Tem maquininha? Veja 5 dicas exclusivas sobre bandeira de cartão!

Visa, MasterCard, Elo… Nem todo mundo entende a verdadeira função de uma bandeira de cartão de crédito e débito. Porém, essa intermediária de compra e venda desempenha um papel fundamental nas transações.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), no ano de 2019 foram transacionados mais de R$ 1,84 Trilhão com vendas nos cartões de crédito e débito em todo o Brasil.

Portanto, saber o que são e como funcionam as bandeiras é essencial para quem tem o cartão e para quem tem uma maquininha. Neste texto, focaremos em dicas para o vendedor aceitar as bandeiras certas em seu estabelecimento.

 

O que são bandeiras de cartão?

Master, Visa, Elo, Cabal e Diners são nomes que você certamente já viu nos cartões de crédito. Essas marcas são empresas que intermedeiam a transação do cartão de crédito ou débito com a maquininha. Mas também pode ser com outras formas de check-out, como vendas online, QR Code.

bandeiras de cartão visa, mastercard, maestro, elo, american express, hipercard, diners club international e alelo. logo do educando seu bolso na parte inferior

Bandeiras são empresas que intermedeiam as vendas com cartões.

A operação funciona da seguinte forma:

  1. a adquirente (também conhecida como operadora, é a empresa de maquininha, como PagSeguro, SumUp) envia à bandeira a informação da venda;
  2. a bandeira checa o limite do cartão do cliente com o emissor do cartão (administradora do cartão), que geralmente é o banco do usuário;
  3. se tudo estiver certo, a transação é realizada.

Em outras palavras, as bandeiras são a ponte entre o cliente e seu cartão com a máquina de cartão.

Além disso, essas marcas regulam o mercado de cartões. Pois são elas as responsáveis por fazer a padronização da forma de processar cartões das operadoras (adquirentes).

Encontre a melhor máquina de cartão

 

Quais são as principais bandeiras de cartão?

Atualmente, no Brasil, as bandeiras de cartão de crédito e débito mais encontradas são:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • Elo,
  • Hipercard;
  • Diners;
  • American Express.

Algumas têm atuação internacional, outras somente no Brasil. Segundo o E-commerce Brasil, esses rótulos representam cerca de 98% dos cartões em circulação do país.

Dessa forma, ao falar “principais bandeiras” nos referimos às mais comuns, com maior número de usuários.

Qual a melhor bandeira de cartão?

Essa pergunta é difícil de responder. Isso depende do que você procura e quais são suas prioridades. Mas podemos falar sobre quais bandeiras de cartão de crédito e débito são mais importantes. Aquelas que você não pode deixar de aceitar são MasterCard/Maestro, Visa e Elo.

Até pouco tempo atrás, talvez somente Visa e Master fossem suficientes. Em 2018, por exemplo, essas duas marcas detinham mais de 90% do mercado.

Porém, Elo vem crescendo muito. No ano de 2020, a bandeira sozinha corresponde a cerca de 14% dos cartões em circulação.

Portanto, não é recomendada uma maquininha que aceite menos do que essas três. Veja abaixo uma lista das melhores máquinas de cartão do mercado, e que aceitam as principais bandeiras de cartão:

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

PosiçãoMaquininhaSaiba Mais
1Moderninha Pro
Moderninha Pro67% OFF
67% OFF
2SumUp ON
SumUp ON5% OFF
5% OFF
3Minizinha Chip 2
Minizinha Chip 255% OFF
55% OFF
4Cielo Flash | Compra
Cielo Flash | Compra
5C6 Pay Essencial
C6 Pay Essencial100% OFF
100% OFF
6AQPay Mega
AQPay MegaCupom de desconto:
EDUCANDOSEUBOLSO
EDUCANDOSEUBOLSO
7SumUp TOTAL
SumUp TOTAL5% OFF
5% OFF
8Point Pro
Point Pro58% OFF
58% OFF
9Stone S920 Smart
Stone S920 Smart
10Izettle Maquinão
Izettle Maquinão34% OFF
34% OFF

De fato, PagSeguro aceita pelo menos 13 bandeiras, C6Pay recebe mais de 15, AqPago recebe 9 e SumUp, pelo menos 5. São opções de maquinetas que te deixam seguro, sabendo que não ficará na mão na hora de aceitar o cartão.

 

Conciliação bancária 

Manter uma boa gestão das suas contas é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, é importante checar se o que está caindo na sua conta é o que você espera receber das empresas de maquininhas de cartões. Informações conciliadas significam que você está a par de todos os lançamentos financeiros. A Confere Cartões, oferece esse serviço de conciliação. Conciliação bancária pode ajudar negócios de todos os tamanhos! 

Quero fazer conciliação bancária!

5 dicas (que ninguém te conta) sobre bandeira de cartão!

Veja 5 informações essenciais que nem todos os lojistas sabem sobre a bandeira de cartão de suas maquininhas. Afinal, muitas dessas dicas não são amplamente divulgadas. Porém, conhecê-las pode te livrar de muitas dores de cabeça!

 

1. Nem toda bandeira vem automaticamente habilitada

Na verdade, a maior parte das bandeiras de cartão vem desabilitada na sua maquininha. Sabe aquelas máquinas de cartão que aceitam um grande leque de bandeiras? É o caso da Cielo, Getnet, Rede…

Essas empresas oferecem maquininhas que aceitam todas ou quase todas as bandeiras do mercado. Porém, só as principais vêm habilitadas, como bandeiras MasterCard, Visa, Elo, Amex, Diners, Hipercard.

Pois é! A maior parte você precisa habilitar individualmente. Dessa forma, é preciso entrar em contato com A BANDEIRA, preencher um formulário fazendo a solicitação, discutir as taxas…

Se você for aprovado, aí sim, poderá receber aquela bandeira de cartão em sua maquininha. Além disso, é comum que prazos de recebimento não sejam os mesmos das bandeiras principais.

Escolher a maquininha que aceita as melhores bandeiras de cartão de crédito e débito é só o primeiro passo. Confira o passo a passo completo para escolher a melhor maquineta de cartão.

 

2. Vale-refeição e voucher: todo mundo pode receber?

As bandeiras de vale-refeição, vale-alimentação, vale-cultura etc. não vêm automaticamente habilitadas na sua maquininha. É preciso entrar em contato com as respectivas empresas e fazer o cadastro.

Alguns exemplos de bandeiras de vouchers são:

  • Alelo;
  • Sodexo;
  • VR;
  • Ticket.
voucher

Descubra quais maquininhas aceitam voucher com o Educando seu Bolso.

Encontre a melhor máquina de cartão

Além disso, elas não podem ser aceitas por todos. É preciso atender a alguns pré-requisitos, quais sejam:

  1. sua máquina de cartão precisa ser cadastrada em nome de PESSOA JURÍDICA. Ou seja, quem tem uma maquininha em nome de pessoa física não está apto a receber essas bandeiras.
  2. Ainda, seu cadastro de PJ precisa estar enquadrado em um dos ramos de atividades do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que podem receber voucher.
  3. Também, a categoria do cartão precisa coincidir com a do seu estabelecimento. Por exemplo, apenas restaurantes podem receber vale-refeição, apenas postos de gasolina podem receber vale-combustível.
  4. E, claro, além do cadastro estar apto, você precisa já ter ativado a bandeira.

Ainda, é preciso saber que você estará sujeito à avaliação da bandeira de voucher. Assim, é possível que você não seja aceito se tem um baixo fluxo de transações, por exemplo.

 

3. Bandeiras regionais: como funcionam e como habilitar?

Bandeiras regionais nada mais são do que bandeiras muito comuns em uma região do país. Em geral, surgem devido a algum banco ou instituição financeira que tem atuação forte na região.

Essas bandeiras de cartão de crédito e débito não vêm automaticamente habilitadas. Dessa forma, é preciso fazer a solicitação individualizada nos sites das empresas.

logo das bandeiras de cartão banricompras, banescard, dacasa, banese, cabal, sorocred, credz, senff

Esteja atento às bandeiras mais comuns no seu estado.

Os requisitos exigidos pelas bandeiras regionais variam. Algumas podem ser habilitadas por pessoas físicas ou jurídicas, outras apenas por empresas. Assim, é preciso conferir caso a caso.

Além disso, é preciso ficar de olho para conferir a demanda por uma maquininha que aceite essas bandeiras. Confira algumas das principais bandeiras regionais:

  • Banricard/Banricompras: Rio Grande do Sul
  • Cabal: Brasília
  • Sorocred: São Paulo
  • Senff: Paraná
  • Banescard: Espírito Santo.

 

4. O que acontece se eu passar uma bandeira de cartão que minha maquininha não aceita?

O cartão do cliente é recusado! Isso pode acontecer em dois casos:

  • se sua maquininha realmente não aceita aquela bandeira;
  • se sua máquina de cartão até aceita a bandeira, mas ela não está habilitada.

Descubra qual máquina de cartão aceita cada bandeira utilizando nosso Simulador de Máquinas de Cartão gratuito.

 

5. O que fazer se o cliente tem uma bandeira de cartões que minha maquininha não aceita?

Pode ser um grande constrangimento ter a compra ou venda recusada na hora do pagamento, tanto para o cliente quanto para o lojista. Porém, é hora de manter a calma e tentar resolver a situação da melhor forma.

Em primeiro lugar, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é importante deixar a informação sobre as bandeiras que sua máquina de cartão aceita em um local bem visível. Isso já evita que o problema ocorra.

um vendedor segura uma máquina de cartão e um cliente faz a compra por aproximação segurando um cartão de crédito

Grande parte das bandeiras de cartão é preciso que você habilite individualmente.

No entanto, existem outras soluções para evitar ou contornar esse problema. Perder a venda é a última opção!

 

Mais dicas importantes para o seu negócio…

Agora que você já entendeu tudo sobre bandeiras de cartão de crédito e débito, é hora de seguir dando bons passos para mais crescimento do seu negócio. Pois, o Educando seu Bolso fornece justamente soluções para auxiliar pequenos e microempreendedores.

Encontre a melhor máquina de cartão

Além disso, no nosso blog você encontra o melhor empréstimo, conta digital, financiamento… E mais centenas de conteúdos de finanças pessoais e empresariais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *