Outro dia, um conhecido me chamou no canto: “Agora vai dar pra trocar de carro. O governo lançou o IPI Zero, tá tudo mais barato.” Na mesma hora, já imaginei o filme todo: filas em concessionárias, anúncios com setinha vermelha no para-brisa, vendedor falando em “últimas unidades” e o povo, como sempre, correndo atrás do que parece oportunidade.
Mas será que é isso mesmo? O carro popular ficou mais barato de verdade com IPI Verde ou o marketing está dirigindo o seu bolso?
O que é o IPI zero ou IPI Verde?
O IPI zero é a isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados para carros com motor 1.0 flex, fabricados no Brasil. Segundo o governo, a medida visa estimular a economia, fomentar a indústria nacional e reduzir a emissão de poluentes ao priorizar modelos mais sustentáveis.
Traduzindo: o governo não está mais cobrando IPI desses carros por tempo determinado, o que deve baratear o preço final para o consumidor. Mas como tudo em imposto, tem pegadinha.
Quais carros têm IPI zero?
A regra é clara, para ter IPI zerado, o carro precisa:
- Ser produzido no Brasil;
- Ter motor 1.0 flex;
- Cumprir exigências de eficiência energética e segurança;
- Estar em conformidade com padrões de emissão.
Na prática, modelos como Fiat Mobi, Renault Kwid, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix 1.0 podem se beneficiar. Mas tudo depende de cada montadora ajustar os modelos às exigências. Algumas já conseguiram, outras estão correndo atrás.
Quais carros posso comprar com isenção de IPI?
A lista oficial ainda depende da publicação completa dos modelos que se adequam às exigências. Mas, em geral, incluem:
- Compactos populares 1.0;
- Flex (etanol e gasolina);
- Produzidos no Brasil.
Para saber se um modelo está com IPI zerado, consulte a concessionária ou acompanhe os canais oficiais do governo e das montadoras.
Posso comprar carro usado com IPI Zero?
Não tem desconto de IPI Zero no mercado de carro usado. E sempre que se fala em carro novo com desconto, o reflexo chega direto no mercado de seminovos. Afinal, se um carro zero sai mais barato, quem vai pagar quase o mesmo que um usado de dois ou três anos atrás?
A tendência, nesses momentos, é de desvalorização dos seminovos, principalmente os da mesma categoria dos modelos com IPI zero. Ou seja, se você comprou um hatch 1.0 há pouco tempo, pode ver o valor dele cair na Tabela Fipe.
Mas também tem o outro lado: quem está pensando em trocar o carro antigo por um modelo mais novo pode usar esse momento como argumento de negociação. A baixa nos preços de novos pode empurrar os lojistas a dar mais desconto nos valores de troca e financiamento.
De toda forma, é bom ficar de olho. Porque enquanto o carro novo parece estar em promoção, o usado pode acabar com um valor menor do que o de alguns meses atrás, devido a baixa procura e a desvalorização acelerada.
Quanto custa um carro com IPI zero?
Segundo estimativas do próprio governo, o valor de desconto varia conforme o modelo e a tabela original de IPI para aquele veículo.
Agora respira e pensa: vale a pena? Porque não adianta dar desconto no imposto se o preço base subir antes ou se as concessionárias aumentarem as margens de lucro para compensar.
O que significa alíquota zero de IPI?
A alíquota zero é diferente da isenção permanente. Significa que, por ora, aquele produto não está sendo tributado com IPI, mas o imposto ainda existe, e pode voltar a ser cobrado a qualquer momento. É como se o governo tivesse apertado o botão de “pausar o imposto”, não de “excluir”. Isso quer dizer que, sem o benefício, um modelo como o Renault Kwid, que custa R$ 60 mil, pode sair por cerca de R$ 72 mil com o imposto embutido. Ou seja, são R$ 12 mil que você paga direto para o Governo Federal só por estar comprando um carro novo.
IPI zero é definitivo?
Não. A medida tem caráter temporário e pode ser revista a qualquer momento por decreto. O governo pode reduzir, ampliar ou encerrar a isenção conforme os ventos políticos e fiscais.
Em 2023, o governo lançou um programa temporário de isenção do IPI para carros populares, com foco em aquecer o mercado e incentivar a indústria nacional. Já em 2024, a medida não foi renovada automaticamente, mas serviu como base para a criação do programa atual, o IPI Verde, implementado em 2025 com foco em sustentabilidade.
Por que estão zerando o IPI agora?
A medida tem motivação dupla:
- Estímulo à indústria, para aumentar a venda de carros 0km;
- Aposta em uma agenda “verde”, com incentivo a carros menos poluentes, apesar de que a maioria dos carros vendidos no Brasil já são Flex, e com isso menos poluentes.
Mas sejamos sinceros: tem também aquele cheirinho de medida populista. Afinal, carro mais barato agrada o eleitor, aquece o mercado e melhora os números do PIB a curto prazo. É um clássico dos anos pré-eleitorais.
Não quer comprar? Assina que é mais fácil
Sabe qual o problema de todo esse papo sobre desconto, imposto e alíquota? É que o carro continua sendo um bem caro, cheio de custo escondido. Seguro, revisão, IPVA, manutenção, desvalorização…
É por isso que cada vez mais gente está cogitando outra rota: carro por assinatura.
Nesse modelo, você paga uma mensalidade e já tem tudo incluso, sem dor de cabeça com papelada, sem IPVA, sem ir atrás de seguro. Quer trocar de carro a cada 4 anos? Beleza. Quer viajar e ter carro só por um ano? Também dá.
O comparador de carro por assinatura que criamos no Educando Seu Bolso ajuda exatamente nisso. Com ele, você descobre em segundos se vale mais a pena assinar, comprar ou financiar. Tudo na ponta do lápis, sem achismo, e atualizado com os preços de verdade.
Se o seu bolso anda apertado ou se você compra automóveis zero ou mesmo seminovos e não quer compromisso de longuíssimo prazo com um carro, vale muito a pena simular. Porque às vezes, a melhor escolha é justamente não comprar.
Conclusão: é desconto real ou mídia positiva?
IPI zero é, sim, uma boa notícia para quem já ia comprar um carro popular 1.0 flex. Já que o consumidor pode economizar alguns milhares de reais.
Mas não se engane: esse desconto não é presente, é estratégia. Pode durar pouco e não compensa se o mercado subir o preço e acabar saindo no 0 a 0 no final.
Antes de sair comemorando, faça as contas, acompanhe os preços e pergunte:
- O carro subiu de preço nas últimas semanas?
- A concessionária está mesmo repassando o desconto?
- Vale a pena comprar agora ou esperar?
E lembre-se: IPI zero é só um pedacinho da história. Seguro, manutenção, IPVA e financiamento continuam firmes e fortes no seu bolso. Então se você quiser saber se carro por assinatura é melhor do que comprar ou financiar, use nosso comparador. Porque de desconto enganoso, o brasileiro já entende.