O que você está procurando hoje?

Loterias – jogar ou não?

Vale a pena jogar em loterias? Muita gente faz seus joguinhos, mas, será que vale a pena?

Estatística nas loterias

Estatisticamente, a probabilidade de se ganhar é irrisória. A Mega Sena, por exemplo, fazendo o jogo mais básico, é inferior a uma chance a cada cinquenta milhões. Para o jogo de quinze dezenas, que custa alguns milhares de reais, a chance é aproximadamente uma a cada dez mil. Ou seja, você paga quase vinte mil reais para ter duas chances de ser sorteado dentro de um estádio com capacidade de 20 mil pessoas com a lotação máxima. A estatística, portanto, está contra você. Falo da Mega Sena porque a Mega da Virada está aí, propagandeando prêmio de vários milhões de reais. Só um parênteses: dificilmente a Mega da Virada sai para apenas um ganhador. Não se iluda com a possibilidade de que todos aqueles milhões venham para seu bolso.

Fé em loterias

“Se Deus quiser…” É assim que muitos pensam para batalhar contra a estatística. Bom, eu acho que Ele tem coisas mais importantes para se preocupar. Mas que Ele pode querer em algum tempinho vago, pode. Afinal, aquelas bolinhas não tem vontade própria. Elas não escolhem premeditadamente quem será o sorteado. Se Deus escolhe ou não, não sei. Mas que de vez em quando alguém leva uma bolada para casa, leva.

Grandes prêmios de loterias

Bom, aí a coisa fica ainda mais interessante! Um prêmio como uma Mega da Virada, uma Quina de São João, ou alguns bem acumulados, podem mudar a vida de qualquer pessoa. Para melhor ou para pior eu ainda não sei, pois nunca ganhei. Mas, que, de fato, muda. Imagine você em casa, sossegado, depois do jantar, entrar no site de loterias da Caixa e perceber que aquela Mega Sena super acumulada saiu pra você. Em seguida, você percebe que você foi o único ganhador. Eu colocaria o bilhete no cofre (que cofre? Não tenho cofre!) e haja remédio para dormir à noite…

E eu?

Eu jogo quando o valor do prêmio principal em jogo poderá realmente mudar minha vida. Um joguinho básico, seja de que loteria for: o que importa é o prêmio estar gordo. Afinal, e se Deus quiser? Mas quanto a ganhar, isto eu sei que dificilmente acontecerá. Então, vamos continuar trabalhando todo dia.

Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *