Search
Search

Certidão Negativa de Débitos: quando e como emitir?

O que é Certidão Negativa de Débitos (ou CND)?

Uma Certidão Negativa de Débitos (CND) comprova que uma empresa ou uma pessoa está em dia com todas as obrigações junto ao governo. Isso significa que ela já pagou os débitos nos órgãos públicos e está atualizada em relação às declarações, aos impostos e às contribuições previdenciárias e sociais. Além disso, a CND mostra que não existem ações civis, criminais ou federais contra o titular.

Portanto, a CND facilita a verificação da situação de uma empresa. Em vez de apresentar todas as guias de impostos pagos e recibos de declarações, o proprietário pode simplesmente apresentar a CND sempre que necessário.

Certidão Negativa de Débitos
Certidão Negativa de Débitos facilita o processo de verificação de documentos de uma empresa.

 

Quando você precisa de uma CND?

Em alguns momentos, você precisa emitir uma CND para demonstrar a situação da sua empresa ou microempresa em relação às obrigações. Isso acontece tanto em contratos com o setor público quanto com o privado.

Por exemplo, você pode precisar da CND ao contratar um serviço, fechar uma parceria, solicitar crédito, cadastrar-se com um novo fornecedor ou participar de uma licitação. Além disso, a CND também aparece em outros processos formais que exigem a comprovação de regularidade fiscal.

Confira o conteúdo sobre Consulta CNPJ: descubra por trás das empresas!

Quais são os tipos de Certidão Negativa?

Alguns exemplos de CNDs são: Certidão Negativa de Débitos Tributários (nas esferas Federal, Estadual e Municipal), Certidão Negativa de Protesto, Certidão Negativa de Falência, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CND Trabalhista), Certidão de Débitos Fiscais, entre outras.

Portanto, existem vários tipos de certidão, e cada uma cumpre uma finalidade diferente. Além disso, ao longo deste texto vamos citar alguns exemplos, mas o foco principal será nas Certidões Negativas de Débitos Federais (CND Federal).

 

Como emitir?

Na maioria dos casos, você pode emitir a Certidão Negativa de Débitos de forma online. Assim que solicita a sua CND, o órgão responsável consulta a base de dados da sua empresa. Se não encontrar nenhuma inconsistência, ele emite a certidão imediatamente.

Está tendo dificuldades em manter as obrigações da sua empresa em dia? Comece organizando sua vida financeira pessoal! Conheça o nosso curso “Jornada para o Equilíbrio Financeiro”!

 

Exemplo: Como emitir uma CND Federal?

Como dissemos anteriormente, existem diferentes tipos de CND. Na maioria dos casos, o processo de emissão funciona de forma parecida, mesmo quando órgãos diferentes realizam a emissão. Por isso, escolhemos como exemplo uma das certidões mais utilizadas e buscadas: a ‘Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União’.

  • Em primeiro lugar, entrar no site da Receita;
  • Digitar o CNPJ da empresa;
  • Clicar em “consultar” para fazer uma consulta da certidão negativa;
  • Clique em ’emitir certidão’; se não houver nenhuma inconsistência, o sistema emite sua Certidão Negativa Federal.

 

Data de validade

Vale ressaltar que esses documentos têm data de validade. Como podem surgir irregularidades na situação da empresa depois da emissão da certidão, você precisa atualizar o documento com frequência. A validade das certidões varia entre 30 e 180 dias.

Além disso, é recomendável emitir uma nova versão da sua CND antes do vencimento da atual. Dessa forma, você comprova que o período não coberto pela versão anterior também está em ordem.

 

Documentos necessários:

No geral, você informa apenas alguns dados pessoais para emitir uma Certidão Negativa. Já no caso das Pessoas Jurídicas (PJs), o sistema pede o CNPJ da empresa, a razão social e os dados do responsável.

 

Onde emitir uma Certidão Negativa de Débitos?

Você pode emitir cada certidão em um site diferente. Separamos aqui alguns exemplos:

 

Tentei emitir minha CND e não consegui. O que fazer?

Caso você não consiga emitir sua Certidão Negativa de Débitos, o indicado é que você tente entrar em contato direto com o órgão responsável ou procure ajuda profissional de um contador. Hoje existem também muitas fintechs de contabilidade, que podem te ajudar de forma online, por exemplo a Contabilizei.

Se a causa forem pagamentos atrasados…

Ao longo do texto, você pôde perceber a importância de manter em dia as obrigações financeiras, sejam pessoais ou empresariais. Para isso, contar com organização financeira, conhecimentos básicos sobre finanças, controle de gastos e outros cuidados é fundamental.

Pensando nisso, o Educando Seu Bolso lançou o curso ‘Jornada para o Equilíbrio Financeiro’, focado em finanças pessoais e saúde financeira. Esse curso pode te ajudar a:

  • Identificar quais são os seus comportamentos prejudiciais para a saúde financeira;
  • Fugir de juros elevados e tarifas indesejadas;
  • Limpar seu nome;
  • Poupar dinheiro;
  • Começar a investir, para que seu dinheiro poupado renda;
  • Pensar em uma aposentadoria mais tranquila;
  • Pagar todas as suas contas e compromissos em dia.

Não deixe de conhecê-lo, ele pode ser o pontapé inicial para uma grande mudança na sua vida!

 

Conhecer o curso agora!

 

Está com o nome sujo? Saiba tudo sobre renegociação de dívidas nesse podcast!

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários!

💭 Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima