Em entrevista recente ao Valor Econômico, Annamaria Lusardi, economista italiana dedicada há mais de quinze anos ao tema de educação financeira, disse, dentre outras coisas, que a crise financeira de 2008 nos mostrou que, em se tratando de finanças, a ignorância tem grandes custos.
Por essas e outras é que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) incluiu o tema de educação financeira no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), que mede, a cada três anos, o nível de conhecimento de jovens de 15 anos em vários países. Os resultados da última avaliação, feita em 2012 em 18 países/regiões*, a OCDE descobriu fatos interessantes, como por exemplo:
- A cidade de Xangai, na China é a que obteve as melhores notas;
- Em seguida, vieram Bélgica, Estônia, Austrália e Nova Zelândia, todos bem acima da média no ranking de conhecimentos financeiros dentre os países avaliados;
- Os Estados Unidos, país com um mercado financeiro mais desenvolvido e complexo, curiosamente ficaram de fora da tropa de elite e bem no meio da amostra, em nono lugar;
- O alfabetismo financeiro está positivamente correlacionado com habilidades de matemática e leitura;
- Os três grupos mais vulneráveis são, por razões diferentes (e requerendo, portanto, políticas diferentes de alfabetização financeira): as mulheres, os jovens e os idosos.
Há uma série de outros achados interessantes nos resultados dessa pesquisa, disponíveis aos interessados aqui, em inglês.
Aproveitando o ensejo, vou pegar uma carona nessa notícia e buscar conhecer melhor o quanto você compreende sobre finanças. Para isso, preparamos um pequeno quiz, com perguntinhas bem básicas, para testar seus conhecimentos.
Ao respondê-lo, você terá imediatamente uma prévia do seu resultado, bem como o dos demais respondentes. Na semana que vem, apresento e explico melhor os resultados de cada questão. Boa sorte!
* Os países/regiões envolvidos no estudo de 2012 são: Austrália, Bélgica (Comunidade Flamenca),
Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Israel, Itália, Letônia, Nova Zelândia, Polônia, República Checa, Rússia, China (cidade de Xangai). O Brasil participará da próxima edição, em 2015.