O que você está procurando hoje?

Passagens aéreas e agências de viagens online: Voopter, Skyscanner e ViajaNet

bannerConsorciobannerConsorcio

 

A inflação voltou e, para quem vai viajar, o destaque é para as passagens aéreas internacionais. Como você já sentiu e o blog vem reafirmando semana após semana, os tempos na economia andam bem bicudos e a melhora parece distante. De qualquer forma, isto não quer dizer que, com muita cautela e antecipação, você não consiga, por exemplo, encontrar excelentes ofertas e promoções de passagens aéreas.

Realmente a viagem internacional ficou bem mais cara em razão das novas cotações do Dólar e do Euro. Portanto, a fatura das compras e dos serviços no exterior para o turista brasileiro está bem mais elevada.

Mas será que ainda é possível comprar passagens aéreas baratas? Como encontrar viagens de bom preço para destinos nacionais e internacionais? Você usa os serviços das agências de viagens online? Quando você encontra na internet um anúncio do tipo “encontre vôos de cada companhia aérea para os melhores destinos em um só site ou aplicativo”. Como você reage?

Vamos deixar aqui o nosso testemunho, nossa impressão ao usar alguns desses buscadores, também conhecidos como agências de viagens online.

Buscadores de ofertas em passagens aéreas.

Para tornar possíveis as merecidas viagens de férias, é fundamental encontras passagens com bons preços. Para ajudar nesse processo, nada melhor do que utilizar os buscadores de passagens aéreas.

E vocês irão ver que eles estão cada vez mais sofisticados. O objetivo do post, então, é apresentar as novidades entre os buscadores de passagens aéreas, com um pequeno comentário sobre cada ferramenta. Afinal, o decolar.com todo mundo já conhece!

 

O Voopter e as passagens aéreas.

O primeiro buscador de passagens aéreas é o Voopter. A primeira ferramenta mais sofisticada incorporada ao buscador é o alerta inteligente. O viajante pode selecionar um valor desejado ou o máximo que seu orçamento comportar para a viagem.

Pode também selecionar um período para embarque. Não encontrou na primeira busca, não tem problema. Quando o buscador encontrar, o sistema te envia um e-mail de alerta.

Pode ser na sexta-feira à noite ou nas viradas de mês, quando boa parte das promoções é colocada no ar pelas companhias aéreas. Além disso, o Voopter traz ainda a opção de o usuário incluir várias datas simultâneas de partida e chegada.

O buscador pesquisa cada companhia aérea, faz os cruzamentos de datas e monta os resultados com as combinações de trechos ou idas e voltas mais baratas.

 

E o ViajaNet? Como lida com as passagens aéreas?

O segundo serviço que se assemelha a uma agência de viagens online é o ViajaNet. Além de contar com o alerta inteligente, o ViajaNet permite verificar preços e descontos em passagens aéreas e voos internacionais com até seis meses de antecedência. E isto pode ser uma baita vantagem.

O sistema encontra as passagens já disponíveis pelas companhias aéreas e as organiza em forma de um calendário. Isto ajuda o viajante a planejar a viagem, com descontos, antecipadamente.

E o buscador ainda conta com um medidor de economia. Esta ferramenta é sensacional e um bom estímulo comportamental.

Quando você encontra uma oferta, o indicador lhe mostra quanto o preço da sua passagem está “abaixo da média” das reservas feitas nos últimos dias. Você tem concretamente a sensação da economia!

 

Dá para comprar passagens aéreas baratas pela Skyscanner?

O Skyscanner é mais um site ou app que presta serviço de agência de viagens online. O buscador, por vezes chamado de Skayscanner, também conta com o alerta inteligente, mas tem um serviço um pouco diferente. Você encontrou um preço legal para um voo internacional em uma companhia aérea mas o dia do embarque não está adequado. Você então grava o preço da passagem aérea que você encontrou e o dia de preferência. E a cada 24 horas o sistema confere seus parâmetros com as passagens disponibilizadas. Se o sistema encontrar o que você quer, um alerta será enviado.

 

O Google não está de fora

O quarto e último buscador de passagens aéreas é nova ferramenta do Google, que se chama Google Flights. O legal aqui é que a busca é feita no mapa mundi.

O viajante faz a escolha diretamente no mapa, escolhendo a origem e o destino da viagem e a data. A ferramenta monta as possibilidades, com os voos disponíveis, segundo o parâmetro escolhido (os de menor preço como preferência).

Não há assim um buscador muito melhor do que os outros. Com a facilidade dos alertas eletrônicos, presente em quase todos, você pode fazer a seleção e deixar o sistema trabalhar para você.

Por isso, o blog recomenda uma utilização combinada dos buscadores. A ideia aqui é realmente encontrar o melhor preço. Quem fizer isto para você, é o melhor naquele momento. Aproveite!

Dá pra pensar o seguinte: se os buscadores se tornarem muito eficientes, em especial com o alerta inteligente, e os consumidores ajustarem os seus hábitos aos alertas, será que isto impactaria as promoções das companhias aéreas?

 

Outras dicas para quem vai viajar

Se você possui pontos em um programa de fidelidade, como Livelo ou Multiplus, vale a pena tentar usá-los. Eles podem te ajudar a emitir passagens aéreas ou mesmo obter um desconto para os melhores destinos nacionais e internacionais.

Na verdade, esses programas de milhas aéreas te ajudam a fazer mais do que apenas comprar passagens e hoteis. Não deixe de conferir, por exemplo, como eles podem ser úteis até para pagar contas e boletos.

Cuidado ao usar seu cartão de crédito no exterior. A variação da cotação do Dólar ou do Euro podem estourar a sua fatura de cartão no regresso. Para controlar esse risco e diminuir os custos com impostos, como o IOF, você conhece os cartões de contas internacionais?

Sobre a montagem de roteiro, escolha de programas, restaurantes, ingressos para shows, não deixe de conferir nosso podcast. Nele, duas viajantes da equipe do Educando Seu Bolso, compartilham as experiências de suas viagens. É um tantão de dica boa, viu!

Finalmente, vale a pena saber que se algo der errado com as passagens aéreas, há como tentar remediar o prejuízo. Fique atento ao que fazer se tiver vôo cancelado para não sair prejudicado.

E aí? Gostou das nossas dicas? Conhece algum outro site ou app que faz buscas de passagens aéreas ou funciona como uma agência de viagens online? Deixe seu comentário aí para ajudar os demais leitores. Abraço e boa viagem!

5 comentários

  • Bem interessante a lista de buscadores. Na hora de escolher o menor preço em passagens aéreas é sempre bom pesquisar opções mais viáveis e que ofereçam algo mais em conta. No BuscaVoo tem dicas de como conseguir o menor preço possível em passagens. Fica a dica para os viajantes mais econômicos =)

    Responder
  • Fiz a compra de uma passagem aérea pelo Viajanet e estou há mais de 2 meses tentando realocar um vôo que foi alterado devido ao cancelamento de uma rota. Sim, 2 meses. Nas ultimas duas semanas tenho entrado em contato diariamente e o atendente sempre me diz que a empresa irá entrar em contato comigo, mas esse contato nunca acontece. Fazendo uma busca no google por “reclameaqui viajanet realocação” encontrei vários casos semelhantes, inclusive de pessoas que tiveram prejuízos graves com isso. Muito cuidado com essa empresa, se precisar de algo após a venda, é quase certo ficar na mão.

    Responder
    • Que absurdo hein Vinícius!
      No mais, agradecemos por compartilhar por aqui também o alerta, assim nossos leitores podem tentar evitar este tipo de problema, e lhe desejamos boa sorte aí nesta pendenga.
      Abraço,
      Frederico

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *