O que você está procurando hoje?

5 cursos de finanças online para conhecer!

No texto de hoje vamos falar sobre um assunto que, além de estar em alta, é útil e importante para todos: educação financeira! Para isso, trouxemos aqui 5 opções de cursos de finanças que podem te ajudar em diferentes áreas da sua vida, desde sair das dívidas, até começar a investir. Para conhecê-los, portanto, é só continuar lendo o texto!

curso de finanças é um excelente passo para boa educação financeira

Conheça ótimas opções de cursos de finanças online!

 

Educação financeira no Brasil

No Brasil a educação financeira é extremamente deficiente, e prova disso é o resultado de uma pesquisa feita pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) que mostrou que quase metade da população entrevistada não faz um controle financeiro pessoal.

Em contrapartida, não é difícil enxergar a importância que um controle do orçamento tem na vida das pessoas, independentemente da idade ou classe social. 

Para quem tem um baixo orçamento o controle é essencial para evitar as dívidas (ou sair delas), e até mesmo conseguir poupar um pouco no final de cada mês, para, com o tempo, conseguir colocar em prática os seus sonhos e projetos.

Já entre as pessoas que têm um orçamento mais alto é ainda mais fácil perder o controle da situação financeira, gastar descontroladamente e, mesmo ganhando bem, nunca conseguir poupar dinheiro suficiente para uma compra mais cara, por não saberem como se organizar financeiramente.

Um dos caminhos para resolver essa situação é, portanto, fazer um curso de finanças online.

 

O que vai mudar na minha vida com um curso de finanças?

Um curso de finanças tem o objetivo de fornecer conhecimento o suficiente para que você possa mudar suas atitudes em relação ao seu dinheiro. Se você tem interesse em melhorar e não sabe por onde começar, ele pode ser um ótimo guia do caminho a ser seguido. Espera-se que você consiga, portanto:

  • Identificar quais são os seus comportamentos prejudiciais para a saúde financeira;
  • Fugir de juros elevados e tarifas indesejadas;
  • Limpar seu nome e não ser mais inadimplente;
  • Poupar dinheiro;
  • Começar a investir, para que seu dinheiro poupado renda;
  • Pensar em uma aposentadoria mais tranquila;
  • Pagar todas as suas contas e compromissos em dia (água, luz, telefone, parcelas de financiamentos…);
  • Conseguir fazer sobrar dinheiro para o seu bem estar e lazer!

Ou seja, tudo aquilo que te traz maior tranquilidade e conforto no presente e futuro, no que diz respeito ao seu dinheiro.

CONHECER CURSO AGORA!

 

Como escolher o curso de finanças ideal?

Sabemos que, para muitas pessoas, um curso sobre finanças é um divisor de águas na vida financeira, e, consequentemente, nas outras áreas da vida. Sendo assim, é preciso escolher o curso certo.

Nível de conhecimento

Observar seu nível de conhecimento é essencial antes de começar um curso de finanças. Caso você escolha um curso muito básico para os seus conhecimentos, a sensação vai ser de perda de tempo. Caso você escolha um mais avançado e não tenha preparo para tal, não vai ser fácil absorver tudo o que o curso proporciona.

Existem cursos voltados para aqueles que já têm um bom conhecimento e certo controle das suas finanças, mas desejam começar a investir. Há, ainda, os cursos para quem deseja expandir e aprofundar ainda mais seus conhecimentos em investimentos, que ensinam coisas mais complexas e específicas. 

Existem, ainda, os cursos que passam por todas as etapas de uma boa educação financeira, e, só então, abordam outros assuntos, como investimentos. Não é nada produtivo para uma pessoa que não sabe nem mesmo o básico se aventurar em um curso que não parte do início.

Modelo do curso

Muitas pessoas preferem cursos que ensinam de forma escrita. Outras preferem um estímulo visual, e um curso com vídeos seria o ideal para elas. Existem, ainda, cursos com aulas ao vivo, ministradas em um horário marcado, e esse pode ser um modelo inviável para quem tem uma agenda muito apertada.

Sendo assim, observe como o seu curso de gestão financeira será ministrado antes de adquiri-lo, para que você possa absorver ao máximo os conhecimentos presentes nele.

Acompanhamento profissional

Para algumas pessoas que optam por um curso que não tem aulas ao vivo o acompanhamento profissional é essencial. Sendo assim, busque saber se o curso escolhido possibilita que você tire dúvidas com um profissional ou não, se você considera essa possibilidade importante.

 

Opções de cursos de finanças

Agora que já passamos pelos passos importantes na hora de escolher um curso sobre finanças, vamos a algumas opções interessantes no mercado:

 

1) Jornada para o equilíbrio financeiro – Educando Seu Bolso

jornada para o equilíbrio financeiro

Jornada para o equilíbrio financeiro: curso de finanças.

O curso Jornada para o equilíbrio financeiro é voltado para todas as pessoas que desejam um bom curso de finanças pessoais, já que tem aulas e ensinamentos que partem de um nível básico antes de se aprofundar mais. 

Ele conta com 5 módulos que tratam sobre:

  • orçamento pessoal;
  • consumo consciente;
  • crédito;
  • dívidas;
  • poupança;
  • investimento.

Os módulos são apresentados tanto por meio de textos quanto por vídeos, e ao final de cada um é aplicada uma pequena prova que testa os conhecimentos adquiridos. Além disso, ele oferece uma planilha de orçamento pessoal e controle de gastos que você pode utilizar no seu dia a dia. 

Também, vale ressaltar que existe um acompanhamento exclusivo com o professor do curso, Ewerton Veloso. Ele é um dos fundadores do Educando Seu Bolso, trabalha no sistema financeiro há mais de 17 anos e é professor universitário. Ele oferece o acompanhamento a partir de lives ministradas quinzenalmente, para que você possa tirar possíveis dúvidas. 

Por fim, outra característica importante de ser citada é o preço do curso. 

Para saber mais informações sobre o curso é só clicar nesse link.

CONHECER CURSO AGORA!

 

2) Cursos de finanças da FGV

A FGV oferece vários cursos de finanças gratuitos em seu site, sobre diferentes temas dentro da área. Eles são, geralmente, mais direcionados a temas específicos.

Alguns exemplos são o curso sobre orçamento familiar, sobre investimento em diferentes níveis (que devem ser escolhidos de acordo com o conhecimento prévio do aluno), sobre planejamento de aposentadoria, sistema tributário e mais.

 

3) Cursos de finanças da B3 educação

Para quem deseja cursos mais específicos voltados para a área de investimentos, os da B3 Educação podem ser uma boa. Eles oferecem cursos direcionados apenas para renda fixa, apenas para renda variável, apenas para investimentos em commodities e mais. 

Sendo assim, se você busca se especializar em uma dessas áreas, pode ser interessante conferir as opções oferecidas por eles. 

 

4) Planejamento financeiro na prática – Mobills

Esse curso é ministrado pelo fundador de um dos aplicativos de planejamento financeiro mais bem avaliados do país (Mobills). Ele conta com dicas e ensinamentos sobre como poupar dinheiro, fazer um planejamento financeiro eficiente e mostra, também, como utilizar plataformas de controle de gastos. 

Ele, porém, não é gratuito. O investimento nesse curso online de finanças pessoais é de R$997 (no dia em que esse post está sendo escrito ele está na promoção, saindo por R$297).

 

5) Gestão de Finanças Pessoais – Banco Central

Por último, é interessante mencionar um dos cursos na área de finanças oferecidos pelo Banco Central. Ele é gratuito e oferece informações sobre orçamento familiar, crédito, endividamento, poupança etc. 

O aluno não tem acesso a tirar dúvidas diretamente com quem ministra o curso, mas existe um fórum no ambiente do curso onde é possível compartilhar suas dúvidas e sugestões.

 

Vale mesmo a pena investir em um curso de finanças?

Como podemos concluir a partir desse texto, vale, sim! O tempo e o dinheiro investidos em adquirir conhecimento na área financeira certamente trazem retornos para todos aqueles que aplicarem o que foi aprendido.

Além disso, cuidar das suas finanças é algo importante em qualquer momento da vida: nunca é tarde demais ou cedo demais para começar. Se você ainda é novo, pode ter grandes projetos e sonhos realizados a partir de uma boa educação financeira iniciada cedo.

Se já está mais velho, ainda é tempo de conseguir obter a tranquilidade financeira que você sempre sonhou, administrar melhor seus recursos da aposentadoria ou se planejar corretamente para viagens e outros gastos.

Ou seja: educação financeira é para todos! Não perca essa oportunidade de investir na sua qualidade de vida!

E, melhor ainda, com quem entende do assunto, como o Educando seu Bolso!

CONHECER CURSO AGORA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *