O que você está procurando hoje?

ID Jovem: meia-entrada em eventos culturais e passagens!

Banner-Aluguel-mensal-carro--Movida

Você tem entre 15 e 29 anos e gosta de cinema, teatro e eventos esportivos? Quer descontos e gratuidade em viagens interestaduais? Tem renda familiar de até 2 salários mínimos, está inscrito no CadÚnico e não está aproveitando os benefícios da ID Jovem?

Então pare de perder tempo e conheça esse documento governamental que dá acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e gratuidade ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual.

O cadastro é simples e pode ser feito tanto no site, quanto no app e, para mais informações, continue a leitura!

ID Jovem: O que é?

A Identidade Jovem é um dos compromissos do governo federal para inclusão social dos jovens de baixa renda.

O objetivo é atingir um público de 14 milhões de pessoas fornecendo:

  • acesso a cinemas, teatros, shows e eventos artístico-culturais e esportivos com 50% de desconto;
  • duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional;
  • isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil.

Quem tem direito?

Para ter acesso ao benefício é preciso:

  • ser jovem com idade entre 15 e 29 anos;
  • ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

Vale ressaltar também que, embora as pessoas achem que estar estudando é um pré-requisito para ter acesso a ID Jovem, isso não é uma verdade. Não é necessário estar estudando para ter acesso a ID Jovem, basta seguir os demais pré-requisitos aqui listados.

Você é menor de idade e ainda não tem uma conta digital? Conheça agora a conta Mercado Pago para menor!

ID Jovem como funciona?

Nessa seção vamos entender com detalhes os benefícios da ID Jovem, tanto em passagens quanto em ingressos!

Passagem

Para usufruir das viagens gratuitas ou com 50% de desconto, você precisa solicitar um único bilhete de viagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha de serviço de transporte.

É preciso se atentar pois você não pode fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia ou mesmo destino.

Isso quer dizer que o documento é intransferível, logo, pode ser usado apenas por você. Assim, é possível que você compre mais de um bilhete para o mesmo dia (ida e volta, por exemplo), mas não é possível comprar duas passagens num mesmo horário ou para um mesmo destino em um só dia.

Ainda, é importante ressaltar que a cobrança de 50% do valor da passagem só é cobrada se outra pessoa com direito a gratuidade fazer a reserva do ônibus antes de você.

Para ficar mais claro, suponha que você e seu amigo tenham a ID Jovem. Assim, se forem os únicos do ônibus que possuírem o benefício, o primeiro que solicitar terá o bilhete de graça, e o segundo pagará metade do valor.

Meia entrada

O benefício pode ser utilizado em cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, que sejam promovidos por qualquer entidade e sejam feitos em estabelecimentos públicos ou particulares mediante cobrança de ingresso.

Para usufruir dos ingressos gratuitos ou com desconto basta que você se dirija a bilheteria do local e apresente seu ID Jovem, junto de um documento de identificação com foto, na hora de solicitar o seu ingresso.

Além disso, vale ressaltar que o benefício é pessoal e intransferível. Logo, a ID Jovem vale apenas para você, não sendo aceito que você compre mais ingressos pensando em beneficiar outras pessoas.

É importante ressaltar que, tanto no caso das passagens, quanto no caso dos ingressos, a solicitação de usar a ID Jovem deve ser feita de forma presencial. Ou seja, para evitar possíveis fraudes, não é possível realizar a solicitação através da internet.

Saiba como funciona empréstimo Caixa Tem!

 

ID Jovem como fazer?

O processo para ter acesso ao benefício ID Jovem acontece em duas etapas: cadastro e emissão. Veja:

ID Jovem cadastro

Em primeiro lugar, é preciso que o jovem procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para se cadastrar no Programa Identidade Jovem ou atualizar seus dados.

Documentos necessários:

  • documento de identificação com foto;
  • número de identificação social (NIS);

Além disso, pode ser que o CRAS solicite também comprovante de renda, comprovante de domicílio e possíveis documentos oficiais. 

Infelizmente, não achamos mais informações sobre esses possíveis documentos oficiais, mas, para evitar dor de cabeça, previna-se e leve também os comprovantes de renda e de domicílio.

ID Jovem emissão

Feito o cadastro, para gerar ID Jovem basta preencher as seguintes informações no aplicativo oficial ID Jovem 2.0, disponível para Android ou IOS, ou no site:

  • número de identificação social – NIS;
  • nome completo;
  • data de nascimento;
  • nome da mãe.

Pronto, feito isso, você terá acesso a sua ID Jovem. Lembrando que fica a sua escolha se você prefere imprimir o documento ou se prefere mantê-lo no celular em formato digital através do app.

ID Jovem renovar

O benefício tem prazo de validade de 180 dias, ou seja, 6 meses. Logo, passado esse tempo, você deve acessar o aplicativo para renovar sua ID Jovem.

Cartão de Todos: descubra se vale a pena esse cartão de descontos!

Resumindo a ID Jovem

Por fim, se você se encaixa nos pré-requisitos da ID Jovem que são, novamente:

  • ser jovem com idade entre 15 e 29 anos;
  • ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade, afinal, pegar um cineminha domingo à noite podendo pagar meia-entrada é muito bom, né?

Ainda, confira se sua inscrição no CadÚnico está em dia, até porque com o cadastro feito e atualizado você também pode aproveitar outros benefícios, como:

Você já tem a ID Jovem? Gosta do seu funcionamento? Então nos conte sua experiência ou deixe sua dúvida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *