O que você está procurando hoje?

5 dicas para economizar no carnaval de rua

Finalmente, chegou a hora de aproveitar o carnaval! Agora parece ser o momento perfeito para não se preocupar com nada, inclusive com gastos, não é mesmo? Mas calma, não é bem assim… Você quer que essa época seja divertida e não te traga nenhuma dor de cabeça financeira nos dicas seguintes? Então veja as 5 dicas que escolhemos para você economizar no carnaval de rua!

 

Como você pode economizar no carnaval?

O aplicativo Guiabolso fez uma pesquisa analisando o hábito de consumo dos usuários, dentro do aplicativo, durante o carnaval de 2018. De acordo com o app,  o maior gasto no carnaval foi com alimentação (62,3%), seguido por bebida (50,8%), transporte (28,7%), hospedagem (24,6%), fantasia (9%) e loja de conveniência (6,6%). Cada um dos entrevistados puderam escolher mais de uma resposta, evidenciando as prioridades de cada pessoa.

 

Se você também se enquadra nos mesmos hábitos de consumo indicados, provavelmente seus maiores custos são para se alimentar, beber e se locomover durante o carnaval. Apesar de esses gastos serem fixos, ainda é possível economizar no carnaval sem que, para isso, você deixe de aproveitar a festa!

1) Regra de ouro: se programe!

Como todos nós já sabemos, o carnaval é época de aproveitar e não se preocupar com muita coisa, certo? Mas isso não impede que você se programe e, consequentemente, gaste menos. Já pensou quais blocos você vai seguir esse ano? Você vai festejar de manhã ou à noite? Vai comprar cerveja no supermercado, ou vai aproveitar os vendedores de rua? Fazer esse tipo de pergunta a si mesmo pode ser muito útil na hora de fazer seu planejamento. Consequentemente, na hora de economizar no carnaval.

 

Mas calma, também não é preciso exagerar… Não é preciso fazer uma mapa e cronometrar seu tempo. Porém, ter uma ideia dos lugares em que você vai passar e a hora em que isso vai acontecer pode ser uma boa para economizar no carnaval. Isso porque, tendo em mente o seu roteiro, é possível almoçar em casa, por exemplo. Ou então, comprar bebida no supermercado e levar em um “cooler”, quando a distância for menor. Soluções como essas são práticas e baratas, mas exigem um pouquinho de planejamento.

como economizar no carnaval, economia, carnaval, educando seu bolso

2) Estabeleça o teto de gastos

Uma boa dica para se controlar e economizar no carnaval é estabelecer um teto de gastos. É claro que podem surgir imprevistos e você pode precisar gastar mais do que imagina. Entretanto, planejar-se deve ser a regra, e não a exceção. Definir com antecedência quanto esse carnaval vai te custar é muito importante. Além disso, é uma ótima forma de não ser surpreendido depois com compras feitas no impulso…

 

Se você está planejando viajar com a sua família, é claro que seu gasto será maior do que se você tivesse ficado em casa… Por outro lado, se você decidiu não viajar e sabe que seus gastos serão menores, isso não é justificativa para não ter seus custos anotados na ponta do lápis, certo? Depois que você já sabe quanto pode gastar com o carnaval, sem pesar demais no orçamento, a dica é dividir os gastos em grupos. Boas dicas são: comida, bebida (se você está planejando beber aquela latinha de cerveja na rua, isso também deve estar nos gastos) e transporte. Se for viajar, custos como hospedagem e passagens também devem estar na sua conta, ok? Assim fica muito mais fácil saber onde você está gastando mais. Nesse sentido, fica mais fácil reduzir esse custo nos próximos dias de carnaval.

3) Negocie descontos

Você já fez seu planejamento no carnaval e já sabe quanto pode gastar durante a festa? Então agora é a hora de lutar pelo desconto! Negociar o preço com vendedores de rua pode ser uma boa. Principalmente se você está pagando no dinheiro ou comprando quantidades maiores. Neste último caso, vale juntar os amigos e familiares para que o montante comprado seja maior (e para conseguir uma condição mais justa com o vendedor).

 

Os descontos também podem surgir se você resolver comprar com um pouquinho de antecedência. Supermercados e lojas de conveniência, por exemplo, costumam dar descontos antes do carnaval para atrair a clientela. Por isso, se você tem tempo (e paciência) pesquise para ver as melhores condições do mercado e, é claro, para dar aquela negociada.

4) Ponha a mão na massa e faça sua própria fantasia!

Já pensou em pular o carnaval usando uma fantasia que você mesmo fez? Essa alternativa, além de ser original e muito divertida, pode ser mais barata do que simplesmente comprar uma fantasia já pronta na loja. A melhor parte é que não precisa ser nenhum artista pra fazer uma fantasia criativa! Na verdade, existem vários vídeos no Youtube e até tutorias na internet explicando o passo a passo para fazer roupas e adereços personalizados sem precisar de ferramentas sofisticadas ou mesmo habilidades muito específicas.

 

Além disso, fazer fantasias personalizadas pode te ajudar a conseguir descontos nas lojas. Se você programar um figurino para cada dia, vai precisar comprar mais material. Consequentemente, vai ser mais fácil negociar descontos com os lojistas. Agora, se você não está com toda aquela animação para fazer fantasia mais de um dia (mas ainda quer desconto), uma boa saída é convidar amigos e familiares e fazer fantasias coletivas! Além de ficar bem divertido, dá pra dividir o custo com material e, dependendo da situação, até com a mão de obra da costura!

 

5) Na dúvida, deixe seu carro na garagem!

Sair de carro no carnaval de rua é uma missão impossível, certo? O aumento de foliões ocasiona mudanças nas regras de trânsito e até engarrafamentos gigantescos perto dos blocos. Além disso, é uma boa colocar na ponta do lápis qual o custo real do seu carro na rua, durante o carnaval, e se essa realmente é a melhor opção no seu caso. Por isso, se você está pensando em sair pela cidade de carro durante o carnaval, pense bem!

 

A primeira dica para se locomover no carnaval é: ande a pé. É claro que se você não mora em áreas centrais ou perto da concentração dos bloquinhos será mais difícil… Mas nada impede que você vá de um bloquinho para outro caminhando. Além de ser mais barato, você pode ir curtindo o carnaval sem pressa e pode encontrar outro bloquinho pelo caminho.

 

Se você também prefere economizar no carnaval, ao invés de gastar rios de dinheiro com transporte, ir de ônibus também é uma ótima opção. Além de não sofrer variações no valor de acordo com a demanda (como acontece com o Uber, por exemplo), o ônibus circula em horários fixos. Ou seja, se você se programar direitinho, não vai ficar sem transporte!

 

Para economizar no carnaval, prefira transportes compartilhados!

Mas se você fez seu planejamento e acabou escolheu dois blocos que são distantes um do outro, uma boa alternativa é pegar as bicicletas compartilhadas. Nós já testamos esse tipo de transporte no blog, e concluímos que essa é uma boa alternativa para se locomover pela cidade sem gastar muito fugindo do trânsito. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, esse serviço já é prestado pela Yellow e pela Itaú Bike, e os valores cobrados variam de R$1,00 por minuto até R$3,00 por passe.

 

Outra dica para deixar seu carro dentro da garagem e curtir o carnaval com segurança (e dinheiro no bolso) é andar por aí de Uber ou outros aplicativos de transporte coletivo. Essa solução já é popular entre os foliões e é uma boa opção para quem quer se locomover em grupo. Longe de ser a opção mais barata, andar de Uber pode ser mais confortável, dependendo da situação. Se for usar esses aplicativos, divida sempre com amigos (para ficar mais barato). Ainda tente chamar fora da área de tumulto, ou o motorista não vai conseguir encontrá-lo…

 

Use a tecnologia a seu favor!

Uma boa alternativa para garantir que seu carnaval seja divertido é usar a tecnologia a seu favor. Além de aplicativos de transporte, por exemplo, uma boa opção é usar aplicativos de controle financeiro como o próprio Guiabolso. Através desse tipo de recurso, você sabe exatamente quanto anda gastando por dia. E o melhor: pode se planejar para que os gastos não fiquem fora do seu controle.

 

Além disso, a tecnologia pode ser uma aliada na hora de evitar furtos e roubos no carnaval. Contas digitais são uma ótima alternativa para quem não quer carregar dinheiro no bolso, mas se preocupa em não pagar altas taxas de transação por saque, como os bancos tradicionais costumam fazer. Se você ainda não tem uma conta como essas, consulte nosso simulador de contas digitais.

 

Quer ganhar dinheiro (ao invés de economizar) no carnaval?

Conferiu todas as dicas mas seu interesse é fazer renda extra no carnaval? Essa é uma ótima oportunidade no ano pra complementar a sua ocupação principal, ou até pra fazer uma ocupação nova, se você não está muito no ritmo de pular carnaval! Existem vários aplicativos que podem te ajudar a fazer renda extra, sem que você precise investir dinheiro e, em alguns casos, sem nem sair de casa.

Mas se você já tem seu negócio e está interessado em aproveitar a época do carnaval para aumentar ainda mais seus rendimentos, consulte nosso simulador de máquinas de cartão para saber qual é a ideal para o seu caso! Essa é uma ótima oportunidade para tornar o seu carnaval lucrativo sem que, para isso, você precise deixar de lado a diversão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *