Simulador de Contas Digitais
Devo investir em CDB ou Caderneta de Poupança?

Devo investir em CDB ou Caderneta de Poupança?

CDB ou Caderneta de Poupança? Caderneta de Poupança ou CDB?

Onde devo investir com R$10 mil? Veja o post e descubra qual a melhor opção de investimento para o seu dinheiro de acordo com o tempo. O grande dilema entre CDB ou Caderneta de Poupança…

Outro dia uma amiga recebeu R$10 mil e, como boa mineira que ela é, me ligou querendo conselhos para aplicar o “dindin”. Fui com ela até a agência dela e deixei que ela conversasse com o gerente. Se você ainda não leu, recomendo que leia o texto que falei que Meu Gerente não é lá muito meu amigo.

Conseguiu entender o gerente?

Depois do “menino” bombardeá-la com um monte de siglas indecifráveis para o cidadão comum, decidi intervir para tentar simplificar. O dinheiro era importante pra ela e eu não achei legal que minha amiga aplicasse em alguma coisa que não conseguisse entender. E, se deixasse a conversa fluir naturalmente, seria convencida a investir em um ótimo título de capitalização. No final das contas isto nos restringiu apenas à boa e velha poupança e ao CDB.

O gerente tinha os 2 produtos: a poupança com sua rentabilidade oficial, que hoje gira em torno de 6,3% a.a., e o CDB, oferecido com rentabilidade de 80% do CDI. Minha amiga logo olhou pra mim esperando a solução e eu… travei!

Pensei comigo: “A agora? Xiiiii… não sei qual dos 2 escolher de imediato. Preciso fazer as contas e consultar outras fontes”. Essa atitude nos levou a ter que adiar a aplicação em algumas horas.

Confesso que percebi que isto a decepcionou um pouco. Por isso decidi compartilhar com vocês minha conclusão, considerando as taxas atuais de mercado.

Então, a regrinha de bolso para os outros amigos mundo afora é: defina em qual das quatro colunas de prazo da tabela acima você está. A partir daí, exija no mínimo o percentual constante da 2ª linha para trocar a poupança pelo CDB.

No caso da minha amiga, com o CDB rendendo 80% do CDI, ela só deveria optar pela poupança se fosse precisar do dinheiro antes de 6 meses. Ou seja, se sua decisão fosse por uma aplicação de curtíssimo prazo. Caso pudesse manter o dinheiro aplicado por mais tempo que isto, ela deveria ficar com a oferta do CDB.

Cabe lembrar que o percentual do CDI oferecido nos CDBs pode e deve ser negociado. Quanto maior melhor. Até a próxima.

(Publicado também em http://dinheirama.com/blog/2013/12/30/investir-em-cdb-ou-poupanca/)

Autor

Daniel Meinberg
Certificado Anbima CPA-20, autor do livro “O Melhor Investimento pra Você – Princípios de Educação Financeira”, editora AR, 2015, que trata de forma clara para o leigo sobre diversos produtos focados em investimentos. Ministrou palestras sobre educação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *