O que você está procurando hoje?

O Gerente responde: Cuidados na hora de comprar carro em leilão

Banner Localiza

Já falamos sobre leilões de automóveis aqui no blog. Hoje voltamos ao assunto, respondendo duas perguntas de leitores.

Veículos arrematados no leilão como “recuperado de financiamento” podem ser vendidos e financiados?
Há algum banco que o financia para um futuro comprador?
Resumindo: Eu arrematei. Agora quero vender. O futuro comprador vai conseguir financiar?

Rafael

Prezado Rafael

O fato do veículo (seja carro ou moto) ter ido a leilão por ter sido recuperado de financiamento não o impede diretamente ser revendido ou refinanciado. O que conta, na verdade, é o estado do veículo a ser financiado como, por exemplo, não ser objeto de recuperação de acidente com perda total, pois, neste caso, as seguradoras recusam-se a fazer o seguro do veículo. Em minha opinião, inclusive, veículo que teve perda total não poderia sequer ser recuperado e voltar a circular (deveria ir a desmanche), pois as condições naturais de segurança provavelmente estarão prejudicadas (e esta é a alegação da maioria das seguradoras para rejeitar vender o serviço).

Em outras palavras, se você comprou um bom carro, possivelmente o futuro comprador conseguirá o financiamento, sim.

Boa sorte no negócio.

Até a próxima!

Daniel Meinberg

.

.

Em relação às dividas financeiras do veículo: na alienação, quem será responsável pela divida?

John

Resposta:

Olá John,

Muita boa sua pergunta. Diz respeito ao lado jurídico da compra e efetuei uma pesquisa para melhor orientá-lo. Como não sou especialista no assunto, sugiro a confirmação com um advogado para que não reste dúvida.

Segundo a Cartilha do Arrematante, elaborada pelo Tribunal Regional do Trabalho, “a arrematação é considerada  uma aquisição originária da propriedade. Assim, em regra, o bem é entregue ao arrematante livre de qualquer ônus”. No caso de veículos, todas as despesas de transferência, licenciamento, seguro obrigatório e taxas do Detran são responsabilidade do arrematante.

O valor pelo qual o veículo foi arrematado é o que será utilizado pela organizadora do leilão para quitar qualquer débito existente. Caso o arrematante prove a existência de ônus real ou de gravame não mencionado no edital, há possibilidade da arrematação ser tornada sem efeito, com devolução do valor do lance.

Se o valor do lance não for suficiente para quitar a dívida junto ao credor original, a lei de alienação  fiduciária estabelece que o restante da dívida será de responsabilidade do devedor original.

Este é a mesma interpretação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

João Luís Resende

Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!

5 comentários

    • Bom dia, Giovane.
      Então aqui vão algumas dicas para você que quer comprar um carro de leilão, mas não sabe por onde começar:
      – Calcule seu Orçamento: Saiba quanto você pode pagar na hora e à vista. Isso é crucial para definir seu limite de lance.
      – Pesquise Preços: Antes do leilão, pesquise o valor de carros similares para ter uma ideia do preço justo. Isso ajudará a evitar pagar demais.
      – Comissões e Taxas: Esteja ciente das taxas do leiloeiro e outras cobranças que podem ser adicionadas ao seu lance vencedor.
      – Traga um Especialista: É recomendável ter um profissional de confiança para avaliar o veículo e verificar se a compra é vantajosa. Eles podem detectar problemas ocultos.
      – Seja Racional: Não se deixe levar pelas emoções durante o leilão. Defina um limite para seu lance e não o ultrapasse, mesmo que a pressão seja grande.
      – Verifique Dívidas: Certifique-se de que o veículo não tenha dívidas pendentes, como impostos e multas. O novo proprietário não deve assumir essas dívidas.
      – Seguro: Verifique a possibilidade de contratar um seguro para o carro leiloado. Fique atento a preços abusivos ou recusas injustificadas por parte da seguradora.
      – Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para participar de um leilão de carros e fazer uma compra inteligente.
      Espero ter te ajudado! E se você se interessa pelo mercado de carros, também confira:
      Carro por assinatura Localiza Meoo: descubra como funciona e se vale a pena
      Seguro auto: como funciona e qual o seguro de carro mais barato?
      O que preciso saber antes de contratar o consórcio? Descubra já!
      Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, que assine nossas mídias sociais e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *