A Nuvemshop é uma empresa que facilita a criação de loja virtual para micro, pequenos e médios lojistas que buscam vender de forma digital.
Sendo assim, a Nuvemshop conta com uma série de soluções e estratégias para auxiliar os lojistas que querem adentrar o mundo virtual e, consequentemente, aumentar suas vendas e receitas.
Então, hoje, nosso papo é com o Rodrigo Rivera, vice-presidente de estratégia da NuvemShop. Se você quer entender como funciona a Nuvemshop, como montar uma loja virtual, quanto isso vai te custar, como divulgar loja virtual e se a Nuvemshop é ideal para você, continue a leitura!
Ah, caso prefira, esse episódio está disponível em todos os players acima e a gravação está no nosso canal do YouTube!
A Nuvemshop
A Nuvemshop foi fundada em 2011, na Argentina, e hoje já possui mais de 90 mil lojistas ativos.
Como a Nuvemshop ajuda quem quer criar uma loja virtual?
A Nuvemshop oferece desde opções simples, até opções mais sofisticadas, de caracterização da sua loja virtual para que a oferta online se adapte a ideia de cada negócio. Ou seja, assim como você pode montar seu catálogo e planejar a vitrine da sua loja, você pode personalizar o seu site.
Entretanto, a caracterização da página da loja virtual é apenas o “balcão” online do lojista. Ou seja, além disso a Nuvemshop também oferece opções de catálogo de produtos, gerenciamento de estoque, marketing, auxílio na logística de envio dos produtos e na cobrança de seus clientes.
Sendo assim, o objetivo da Nuvemshop é oferecer todas as funcionalidades possíveis para que sua loja virtual seja bem sucedida. Logo, para conseguir oferecer todo esse suporte a Nuvemshop trabalha com produtos próprios mas também conta com a ajuda de terceiros.
Antes de começar a vender online, se você já tem uma lojinha ou um comércio, é importante ter uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades e te gere economias! Já encontrou a sua? Então confira nosso ranking!
Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso
Posição
Maquininha
Saiba Mais
1
Moderninha Smart 2
2
Moderninha Pro 2
3
SumUp Solo
4
Point Smart
5
Moderninha Plus 2
6
Point Pro 2
7
Minizinha Chip 3
8
Sumup Solo Printer
9
InfiniteSmart
10
Point Air
Como montar uma loja virtual com a Nuvemshop?
Para criar uma loja virtual na Nuvemshop, o primeiro passo é você acessar o site e fazer o seu cadastro. A partir disso, vamos imaginar que a loja virtual será para você e um amigo venderem as camisetas que vocês produzem.
Então, a parte de produção vocês já têm definido, porém falta saber como levar o produto até o consumidor, que é quando entra a participação da Nuvemshop.
Sendo assim, a Nuvemshop te auxilia a responder perguntas como:
- “Onde eu posso mostrar meu produto? Qual será o layout da minha loja virtual?”
- “Quais são os canais pelos quais eu posso vender? Instagram? Facebook? Whatsapp?”
- “Será que é possível fazer uma integração com marketplaces? Magalu? Mercado Livre? Amazon?”
- “Como vou gerenciar o processo de venda? Como o produto será mostrado? Vou ter um carrinho para que o cliente possa revisar o pedido e os preços?”
- “Quais serão as formas de pagamento aceitas? Dinheiro? Pix? Cartão?”
- “Posso aceitar parcelamentos? Será com ou sem juros?”
- “Como será feito o envio dos produtos? Através dos correios ou alguma transportadora?”
Então, ao criar sua loja virtual através da Nuvemshop, você conta com a experiência da empresa com milhares de negócios para dar respostas que sozinho você não se sente seguro para!
Veja como abrir uma loja online e se integrar a marketplaces aqui!
Nuvemshop: trabalhando para que os lojistas não tenham dores de cabeça
Uma das dores de cabeça que os lojistas podem ter é quando se tem tanto uma loja física, quanto uma loja virtual. Nesse caso, a integração deve funcionar perfeitamente pois se o lojista acaba vendendo um produto além do que ele tem no estoque, ele terá problemas.
Para encontrar a solução desse problema é preciso entender que existem dois tipos de dificuldades:
- Dificuldades físicas: como uma venda que o cliente não gosta do produto e devolve, logo, a mercadoria deve voltar ao estoque.
- Dificuldades tecnológicas: como algum problema na integração do estoque físico de produtos com o estoque virtual.
Sendo assim, é preciso padronizar os processos para que nada seja vendido além do que realmente se tem em estoque.
E, em relação à tecnologia, é preciso que a “comunicação” entre o estoque virtual, o estoque físico e a plataforma, nesse caso a Nuvemshop, esteja funcionando perfeitamente. Então é preciso que a Nuvemshop esteja sempre em dia com as inovações tecnológicas para que as vendas, trocas e devoluções sejam reconhecidas quase que automaticamente e os lojistas não tenham dúvidas em relação ao que pode ser vendido.
Saiba como adaptar seu negócio à era virtual!
Nuvemshop Aplicativos
Como citamos anteriormente, as soluções que a Nuvemshop não consegue oferecer, ela conta com a parceria de terceiros para que os lojistas não fiquem sem uma resposta.
Sendo assim, outro diferencial da Nuvemshop é sua área de aplicativos. Nela, você encontra uma série de aplicativos que podem te auxiliar na divulgação da sua loja, aumentar as suas vendas ou otimizar a gestão do seu negócio.
Alguns exemplos são:
- Tiny ERP: esse aplicativo disponibiliza recursos para otimizar processos da sua empresa.
- Kangu: esse aplicativo tem como objetivo ajudar na entrega dos seus produtos. Então, quando seu cliente estiver finalizando a compra, ele terá opções de frete, opção de retirada em pontos Kangu e parceria com diversas transportadoras.
- Jivo Chat: esse aplicativo é um messenger completo para o seu site, e-commerce ou negócio online. Você pode utilizá-lo para gerir equipes ou para se comunicar com visitantes e clientes. Ou seja, os operadores recebem todos os chats, e-mails e ligações em um só app do Jivo, então não precisam mais ficar alternando entre várias janelas e pode ser utilizado no celular e no computador ao mesmo tempo.
Alguns aplicativos são gratuitos, como o Jivo Chat que é gratuito para sempre para até 5 operadores e outros são pagos. Nesse caso, os clientes Nuvemshop têm condições especiais e para utilizar o Tiny ERP, por exemplo, recebem 30 dias grátis + 3 meses com 50% OFF em qualquer plano.
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Como funcionam as entregas?
Para se criar uma loja virtual é indispensável planejar como vai funcionar a operação logística, ou seja, como serão feitas as entregas, qual será a empresa responsável por isso, quanto será cobrado de frete aos clientes…
Ainda, é importante ressaltar que o frete muitas vezes é o motivo pelo qual o cliente desiste de finalizar a compra, pois ele acha que pagará X pelo produto mas quando chega ao checkout descobre que ainda tem o valor do frete para ser pago também.
Sendo assim, a Nuvemshop oferece como solução de entrega a sua operação própria, mas oferece também outras 6 opções de parceiros. São eles: os Correios, a Kangu, o Melhor Envio, Frenet, Mandaê e Manda Bem.
O consumidor
A escolha é sempre do consumidor.
Então, o consumidor pode escolher receber seu pedido pela Nuvemshop, se essa for a melhor opção para ele, ou ele pode escolher receber seu pedido através de um parceiro Nuvemshop, caso essa opção seja mais em conta ou a entrega seja mais rápida.
Vendas Online: tudo que você precisa saber para vender com segurança!
Marketing
Para conseguir vender é preciso ter tráfego de clientes, ou seja, é importante pensar o que você pode fazer para que mais pessoas cheguem até a sua loja virtual e tenham interesse em comprar o que você está vendendo.
Sendo assim, existem uma série de dicas que podem ser seguidas para aumentar esse tráfego.
- utilizando as redes sociais;
- utilizando SEO (otimização para mecanismos de busca) para que sua loja virtual apareça nas pesquisas do Google de forma orgânica;
- através do tráfego pago, em que você paga para que a sua loja virtual apareça como destaque nas buscas no Google.
Por outro lado, além de ter vários clientes que visitam a sua loja online é importante pensar em como fazer com que essas pessoas virem clientes. Ou seja, aqui entram estratégias de promoções, como vendas de 2 por 1, descontos de aniversário… tudo que faça com que a compra fique mais atrativa.
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Nuvempago: o meio de pagamentos da Nuvemshop
É impossível falar de loja virtual sem pensar em meios de pagamento, certo? Sendo assim, além de oferecer a solução de parceiros, como PagSeguro ou PayPal, a Nuvemshop oferece também a sua própria solução para pagamentos, através da Nuvempago.
Então, os objetivos da Nuvempago são:
- Oferecer todas as vantagens de se poder vender aceitando cartão, pix, débito, boleto…
- Otimizar o risco. Na NuvemPago é utilizado um critério de aprovação de vendas mais eficiente. Comparado a outras opções, eles deixam passar uma fraude ou outra a mais, mas aprovam muito mais vendas válidas. No fim das contas, a quantidade maior de vendas aprovadas supera o prejuízo das eventuais fraudes que podem ocorrer.
- Custos. Infelizmente, nada nessa vida é de graça, mas a Nuvemshop se esforça para oferecer seu serviço a preços atrativos.
- Naturalidade. A Nuvemshop tenta fazer com que o Nuvempago seja o meio de pagamento naturalmente escolhido pelos clientes da empresa. Ou seja, por ser integrado à plataforma, você consegue pedir antecipação de recebíveis, saques para o banco, sem ter que sair do ambiente da Nuvemshop.
O futuro da Nuvempago
Além de ser o meio de pagamentos utilizado pelos clientes Nuvemshop, a Nuvempago pretende oferecer uma série de produtos e serviços, como:
- seguro cambial: para quem pretende fazer compras e vendas para o exterior não sofrer com a variação do dólar;
- empréstimos: a Nuvempago pretende ser uma representante dos pequenos lojistas para as instituições financeiras, garantindo assim melhores condições de crédito;
Logo, a ideia é criar um ambiente que ofereça a maioria de soluções possíveis para que os clientes Nuvemshop dependam apenas da Nuvempago e não precisem recorrer a outras empresas para cuidar de pagamentos, antecipação de recebíveis, empréstimos…
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Planos e preços
Pensando em ser uma plataforma acessível, a Nuvemshop oferece diferentes planos e preços, veja:
Plano Básico – R$14,99/mês
Funcionalidades do plano básico:
- Produtos, visitas e vendas sem limites;
- Integrações de logística e frete;
- 1 usuário administrador;
- Integração com meios de pagamento;
- App iOS/Android para gestão do negócio;
- Teclado Nuvem;
- Suporte por e-mail;
- Integrações com Aplicativos Nuvem;
- Botão do WhatsApp.
Além dos R$14,99 por mês você deve pagar R$2,00 por venda concluída, sendo que a tarifa por venda é grátis nos primeiros 90 dias e você pode testar o plano gratuitamente por 30 dias.
Agora, se você precisa de mais funcionalidades, veja os outros planos.
Plano Impulso – R$49,99/mês
No plano impulso você conta as ferramentas essenciais para preparar seu e-commerce e começar a vender.
Com esse plano você tem direito a:
- gestão eficiente do seu negócio e loja personalizada sem limitações;
- recebimento automático de pagamentos e envio dos seus produtos;
- atendimento por e-mail e canal fale conosco com resposta em até 24h.
Além dos R$49,99 por mês você deve pagar R$1,99 por venda concluída, sendo que a tarifa por venda é grátis nos primeiros 90 dias e você pode testar o plano gratuitamente por 30 dias.
Plano Influência- R$99,90/mês
O plano influência conta com uma gama de soluções integradas que você precisa para vender e posicionar sua marca.
Com esse plano você tem direito a:
- acesso ao código-fonte para criação de um layout exclusivo;
- anúncio dos seus produtos no Instagram, Facebook e Google;
- atendimento por e-mail, canal fale conosco e Whatsapp com respostas em até 24h.
Além dos R$99,90 por mês você deve pagar R$0,99 por venda concluída, sendo que a tarifa por venda é grátis nos primeiros 90 dias e você pode testar o plano gratuitamente por 30 dias.
Plano Escala – R$199,90/mês
O plano escala conta um ecossistema com ferramentas para aumentar sua performance e expandir seu negócio.
Com esse plano você tem direito a:
- expansão da sua loja para outros países;
- teclado nuvem;
- atendimento por e-mail, fale conosco, Whatsapp e telefone em horário comercial.
Além dos R$199,90 por mês você deve pagar R$0,49 por venda concluída, sendo que a tarifa por venda é grátis nos primeiros 90 dias e você pode testar o plano gratuitamente por 30 dias.
Plano Empresarial – R$999,00/mês
O plano empresarial dá acesso a uma plataforma robusta para marcas com faturamento acima de R$100.000,00 por mês.
Com esse plano você tem direito a:
- +1.000 integrações e aplicativos para as complexidades de grandes negócios;
- gerente dedicado e suporte preferencial;
- checkout transparente com os principais meios de pagamento do mercado e integrações com mais transportadoras.
Além dos R$999,00 por mês você deve pagar R$0,5 por venda concluída, sendo que existem condições especiais para negócios com volumes ainda maiores.
Conheça 13 empresas que auxiliam o microempreendedor!
Todo mundo pode vender online!
Por fim, o objetivo central da Nuvemshop é que os empreendedores lojistas não desistam dos seus sonhos e possam contar com toda a infraestrutura da plataforma para que tornem a sua loja virtual uma realidade.
Então, é preciso entender que ser empreendedor não é um caminho fácil, é preciso determinação, coragem e paciência, mas com a ajuda de empresas como a Nuvemshop a realização e nascimento da loja virtual se torna muito mais fácil!
Logo, se você está interessado em abrir uma loja virtual, em atender seus clientes de maneira online e, consequentemente, aumentar seu número de vendas, não deixe de conhecer a Nuvemshop!
Mas não deixe de se atentar aos pequenos detalhes, veja se os planos oferecidos pela Nuvemshop cabem no seu bolso, se as funcionalidades realmente te atendem e busque também outras opções para encontrar a que mais satisfaz o seu sonho de empreender!
Sabemos que as vendas aumentam à medida que os clientes possuem mais maneiras de pagar uma compra, dessa forma, para turbinar às suas vendas, confira o simulador de maquininhas de cartão do Educando seu Bolso e adquira aquela que atende às suas exigências!