

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre se vale ou não a pena comprar imóvel. Me lembrei especificamente de um post em que fizemos uma comparação entre comprar ou alugar.
Voltamos ao assunto hoje, no Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência, inspirados por uma mensagem do ouvinte Hélio.
.
Ele pergunta:
“Como está funcionando o financiamento de imóvel? Qual é o banco com a melhor taxa? Aceita renda extra como autônomo, ou é preciso compor renda? É uma época boa para comprar imóvel?”
.
São muitas dúvidas.
Com a crise, o volume de financiamentos caiu bastante. Os bancos ainda fazem, mas em condições menos vantajosas do que já foram poucos anos atrás.
Por exemplo – e já respondendo a uma das perguntas – , a questão da renda. Os bancos exigem que o cliente tenha uma renda compatível com o tamanho da prestação. Se a pessoa sozinha não tem renda suficiente, ela pode compor renda com outra pessoa. No podcast nós falamos sobre isso, explicamos como funciona, quais são os limites, e quais as diferenças de banco para banco.
Falando em bancos, outra dúvida importante do Hélio foi sobre qual instituição financeira oferece as melhores taxas. Nós falamos sobre as diferentes linhas existentes. Trouxemos uma notícia ruim para quem pretende contratar financiamento: a suspensão da linha Pró-Cotista da Caixa. Mas calma, tudo indica que a suspensão é temporária.
E falamos sobre outros assuntos, no mesmo tema. Por exemplo, os feirões da casa própria, compra de imóveis na planta e a “pergunta de 1 milhão de dólares”: está na hora de comprar imóvel? Não conseguimos cravar resposta para tudo. Mas damos dicas sobre como avaliar a situação, quais cuidados tomar e como fazer as pesquisas necessárias. Afinal, comprar imóvel não é uma compra qualquer, todos os cuidados são necessários.
Foi uma ótima conversa. Ouça o podcast!
2 Comentários
Discussão ativa
2 comentários com respostas e threads
Participe da conversa carregando os comentários abaixo