Em 2015, publiquei aqui no blog um post em que avaliava os serviços de pedágio expresso. É hora de fazer um novo post, atualizando as informações nos planos, e trazendo uma nova empresa para a pesquisa.
Como são muitas informações, vamos começar logo com os resultados!
Fiz uma tabela com os nomes das empresas e seus respectivos planos, os valores de adesão, mensalidade e tarifas. Para as tarifas, simulei 3 situações: o usuário gastando R$ 25, R$ 100 ou R$ 150 por mês em pedágios e estacionamentos. Por fim, somo o gasto total com tarifas – isto é, não incluindo o valor do pedágio em si – durante 1 ano.
Para quem mora em São Paulo, os planos mais baratos são os regionais da Sem Parar. Já para quem não mora e usa R$ 25 ou R$ 100 por mês , os mais baratos são da Move Mais. Por fim, para quem usa R$ 150, o da ConectCar está mais barato, seguido de perto pela Auto Expresso.

.
Agora quer saber os detalhes da pesquisa?
Move Mais
Esta empresa atua nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste, mais o estado da Bahia. Ela oferece dois planos pré-pagos: o Manual e o Automático. Os dois planos têm taxa de adesão de R$ 39,90 e não têm mensalidade. No plano Manual as recargas precisam ser comandadas pelo usuário. No Automático o usuário define um valor para a recarga, e sempre que seu saldo atingir 40% desse valor, ocorre uma nova recarga automaticamente. Os valores disponíveis para recarga variam de R$ 50 a R$ 500, com tarifas variando, respectivamente, de R$ 5 a R$ 20.
.
Auto Expresso
Esta atua nos estados de RJ, SP, RS, SC, PR, MG, BA, ES, GO e MT. Traz como novidade a parceria com o programa Premmia, dos postos Petrobrás. Neste plano, a taxa de adesão é de R$ 60 e a mensalidade é de R$ 12,49. As despesas com abastecimento são lançadas diretamente no cartão de crédito do usuário. As despesas com pedágio e estacionamento podem ser pagas em uma fatura mensal com débito automático ou com cartão de crédito, com recargas de R$ 60 sempre que o saldo chega a R$ 25.
O plano Pré-Pago Recarga Automática permite usar pedágio e estacionamento, também tem taxa de adesão de R$ 60, mas não tem mensalidade. Em compensação, as recargas são tarifadas. Existem 4 valores possíveis para recarga, variando de R$ 50 a R$ 300, com tarifa variando de R$ 6 a R$ 22.
A empresa oferece também dois planos pós-pagos: o Livre e o Total. O Livre não tem taxa de adesão, mas tem mensalidade de R$ 17,90. O Total tem taxa de adesão de R$ 60,00, mas mensalidade de R$ 13,90.
.
Sem Parar
Atua nos estados de SP, BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, PE, RJ, RS e SC. Além disso, oferece um plano de abrangência nacional, o Automático. Outro ponto importante é que não tem taxa de adesão e cobra mensalidade de R$ 21,74. Quanto às recargas, elas são automáticas e não têm tarifa. O usuário, por sua vez, define o valor, entre cinco opções, de R$ 50 a R$ 250. Essas recargas acontecem quando o saldo atinge 30% deste valor. Adicionalmente, caso o usuário tenha mais de um carro no plano, o saldo é compartilhado entre os veículos. No entanto, uma coisa que achei estranha e confusa é que, caso opte por débito em conta, é feita uma recarga para cada carro cadastrado no plano; já se usar cartão de crédito, é feita uma recarga única para todos os carros.
Além do plano nacional, há planos regionais – por enquanto, apenas para São Paulo. O São Paulo Sem Parar cobra uma caução de R$ 40 para adesão, uma mensalidade de R$ 10,58 e não aplica tarifa nas recargas.
No Pré-Pago Paulista não há mensalidade, mas as recargas têm tarifas. Os valores das recargas variam de R$ 25 a R$ 150, e as tarifas vão de R$ 4 a R$ 15. Além disso, os plano valem apenas dentro do estado. Se você usar o pedágio fora, o São Paulo Sem Parar cobra R$ 1,69 por cada passagem e R$ 1,69 por mês para o uso do estacionamento.
.
ConectCar
Atua em todo o país. Quando acessei o site, o único plano disponível era o Básico. O aparelho – chamado de tag – custa R$ 35, e não tem mensalidade. As recargas não são automáticas, e variam de R$ 30 a R$ 500, com tarifas variando de R$ 4,90 a R$ 21,90.
Em 2015 eu havia me cadastrado no plano Fixo, que não existe mais, então fui migrado para o plano Abastece Aí. Acontece que esse plano não estava disponível no site! Telefonei para a empresa, e me informaram que, depois que a pessoa se cadastra no plano Básico, ela pode mudar para o Abastece Aí. Nesse plano, a mensalidade é de R$ 19,90, as recargas são automáticas e não são tarifadas. Além disso, se precisar trocar a tag – em caso de troca do carro ou do para-brisa –, o usuário não paga nada.
Outras mudanças no ConectCar
A grande vantagem que eu via no meu plano antigo não existe mais: o desconto de 5% no abastecimento. Agora o desconto é de apenas 1%. Além disso, em minha opinião, ficou mais complicado. Antes era só abastecer, o frentista lia a tag com a máquina de cartão e debitava o valor direto na conta do Conect Car. Agora é preciso que o usuário comande o abastecimento no aplicativo para celular, faça o abastecimento, receba um código pelo celular, comunique o código ao frentista, para só aí concluir a transação. Testei a operação duas vezes, uma delas descontando o valor na conta ConectCar, a outra pagando com cartão de crédito. Na primeira, aliás, propositalmente abasteci um valor acima do que havia em minha conta. Ela ficou negativa uns minutos, depois foram feitas as recargas, sem problemas.
E agora?
É importante que o leitor avalie a sua necessidade de ter uma tag. Ela economiza tempo e dispensa o uso de dinheiro, mas, por outro lado, custa dinheiro. É claro que é muito confortável, durante uma viagem de volta para casa, estrada cheia, todo mundo cansado, passar rápido por um pedágio. Ou, após um dia de compras em um shopping center, evitar a fila do estacionamento. Mas é preciso avaliar bem. Pratique seu autoconhecimento, como já sugerimos aqui.
E não se esqueça: é fundamental avaliar bem todas as condições do serviço junto às empresas, já que elas podem mudar sem aviso prévio.
.
Nossa avaliação deste produto é totalmente isenta e independente. Não temos qualquer acordo comercial com as empresas ou com os produtos. Não recebemos qualquer comissão relacionada aos produtos ou aos serviços testados. Com esta seção, nossa intenção é apenas ressaltar produtos e serviços que julgamos que valham ser experimentados no meio desse emaranhado de opções que estão por aí ou alertar em caso de propostas que sejam armadilhas em potencial para o consumidor. Nada mais.
22 Comentários
Discussão ativa
22 comentários com respostas e threads
Participe da conversa carregando os comentários abaixo