O que você está procurando hoje?

Conheça 5 maneiras diferentes de comprar carro!

Banner Localiza
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Conheça 5 maneiras diferentes de comprar carro!
/

Ter um carro pode ser essencial para algumas pessoas. Por isso, hoje, nós trouxemos um assunto que pode te ajudar a encontrar a melhor maneira de ter acesso a um carro: vamos falar de 5 opções de ter ou de comprar carro.

Algumas você provavelmente já conhece, mas pode se surpreender com outras. Por isso, não deixe de conferir o texto até o final.

comprar carro, chave de carro, financiamento, consórcio, carro por assinatura

1) Comprar carro à vista

A maioria dos brasileiros não consegue guardar todo o dinheiro necessário para comprar um carro à vista. Geralmente, as pessoas juntam apenas a quantia necessária para a entrada do financiamento, e dividem em várias parcelas o restante do valor do veículo.

Mas comprar carro à vista ainda é a melhor forma de se adquirir um automóvel. Pois, além de esse tipo de compra não envolver juros, ainda é possível conseguir um bom desconto no preço do carro. 

Então, se você puder esperar algum tempo para ter acesso ao carro, a melhor opção é fazer uma reserva financeira. Para isso, talvez você precise aprender a se reeducar financeiramente e a ter bons hábitos.  Guarde uma quantia todo mês.

Uma boa dica é imaginar que essa quantia será sua “parcela” da compra do carro. Dessa forma, depois que você juntar todo o dinheiro necessário para adquirir seu veículo é só ir até alguma loja e fazer a negociação. Lembre-se que com o dinheiro na mão você pode conseguir bons descontos. Use isso ao seu favor.

Vale a pena fazer uma boa pesquisa pela internet e nas concessionárias para encontrar a que lhe ofereça maior desconto na compra do seu veículo.

Vantagens

  • Não demora para ter acesso ao veículo;
  • É possível conseguir um bom desconto com esse tipo de compra;
  • É a opção mais barata de compra.

Desvantagens

  • Não é uma tarefa fácil juntar o valor total do veículo.

2) Financiamento de carro 

O financiamento de carro é uma forma de adquirir um carro pagando em parcelas. Ou seja, não é preciso ter o valor total do veículo de uma vez só. Ao invés disso, você pode parcelar o valor do automóvel.

Nessa modalidade de compra existem os famigerados juros. Então, ao final do financiamento você acaba desembolsando uma quantia bem maior do que o valor real do seu carro. Por isso, é muito importante calcular todos os custos do financiamento e ter certeza que essa é a melhor escolha para você. 

Você pode encontrar as opções ideais de financiamento, usando o nosso Simulador de Financiamento de Veículos.  Mais de 100 mil pessoas já foram auxiliadas pelo Educando Seu Bolso sobre qual financeira é a melhor para solicitar o financiamento do seu veículo, após usar a nossa ferramenta. 

Como funciona o financiamento de carro?

O financiamento de carro é como um empréstimo, chamado de crédito direto ao consumidor (ou CDC). Normalmente, você paga uma parte à vista, que é conhecida como entrada. Quanto maior a porcentagem do valor do veículo que você pagar na entrada, menores serão os juros desse financiamento. 

O resto do valor do veículo é dividido em parcelas (o máximo costuma ser 60 meses).

Outra opção é financiar o carro sem entrada.  Porém essa modalidade de financiamento é mais rara, e os juros são maiores. Isso porque, com o financiamento sem entrada, você não precisa pagar nenhum valor à vista. O valor total do carro será dividido em parcelas. O que gera, além de juros mais altos, um valor de parcela maior. 

No financiamento de carro o seu veículo fica como garantia para o banco. Ou seja, o automóvel fica no seu nome, mas fica alienado ao banco. Assim, caso você não cumpra com suas obrigações o banco pode tomar o carro.

Ao final do contrato, quando todas as parcelas forem quitadas, o veículo fica somente no seu nome, sem nenhuma alienação ao banco. 

Vantagens

  •  Não demora para ter acesso ao veículo.

Desvantagens

  • Possui juros, que podem ser bem caros.

 Se quiser saber mais informações sobre o financiamento de veículos, leia o nosso conteúdo completo e ouça nosso podcast.  

3) Carro por assinatura

Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma alternativa para aqueles que não estão mais interessados em financiar ou comprar um veículo à vista.

Como funciona o carro por assinatura?

O carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo. Os contratos costumam ser de um ou dois anos, o que faz com que você tenha sempre um carro 0 km na garagem.

Geralmente, essa assinatura é feita por locadoras, e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. Mas vale lembrar, no entanto, que o carro não é seu e nem será, visto que funciona como uma espécie de aluguel.

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.46

2 Renault On Demand
Renault On Demand

4.31

3 Movida
Movida

4.10

4 V1
V1

4.08

5 UseCar
UseCar

3.95

6 Moove
Moove

3.59

7 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.56

8 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.33

9 Unidas
Unidas

3.28

10 Flua!
Flua!

3.27

Atualizado em 18/04/2024

Inúmeras empresas já trabalham com esse tipo de contrato. Locadoras como Unidas, Moove, Movida e Use Car já estão nesse mercado. Além disso, seguradoras também oferecem esse tipo de serviço, como é o caso da Porto Seguro, que oferece o programa de aluguel Carro Fácil.

Além disso, seguradoras também oferecem esse tipo de serviço, como é o caso da Porto Seguro, que oferece o programa de aluguel Carro Fácil.

Leia também: Carro por assinatura Localiza Meoo: descubra como funciona e se vale a pena

>> Confira uma comparação entre empresas de assinatura de carros.

Existem vantagens e desvantagens nessa modalidade. Para quem gosta da sensação de ter um carro próprio, essa não é a melhor opção, afinal de contas o carro por assinatura é uma forma de aluguel. Agora, se você não se importa com isso, e conforto e comodidade são questões importantes para você, talvez o carro por assinatura seja uma boa opção. 

Vantagens

  • Conforto e comodidade;
  • Não é necessário nenhum tipo de entrada;
  • Você pode pegar o carro bem rápido.

Desvantagens

  • O carro não será seu.

4) Leasing de carro 

O Leasing funciona como um tipo de aluguel em que você paga todo mês uma quantia para utilizar o veículo.

Nesse caso, o veículo fica no nome do banco e o carro não será seu até o fim do contrato. Mas você arcará com todas as despesas, como multas, IPVA, seguro DPVAT, etc.

Entretanto, ao final do acordo, com o pagamento de todas as parcelas, você tem a opção de comprar o veículo, devolvê-lo ou renovar o acordo.

  • O período do leasing pode variar de 2 até 4 anos.
  • Você escolhe a cor e modelo do carro, porém ele fica no nome do banco. Você paga uma mensalidade que equivale ao aluguel pelo uso do bem.
  • Ao final do contrato, o cliente tem a opção de comprar o carro definitivamente, mas para isso ele precisa pagar uma quantia referente ao valor do bem.
  • O cliente é responsável pelo seguro e pela manutenção do carro. Ao final, caso deseje comprar o veículo, precisará arcar com a taxa de transferência. 

No entanto, com a opção carro por assinatura que vamos citar adiante, o leasing se torna uma opção ainda menos vantajosa para o usuário. 

Vantagens

  • Não possui juros;
  • Não é necessário dar nenhuma entrada.

Desvantagens

  • O carro, no final das contas, não é seu, a não ser que você pague o valor residual;
  • Diferente da outra opção de aluguel, você precisa arcar com toda parte burocrática do carro.

5) Consórcio de carro 

O consórcio é uma modalidade muito conhecida entre os brasileiros. Mas, mesmo sendo algo tão comum, muita gente não sabe como o consórcio de fato funciona.

Algumas pessoas acreditam que o consórcio de carro é um tipo de investimento. Pois, ao contrário do financiamento, em que você pega o carro e depois paga, no consórcio você paga primeiro (em parcelas) e depois pega o veículo.  Mas é importante ressaltar: consórcio não é investimento!

Como funciona o consórcio ?

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens. Consiste em um grupo de pessoas se juntam com a finalidade de comprar aquele bem. A grosso modo, ele pode ser comparado com uma “vaquinha”. Então, todo mês, os participantes desse grupo pagam uma mensalidade.

Assim, a cada mês, 2 ou 3 participantes recebem o dinheiro total para comprar o carro. Ao final do consórcio, todos os participantes do grupo terão o seu carro. 

Vale lembrar, porém, que no consórcio existe uma taxa de administração, que é uma taxa que a instituição financeira cobra para cuidar desse consórcio. E, diferente de um investimento o consórcio não gera rendimentos.

Por isso o consórcio NÃO é um investimento. Ele pode ser considerado uma “poupança forçada”, pois com esse tipo de crédito você se compromete a pagar um boleto todo mês. 

Mas é importante pesquisar bem antes de contratar um consórcio, pois as taxas de administração mudam de empresa para empresa. Elas podem ser bastante salgadas. Mais altas, até mesmo, que os juros do financiamento.

Entretanto, tão importante quanto pensar no valor da taxa é escolher uma administradora confiável. Se a empresa for à falência o seu crédito não estará garantido, e você terá que entrar na justiça conta a instituição. Por isso é necessário escolher bem onde você irá fazer seu consórcio.

Vantagens

  •  Não possui juros;

Desvantagens

  • Pode demorar para se ter acesso ao carro;
  • Existe a taxa de administração que pode ser bastante alta;
  • A taxa de administração pode ser tão alta quanto os juros de um financiamento.

Qual é a melhor maneira de comprar um carro?

Bom, nós vemos que a maneira que possui mais vantagens financeiras é a compra à vista. Mas, infelizmente essa forma de comprar um carro pode não ser uma realidade para todos os clientes.

Por isso, pode ser que, para você, o financiamento seja a maneira mais interessante, caso não tenha todo o valor do carro e mesmo assim precise do veículo o mais rápido possível. Se esse é o seu caso, não deixe de acessar o nosso Simulador de Financiamento de Veículos.

Mas, se você prefere trocar de carro todo ano, a opção mais vantajosa pode ser o carro por assinatura, como mostramos no texto.

Ou seja, é sempre importante pesquisar e entender qual é a melhor opção para o seu caso. Não deixe de colocar na balança os prós e contras antes de adquirir seu veículo.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de nos contar suas histórias e deixar dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo!

Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!

4 comentários

  • Bom dia Clara Sardenberg,
    Tenho uma duvida, eu uso carro para trabalho, meu último carro era um cruze 2014, vendi e agora não sei que carro comprar (porque não quero financiamento), quero comprar com o dinheiro que tenho, ou mesmo se seria melhor fazer uma assinatura. Porém já vi que se for fazer uma assinatura teria que ser de carro mais popular, porque caso vá fazer assinatura de um sedã médio a mensalidade ficaria muito caro, o que você mim diz?

    Responder
    • Fábio, obrigado pela sua mensagem!

      O carro por assinatura geralmente fica mais barato do que comprar um carro zero km financiado e trocá-lo com frequência.
      No seu caso, como você disse que não quer entrar em financiamento, seu perfil é um pouco diferente. Portanto, para comparar com o carro por assinatura, de fato precisaria ser um carro mais barato.
      De toda forma, é sempre necessário fazer os cálculos de forma mais concreta, levando em conta o perfil exato do carro e da modalidade de compra (financiamento ou à vista).

      Abraço!

      Responder
    • Bom dia Fernando!
      Você já utilizou nosso Simulador de Financiamento de Veículos? Você só precisa responder algumas simples perguntas sobre o veículo que deseja e nós te mostramos as melhores opções de financiamentos do mercado, para que você conheça novas empresas e compare-as. Não deixe de conferir!
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *