Quem acompanha o blog já leu vários textos falando sobre o uso do cartão de crédito. Eu mesmo escrevi um, alguns anos atrás. Resolvi voltar ao tema inspirado pela minha querida Tia Zizinha, que dias atrás me falou assim:
– Ontem eu estava em um café, e reparei quando a moça na mesa ao lado foi pagar a conta. Ela havia tomado só um café, mas resolveu pagar com cartão. Tirou da bolsa uma carteira com vááários cartões. Foi passando um por um, até escolher o cartão certo. Como é que pode? Eu ficaria louca cuidando de tantos cartões. Como eu não tenho muito dinheiro, tenho um cartão só. O que você acha disso? Você deveria escrever sobre esse assunto no blog.
Boa ideia.
Eu uso muito cartão de crédito. Tenho mais de um. Mas sempre que vou falar nesse assunto, faço a ressalva: cartão de crédito é como faca; é muito útil, às vezes é insubstituível, mas se a pessoa não usar com cuidado, pode se machucar muito.
Vou, então, falar de vantagens, desvantagens, riscos e cuidados.
Vantagens
-Prazo para pagar as despesas – 1. Se a pessoa não tiver o dinheiro na hora, pode comprar antecipadamente, em caso de necessidade ou para aproveitar uma oferta.
-Prazo para pagar as despesas – 2. Mesmo tendo o dinheiro, a pessoa pode pagar no cartão e manter seu dinheiro aplicado durante os 10 a 40 dias de prazo.
-Acúmulo de milhas. A maior parte dos cartões permite acumular milhas, que podem ser trocadas por produtos e serviços.
-Dinheiro de volta. Algumas operadoras permitem que você receba de volta parte do que gastou. Já falamos sobre isso aqui.
-Segurança. Você não precisa andar com dinheiro vivo ou cheque.
-Praticidade. Várias despesas reunidas em uma só fatura, com uma só data de vencimento.
-Informação. A fatura do cartão é uma fonte importante de informações sobre seu perfil como consumidor. Ela diz muito sobre você, use-a para seu autoconhecimento.
Cartão de crédito com anuidade zero!
No Banco Pan você tem direito a uma conta digital grátis e um cartão de crédito sem anuidade e cheio de benefícios. Além de limite emergencial e empréstimo pessoal, tudo pelo aplicativo! Clique aqui e confira!
.Desvantagens e riscos
-Prazo para pagar as despesas – 3. Pois é, o prazo aqui entra como vilão. A pessoa não tem o dinheiro, mas quer comprar algo. Compra e depois vê como faz. Repete essa insanidade algumas vezes por mês e, quando chega a fatura, não tem dinheiro para pagar, entra no cheque especial ou no rotativo do cartão. Ruína. Não entre nessa!
-Anuidade. Alguns cartões cobram anuidades caras. Outros oferecem 1 ano de anuidade grátis, mas no ano seguinte começam a cobrar. As parcelas chegam silenciosas, a pessoa vai pagando caro sem perceber. Por isso é importante ficar de olho. E negociar, sempre!
-Clonagem e invasões. Todo mundo está sujeito a isso. Por isso é bom sempre olhar a fatura, mesmo antes de ela chegar, pelo site do banco, para ver se não há nenhuma compra estranha.
.
Cuidados para se ter UM cartão
-Disciplina para consumir. A pessoa não pode ter o mau hábito de fazer compras por impulso.
-Disciplina para controlar as despesas. Mesmo que compre com cuidado, é preciso anotar todos os dias – literalmente! – as despesas em algum lugar. Um caderno, uma planilha Excel, um aplicativo, não importa onde, é preciso anotar.
Cuidados para se ter MAIS DE UM cartão
-Todos os cuidados acima, multiplicados pelo número de cartões.
-Disposição para gerenciar não apenas as faturas, mas as ocasiões adequadas para usar cada cartão.
Tenho um amigo que deve ter mais de 10 cartões. Um que acumula mais milhas, outro que dá desconto na livraria, outro no supermercado, outro que devolve dinheiro, e por aí vai. Às vezes ele usa dois na mesma compra! O supermercado onde ele faz compras dá descontos em alguns produtos, quando você paga com o cartão do próprio estabelecimento. Aí ele usa um cartão só para os produtos em oferta, e os demais ele paga com outro cartão, que acumula mais milhas.
Tia Zizinha ficaria louca com isso. Eu não teria paciência. Mas meu amigo até se diverte com essas manobras.
É isso. Para quem tem disposição, ter mais de um cartão pode ser vantajoso. Para quem não tem, melhor não mexer com isso. E para todo mundo, a recomendação é a mesma: disciplina!