
Dando continuidade ao nosso último post, hoje vamos abordar dicas simples e práticas que você pode começar a incluir em sua rotina dentro do princípio consciente de melhorar o mundo em que vivemos e colaborar com o seu bolso, gerando uma economia no orçamento ao final do mês! Como falamos, sabemos que precisamos planejar melhor o cardápio, só comprar o necessário, não nos deixar levar pelas ofertas, cozinhar integralmente os alimentos e, assim, garantir uma nutrição mais adequada. Como dizem os nossos adolescentes: “Ai sim!”
Comportamento do consumidor consciente para colaborar
Gostaríamos, então, de tratar primeiro sobre o comportamento do consumidor consciente que, normalmente:
•Faz uma comparação entre preço, qualidade e comportamento social e ambiental ao adquirir os produtos.
•Valoriza e difunde as empresas que têm ações socialmente responsáveis.
•Preocupa-se com o impacto do que consome no meio ambiente.
•Possui ações construtivas em sintonia com a empresa e o meio ambiente.
•Leva este princípio consciente a todos com os quais convive.
Você acredita que o ser humano tem poder de colaborar com planeta mais sustentável se transformar seu comportamento? Vamos nos unir a esta corrente de bem?
Fique atento às nossas dicas!
DE FRENTE COM O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
Na cozinha, prefira produtos próximos da data de validade. Para isso, faça uma listinha dos que irão vencer primeiro e deixe à vista, para utilizá-los antes.
Além disso, verifique sua despensa e geladeira antes de sair para o supermercado. Do que você realmente precisa? Evite guardar muitas coisas.
Em vez disso, tente comprar mais vezes ao longo da semana, seguindo a lista de necessidades, ao invés de fazer compra mensal.
Também, fique de olho nas promoções. Às vezes elas são grandes armadilhas para o seu bolso e fazem você comprar além do necessário, o que acaba passando da validade.
Depois da compra, higienize todos os alimentos antes de guardá-los, seque-os, tire qualquer umidade e coloque-os em vasilhames com tampa, adequados para conservar a durabilidade.
Além do mais, pratique planejamento: faça lista, mantenha o foco, tenha disciplina e otimize seu tempo.
Ainda, aproveite tudo de cada alimento, cada pedacinho, do início ao fim — cascas, sobras de frutas, talos etc.
Por fim, verifique bem seus alimentos. Às vezes apenas um pedacinho estragou, mas não foi o alimento inteiro.
Os alimentos que precisam de maior atenção em sua geladeira e despensa:
Frutas, verduras e legumes
Elas podem durar até cinco dias se você higienizar e secar corretamente antes de colocar na geladeira. Assim, você garante que esses alimentos fiquem conservados por mais tempo.
Comida pronta
A sua comida pronta dura em média três dias quando você a guarda em recipientes fechados, com tampa, previamente higienizados.
Carnes
As carnes possuem grande quantidade de água em sua composição. Por isso, depois da compra, se você não for utilizá-las no mesmo dia, o ideal é congelar.
Queijos
Eles permanecem bons de cinco dias a um mês, desde que você os conserve adequadamente na geladeira. No entanto, não consuma queijo quando aparecerem pontos esverdeados na superfície ou quando a cor mudar.
Vinhos
O ideal é consumir em um dia, porque, depois de aberto, o oxigênio entra na garrafa e reage com a bebida, alterando sabor e aroma.
Ketchup, maionese e mostarda
Esses produtos possuem muitos componentes que não fazem bem à saúde. Portanto, você deve moderar o consumo. Eles duram de um mês a um ano.
Enlatados
Você deveria retirá-los da despensa. A comida enlatada faz mal à saúde e expõe quem a consome a compostos como bisfenol-A e ftalatos, além do excesso de conservantes. Mas, apenas para conhecimento, esses alimentos duram de quatro a cinco dias e precisam ser consumidos logo depois da abertura.
Leite
O leite deve ser consumido preferencialmente no mesmo dia. Contudo, quando é pasteurizado e mantido na geladeira, ele dura de 3 a 4 dias.
Vamos praticar e colaborar? Um ótimo final de semana para você!