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Azul seguros é boa? Veja as vantagens e desvantagens dessa seguradora da Porto Seguro

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Você já deve ter ouvido falar da Porto Seguro, uma gigante  no mercado de Seguros. Talvez já tenha ouvido falar também da Azul Seguros, uma integrante do grupo. Mas será que a Azul Seguros é boa?  Vale a pena contratar o serviço dessa empresa?

Nesse texto nós te explicamos como a Azul Seguro Auto funciona, quais suas vantagens, desvantagens e tudo que você precisa saber antes de contratar. Continue a leitura e veja se a Azul é uma boa opção para você.

O que é a Azul Seguros?

A Azul Seguros é uma empresa de seguros, integrante do Grupo Porto Seguro. Ela foi criada em 2004 e desde então vêm se destacando no mercado pelo preço acessível e pela possibilidade de personalizar seus planos. A Azul oferece 5 tipos de seguros:

  • Auto por Assinatura: contrato anual com pagamentos mensais, garantindo proteção contra os principais sinistros 
  • Auto: contrato anual, com ampla variedade de coberturas, para carro de uso particular
  • Auto Leve: contrato anual, apenas com coberturas básicas  para carro de uso particular
  • Roubo:  contato anual, focado em proteção contra roubo e furto por um preço mais em conta  para carro de uso particular
  • Táxi: contrato anual, dedicado à proteção de veículos para taxistas

Cada um desses seguros é voltado para um público diferente. Aqui neste texto vamos te explicar em detalhes como funciona o Seguro Auto, uma vez que ele é o seguro mais completo oferecido pela Azul.

Vantagens e desvantagens da Azul Seguro Auto

  • Coberturas flexíveis
  • Preço baixo quando comparado a outras seguradoras, como Youse e Bradesco
  • Oferece carro reserva
  • Atendimento 24h
  • Fácil contratação
  • Atendimento demorado, segundo alguns clientes no Reclame Aqui.
  • Não aceita pontos Livello

Como funciona o seguro para carros da Azul Seguros?

A Azul Seguro Auto  funciona de forma simples: você e a seguradora firmam um contrato, chamado apólice. É nela que virá as informações sobre o veículo, o segurado, a seguradora e a cobertura escolhida. No geral, quanto maior a cobertura do seguro, maior o preço da apólice. 

Ao contratar o seguro da Azul você tem a possibilidade de escolher quais coberturas, ou seja, proteções você quer incluir no seu plano. Pode por exemplo, incluir roubo e furto, mas deixar de fora a cobertura contra alagamentos. Após definir isso e criar o contrato, você paga um valor chamado prêmio, uma espécie de taxa de adesão ao seguro, para garantir a proteção do seu veículo. 

Assim, em caso de sinistro, que é quando acontece algo previsto no contrato, como roubo, acidente ou dano no veículo, o cliente precisa avisar a Azul Seguro Auto. Depois de analisar o caso, a seguradora cuida do reparo ou do pagamento da indenização, de acordo com a cobertura contratada, trazendo segurança e tranquilidade para o cliente.

A Azul Seguro Auto disponibiliza pagamentos por meio de cartão de débito, cartão de crédito e cartão Porto Seguro.

Qual o preço do seguro da Azul? 

O preço do seguro da Azul varia de acordo com as coberturas escolhidas por você, a cidade onde você mora e o carro que você tem. No caso da Azul, você mesmo monta seu plano, escolhendo as coberturas que fazem sentido para você.

Coberturas do seguro da Azul

A Azul Seguro oferta as seguintes coberturas:

  • Batida parcial ou total
  • Roubo e furto
  • Proteção à terceiros
  • Danos materiais
  • Danos a natureza
  • Alagamento
  • Incêndio

Além disso, também oferece guincho de até 500 km, serviços 24h (chaveiro, troca de pneus), reparos para vidros e carro reserva ou voucher de transporte por aplicativo, 

Na simulação de um HR-V 0 KM na cidade de Belo Horizonte, o valor da cobertura com todas as proteções inclusas foi de 3.768,10 reais à vista ou 10x de 396,65 reais.

Fonte: Reclame Aqui

A Azul Seguros é confiável?

Para avaliar se a Azul Seguros é ou não confiável, conferimos se a empresa possui ou não cadastro na Susep, o órgão regulador e supervisor do mercado de seguros.

A Azul Seguro Auto possui cadastro na Susep?

Sim, a Azul Seguros possui cadastro na Susep, sob o número 15414.001055/2004-84, o que garante que a empresa está de acordo com as regulamentações do setor de seguros no Brasil.

Além disso, nós também verificamos a reputação da empresa no Reclame Aqui, uma plataforma em que os usuários avaliam o atendimento prestado pela empresa. No geral, a Azul tem uma boa reputação, com média geral de 7,1/10.  

Azul Seguros no Reclame Aqui
Azul Seguros no Reclame Aqui

Fonte: Reclame Aqui

Contudo, mais de 40% das pessoas declararam que não voltariam a fazer negócio com a empresa. Ao ler as reclamações no site, vimos que as principais insatisfações se devem ao longo tempo gasto pela Azul para resolver os problemas com terceiros e seus segurados. Além disso, foi relatado várias vezes que a seguradora não paga o valor preciso em casos de sinistro, podendo deixar seus clientes no prejuízo. 

Relato no RA

Conforme você pode ver, esse comentário evidencia a falta de compromisso da Azul no atendimento aos seus clientes. Por fim, 

Mas será que isso quer dizer que a Azul Seguros é boa ou melhor que as outras seguradoras do mercado? 

Comparativo: Bradesco x Youse Auto x Azul 

SeguradoraPreçoCobertura de danos materiaisValor da franquia em reaisCarro reservaNota no Reclame Aqui
YouseR$5.247,21 ou 12x de R$437,20Até 55 mil reaisR$5.760,00Sim7.2
Bradesco SegurosR$4.933,47 ou 10x de R$493,40Até 55 mil reaisR$5.768,74Sim6.4
Azul SegurosR$3.768,10 ou 10x de 396,65Até 50 mil reais4.034,00Sim7.1

Conforme pode ser visto na tabela, a Azul Seguros possui a menor mensalidade, com uma média no Reclame Aqui que perde apenas para Youse Auto na comparação. Contudo, sua cobertura de danos materiais cobre um pouco menos que os outros seguros em questão.

Qual a melhor seguradora para meu carro?

Para escolher a melhor seguradora para o seu carro é importante avaliar qual atende melhor suas necessidades. Dessa forma, se você mora em um local mais perigoso, por exemplo, é essencial escolher um seguro que te proteja contra roubos e furtos. Além disso, tem outros aspectos que também devem ser levados em conta, como:

  • Cadastro na SUSEP: ela é o órgão responsável pela fiscalização dos mercados de seguro, logo, antes de contratar uma seguradora, veja se ela é regulamentada.
  • Atendimento ao cliente: pesquise no Reclame Aqui e em alguns fóruns o nível de satisfação dos clientes para assim excluir aquelas empresas que parecem dar dor de cabeça para os usuários; 
  • Cobertura: pesquise e identifique quais seguradoras atendem suas necessidades e se permitem personalizar os planos com o que importa para você;
  • Preço: compare as empresas que você tem em mente e veja qual delas apresenta melhor custo-benefício;
  • Rede de atendimento: é interessante que a seguradora tenha uma vasta rede de oficinas ou guinchos parceiros para facilitar na hora da manutenção.

Caso você ainda esteja em dúvida do que considerar ao escolher sua seguradora, veja nosso ranking de seguros. Nele nós analisamos critérios como valor da franquia, atendimento ao cliente, assistência 24hrs e diversos outros.  Dessa forma, ao compararmos as diversas seguradoras, pudemos analisar as vantagens e desvantagens das principais empresas de Seguro Auto no mercado.


Conclusão: vale a pena contratar a Azul Seguros?

Se você procura uma seguradora com preços acessíveis e que oferece flexibilidade para escolher apenas as coberturas que realmente precisa, a Azul Seguros pode ser uma ótima opção. Isso porque ela permite que você personalize sua apólice, selecionando apenas os serviços que fazem sentido para você.

Por outro lado, a Azul Seguros tem deixado a desejar no atendimento, segundo alguns clientes da empresa no Reclame Aqui. Criticada pelo longo tempo gasto para prestar atendimento, deixando a desejar nesse aspecto. Além disso, suas coberturas possuem valores de cobertura um pouco menores que outras seguradoras, como a Bradesco Seguros. Portanto, avalie o quanto isso pesa na balança para você antes de tomar uma decisão.

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Perguntas frequentes

A nota média da Azul Seguros no Reclame Aqui é 5.30/10. Esse índice indica uma necessidade de melhoria no atendimento, principalmente se pensarmos que mais de 40% dos clientes não voltariam a fazer negócio com a empresa.

A Azul paga o seguro em até 30 dias após apresentação dos documentos solicitados.

Uma maneira eficiente de fazer isso é pesquisando em fóruns de usuários, avaliando a performance da empresa na resolução de dúvidas e quais são as reclamações mais recorrentes. Por fim, leia atentamente a apólice, para entender o que está ou não incluso no seguro e quais são os procedimentos exigidos em cada sinistro.

Você pode acionar a assistência 24h totalmente on-line através do SOS Azul Seguros.

Do contrário, você também pode acionar a Azul no Whatsapp ou no telefone discando 4004-3700 (Capitais e Grandes Centros) ou 0800 703 0203 (Outras Regiões). Feito isso, escolha a opção mais adequada que for oferecida à você.

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