e-Cobrança da Caixa | Conheça essa plataforma

Se você tem um negócio, sabe que quanto mais diversificar as formas de receber, mais clientes você consegue atender. Você já nos viu falando várias vezes sobre a importância de se ter máquinas de cartão de crédito em seu negócio, para não perder vendas. Mas, para alguns tipos de empresas, as maquininhas podem não ser suficientes. Por isso, hoje vamos de falar da plataforma de cobrança da Caixa Econômica Federal, o e-Cobrança.

 

O que é o e-Cobrança?

O e-Cobrança é uma plataforma digital de emissão e pagamentos de boletos da Caixa. Todas as informações de cobrança da sua empresa são registradas em uma base de dados. Dessa forma, o e-Cobrança permite a centralização de todos recebimentos e pagamentos de boletos, o que pode gerar mais segurança e controle para seu negócio.

site e-cobrança

Como funciona o e-Cobrança?

Ao contratar o e-Cobrança, o cliente pode emitir boletos por meio da plataforma do sistema.

Os boletos emitidos por meio do e-Cobrança são registrados. Isto é, passam a fazer parte de uma grande base de dados compartilhada por todos os bancos. As informações do boleto são reconhecidas pelos sistemas dos bancos no momento do pagamento. Com o e-Cobrança, seus boletos podem ser pagos em qualquer banco, mesmo após o vencimento. Assim, seu cliente tem mais facilidade para fazer o pagamento, o que facilita a negociação e a venda do seu produto ou serviço.

Outro aspecto importante é que seu cliente tem, no boleto, informações básicas sobre o beneficiário – a sua empresa –, tais como CNPJ e dados bancários. Isto gera mais segurança para ele. Com os dados do boleto, o comprador consegue saber sabe que o dinheiro vai para a pessoa que lhe ofereceu o produto ou serviço. É uma proteção maior contra fraudes..

Para acessar a plataforma do e-cobrança o usuário deve solicitar um login e senha na Caixa. Depois, deve acessar https://ecobranca.caixa.gov.br/ecobranca/index.jsp para entrar em sua conta. Dessa forma, o cliente terá acesso a todos os lançamentos de sua empresa, ou seja, informações sobre pagamentos recebidos, atrasados e a receber.

 

Para quem o e-Cobrança é adequado?

Os sistemas de cobrança por meio de boletos são bastante antigos. Com a popularização dos sistemas eletrônicos de cobrança, principalmente por meio de cartão de crédito, os boletos têm sido menos utilizados. Porém, em algumas situações, seu uso ainda é bastante frequente. Por exemplo:

  • Vendas para clientes que não usam cartão de crédito. O número de pessoas usando cartões cresce a cada ano, mas parte da população ainda não tem acesso a eles.
  • Prestação de serviços com frequência mensal: mensalidades escolares, condomínios, planos de saúde, alugueis etc.
  • Vendas para pessoas jurídicas. Muitas empresas preferem pagar suas contas por meio de boletos, em vez de usar cartão de crédito.

Para vendas que não se enquadrem nesse perfil, a máquina de cartão é um sistema que oferece vantagens importantes. Não apenas quanto aos custos, mas também em relação a praticidade e segurança. Por isso, não deixe de visitar regularmente o comparador de máquinas de cartão do Educando Seu Bolso. Ele indica a máquina de cartão mais barata e adequada para o seu negócio.

Quanto custa esse serviço?

Saber os preços e tarifas cobradas pelos serviços é essencial quando escolhemos alguma empresa. Nós tentamos descobrir qual é a tarifa cobrada pela Caixa para os usuários terem acesso ao e-cobrança. Mas, infelizmente, não existe nenhuma informação sobre tarifas no site da Caixa. Também entramos em contato pelo telefone disponibilizado para dúvidas 3004-1104, e fomos informados que os valores das taxas só são liberados na agência. Ou seja, se você não for cliente, terá dificuldade para descobrir quais são os preços dos boletos. Isso é um ponto negativo do e-cobrança.

 

E-Cobrança no Reclame Aqui

No Reclame Aqui, é possível ver que alguns clientes tiveram problemas com o e-Cobrança. O número de reclamações não é muito alto, mas nenhuma delas foi respondida, o que é um ponto muito negativo.

A maioria das reclamações é sobre a acessibilidade da plataforma. Pessoas se queixando de que o sistema não estava acessível quando elas precisaram emitir uma cobrança ao cliente. E o pior: ao entrarem em contato com a Caixa, não obtiveram nenhum auxílio, tampouco uma perspectiva de resolução do problema.

 

O e-Cobrança vale a pena?

O e-Cobrança é uma plataforma muito semelhante às que os grandes bancos comerciais geralmente oferecem. Além disso, há fintechs – empresas de serviços financeiros baseadas em tecnologia e inovação – que oferecem o mesmo serviço.

Se você já tem uma conta na Caixa e precisa contratar um serviço de emissão de boletos, não custa conferir os preços atuais do e-Cobrança. Concentrar todas as suas movimentações em uma só base facilita a organização. Mas não deixe de comparar com outras opções no mercado e escolher a que oferece melhor custo-benefício para o seu caso.

Se você não possui uma conta na Caixa, não identificamos nenhum diferencial importante entre o e-Cobrança e outros serviços semelhantes.

 

Outras formas de receber

Ter diversas formas de receber pagamentos é muito importante. Assim, você cria várias possibilidades de atender aos seus clientes.

Para muitas empresas, é importante ter à mão um serviço de emissão de boletos pronto para ser usado. Como dissemos, alguns clientes poderão preferir esta modalidade de pagamento.

Mas, principalmente, não deixe de oferecer ao seu cliente a opção de pagamento por meio de cartões de crédito e de débito. Eles são cada vez mais utilizados, e por públicos de perfil muito variado. Pensando nisso o Educando seu Bolso criou um comparador que te permite saber qual é a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Dessa forma, você pode economizar e tomar a decisão mais assertiva de acordo com seu negócio. O comparador é gratuito e de fácil acesso.

 

Fique atento

Procure sempre estar atento a tudo o que pode facilitar sua vida como empreendedor. Uma de nossas missões e trazer e analisar diversos serviços disponíveis no mercado, para te ajudar a fazer as opções mais baratas e adequadas para sua empresa. Conte sempre conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *