Search
Search

Teste seus conhecimentos!

banner leaderboard minuto seguros

Em entrevista recente ao Valor Econômico, Annamaria Lusardi, economista italiana dedicada há mais de quinze anos ao tema de educação financeira, disse, dentre outras coisas, que a crise financeira de 2008 nos mostrou que, em se tratando de finanças, a ignorância tem grandes custos.

Por essas e outras é que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) incluiu o tema de educação financeira no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), que mede, a cada três anos, o nível de conhecimento de jovens de 15 anos em vários países. Os resultados da última avaliação, feita em 2012 em 18 países/regiões*, a OCDE descobriu fatos interessantes, como por exemplo:

 

  • A cidade de Xangai, na China é a que obteve as melhores notas;
  • Em seguida, vieram Bélgica, Estônia, Austrália e Nova Zelândia, todos bem acima da média no ranking de conhecimentos financeiros dentre os países avaliados;
  • Os Estados Unidos, país com um mercado financeiro mais desenvolvido e complexo, curiosamente ficaram de fora da tropa de elite e bem no meio da amostra, em nono lugar;
  • O alfabetismo financeiro está positivamente correlacionado com habilidades de matemática e leitura;
  • Os três grupos mais vulneráveis são, por razões diferentes (e requerendo, portanto, políticas diferentes de alfabetização financeira): as mulheres, os jovens e os idosos.

 

 

Há uma série de outros achados interessantes nos resultados dessa pesquisa, disponíveis aos interessados aqui, em inglês.

Aproveitando o ensejo, vou pegar uma carona nessa notícia e buscar conhecer melhor o quanto você compreende sobre finanças. Para isso, preparamos um pequeno quiz, com perguntinhas bem básicas, para testar seus conhecimentos.

Ao respondê-lo, você terá imediatamente uma prévia do seu resultado, bem como o dos demais respondentes. Na semana que vem, apresento e explico melhor os resultados de cada questão. Boa sorte!

* Os países/regiões envolvidos no estudo de 2012 são: Austrália, Bélgica (Comunidade Flamenca),
Colômbia, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Israel, Itália, Letônia, Nova Zelândia, Polônia, República Checa, Rússia, China (cidade de Xangai). O Brasil participará da próxima edição, em 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima