Em um post recente no blog, meu amigo Daniel Loureiro escrevia sobre as alternativas para se “tornar um milionário”. Sem patrimônio prévio ou herança, ele sabidamente concentrava esforços em duas iniciativas básicas: gerar renda e poupar parte desta renda. O texto focava nas alternativas de poupança da renda, de maneira a realizar seu sonho por volta dos 40 anos. Quanto mais cedo se começasse, com o tempo sempre jogando a favor, menos se teria que poupar para fazer seu primeiro milhão, ou até, mantendo alta capacidade de poupança, poderia fazê-lo mais cedo.
Notícias recentes, como a lista da Forbes, dos homens mais ricos do mundo, ou do site de negócios Business Insider, relacionando frequência de riqueza e idade, me fizeram pensar sobre o outro ponto do esforço, a geração de renda.
A Revista Forbes faz esta constatação: há muitos jovens na lista, como os líderes digitais Jeff Bezos, da Amazon ou Mark Zuckerberg, do Facebook. E outros, já mais idosos, mas que se tornaram ricos ainda jovens, como o próprio Bill Gates, da Microsoft. E a revista eletrônica chega a dizer, com base em um estudo de pesquisadores do Banco Central norte-americano (Federal Reserve), que “se você não ficou rico até os 45 anos, talvez você deva desistir”.
O que explica tal constatação? De certa forma, há algum contrassenso com a ideia do tempo jogando a favor. Ou seja, posso fazer “meu milhão” em qualquer idade, mesmo mais velho. Claro que isto pode acontecer! No entanto, quando pensamos na geração de renda, a chance de você ter uma ideia criativa, com grande sucesso, é tanto maior quanto mais jovem. Ou, por exemplo, de estabelecer um empreendimento de sucesso.
O que está por trás aqui é justamente a maior disposição dos jovens em assumir riscos, aceitando ou enfrentando desafios. Isto fica muito evidente com os bilionários da indústria de tecnologia e suas criações. Se os projetos não obtêm sucesso, o tombo financeiro geralmente não é tão grande. E mesmo que haja uma perda financeira significativa, a chance de recuperação ainda é boa. Sou jovem e o tempo novamente joga a favor.
Por outro lado, quanto mais a idade avança, mais conservadora tende a ser tornar a pessoa. Normalmente, do ponto de vista financeiro, sua carreira já entrou em “voo de cruzeiro”, já se estabilizou. Não é hora mais para grandes aventuras e riscos. Há mais compromissos. A família já cresceu. Filhos na escola.
Conclusão: se o tempo sempre joga a favor para ser um milionário, aproveite enquanto você é jovem. Seja disciplinado e poupe, mas também não deixe de se arriscar um pouquinho. Quem sabe você não se torne um milionário muito antes dos 40.