Icatu Seguros
O Gerente responde: Monetus

O Gerente responde: Monetus

Recebemos uma mensagem de um leitor, falando sobre o início de sua experiência com nosso parceiro Monetus. Ele faz várias ótimas perguntas e nos ajuda a explicar melhor sobre essa opção de investimentos.

Tenho acompanhado o blog de vocês, e tenho gostado bastante. Recebi um convite seu para investir com a Monetus. Fiquei interessado. Até já abri uma conta lá, mas ainda não fiz nenhum investimento. Sou avesso a riscos e perdas, e ainda muito preso aos bancos tradicionais (aqueles com agências, nomes conhecidos, etc.). Li tudo no site da Monetus, e me pareceu relativamente simples aplicar. Me detive especialmente nas questões de onde meu dinheiro fica (entendi que não fica na Monetus, mas sim na corretora Amaril Franklin). Lá diz que meu capital estará protegido pelo FGC, visto que as aplicações estarão em meu nome. Mas, gostaria de sua ajuda ainda nesta questão:

1 – Você investe com a Monetus? Se investe, qual tem sido a sua experiência? Tem valido a pena? 2 – No site deles diz que eles abrem uma conta em nosso nome na corretora Amaril. Nós temos acesso à essa conta? 3 – E a declaração do IR? É simples de fazer com as informações que eles passam? (Não quero simplificar uma coisa e complicar outra. Meu IR eu mesmo que faço…) Minha experiência de investimento é muito limitada: apenas poupança, plano de previdência privada, fundo de ações da Petrobrás, e mais recentemente LCA. Tudo sempre em bancos tradicionais. Agradeço antecipadamente, e aguardo um retorno. Em outra oportunidade, gostaria de suas dicas sobre como avaliar e melhorar as aplicações que tenho hoje.

Alexandre, leitor do Educando Seu Bolso

Olá Alexandre,

Em primeiro lugar me permita lhe dizer: “Que prazer em receber sua mensagem!”. Não só porque você tem acompanhado e gostado do blog, mas principalmente pelo zelo que você demonstra na sua tomada de decisões financeiras. Ah, se todos fossem assim…

Bom, suas dúvidas são extremamente pertinentes e relativamente comuns. Por exemplo, eu me fiz todas estas perguntas que você está se fazendo para poder ter tranquilidade de associar o nome do Educando Seu Bolso ao da Monetus. Por isto, vou tentar respondê-las com carinho.

Vamos lá: Suas perguntas em negrito e minhas respostas logo abaixo de cada uma.

 

Me detive especialmente nas questões de onde meu dinheiro fica (entendi que não fica na Monetus, mas sim na corretora Amaril Franklin).

Sim, seu dinheiro não passa pela Monetus e fica em uma conta sua aberta em uma corretora de valores que atualmente é a Amaril Franklin.

 

Lá diz que meu capital estará protegido pelo FGC, visto que as aplicações estarão em meu nome.

Pra ser completamente correto eles deveriam dizer que todas as aplicações em renda fixa que eles têm feito para os clientes estão protegidas pelo FGC, pois em alguns casos, eles tem alocado parte dos recursos dos clientes em um fundo de ações, que não conta com esta proteção. Vale ressaltar que a alocação em ações depende das respostas dadas ao questionário de perfil de risco do cliente, no momento do cadastro, ou posteriomente no painel de controle.

 

Você investe com a Monetus?

Sim. Já desde o início de março tenho feito investimentos com eles. Justamente para testar o lado operacional e ter mais tranquilidade de referi-los aos leitores do Educando, como você.

 

Se investe, qual tem sido a sua experiência?

Tem sido positiva, até pelo tanto que temos sido ouvidos. Como usuários (há outros do Educando que têm investimentos com eles) temos oferecido sugestões de melhoria, que tem sido acolhidas. Exemplos foram sugestões de separação da rentabilidade das carteiras de renda fixa e variável e a visualização gráfica dos retornos dos investimentos na Monetus comparativamente a referenciais clássicos de mercado, como o Tesouro Selic e a Poupança.

 

Tem valido a pena?

Sim. Até o momento as taxas que eles conseguiram foram muito competitivas. Na maioria das vezes, inclusive, superiores às de corretoras maiores e mais conhecidas, como XP, Easynvest, etc… Meu rendimento acumulado nestes 4 meses na carteira de renda fixa é de 4,14% ou 17,31% acima do Tesouro Selic. Se considerarmos os 10% que tenho em renda variável, o rendimento acumulado no mesmo período vai a 4,86%, superior em 37,50% ao mesmo Tesouro Selic, apesar de achar a comparação questionável, tendo em vista níveis de risco diferentes (veja anexas cópias de tela dos gráficos de rentabilidade renda fixa e carteira total).

Monetus Renda Fixa

Rendimento da Monetus em Renda Fixa.

Monetus - Geral

Rendimento da Monetus – Geral

No site deles diz que eles abrem uma conta em nosso nome na corretora Amaril. Nós temos acesso à essa conta?

Todo o acesso para realização das aplicações e resgates ocorre por meio do site da Monetus. Mas regularmente a corretora envia extrato das suas aplicações por e-mail. Além disso, você pode confirmar suas posições através do Cetip | Certifica que é uma certificação que comprova o registro, na Cetip, da aplicação do cliente, identificando o CPF ou CNPJ (se for empresa) em determinados investimentos.

 

E a declaração do IR? É simples de fazer com as informações que eles passam? (Não quero simplificar uma coisa e complicar outra. Meu IR eu mesmo que faço…)

Entendo sua preocupação, inclusive eu também faço a minha e de terceiros. Bom, ainda não tive que usar o demonstrativo deles para fazer a DIRPF, mas em um live disponível no canal da Monetus no Facebook, o @DanielFCalonge – CEO da Monetus – respondeu a dúvida similar à sua dizendo que o demonstrativo para fins de IR deles não será muito diferente do que recebemos dos bancos. Sinceramente, não imagino dificuldade nisto.

 

Minha experiência de investimento é muito limitada: apenas poupança, plano de previdência privada, fundo de ações da Petrobrás, a mais recentemente LCA. Tudo sempre em bancos tradicionais.

Bom, pelas aplicações que você relata ter, acho que podemos dizer que você não é mais faixa branca, né?! Rs

Sobre estar aprisionado aos bancos tradicionais, isto é muito normal. Eu mesmo ainda não me libertei deles completamente. É um processo, até porque, às vezes, quando a gente sai e vai para uma instituição não bancária independente, eles vêm e a compram, como foi o caso da Ágora ou da XP.

 

Em outra oportunidade, gostaria de suas dicas sobre como avaliar e melhorar as aplicações que tenho hoje

Claro, a princípio posso te indicar os nossos podcasts e posts sobre previdência privada, onde você verá que deve ficar de olho nos custos associados ao seu plano de previdência e que, dependendo da situação de IR, pode não ser vantajoso ter este tipo de aplicação. Sobre as LCAs, não tenho muito mais a dizer além de que as taxas que têm sido oferecidas aos clientes de alta renda dos bancos tradicionais são inferiores às das plataformas ou gestoras independentes, como é o caso da Monetus. Sobre fundos de ações, o ideal é diversificar para não ficar exposto ao risco de apenas um empresa, como no caso do seu fundo. É isso que Monetus faz por meio de um fundo de ações bem diversificado, que inclusive não cobra nenhuma taxa de administração.

De qualquer forma, fique à vontade para sugerir outros temas que deseja que tratemos e incluiremos na nossa agenda com prazer.

No mais, aproveito a oportunidade para pedir que nos ajude a divulgar o Educando Seu Bolso, já que como uma iniciativa pequena e independente, dependemos muito do boca a boca para levar a boa informação financeira ao máximo de pessoas possível.

Grande abraço, obrigado pela confiança e vamos fazer o dinheiro crescer!

 

PS. O fundo de ações da Monetus tem hoje R$ 3,5 milhões sob gestão.

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *