Simulador de Contas Digitais
Gerente Responde: A Selic caiu! E agora? O que fazer com meus investimentos?

Gerente Responde: A Selic caiu! E agora? O que fazer com meus investimentos?

Caros leitores, recebemos a seguinte pergunta do nosso leitor Diego tratando da queda na taxa Selic:

“Pessoal, a Selic tem caído nos últimos dias e tem como previsão cair ainda mais, queria saber se ela cair em algum momento investir no Tesouro Direto atrelado a Taxa Selic deixa de ser vantajoso, e é melhor investir na poupança por conta do IR? Estou interessado pois irei começar a investir agora”

Confira nossa resposta abaixo:

Olá Diego,

Tudo bem? Que bom que está interessado em investir! Este é um hábito importante e temos orientado muitos leitores sobre diversas alternativas de investimento, que vão inclusive além da poupança e do Tesouro Direto.

Melhor caminho

Sobre seu questionamento, se for investir por um período maior não vale a pena aplicar na poupança. Neste caso, o Tesouro Direto atrelado a Selic, continua sendo uma ótima alternativa de investimento. Isto porque as regras da Poupança foram alteradas em 2012 e toda vez que a taxa Selic se igualar ou ficar abaixo de 8,5% a.a., a remuneração da Poupança será de 70% da Selic mais a TR.

Assim, se a taxa cair para 8% a.a., o seu rendimento será de 5,6% a.a. mais TR, que é zero neste cenário. Já no Tesouro Direto, se você estiver aplicando em um corretora que não cobra a taxa de agente de custódia, você pagará somente 0,3% a.a. da taxa da BMF Bovespa (agora conhecida como B3).

Ou seja, se for deixar o dinheiro aplicado por pelo menos 2 anos, será descontado em 15% de IR na venda do título, o que dará um rendimento líquido de, aproximadamente, 6,55% a.a., ainda assim, mais vantajoso que a poupança.

Destacamos que, além do Tesouro Direto, existem outras alternativas de investimento mais rentáveis. Uma delas que temos recomendado aos nossos leitores é a aplicação em títulos de renda fixa privados, a exemplo dos CDBs e das LCIs. Se você quiser, pode comparar as rentabilidades por meio do nosso comparador:

https://educandoseubolso.blog.br/compare-investimentos/

Como fazer?

Você pode adquirir estes títulos de renda fixa por meio das corretoras. Mas se preferir, pode também aplicar por meio de um gestor de carteiras autorizado pela CVM, o que facilita bastante. O Educando seu Bolso fez uma parceria com a Monetus, já conhece? Ela tem conseguido uma rentabilidade superior ao Tesouro Direto, aplicando seus recursos com a mesma segurança da poupança. Isto justamente por investirem em títulos garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Se quiser mais detalhes a respeito, consulte nosso post no link abaixo:

https://educandoseubolso.blog.br/2017/07/17/o-gerente-responde-monetus/

Publicamos também, um novo post sobre investimentos: Nele fizemos um comparativo da Poupança x Fundos DI, mostrando inclusive que há outras alternativas melhores para investir. Confira abaixo:

https://educandoseubolso.blog.br/2017/07/31/fundo-di-ou-poupanca/

Espero que tenhamos lhe ajudado com a sua dúvida.

Desejamos excelentes investimentos.

Grande abraço,

Fabrício Ferreira

Equipe Educando Seu Bolso

Autor

Fabrício Ferreira
Fabrício S. Ferreira é mestre em Administração (Ênfase em Finanças) pelo Instituto COPPEAD - UFRJ e especialista em Finanças Bancárias pela PUC-MG. Possui experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro, especialmente no mercado de capitais. Neste espaço, pretende esclarecer dúvidas e apresentar diferentes alternativas de investimento para que o leitor possa avaliar a mais adequada às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *