O que você está procurando hoje?

O Gerente responde: Monetus

Nossa avaliação do produto:

4.60 / 5
Banner_afiliado_XP

Recebemos uma mensagem de um leitor, falando sobre o início de sua experiência com nosso parceiro Monetus. Ele faz várias ótimas perguntas e nos ajuda a explicar melhor sobre essa opção de investimentos.

Tenho acompanhado o blog de vocês, e tenho gostado bastante. Recebi um convite seu para investir com a Monetus. Fiquei interessado. Até já abri uma conta lá, mas ainda não fiz nenhum investimento. Sou avesso a riscos e perdas, e ainda muito preso aos bancos tradicionais (aqueles com agências, nomes conhecidos, etc.). Li tudo no site da Monetus, e me pareceu relativamente simples aplicar. Me detive especialmente nas questões de onde meu dinheiro fica (entendi que não fica na Monetus, mas sim na corretora Amaril Franklin). Lá diz que meu capital estará protegido pelo FGC, visto que as aplicações estarão em meu nome. Mas, gostaria de sua ajuda ainda nesta questão:

1 – Você investe com a Monetus? Se investe, qual tem sido a sua experiência? Tem valido a pena? 2 – No site deles diz que eles abrem uma conta em nosso nome na corretora Amaril. Nós temos acesso à essa conta? 3 – E a declaração do IR? É simples de fazer com as informações que eles passam? (Não quero simplificar uma coisa e complicar outra. Meu IR eu mesmo que faço…) Minha experiência de investimento é muito limitada: apenas poupança, plano de previdência privada, fundo de ações da Petrobrás, e mais recentemente LCA. Tudo sempre em bancos tradicionais. Agradeço antecipadamente, e aguardo um retorno. Em outra oportunidade, gostaria de suas dicas sobre como avaliar e melhorar as aplicações que tenho hoje.

Alexandre, leitor do Educando Seu Bolso

Olá Alexandre,

Em primeiro lugar me permita lhe dizer: “Que prazer em receber sua mensagem!”. Não só porque você tem acompanhado e gostado do blog, mas principalmente pelo zelo que você demonstra na sua tomada de decisões financeiras. Ah, se todos fossem assim…

Bom, suas dúvidas são extremamente pertinentes e relativamente comuns. Por exemplo, eu me fiz todas estas perguntas que você está se fazendo para poder ter tranquilidade de associar o nome do Educando Seu Bolso ao da Monetus. Por isto, vou tentar respondê-las com carinho.

Vamos lá: Suas perguntas em negrito e minhas respostas logo abaixo de cada uma.

 

Me detive especialmente nas questões de onde meu dinheiro fica (entendi que não fica na Monetus, mas sim na corretora Amaril Franklin).

Sim, seu dinheiro não passa pela Monetus e fica em uma conta sua aberta em uma corretora de valores que atualmente é a Amaril Franklin.

 

Lá diz que meu capital estará protegido pelo FGC, visto que as aplicações estarão em meu nome.

Pra ser completamente correto eles deveriam dizer que todas as aplicações em renda fixa que eles têm feito para os clientes estão protegidas pelo FGC, pois em alguns casos, eles tem alocado parte dos recursos dos clientes em um fundo de ações, que não conta com esta proteção. Vale ressaltar que a alocação em ações depende das respostas dadas ao questionário de perfil de risco do cliente, no momento do cadastro, ou posteriomente no painel de controle.

 

Você investe com a Monetus?

Sim. Já desde o início de março tenho feito investimentos com eles. Justamente para testar o lado operacional e ter mais tranquilidade de referi-los aos leitores do Educando, como você.

 

Se investe, qual tem sido a sua experiência?

Tem sido positiva, até pelo tanto que temos sido ouvidos. Como usuários (há outros do Educando que têm investimentos com eles) temos oferecido sugestões de melhoria, que tem sido acolhidas. Exemplos foram sugestões de separação da rentabilidade das carteiras de renda fixa e variável e a visualização gráfica dos retornos dos investimentos na Monetus comparativamente a referenciais clássicos de mercado, como o Tesouro Selic e a Poupança.

 

Tem valido a pena?

Sim. Até o momento as taxas que eles conseguiram foram muito competitivas. Na maioria das vezes, inclusive, superiores às de corretoras maiores e mais conhecidas, como XP, Easynvest, etc… Meu rendimento acumulado nestes 4 meses na carteira de renda fixa é de 4,14% ou 17,31% acima do Tesouro Selic. Se considerarmos os 10% que tenho em renda variável, o rendimento acumulado no mesmo período vai a 4,86%, superior em 37,50% ao mesmo Tesouro Selic, apesar de achar a comparação questionável, tendo em vista níveis de risco diferentes (veja anexas cópias de tela dos gráficos de rentabilidade renda fixa e carteira total).

Monetus Renda Fixa

Rendimento da Monetus em Renda Fixa.

Monetus - Geral

Rendimento da Monetus – Geral

No site deles diz que eles abrem uma conta em nosso nome na corretora Amaril. Nós temos acesso à essa conta?

Todo o acesso para realização das aplicações e resgates ocorre por meio do site da Monetus. Mas regularmente a corretora envia extrato das suas aplicações por e-mail. Além disso, você pode confirmar suas posições através do Cetip | Certifica que é uma certificação que comprova o registro, na Cetip, da aplicação do cliente, identificando o CPF ou CNPJ (se for empresa) em determinados investimentos.

 

E a declaração do IR? É simples de fazer com as informações que eles passam? (Não quero simplificar uma coisa e complicar outra. Meu IR eu mesmo que faço…)

Entendo sua preocupação, inclusive eu também faço a minha e de terceiros. Bom, ainda não tive que usar o demonstrativo deles para fazer a DIRPF, mas em um live disponível no canal da Monetus no Facebook, o @DanielFCalonge – CEO da Monetus – respondeu a dúvida similar à sua dizendo que o demonstrativo para fins de IR deles não será muito diferente do que recebemos dos bancos. Sinceramente, não imagino dificuldade nisto.

 

Minha experiência de investimento é muito limitada: apenas poupança, plano de previdência privada, fundo de ações da Petrobrás, a mais recentemente LCA. Tudo sempre em bancos tradicionais.

Bom, pelas aplicações que você relata ter, acho que podemos dizer que você não é mais faixa branca, né?! Rs

Sobre estar aprisionado aos bancos tradicionais, isto é muito normal. Eu mesmo ainda não me libertei deles completamente. É um processo, até porque, às vezes, quando a gente sai e vai para uma instituição não bancária independente, eles vêm e a compram, como foi o caso da Ágora ou da XP.

 

Em outra oportunidade, gostaria de suas dicas sobre como avaliar e melhorar as aplicações que tenho hoje

Claro, a princípio posso te indicar os nossos podcasts e posts sobre previdência privada, onde você verá que deve ficar de olho nos custos associados ao seu plano de previdência e que, dependendo da situação de IR, pode não ser vantajoso ter este tipo de aplicação. Sobre as LCAs, não tenho muito mais a dizer além de que as taxas que têm sido oferecidas aos clientes de alta renda dos bancos tradicionais são inferiores às das plataformas ou gestoras independentes, como é o caso da Monetus. Sobre fundos de ações, o ideal é diversificar para não ficar exposto ao risco de apenas um empresa, como no caso do seu fundo. É isso que Monetus faz por meio de um fundo de ações bem diversificado, que inclusive não cobra nenhuma taxa de administração.

De qualquer forma, fique à vontade para sugerir outros temas que deseja que tratemos e incluiremos na nossa agenda com prazer.

No mais, aproveito a oportunidade para pedir que nos ajude a divulgar o Educando Seu Bolso, já que como uma iniciativa pequena e independente, dependemos muito do boca a boca para levar a boa informação financeira ao máximo de pessoas possível.

Grande abraço, obrigado pela confiança e vamos fazer o dinheiro crescer!

 

PS. O fundo de ações da Monetus tem hoje R$ 3,5 milhões sob gestão.

Segurança
Rentabilidade
Atendimento
Facilidade de Uso
Custo do Serviço
Nossa avaliação

20 comentários

  • Olá, Frederico. Muito esclarecedor o seu post. Também já abri minha conta na Monetus, e apliquei uma pequena quantia para ver como funciona. Você disse que tem seu dinheiro aplicado com eles, mas não todo, pois é sempre bom diversificar os investimentos. Ainda sou faixa branca nessa seara, logo vi com bons olhos investir com a Monetus. Porém, tenho receio de investir uma soma elevada exclusivamente com a Monetus, haja vista o princípio basilar da diversificação dos investimentos. Deste modo, qual dica me daria para diversificar meus investimentos, considerando que tenho uma pouca bagagem neste ramo?

    Responder
    • Boa tarde Maico, obrigado por sua dúvida e parabéns pelo interesse em melhor se informar para a gestão das suas finanças.

      Veja, tenho 15% do meu dinheiro com a Monetus e estou diversificado como você disse.

      Até reli o post para ver se eu tinha escrito mesmo que eu tenho “meu dinheiro” com eles e ainda bem que não escrevi assim. Teria dado a entender que era tudo, quando não é todo não, você tem razão.

      Acho que o nosso simulador de investimentos pode te sugerir outras opções de investimentos mais vantajosas do que as oferecidas pelo seu banco, não? Além dos corretoras e bancos digitais lá listados, tem também os outros “robôs de investimento”. Já testou: Warren, Magnetis, Verios?

      Grande abraço,

      Fred.

      Responder
  • OLA FREDERICO
    SOU JUNIOR , TENHO VISTO QUE VC TEM ESCLARECIDO VARIAS DUVIDAS !

    EU ESTOU PESQUISANDO A RESPEITO DA MONETUS.

    GOSTARIA DE UMA DICA DE QUAL VALOR INICIA , COMO ESTOU ENTRANDO AGORA NESSE MERCADO DE INVESTIMERNTO.
    ESTOU EM BUSCA DE AUMENTAR MINHA RENDA MENSAL, QUAL DICA VC DARIA REFERENTE A MONETUS.

    OBRIGADO FORTE ABRAÇO!

    Responder
    • Boa tarde Júnior.

      Veja, eu tenho aplicação com eles desde março de 2017 – ocasião em que escrevi este post aqui. De lá pra cá, alguma coisas mudaram para melhor (segurança do Cetip Certifica) e para pior (rentabilidade da Renda Fixa com o FIRF Monetus). Em função disto, escrevi outro aqui: https://educandoseubolso.blog.br/2018/02/22/robos-em-busca-dos-melhores-investimentos/

      Ainda assim acho que pode valer a pena, especialmente para quem está nas mãos dos bancões, que tem pago muito pouco pelas nossas aplicações. Já se você sabe e quer gastar tempo abrindo conta em corretoras e escolhendo os títulos que pagam mais, verá em https://educandoseubolso.blog.br/simuladores/simulador-de-investimentos/, que a Monetus já não ganha em taxas de renda fixa.

      Eles tem um FIA (Fundo de Investimentos em Ações) também que é dos mais baratos que conheço. Infelizmente a Bolsa nos últimos meses não tem sido uma boa aplicação…

      Por fim, se você ainda tem dúvidas, comece com um valor mais baixo, teste, faça retirada, mude o plano, realoque investimentos, etc… Até ganhar mais confiança, a ponto de poder aumentar o volume com eles. Que tal?

      Abraço.

      Responder
  • Bem interessante o post, estou em dúvida entre a Monetus e Warren, mas até o momento estou mais inclinado pela Monetus, parece ter um perfil mais agressivo com mais investimento em ações.

    Responder
    • Bom dia Sérgio. Sobre a Warren, infelizmente não podemos falar muito. Ainda não a avaliamos direitinho.

      Podemos sim relatar nossa experiência com a Monetus, pois temos aplicações com eles, que aliás, tem ido muito bem obrigado. Mas, mais do que isto, gostaria de ressaltar a filosofia de trabalho e os princípios que tem norteado as decisões por lá: Louváveis, o que considero raro no sistema financeiro hoje em dia.

      Ou seja, quase um ano depois, eles cresceram bastante, enfrentaram e tem resolvido problemas operacionais e continuam entregando boa performance, especialmente na renda variável, como você bem notou. Por isso continuam merecendo nossa confiança, além de uma parte do nosso dinheiro =)

      Grande abraço,

      Frederico

      Responder
  • Parabéns pelo site e iniciativa, cheguei até aqui através de dúvidas sobre a Monetus. Nunca fiz investimentos estou pesquisando e acredita ser um bom negócio entrando de cara na Monetus, forte abraço.

    Responder
    • Boa noite Fábio.
      Que bom que gostou. Espero que possa nos ajudar a divulgar o trabalho.
      Sobre a Monetus, posso lhe dizer que desde que escrevi o post aqui, aumentei o valor que tenho aplicado com eles. Ah e que também tem rendido bem, especialmente por causa das ações. Do lado negativo houve aumento da taxa de administração deles: clientes antigos pagam 0,45%a.a. e novos 0,60%.
      Grande abraço.

      Responder
  • Eu tenho uma dúvida,o que eu tenho que fazer agora, já segui todos os passos para abrir uma conta na monetus, depois do convite e claro, depois pediram para que eu consertasse o endereço,fiz de acordo com o que me pediram,o que eu faço agora, tenho que aguardar ou como saber se foi aprovado meu cadastro, estou ansioso para investir?!

    Responder
  • Frederico, parabéns pela postagem e clareza. Leio muitos artigos financeiros e raramente me identifico com textos e retornos dados ao cliente com esta clareza e atenção toda que vc prestou ao seu leitor. Parabéns!
    Forte abraço.

    Responder
    • Fico muito feliz Douglas. Muito feliz mesmo!
      O objetivo é exatamente este, dar atenção a cada dúvida e esclarecer um pouco deste emaranhado de siglas e números inacessíveis a tantos.
      Grande abraço, ah, e podendo, peço que nos ajude a divulgar o trabalho!
      Abração.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *