Livro Educando Seu Bolso
O Gerente Responde: pagamento de juros no Nubank

O Gerente Responde: pagamento de juros no Nubank

Nessa semana, o Lucas, leitor do blog, me enviou a seguinte dúvida:

 

Boa noite Daniel, eu fiz o Nubank e fui reler o contrato, e me deparei com a cláusula 7 do contrato, gostaria de saber se ela oferece risco. Obrigado.”

Taí a tal cláusula 7 que ele mencionou:

PARA A POSSIBILIDADE DE OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE COMPRAS PARCELADAS, DE RETIRADA DE RECURSOS (SAQUE) E DO SALDO DA SUA FATURA, VOCÊ DESDE JÁ NOMEIA O EMISSOR SEU BASTANTE PROCURADOR COM PODERES ESPECIAIS PARA, EM SEU NOME E POR SUA CONTA, NEGOCIAR E OBTER CRÉDITO PERANTE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OUTORGANDO-LHE PODERES ESPECIAIS PARA ASSINAR CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, ABRIR CONTA PARA MOVIMENTAR OS VALORES FINANCIADOS, ACERTAR PRAZOS, JUROS E ÔNUS DA DÍVIDA, REPACTUAR TAXAS DE JUROS, EMITIR TÍTULOS REPRESENTATIVOS DO DÉBITO PERANTE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OU AINDA, SUBSTABELECER EM TODO OU EM PARTE O MANDATO OUTORGADO.

Minha resposta:

Existem algumas modalidades de uso do cartão Nubank:

  1. Compras no cartão de crédito em uma parcela;
  2. Compras no cartão de crédito em várias parcelas, financiadas pelo lojista;
  3. Pagamento do valor mínimo da fatura e financiamento do restante (rotativo);
  4. Saques em dinheiro.

Nas duas primeiras, o cartão funciona simplesmente como um meio de pagamento: não existe a contratação de um empréstimo. O Nubank vai simplesmente repassar para o lojista o valor pago quando liquidada a fatura, seja o valor integral (1) ou em parcelas (2). O lojista paga uma taxa para o Nubank para ter o seu recebimento garantido. Essa é a fonte de receita do Nubank.

Nas duas últimas situações, se caracteriza uma operação de crédito: em (3), você, não tendo condições para pagar sua fatura com sua renda, precisa de dinheiro de terceiros para financiar uma parte dela; em (4), você está sacando e usando um dinheiro que não é seu, portanto pegou emprestado de alguém.

O Nubank é um emissor de cartões de crédito. Ele não é uma instituição financeira e, portanto, não pode conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

Caso aconteça uma das situações que caracterizem empréstimo, como os casos (3)  e (4) que mencionei acima, o Nubank precisa procurar uma instituição financeira parceira para contratar um empréstimo para você, já que ele não pode fazer isso, ele mesmo.

Por isso, ele já prevê em contrato que tenha o direito de fazê-lo. Assim, não vejo nada de abusivo nessa cláusula, tendo em vista a natureza da entidade Nubank, que não pode te financiar ou conceder empréstimos.

Quanto ao risco dessa cláusula, não vejo nada diferente do que os demais cartões oferecem. Tendo qualquer cartão de crédito e não pagando a fatura integral no vencimento, entrará automaticamente no rotativo, caracterizando uma dívida de fato com o emissor do cartão. Dívida essa que terá que ser saldada com o emissor do cartão por meio da contratação de um empréstimo junto a uma instituição financeira.

Aproveitando, se você também quer modernizar e tornar mais rentáveis suas aplicações financeiras, recomendo que visite também o nosso comparador de investimentos em https://educandoseubolso.blog.br/compare-investimentos/

53 comentários

  • Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida.
    O vencimento da minha fatura é hoje, mas só vou conseguir efetuar o pagamento amanhã. 1 dia de atraso. Quanto de juros por esse 1 dia eu devo pagar?

    Responder
    • Daniel Meinberg

      Obrigado pela visita, Raquel.
      Você deve pagar o juro vigente pró rata (1/30) mais IOF cobrado pelo governo sobre empréstimos.
      Mas posso te dar uma sugestão? Entre em contato com o Nubank e tente negociar esta data. Se você for uma boa cliente certamente terá chance de conseguir uma prorrogação.
      Espero ter sido útil.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Quintiliano Campomori

      Prezado José Cícero, obrigado pela sua mensagem.
      Você até pode deixar débitos para próximos meses. Contudo, você não deve deixar. Os juros dos cartões de crédito são os maiores do mercado.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Quintiliano Campomori

      Prezada Isabelle, obrigado pela sua mensagem.
      Se o parcelamento for feito pela loja não há juros.
      Se o parcelamento for feito pelo cartão, cada cliente paga uma taxa específica. Você consegue verificar na opção “Minha Conta”.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
  • Eu tenho uma dúvida. Deve ser meio besta essa pergunta. Mas é o primeiro cartão de crédito que tenho. Se eu atrasar durante alguns dias o pagamento da parcela, e vir juros. Ele vem só no mês que atrasei mesmo? Ou vem mais alguma taxa nos outros meses também?

    Responder
    • Quintiliano Campomori

      Olá Cleiton, obrigado pela sua mensagem.
      Se você pagar com atraso de alguns dias, na próxima fatura virão os juros do período. Além dos juros, há a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) de 0,38%.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Daniel Meinberg

      Obrigado pela visita, Bruna.
      Supondo que a taxa esteja correta, você deve pagar em torno de 8,9% de juros + IOF, ou seja, em torno de 9,4% de juros. Caro, né? Por isso sempre sugerimos sempre que não se pague valor inferior ao faturado pela instituição financeira.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • ola bom dia…acabei atrasando 2 faturas do meu nubank,gostaria de saber se e possível fazer um acordo ou uma renegociação de divida parcelada com todos os valores em aberto…????

    Responder
    • Quintiliano Campomori

      Olá Anderson, obrigado pela sua mensagem!

      Verificamos no site do Nubank e ao atrasar você automaticamente entra no Rotativo.
      No próprio aplicativo, você consegue verificar as opções para que você não fique mais em atraso.
      Verifique o quanto antes e o que o Educando seu Bolso recomenda é que você não deixe atrasar mais e, se porventura, você não conseguir pagar, parcele o quanto antes.

      Atenciosamente,
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Quintiliano Campomori

      Olá Juzy, obrigado pela sua mensagem.
      Você pode pagar o boleto normalmente. Para saber os juros que serão cobrados, você deve, primeiramente, ir em “Minha Conta” e você verá qual a taxa de juros.
      Essa taxa é dada ao mês. Para saber o valor por dia (por ser em juros compostos), você deve usar a equação ieq = (1+i)^p/a – 1 ou entrar neste link.
      Atenciosamente,
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Frederico Torres

      Oi Fernando,
      Segundo o pessoal aqui do Blog que possui o cartão não há cobrança por inatividade não viu?! (o cartão pode ficar na gaveta)
      Grande abraço e obrigado pela confiança,
      Frederico

      Responder
    • Frederico Torres

      Bom dia Matheus.

      Bom, vamos ver se consigo te responder. O Nubank não cobra anuidade e nenhuma outra tarifa. Quanto ao saque no Brasil, ainda não sabemos dizer pois a galera daqui do Blog que tem o cartão nunca usou a funcionalidade, mas enviamos email para eles para descobrir (quando responderem volto aqui pra completar a resposta). Já o saque no exterior é feito a uma taxa de conversão 4% acima do valor do dólar da PTAX de venda, no dia do vencimento da fatura, além é claro do IOF de 6,38%.

      Grande abraço e obrigado pelo contato.

      Responder
      • Frederico Torres

        Oi Matheus.
        Complementando a resposta que lhe dei anteriormente, conforme prometido, acabamos de receber resposta do Nubank e é possível fazer saque em dinheiro no cartão em valor de até 5% o limite de crédito. Sem tarifas, ok?!
        Grande abraço.

        Responder
  • Olá, boa noite!
    Solicitei duas vezes o Cartão Nubank, recebi convite de um amigo, porém em ambas as vezes acredito que haviam restrições em meu nome no spc, e por isso os dois pedidos foram recusados. Já estou quase finalizando o período de 6 meses de espera (no começo de fevereiro completam-se os 6 meses), não estou mais no spc há pelo menos 4 meses, e solicitarei novamente o cartão. Minha dúvida é a seguinte: tenho 100% de financiamento no curso de graduação (FIES), as taxas cobradas trimestralmente estão todas em dia; o fato de possuir o financiamento pode me inviabilizar novamente a aprovação para solicitação do cartão?

    Agradeço a atenção, desde já.

    Att.

    Responder
    • Frederico Torres

      Olá Luka,

      Até onde sabemos a metodologia de análise e concessão do cartão Nubank não são públicas, de forma que só eles mesmos podem dizer com certeza quais são as variáveis levadas em consideração na análise do crédito.

      De toda forma, arriscando um palpite, é bem provável que você tenha razão e que as restrições existentes ao seu nome no passado o tenham prejudicado. Não imagino que o FIES apenas seja um problema mas, infelizmente, temo que a memória deles para estes episódios de inadimplência no passado seja longa, ou seja, apesar de você não estar mais no SPC, imagino que eles ainda vão se lembrar disto por algum tempo a mais.

      Grande abraço, obrigado pela confiança e boa sorte.

      Responder
    • Daniel Meinberg

      Obrigado pela visita.
      Sugerimos que faça contato pelo chat do aplicativo, lembrando que não temos qualquer vínculo com qualquer operadora de cartão de crédito.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Olá, gostaria de saber se não tem o minimo de parcelas sem juros? E se eu receber o cartao e depois me arrepender, teria algum tipo de cobrança por cancelamento? Se alguem puder me convidar, agradeço!

    Responder
    • Daniel Meinberg

      Olá, Júlio
      Complementando, então, sobre o saldo financiado pela operadora do cartão são cobrados juros, que são muito altos, como nos demais cartões de crédito.
      Obrigado pela visita.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Boa tarde.

    Isso quer dizer que os juros (independente de porcentagem) só é cobrada quando houver: Pagamento do valor mínimo da fatura e financiamento do restante (rotativo);
    Saques em dinheiro;
    Ou então, pagamento atrasados da fatura.

    É isso?

    E para as compras em 1 parcela ou mais não são acrescidos os juros?

    Responder
    • Frederico Torres

      Isso mesmo Mariana.
      Além das situações que você enumerou, há apenas mais uma possibilidade de pagamento de juros, que é o parcelamento com juros. Não sei se você já passou por isto, mas as vezes, o caixa da loja te oferece um prazo adicional para parcelamento – até 4x sem juros e entre 4x e 8x com juros por exemplo.
      Não preciso nem te dizer pra evitar isto a qualquer custo né?!
      No mais, grande abraço e muito obrigado pela confiança.
      =)

      Responder
  • Boa noite!Eu estava com a pulga atrás da orelha justamente por causa desta cláusula!Obrigado!
    Ainda no assunto, por favor, se puder me responda: o nubank não aprova compras parceladas financiadas pelo emissor. Logo, só podem ser feitas compras financiadas pelo lojista. O lojista pode se negar a realizar a compra parcelada financiada por ele?

    Responder
  • Muito grato pela ajuda.Entrei em contato.Felizmente não fizeram nenhuma compra com meu cartão.Aproveitei para bloquear e solicitar um novo cartão.Abraço

    Responder
  • Boa noite ! Estive em Paris e minha carteira foi furtada.Nela estava meu cartão Nubank.O problema é que não sei como bloquear pois não instalei aplicativo no iphone.E também não me lembro da senha no aplicativo.Como proceder? Esse cartão é válido na europa?

    Responder
    • Frederico Torres

      Puxa vida, Lucas! Que azar, meu caro!
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a central de atendimento através do 0800 591 2117 ou do e-mail [email protected]
      Lembrando que o Nubank é um cartão internacional, sim.
      Boa sorte.
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Frederico Torres

      De jeito nenhum Ben, as taxas mesmo do cartão mais barato são algumas vezes maiores do que as de uma aplicação financeira.
      Pague sua fatura integralmente. Abraço.

      Responder
  • Gostei da matéria e fui no site procurar mais informações, mas não encontrei o nome do banco que subsidia a operadora NuBank. De acordo com o contrato, em caso de necessidade de financiar a fatura, os dados serão repassados a uma instituição financeira para operacionalização do parcelamento, mas em nenhum lugar é divulgado qual instituição. Tem como saber?

    Responder
    • Frederico Torres

      Alex, de fato o contrato diz que a operadora se reserva o direito de repassar eventual necessidade de crédito a Instituição Financeira, mas não especifica qual. Nós também não sabemos, até porquê não entendemos como isto faz diferença do ponto de vista do consumidor. A menos que estejamos errados, o que interessa nestes casos é o cumprimento da taxa de juros e demais condições prometidas. Mas, se você quiser nos corrigir, por favor, fique a vontade para explicar a sua lógica.

      Grande abraço e obrigado pelo contato.

      Responder
      • Na realidade, era mais curiosidade mesmo, já que eles usam a transparência como seu carro chefe. Achei meio esquisito usarem o slogan de “nús” e não divulgarem os parceiros. Até porquê, existem pessoas que realmente têm preferência (ou birra) com alguma instituição.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *