao microcrédito. 

  • Ser maior de 18 anos;
  • Pessoa jurídica, MEI;
  • Ser aprovado na análise socioeconômica de sua condição financeira e situação do seu empreendimento;
  • O valor liberado de empréstimo depende da capacidade de pagamento, porte do negócio e sua necessidade;
  • Você pode solicitar o empréstimo de até R$ 21 mil;

 

6- Cheque Especial

Não é indicado: essa modalidade tem um dos percentuais de juros mais altos do mercado. Optar pelo cheque especial como alternativa de empréstimo para abrir empresa deve ser uma decisão cautelosa.

Normalmente essa linha de crédito serve para cobrir momentaneamente algum gasto extra ou uma saída financeira imediata. Mas ele deve ser quitado o quanto antes.

E deve-se ter a certeza de que o empresário terá o dinheiro para repor. Para, assim, não se afundar em juros e dívidas. 

Então, resumindo: cheque especial é indicado apenas para situações emergenciais em que você já sabe quando vai quitar.

 

Simulação de empréstimo: encontrando a melhor opção para seu negócio

empréstimo para abrir empresa

Utilizado de forma correta, o empréstimo pode ser um aliado.

O Educando Seu Bolso tem um Simulador de Crédito gratuito que mostra, diante de várias opções, qual a pode ser a melhor para o seu caso… Então, se você ficou na dúvida entre as modalidades e empresas, essa ferramenta certamente vai te auxiliar. Nela você encontra todos os empréstimos para abrir empresa e para empresas que apresentamos aqui.

 

Encontre mais dicas valiosas para o seu negócio!

Se você está no processo de tomada de decisões relacionadas a abertura da sua empresa, deve estar atento a todos os detalhes que podem te fazer economizar e sempre escolher as opções mais rentáveis para o seu negócio. Como por exemplo, optar pela melhor maquininha de cartão usando o nosso Simulador de Maquina de Cartão.

Nós do Educando Seu Bolso temos um time de especialistas prontos para te orientar da melhor forma possível! Não deixe de ouvir nossos podcast e se cadastrar em nossa newsletter para receber conteúdos semanais. Se tiver mais alguma dúvida sobre empréstimos para primeiro o negócio deixe o seu comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *