Se você quer saber a melhor opção entre amortizar no prazo, na parcela ou investir seu dinheiro, descubra a melhor opção no nosso Relatório de Amortização

Webmotors | Esse site compensa para vender ou comprar automóveis?

Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Apple Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Spotify
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Google Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Castbox

Encontrar um automóvel que atenda todas as suas necessidades não é uma tarefa fácil. Vender um automóvel também está se tornando uma tarefa mais complexa, já que os meios de venda tradicionais, como anúncios nos classificados, estão ficando cada vez menos efetivos. Não é estranho que estejam surgindo ferramentas online que se propõem a ajudar na compra e na venda de um veículo. Uma dessas ferramentas é o site Webmotors, você já ouviu falar dele? Neste artigo vamos te contar quais são as vantagens e desvantagens de usar esse site e em quais casos usá-lo pode ser eficiente de fato.

webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

O que é a Webmotors?

O site Webmotors é uma plataforma de anúncios, onde compradores encontram vendedores de veículos. Lá você pode tanto anunciar, quanto procurar um carro ou uma moto. Para o comprador é uma ótima maneira de procurar seu carro ideal sem sair de casa, além de poder comparar preços. Já para o vendedor é uma oportunidade de ter uma grande alcance de público que está interessado em um automóvel igual ao dele.

Não é possível comprar ou vender diretamente no site da Webmotors. Ou seja, o site é um intermediário. Assim, o interessado pode entrar em contato com quem disponibiliza o produto. Depois disso a negociação e a compra serão efetuadas já fora do site.

Mas é seguro?

Comprar online ainda gera medo em muita gente, por isso, uma dúvida muito frequente é se o serviço é seguro. Bom, no site você não vai fazer a compra ou venda, você irá apenas ter contato com o vendedor ou comprador. O resto da negociação será feita entre o comprado e o vendedor, ou seja, os riscos são os mesmos de quando você compra um carro que viu anunciado em um jornal. O único processo online será o de encontrar seu carro.

Entretanto, o site criou um meio de dar mais segurança para quem quer comprar ou para quem quer vender um carro ou uma moto. Esse serviço é o Autopago, com ele a Webmotors vai além de um site para anúncios e se torna uma intermediadora da venda. O autopago garante que o carro está como o vendedor anunciou e também garante que o comprador faça o pagamento. Dessa forma, comprar e vender carro ou moto fica mais fácil. Esse serviço tem um custo, mas vamos te explicar melhor daqui a pouco.

 

Como encontrar meu veículo na Webmotors?

Na hora de escolher o seu carro ou sua moto, pode ser que você já tenha um modelo na mente ou não. Se o seu caso for o primeiro, é muito fácil achar pessoas ofertando o modelo que você deseja. A Webmotors possui filtros de buscas que te levarão exatamente ao que você procura. Por exemplo, se você só sabe o limite que pode gastar, utilizar o filtro de preços ajuda a saber quais são os veículos dentro do seu orçamento.

– Filtro de buscas da Webmotors

Primeiro você coloca a sua localização, ou seja, onde você vai comprar o seu veículo. Depois pode escolher a marca do seu carro, por exemplo. Os filtros também separam carros novos de carros usados, além de poder escolher o ano de fabricação, a faixa de preço que você está disposto a gastar e a quilometragem máxima rodada.

webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto             webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

E não para por aí, você pode escolher o tipo de vendedor (concessionária, loja e pessoa física), opcionais do carro, o tipo de câmbio, combustível do veículo, cores, carroceria, categoria, número final da placa e até características da venda como: se o IPVA está pago ou se o carro só teve um dono, por exemplo.

webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro             webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro              webmotors, filtros webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro

Com esses filtros fica bem mais fácil encontrar o carro que encaixa nas suas expectativas. Para você saber mais sobre as características do automóvel é só clicar no anúncio dentro do próprio Webmotors, lá terá todas as informações sobre o veículo.

webmotors, características do carro webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

Caso goste do carro ou da moto anunciada é só entrar em contato com o vendedor e fazer a negociação. É possível ligar diretamente no telefone do anunciante, ou então, deixar uma mensagem para que entre em contato com você  através do site.

 

O que a Webmotors oferece além dos anúncios de venda para o comprador?

Para o comprador, o site oferece comparação entre modelos. O que pode ajudar bastante na hora de escolher um novo carro. E se já escolheu qual carro comprar, a Webmotors mostra o preço anunciado, o preço na tabela FIPE e o valor médio de carros iguais ao seu anunciados no site. Ou seja,  é possível saber se o carro de seu interesse está acima ou abaixo do preço de mercado.

webmotors, informações do vendedor webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

– Comparação entre modelos

Se você está em dúvida entre qual modelo de carro escolher, a Webmotors te ajuda comparando as opções. Essa comparação diferencia o preço, versão, ano de fabricação, carroceria, motor, desempenho, consumo, conforto, rodas, pneus, etc. Isso torna a sua escolha uma tarefa mais fácil.

webmotors, informações do veículo webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

webmotors, informações do veículo webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto

– Tabela Fipe e Webmotors

Imagine que você está interessado em um Fiat Mobi 2019, mas não sabe quanto pode custar este carro. Na Webmotors você busca qual é o carro desejado e terá a comparação do preço da Tabela Fipe com o preço médio anunciado no site.

webmotors, informações do veículo webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto, tabela fipe

Como vender meu automóvel na Webmotors?

O anúncio no site é pago, e quanto mais visibilidade o seu anúncio tiver, maior o preço a ser pago por ele. Esses valores também variam de acordo com a cidade que você está anunciando. Para pessoa física existem os planos Economic, Plus, Premium e VIP, listados de menor para maior visibilidade. Esses são os valores para anúncios de Belo Horizonte- MG.

webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto, preço anúncio webmotors, anunciar carro, anunciar moto

 

Mas os valores não são os mesmos para todas as cidades. Em São Paulo, por exemplo, os preços dos anúncios são mais altos dos que os preços de BH.

webmotors, comprar carro, comprar moto, financiamento de carro, vender carro, vender moto, preço anúncio webmotors, anunciar carro, anunciar moto

Assim que escolher quanta visibilidade quer ter no anúncio é só fazer o pagamento e esperar os interessados entrarem em contato com você. E o anúncio não tem tempo, ele fica no ar até você vender seu veículo.

 

Quais serviços extras a Webmotors oferece?

A Webmotors oferece para compradores e vendedores outros serviços que vão além dos anúncios. E que, segundo o site, podem deixar a compra do seu veículo mais segura.

– Autopago

O Autopago é um serviço feito para facilitar e dar segurança na compra e venda de um veículo pela Webmotors.

Quando comprador e vendedor fazem a negociação, a Webmotors pede algumas informações que passam por uma análise cadastral. Só depois disso é que eles emitem o boleto para pagamento. Para isso, é preciso baixar o aplicativo do Autopago no smartphone ou tablet, inserir seu CPF e código de segurança.

Após o pagamento do boleto, o site faz a ponte entre o vendedor e a DEKRA – empresa parceira de vistoria – para agendar um horário e garantir que o veículo esteja pronto para venda.

O laudo é encaminhado para o comprador aprovar. Com o laudo aprovado, comprador e vendedor devem ir juntos ao cartório assinar e reconhecer firma do documento de transferência.

Para finalizar o processo, o comprador passa para o vendedor um código de segurança (que ele cadastrou lá no comecinho da compra) e o vendedor fornece para a Webmotors o mesmo. Após a validação, o vendedor pode entregar o documento e a chave do veículo para o comprador e aguardar a transferência do valor para sua conta cadastrada – que pode levar de 1 a 2 dias úteis, dependendo do horário em que o código foi validado.

Esse serviço custa 1,5% do valor do carro, e pode ser pago tanto pelo comprador como pelo vendedor. Ou ainda: pode ser dividido entre os dois. Em outras empresas só a vistoria pode girar em torno de R$400,00, então dependendo do valor do carro o Autopago vale a pena, já que, além da vistoria, você tem a garantia de uma compra mais segura.

 

– Seguro

No site também é possível cotar um seguro para seu automóvel com apenas 7 seguradoras. São elas: Allianz, HDI Seguros, Liberty Seguros, Sompo Seguros, SulAmérica Seguros, TokioMarine Seguradora e Zurich. Caso você goste de algum dos planos é só enviar sua solicitação para a seguradora que mais lhe agrada e logo em seguida ela entrará em contato com você. Mas antes de fechar contrato é importante lembra que existem outras seguradoras no mercado, essas são apenas 7 que o banco Santander oferece. Então, para fazer o melhor negócio procure outras seguradoras e outros corretores. 

seguradoras santander seguradoras santander

– Financiamento e Consórcio

No site você pode fazer uma simulação de financiamento de veículo. Mas é importante lembrar que, como a Webmotors é do Santander, a simulação é apenas do Banco Santander. Por isso, caso você queira simular em vários bancos, você pode entrar no nosso simulador de financiamento de veículo.

Você também pode simular um consórcio colocando o valor que você deseja guardar, ou ainda, o valor das parcelas na Webmotors. Mais uma vez lembrando: essa simulação só é válida para o banco Santander. Então, antes de fechar negócio procure outros bancos.

Portanto, se você está pensando em fazer um financiamento, é bem importante que você coloque na ponta do lápis qual o custo real de ter um carro. Assim sendo, se você concluir que financiar vale a pena, é importante descobrir qual o melhor tipo de financiamento para o seu bolso (existem vários tipos, como o financiamento balão, por exemplo). Assim você poderá ter certeza que comprar um carro é um custo que vai caber dentro do seu bolso. 

Webmotors para Concessionária

Se você é dono de uma concessionária a Webmotors também te atende. Ela possui uma série de produtos para concessionárias que prometem melhorar as suas vendas.

