Search
Search

Seguro Desemprego 2024: quem pode receber e passo a passo para solicitação

banner leaderboard minuto seguros
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Seguro Desemprego 2024: quem pode receber e passo a passo para solicitação
/

Você precisa solicitar seu seguro desemprego e não sabe por onde começar? Ficou em dúvida se tem direito e como funciona o cálculo do benefício? Entender os detalhes do seguro desemprego pode parecer complicado, mas podemos te ajudar a entender esse processo.

Para solicitar seu seguro desemprego sem se perguntar se está fazendo algo errado, então continue a leitura e tire suas dúvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

banner leaderboard minuto seguros

O que é Seguro Desemprego?

O seguro desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado sem justa causa. Dessa forma, o Seguro Desemprego ajuda a manter a renda familiar enquanto a pessoa busca um novo emprego, garantindo mais tranquilidade durante esse período.

O benefício pode variar de três a cinco parcelas, dependendo do tempo de serviço e das solicitações anteriores. Por exemplo, quem trabalhou por mais de 24 meses pode receber até cinco parcelas. Para solicitar esse benefício, é necessário estar atento aos documentos exigidos, como carteira de trabalho e termo de rescisão.

Como solicitar o seguro desemprego?

A solicitação do seguro desemprego é feita tanto de forma online quanto presencialmente. É importante seguir corretamente os passos para garantir a aprovação e o recebimento do benefício. Confira abaixo como funciona cada método.

Solicitação online

Solicitar o seguro desemprego pela internet é prático e economiza tempo. O processo pode ser feito diretamente no site Gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Essa opção facilita a vida de quem prefere resolver tudo de casa, sem precisar enfrentar filas.

Passo a passo no site Gov.br

  • Acesse o Portal Emprega Brasil;
  • Clique em “Entrar com Gov.br”;
  • Em seguida, informe seu CPF e clique em “Continuar”;
  • Marque as opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Clique em “Continuar”;
  • No celular, baixe o app Gov.br (iOS e Android);
  • Clique em “Ler QR Code” e enquadre-o na tela do seu celular;
  • Em seguida, clique em “Fazer reconhecimento facial”;
  • Enquadre seu rosto no círculo na tela de seu celular e clique no ícone de câmera para tirar a foto;
  • No computador, confirme seu CPF e o nome completo. Clique em “Continuar”;
  • Escolha entre e-mail e celular para receber o código. Clique em “Continuar”;
  • Digite o código recebido e clique em “Continuar”;
  • Por fim, informe uma senha, confirme-a e clique em “Continuar”.

Para fazer o pedido:

  • Clique em “Seguro-desemprego” e, depois, em “Solicitar seguro-desemprego”;
  • Informe o número do requerimento do seguro-desemprego (o número, de dez dígitos, está registrado no formulário entregue pelo empregador) e clique em “Localizar”;
  • Em seguida, siga as instruções apresentadas.

Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (iOS e Android);
  • Em “Cadastrar”, digite CPF, nome completo, celular e e-mail;
  • Marque as opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”;
  • Clique em “Continuar”;
  • Responda as questões pessoais, como ano de nascimento e nome da mãe, solicitadas;
  • Em seguida, valide o cadastro pelo link enviado por e-mail ou pelo código enviado por SMS;
  • Por fim, crie uma senha.

Para fazer o pedido:

  • Informe o CPF e a senha cadastrados, e clique em “Entrar”;
  • Entre em “Benefícios”;
  • Em seguida, clique em seguro-desemprego e selecione “Solicitar”
  • Informe o número do requerimento do seguro-desemprego (o número, de dez dígitos, está registrado no formulário entregue pelo empregador) e clique em “Localizar”;
  • Por fim, siga as instruções apresentadas.

Solicitação do Seguro Desemprego presencial

O atendimento presencial é feito nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, para entrar em contato basta ligar e agendar o atendimento pela central 158.

Quais documentos são necessários para pedir o seguro-desemprego?

O empregador fornece o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego no momento da dispensa sem justa causa, junto com o CPF.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

Tem direito ao seguro desemprego quem se enquadra nos seguintes critérios: 

  • Trabalhadores formais e domésticos demitidos sem justa causa;
  • Trabalhadores formais com contrato de trabalho suspenso devido a participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador artesanal em período em que a pesca está proibida devido a piracema;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Cada um dos casos citados têm requisitos específicos para solicitação do Seguro Desemprego, veja:

Trabalhadores formais

  • Dispensa sem justa causa;
  • Estar desempregado no momento do requerimento do benefício;
  • Não possuir renda própria de qualquer tipo que seja suficiente para o seu sustento e o da família (quem tem um CNPJ no seu nome, mesmo que seja de uma empresa inativa, não tem direito ao seguro);
  • Além disso, o trabalhador não deve estar recebendo nenhum benefício previdenciário de prestação continuada; exceções são feitas apenas para o auxílio-acidente e a pensão por morte.

Tempo mínimo de trabalho exigido

Para receber o seguro-desemprego, o trabalhador precisa ter trabalhado por um período específico, que varia conforme o número de vezes em que já solicitou o benefício:

  • 1ª solicitação: no mínimo 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
  • 2ª solicitação: no mínimo 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;
  • 3ª solicitação: 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Trabalhadores domésticos

  • Ter sido dispensado sem justa causa;
  • Ter trabalhado, exclusivamente, como empregado doméstico, por no mínimo 15 meses nos últimos 24 meses que antecederam a data de dispensa que deu origem ao requerimento do seguro-desemprego;
  • Ter, no mínimo, 15 recolhimentos ao FGTS como empregado doméstico;
  • Estar inscrito como Contribuinte Individual da Previdência Social e possuir, no mínimo, 15 contribuições ao INSS;
  • Por fim, o trabalhador não deve possuir nenhuma fonte de renda própria que seja suficiente para garantir o seu sustento e o da sua família.
  • Além disso, o trabalhador não deve estar recebendo nenhum benefício previdenciário de prestação continuada; exceções são feitas apenas para o auxílio-acidente e a pensão por morte.

Pescador artesanal

  • Possuir inscrição no INSS como segurado especial;
  • Possuir comprovação de venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos 12 meses que antecederam ao início do defeso;
  • Comprovar o exercício profissional da atividade de pesca artesanal objeto do defeso e que se dedicou à pesca, sem parar, durante o período de piracema anterior e o período atual.;
  • Não ter vínculo de emprego ou outra relação de trabalho ou outra fonte de renda diferente da atividade pesqueira
  • Não receber qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social ou da Assistência Social, com exceção do auxílio-acidente e pensão por morte;

Trabalhador resgatado

  • Comprovar o resgate de regime de trabalho forçado ou de condição análoga à escravidão.
  • Não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
  • Não possuir renda própria para seu sustento e de sua família.

Quanto tempo tenho que trabalhar para receber Seguro Desemprego?

O tempo mínimo de trabalho necessário depende da quantidade de vezes que você já pediu o seguro:

  1. Primeira vez: mínimo de 12 meses de trabalho nos últimos 18 meses.
  2. Segunda vez: mínimo de 9 meses de trabalho nos últimos 12 meses.
  3. Terceira vez ou mais: mínimo de 6 meses de trabalho imediatamente antes da demissão.
seguro desemprego

Como é calculado o seguro desemprego?

O valor do seguro desemprego é calculado com base na média dos últimos salários recebidos pelo trabalhador. Esse cálculo é feito de acordo com uma tabela progressiva, que define a quantia exata que o beneficiário receberá. O resultado depende do valor do salário médio, respeitando limites estabelecidos pelo governo.

Tabela de valores para 2024

Tabela dos valores estabelecidos pelo governo para cálculo do Seguro Desemprego:

Média salarial (R$)Cálculo da Parcela
até R$2.041,39multiplica o salário por 0,80 (80%)
de R$2.041,40 até R$3.402,65o valor que exceder R$2.041,39 é multiplicado por 0,5 e somado com R$1.633,10
acima de 3402,65o valor será invariável de R$ 2.313,74
Fonte: Tabela de valores Seguro Desemprego

Então a tabela do Seguro-Desemprego no Brasil funciona assim: para quem tem média salarial de até R$2.041,39, o valor da parcela será 80% desse salário. Ou seja, para médias salariais entre R$2.041,40 e R$3.402,85, calcula-se 50% do valor que ultrapassa R$2.041,39 e acrescenta-se R$1.633,10. Já para quem tem média acima de R$3.402,85, a parcela será fixa de R$2.313,74.

Qual o valor do Seguro Desemprego em 2024?

O valor do seguro desemprego em 2024 não será inferior ao salário mínimo (1412 reais). Para trabalhadores com salário médio acima de 3.402 reais, o valor máximo do seguro-desemprego é de 2.313,74 reais. Então, para te ajudar a entender como isso funciona na prática, fizemos o cálculo do Seguro Desemprego para três médias salariais:

SalárioValor do Seguro Desemprego
2041,001633,00
2500,001842,00
3500,002313,74
Fonte: Elaborado pelo autor

Quantas parcelas do seguro desemprego o trabalhador recebe?

O número de parcelas que o trabalhador recebe depende do tempo de serviço e do número de vezes que ele já solicitou o benefício:

  1. Primeira solicitação: 5 parcelas, se trabalhou 24 meses ou mais;
  2. Segunda solicitação: 4 parcelas, se trabalhou, no mínimo, 12 meses;
  3. Terceira solicitação e demais: de 3 parcelas, se trabalhou, no mínimo, 6 meses.

Como é feito o pagamento do seguro desemprego?

As formas de pagamento do seguro-desemprego são as seguintes:

  • Primeiramente, depósito na conta indicada pelo próprio trabalhador.
  • Outra opção, é o depósito em conta poupança de titularidade do trabalhador identificada na CAIXA;
  • Depósito em conta poupança social digital da CAIXA;
  • Nos terminais de autoatendimento, lotéricas e casas de conveniência da CAIXA, com uso do Cartão Cidadão;
  • Por fim, em agências da CAIXA, com apresentação de documento de identificação e número de CPF.

Quanto tempo demora para o seguro-desemprego ser pago?

Caso o seguro-desemprego seja liberado, você poderá verificar as datas de pagamento previstas para cada parcela acessando o portal Gov.br ou o aplicativo SINE-Fácil. Para isso, basta escolher a opção ‘Consultar seguro-desemprego’.

Conclusão: como ter meu seguro desemprego

Solicitar o Seguro Desemprego pode parecer complicado, mas seguindo o passo a passo correto, você garante o benefício de forma rápida e tranquila. O primeiro passo é verificar se você atende aos requisitos e está dentro do prazo para dar entrada. 

A partir daí, escolha o método mais conveniente para a solicitação: online, pelo site Gov.br ou aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou presencial, nas unidades da Superintendência Regional do Trabalho.

Não se esqueça de reunir todos os documentos necessários, incluindo o número de requerimento fornecido pelo empregador. Além disso, o valor do benefício e o número de parcelas dependerão da sua média salarial e do seu histórico de solicitações. 

Assim, você pode planejar melhor suas finanças e ter um suporte financeiro enquanto busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho. 

Você também pode gostar:

Perguntas Frequentes sobre Seguro Desemprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima