Melhor Plano de Telefonia e Internet: como escolher? Descubra!

Você sabe como escolher o melhor plano de internet e telefonia? Além do custo, existem outros critérios essenciais que você deve considerar. Dessa forma, você para de perder dinheiro com contração desses serviços e ainda reduz a “dor de cabeça” de ficar horas no telefone com a operadora.

Para te ajudar nisso, o Educando seu Bolso teve um bate-papo com quem mais entende do assunto: o Melhor Plano! Trata-se de uma empresa referência no mercado na área de comparadores de serviços de assinatura domésticos, como internet e telefonia. O Melhor Plano tem como missão ajudar as pessoas a organizarem as contas da casa.

A empresa possui ferramentas que comparam diversos serviços de telecomunicações disponíveis na sua região: planos de celular, internet banda larga, TV por assinatura, telefone fixo e combos. (Mais ou menos como o Educando seu Bolso, que ajuda milhares de brasileiros a compararem empréstimos, maquininhas de cartão, contas digitais). Então, para entender tudo o que você precisa saber e descobrir como economizar muito, leia este texto até o final. E mais! Confira o podcast que acompanha este texto para ouvir o bate-papo na íntegra!

 

Como a pandemia do Coronavírus e a crise econômica brasileira têm afetado o interesse dos brasileiros por planos de internet e telefonia?

Com tantas pessoas em casa, é normal que a população se preocupe mais com a qualidade da internet de sua residência. Afinal, são muitas pessoas trabalhando em home office, filhos que têm aulas à distância. Ou, até mesmo, há o aumento do interesse por assistir a filmes e séries em plataformas de streaming, como Netflix.

Segundo o Melhor Plano, inicialmente, pelo momento de insegurança da crise, houve redução na demanda por plano de internet e telefonia. Isto é, como a população não sabia se sua renda seria afetada, preferiu adiar um pouco esse consumo.

Entretanto, com o início da quarentena, ocorreu aumento na busca por bons planos. Afinal, o consumo das redes domésticas teve crescimento. De acordo com estudo do Melhor Plano, o aumento pela procura de planos de internet aumentou 11% nas duas primeiras semanas da quarentena.

Já para planos de celular, houve queda na procura em cerca de 20% nas primeiras semanas de abril. Ou seja, a população parece estar mais preocupada com as redes fixas e menos com as redes móveis de conexão neste momento.

 

Crescimento também na busca por provedores regionais de rede…

Outro número que teve crescimento foi o de busca por provedores regionais de internet e telefonia. Isto é, empresas que atendem apenas algumas regiões do país — diferentemente de Vivo, Oi, Claro e Tim. De fato, houve aumento de mais 42% na procura por essas empresas.

Segundo o Melhor Plano, isso tem uma explicação: com maior uso das redes domésticas, foi percebido um crescimento no número de pessoas testando a velocidade de suas conexões em mais de 44%. Mostrando, assim, que a população está mais incomodada com a qualidade de sua internet.

Deseja também testar a velocidade da sua internet? Então acesse a ferramente da Minha Conexão, parceira do Melhor Plano. E descubra gratuitamente!

dados coletados melhor plano sobre busca de planos de internet e telefonia durante a crise pandêmica do coronavírus

 

O que é possível dizer das pessoas que estão buscando novos planos?

As pessoas parecem estar refletindo mais sobre o que contrataram. Seja por qualidade, valor do serviço. Ou, até mesmo, pela pressão orçamentária. Afinal, grande parte da população teve queda de receita, salário, faturamento durante a crise… Então, houve necessidade de revisar custos: repensar a escolha de plano que fizemos há 2-5 anos. Que hoje, pode não ser a mais coerente, nem a mais barata.

Semelhante aos serviços financeiros (financiamentos, empréstimos), no mercado de planos de internet e telefonia também há “aprisionamento do usuário” nas escolhas passadas. Isto é, há dificuldade do consumidor em trocar de um produto para outro. O que acontece tanto pela dificuldade de se comparar serviços, quanto por burocracia grande, atendimentos demorados. Você, provavelmente, já passou horas no telefone tentando entrar em contato com a sua operadora algum dia, não é mesmo?

Apesar da dificuldade, segundo o Melhor Plano, existem dois tipos de clientes na busca por novos planos: (a) aquelas pessoas procurando mais qualidade (aumentar velocidade, internet mais estável) ou (b) por menor preço. E, neste momento de crise, há os dois tipos.

De acordo com a empresa, existem as pessoas buscando trabalhar melhor de casa. Essas se enquadram mais nesse primeiro grupo. E quem passa por incerteza em relação ao momento: perderam o emprego, tiveram receita reduzida… Esses passam a fazer as escolhas mais pelo valor. O ponto é: todo mundo deveria ir atrás dos dois. Ter tanto um produto de qualidade, quanto um bom preço.

 

Mas então, como escolher o melhor plano?