  • Plano Performace

Nesse plano você anuncia quanto quiser e paga pelos leads recebidos (lead é o cliente interessado no seu produto).

  • Plano Controle

Com ele, você anuncia quantos carros quiser e de qualquer valor. Com o Plano Controle você estabelece o valor máximo mensal que quer investir na Webmotors. Esse valor é a sua franquia. Você recebe leads à vontade até chegar nesse limite (cada lead tem seu valor). E, quando a franquia acabar, você tem a opção de aumentá-la ou pagar um lead avulso.

  • Plano Web

Aqui, você anuncia quantos carros quiser desde que o  valor do veículo seja de até R$ 10 mil. Além disso, você tem direito a 10 anúncios para carros no valor entre R$ 10 mil e R$ 25 mil. Tudo isso sem pagar por leads.

Mas se você quiser também é possível anunciar um carro fora desse perfil através dos Anúncios Extras, que podem ser usados para carros de qualquer valor. E a cada lead recebido, você tem a opção de compra avulsa, escolhendo se quer ou não aproveitar essa oportunidade de venda.

  • Cursos Oferecidos

A Universidade Webmotors é um programa de treinamento exclusivo para o segmento automotivo. Assim, com a promessa de melhorar a performance dos vendedores, a Webmotors oferece cursos que podem ser online ou presenciais. O programa de treinamento é focado em elevar a performance da sua loja, buscando transformar leads (através de-mails e ligações) em vendas.

Além disso, a Webmotors também oferece criação de sites, formas de receber mais Leads e você pode participar do Feirão Webmotors.

 

A Webmotors também possui um canal de notícias o WM1

Webmotors, wm1

Esse é um canal de notícias sobre o mundo automotivo. É possível ver comparações entre carros, testes, vídeos, e lançamentos de carros novos.

Mesmo para quem não está mais interessado em comprar ou vender veículo mas gosta bastante de saber sobre as novidades automotivas, esse é um portal recheado de informações e novidades.

 

Quando usar a Webmotors vale a pena?

– Para o comprador

Para quem deseja comprar um veículo, a Webmotors pode servir como comparador de preços. Por isso, antes de sair de casa, ir em uma concessionária, pode ser uma boa ideia checar quais são os preços médios do automóvel que você está interessado.

Se você ainda não escolheu seu veículo, o comparador de modelos pode te ajudar nessa tarefa.

– Para o vendedor

Mas se o seu caso é o contrário e você quer vender seu automóvel, a Webmotors vai funcionar como classificados. Ou seja, você vai colocar anúncio no site. Além disso, existem outros sites que também oferecem esse serviço, em Belo Horizonte, por exemplo, temos o Seminovos BH. É sempre bom comparar preços de anúncios, e encontrar o site com melhor custo benefício para você.  

– Para concessionárias

No caso das concessionárias pode ser um bom negócio para conseguir leads, ou até proporcionar cursos para os seus vendedores. O site pode ser uma boa forma de alcançar um público que a concessionária não alcançaria com facilidade. É claro que isso não impede que a concessionária atraia clientes por outros meios, mas considerando o custo de aquisição do cliente, pode valer a pena. 

Existem outros sites que oferecem serviços similares?

Sim! Não é só a WebMotors que oferece esse tipo de serviço. Outros sites como: Olx, Carros na Web, Icarros, Mercado Livre também fornecem serviços semelhantes. Nesses sites, assim como na Webmotors, é possível filtrar modelos, marcas e versões. Por isso é sempre importante pesquisar antes de comprar o seu novo carro, ou colocar seu carro para vender.

Navegue por esses sites e descubra qual é o melhor para você. Pode ser que em outro site o valor do anúncio caiba no seu bolso. Ou até que você encontre seu carro ideal em um site mais regional. Em Belo Horizonte por exemplo, temos o Semi Novos BH. Pesquisar é sempre a melhor opção.

 

Afinal, vale a pena mesmo?

Tanto para comprar quanto para anunciar o segredo é sempre pesquisar bem para encontrar o melhor negócio e o melhor custo para o seu bolso. Além disso, é muito importante que a compra do seu carro seja uma decisão tomada com cuidado. Leve em consideração o custo do veículo e o peso disso no seu orçamento. Se você for financiar ou fazer um empréstimo para comprar o carro, pesquise bastante, compare as condições com atenção. Você pode fazer isso através do nosso simulador de empréstimo e no nosso simulador de financiamento de veículos

Mas se você quiser vender (ao invés de comprar), testar o site pode ser uma boa, até para ver se o veículo vende rápido ou não. Existem formas alternativas de aumentar a renda sem que você precise abrir mão do veículo. Mas se essa for uma opção viável para você, coloque na ponta do lápis o custo de anunciar seu veículo em sites como o Webmotors. Afinal de contas, planejamento e pesquisa podem garantir que o barato não saia caro, não é verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *