
Laura estava na fila da cafeteria e resolveu testar o pix por aproximação. Então ela desbloqueou o celular, aproximou da maquininha e… bip! Pagamento aprovado em segundos, sem precisar digitar nada. Praticidade que ela não esperava.
Essa é a nova funcionalidade que une o que os brasileiros mais gostam: rapidez, tecnologia e facilidade. Então, se você também está curioso para entender como ele funciona e se é seguro, fique aqui com a gente.
- O que é o Pix por aproximação?
- Como funciona o Pix por aproximação?
- Quais maquininhas aceitam Pix por aproximação?
- Quais bancos aceitam pagamento por aproximação?
- Quais celulares podem pagar por aproximação?
- Pix por aproximação é seguro?
- Quais os limites do Pix por aproximação?
- Conclusão: vale a pena usar o Pix por aproximação?
O que é o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação é uma evolução do Pix tradicional. Em vez de escanear um QR Code ou digitar dados, você paga apenas aproximando seu celular da maquininha.
A tecnologia usada é a NFC (Near Field Communication), a mesma dos cartões por aproximação. Com poucos cliques, o dinheiro sai direto da sua conta bancária, como em qualquer Pix comum.
Como funciona o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação funciona como um meio de pagamento para compras presenciais. Para usá-lo, você pode vincular sua conta bancária a uma carteira digital que suporte essa funcionalidade, como o Google Pay. Ou fazer diretamente pelo app da sua instituição bancária, caso esta opção esteja disponível. E depois disso é só efetuar o pagamento, seguindo os passos abaixo:
- A maquininha gera um QR Code e transmite via NFC;
- Você aproxima seu celular no mesmo local onde encostaria o cartão;
- As informações do pagamento aparecem na tela do seu celular;
- Você confirma com senha, biometria ou reconhecimento facial, da mesma forma que fazemos para pagamento via carteira digital usando cartão de crédito ou débito.
Como habilitar o Pix por aproximação?
Cada banco ou carteira digital pode ter um caminho diferente, mas o processo geral é:
- Atualizar o app do banco, para ativar a nova funcionalidade;
- Definir de qual banco vai sair o pix;
- Incluir os dados bancários dentro da sua carteira digital.
Alguns bancos podem pedir um cadastro adicional para liberação da função.
Quais maquininhas aceitam Pix por aproximação?
Se você é lojista ou consumidor, é importante saber quais maquininhas já estão preparadas:
A PagBank foi uma das primeiras a divulgar oficialmente a aceitação do Pix por aproximação em todas as suas maquininhas. Por isso, se você busca uma opção prática para vender mais e receber mais rápido, conheça mais sobre as maquininhas da PagBank. Além disso, você pode acessar o nosso simulador de maquininhas.
Quais bancos aceitam pagamento por aproximação?
Segundo o Banco Central, o pix por aproximação já está disponível em quase todos os bancos, 99% do mercado já está preparado. Então se o seu banco, ainda não disponibiliza o pix por aproximação e isso é importante para você, cobre dele ou mude de banco. Você sabia que é simples fazer uma portabilidade de conta?
Quais celulares podem pagar por aproximação?
Para usar o Pix por aproximação, o seu celular deve ser um Android com a tecnologia NFC e estar conectado à internet. Ou seja, a maquininha de cartão também deve estar habilitada para aceitar o essa modalidade.
De acordo com o Banco Central, a possibilidade provavelmente será expandida para celulares com as carteiras digitais da Apple e Samsung.
Como ativar o Pix por aproximação no celular?
Para cadastrar o Pix na sua carteira digital, o processo é bem parecido com quando adicionamos os cartões na carteira digital. Porém, ao invés do número do cartão, você vai definir os dados bancários de onde vai sair o pix.
Se seu aparelho não tiver NFC, não será possível usar o Pix por aproximação.
Pix por aproximação é seguro?
Sim. O Pix por aproximação é tão seguro quanto o tradicional, pois:
- O pagamento é confirmado apenas após autenticação no app, com validação facial, biometria ou senha.
- Todas as transações passam pelo sistema de segurança do Banco Central.
- Existem limites de valor (500 reais) para aumentar a proteção.
E tem mais novidade: a Resolução BCB nº 457/2025 obrigou os bancos a reforçarem a proteção nas operações de Pix, principalmente no pagamento por aproximação.
Agora, é exigida uma autenticação ainda mais segura (biometria, reconhecimento facial ou senha), como em todo pagamento utilizando a carteira digital. Onde você precisa fazer o reconhecimento facial, antes de aproximar o “cartão” da maquininha.
Quais os limites do Pix por aproximação?
Segundo o Banco Central:
- Limite padrão de R$500 por transação.
- Possibilidade de personalizar o limite no seu banco.
- Limites diários respeitam as regras do seu Pix tradicional.
Em caso de roubo ou perda do celular, é possível bloquear o acesso rapidamente.

Conclusão: vale a pena usar o Pix por aproximação?
Se você busca praticidade, rapidez e mais segurança no seu dia a dia, o Pix por aproximação é uma excelente alternativa, assim como você já faz com o uso do pagamento através do cartão de crédito ou débito por aproximação, seja do plástico, seja da wallet no seu celular
Com a evolução das carteiras digitais e a atualização dos bancos, pagar sem tocar em nada se torna cada vez mais comum. E o melhor: sem custos extras para o consumidor ou para o lojista, pois quando você paga com cartões há desconto no valor repassado ao estabelecimento – quer saber qual maquininha desconta menos use nossa calculadora gratuita de maquininhas de cartões para compará-las e economizar no seu negócio
Com a evolução do Pix, cada dia estamos mais próximos de não precisar levar cartão para nenhum lugar, uma vez que tudo será resolvido pelo Pix sem nenhuma taxa.