DICA DO MELHOR PLANO: em primeiro lugar, todo ano você deveria verificar as contas e planos que assina. Seja de telefonia, algum clube de assinatura. É difícil lidar com operadora, isso é um fato. E é de interesse delas que seja trabalhoso, justamente para que seja difícil que pessoas revisem seus planos. Dessa forma, os usuários acabam deixando de lado a oportunidade de obterem serviços com melhores custos-benefícios.

Mas o Melhor Plano dá mais do que a dica. Ele oferece os meios pelos quais a pessoa consegue utilizar o conselho, comparando as principais empresas do mercado. Vivo, Tim… e também os provedores regionais. Conheça o simulador de planos de telefonia e internet do Melhor Plano gratuitamente.

 

Como funciona a ferramenta do Melhor Plano?

Fazendo um paralelo, vamos pensar em viagens. Hoje, é muito comum que pessoas pesquisem diferentes hotéis, em diversos sites, antes de escolherem um. A mesma coisa deveria acontecer para empresas de telefonia. Em viagens há ferramentas gratuitas que te ajudam a encontrar a melhor opção para você. O Melhor Plano faz a mesma coisa para telefonia. A empresa é especialista no assunto, com tecnologia robusta para fazer esse trabalho.

O Melhor Plano tem esse nome porque te ajuda a encontrar o melhor plano para você: seja de internet, celular, TV, combos — com tecnologia robusta e time especializado. No site há todas as informações possíveis para que a pessoa possa tomar a melhor decisão: preço, velocidade, benefícios. De forma simples, assim, o usuário pode comparar as opções.

E o Educando seu Bolso é especialista em serviços e produtos financeiros. Conheça nossos comparadores de maquininha de cartão, empréstimo e outros.

exemplo de uma comparação no melhor plano

Exemplo de simulação de rede de internet no Melhor Plano.

 

Considere contratar um provedor regional!

Outra dica que o Melhor Plano nos contou foi: conheça os provedores regionais. Muitas vezes, as pessoas sequer sabem quais são as pequenas empresas de internet de suas regiões. Ficando, assim, aprisionadas às grandes companhias de telefonia.

Seja por preconceito ou por falta de conhecimento, essa é uma situação que não deveria acontecer. Existem excelentes opções de provedores regionais com baixo custo e serviço melhor do que de grandes operadoras (e o comparador do Melhor Plano considera todos esses pontos na hora de rankear as opções).

Em uma simulação, o usuário preenche seu CEP. Assim, são apresentados todos os planos disponíveis na região dele. Tanto Oi, Vivo, Claro, quanto os mais de 300 provedores regionais. Dessa forma, você passa não só a comparar, mas também conhece novas ofertas disponíveis.

 

Como comparar uma diversidade de planos “incomparáveis”? Isto é, com recursos e formas de cobrança diferentes?

Não é novidade que o mercado de telefonia não é muito transparente. Por isso, sites como o Melhor Plano vêm para tentar clarificar para os consumidores um pouco sobre essa área.

Alguns exemplos de situações que confundem o consumidor são:

  • preços mais baratos apenas nos primeiros meses, e que depois aumentam;
  • taxa de fidelidade;
  • taxa de instalação;
  • multa por cancelamento.

Valores que variam de uma empresa para outra e que tornam complexa a tarefa de comparar os produtos. O Melhor Plano informou que fez um estudo profundo para entender a forma de cobrança de todas as empresas e deixar transparente para o usuário. É um desafio, mas tem funcionado!

E uma dica boa: para evitar casos de “mensalidade de R$99,00”, mas que vem atrelada a outros custos, o Melhor Plano oferece um somatório anual de todos os custos que você teria com o plano. Dessa forma, consegue ver não só a mensalidade, mas custos de instalação, preços que sobem após três meses de uso, entre outros detalhes.

 

E em relação a questões que não são custos? Como o Melhor Plano compara esses critérios?

O Melhor Plano compara três principais fatores além de preços, que são: (1) velocidade da conexão, (2) maior satisfação do cliente e (3) melhor provedor, que é a soma das duas categorias.

 

Conclusão: como escolher o melhor plano de internet e telefonia?

Portanto, fica claro como é importante comparar todas as opções do mercado para descobrir a mais adequada para você. E, também, revisar todos os anos os planos que você tem. Quem sabe não surgiu uma nova opção que tem oferecido um excelente serviço a custo mais baixo?

Além disso, é preciso levar esse cuidado aos seus serviços financeiros. No Educando seu Bolso você consegue descobrir se a máquina de cartão que contratou para o seu negócio é a ideal e mais barata. Ou, então, se você poderia conseguir crédito mais barato. Iniciativas como essas te ajudam a economizar todos os meses centenas de Reais.

Se gostou desse conteúdo, comente aí embaixo sua experiência com redes de telecomunicações e economia. Um abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *