Conheça 5 maneiras diferentes de você ter um carro!

Ter um carro pode ser essencial para algumas pessoas. O conforto de não precisar utilizar o  transporte público é bastante tentador, ainda mais em lugares onde esta alternativa não funciona bem.

Além disso, o brasileiro é apaixonado por carro. Estudos apontam que a frota de carros no país deve crescer cerca de 2% em 2020, se comparado ao ano anterior.

Por isso, hoje, nós trouxemos um assunto que pode te ajudar a encontrar a melhor maneira de adquirir um carro: vamos falar das 5 maneiras de ter ou de comprar um carro. Algumas você provavelmente já conhece, mas pode se surpreender com outras. Por isso, não deixe de conferir o texto até o final.

comprar carro, chave de carro, financiamento, consórcio, carro por assinatura

1) Comprar carro à vista

A maioria dos brasileiros não consegue guardar todo o dinheiro necessário para comprar um carro à vista. Geralmente, as pessoas juntam apenas a quantia necessária para a entrada do financiamento, e dividem em várias parcelas o restante do valor do veículo. Mas comprar carro à vista ainda é a melhor forma de se adquirir um automóvel. Pois, além de esse tipo de compra não envolver juros, ainda é possível conseguir um bom desconto no preço do carro. 

Então, se você puder esperar algum tempo para ter acesso ao carro, a melhor opção é fazer uma reserva financeira. Para isso, talvez você precise aprender a se reeducar financeiramente e a ter bons hábitos.  Guarde uma quantia todo mês. Uma boa dica é imaginar que essa quantia será sua “parcela” da compra do carro. Dessa forma, depois que você juntar todo o dinheiro necessário para adquirir seu veículo é só ir até alguma loja e fazer a negociação. Lembre-se que com o dinheiro na mão você pode conseguir bons descontos. Use isso ao seu favor.

Vale a pena fazer uma boa pesquisa pela internet e nas concessionárias para encontrar a que lhe ofereça maior desconto na compra do seu veículo.

Vantagens

  • Não demora para ter acesso ao veículo
  • É possível conseguir um bom desconto com esse tipo de compra
  • É a opção mais barata de compra

Desvantagens

  • Não é uma tarefa fácil juntar o valor total do veículo

 

2) Financiamento de carro 

O financiamento de carro é uma forma de adquirir um carro pagando em parcelas. Ou seja, não é preciso ter o valor total do veículo de uma vez só. Ao invés disso, você pode parcelar o valor do automóvel. Nessa modalidade de compra existem os famigerados juros, então ao final do financiamento você acaba desembolsando uma quantia bem maior do que o valor real do seu carro. Por isso, é muito importante calcular todos os custos do financiamento e ter certeza que essa é a melhor escolha para você. 

Você pode encontrar as opções ideais de financiamento, usando o nosso Simulador de Financiamento de Veículos.  Mais de 100 mil pessoas já foram auxiliadas pelo Educando Seu Bolso sobre qual financeira é a melhor para solicitar o financiamento do seu veículo, após usar a nossa ferramenta. 

Como funciona o financiamento de carro?

O financiamento de carro é como um empréstimo, chamado de crédito direto ao consumidor (ou CDC). Normalmente, você paga uma parte à vista, que é conhecida como entrada. Quanto maior a porcentagem do valor do veículo que você pagar na entrada, menores serão os juros desse financiamento.  O resto do valor do veículo é dividido em parcelas (o máximo costuma ser 60 meses).

Outra opção é financiar o carro sem entrada.  Porém essa modalidade de financiamento é mais rara, e  os juros são maiores. Isso porque, com o financiamento sem entrada, você não precisa pagar nenhum valor à vista. O valor total do carro será dividido em parcelas. O que gera, além de juros mais altos, um valor de parcela maior. 

No financiamento de carro, o seu veículo fica como garantia para o banco. Ou seja, o automóvel fica no seu nome, mas fica alienado ao banco. Assim, caso você não cumpra com suas obrigações o banco pode tomar o carro. Ao final do contrato, quando todas as parcelas forem quitadas, o veículo fica somente no seu nome, sem nenhuma alienação ao banco. 

Vantagens

  •  Não demora para ter acesso ao veículo

Desvantagens

  • Possui juros, que podem ser bem caros

 Se quiser saber mais informações sobre o financiamento de veículos, leia o nosso conteúdo completo e ouça nosso podcast.  

 

3) Leasing de carro 

O Leasing funciona como um tipo de aluguel em que você paga todo mês uma quantia para utilizar o veículo. Nesse caso, o veículo fica no nome do banco e o carro não será seu até o fim do contrato. Mas você arcará com todas as despesas, como multas, IPVA, seguro DPVAT, etc. Entretanto, ao final do acordo, com o pagamento de todas as parcelas, você tem a opção de comprar o veículo, devolvê-lo ou renovar o acordo.

  • O período do leasing pode variar de 2 até 4 anos.
  • Você escolhe a cor e modelo do carro, porém ele fica no nome do banco. Você paga uma mensalidade que equivale ao aluguel pelo uso do bem.
  • Ao final do contrato, o cliente tem a opção de comprar o carro definitivamente, mas para isso ele precisa pagar uma quantia referente ao valor do bem.
  • O cliente é responsável pelo seguro e pela manutenção do carro. Ao final, caso deseje comprar o veículo, precisará arcar com a e taxa de transferência. 

Ainda, com a opção carro por assinatura que vamos citar adiante, o leasing se torna uma opção ainda menos vantajosa para o usuário. 

Vantagens

  • Não possui juros
  • Não é necessário dar nenhuma entrada

Desvantagens

  • O carro, no final das contas, não é seu, a não ser que você pague o valor residual
  • Diferente da outra opção de aluguel, você precisa arcar com toda parte burocrática do carro

 

4) Consórcio de carro 

O consórcio é uma modalidade muito conhecida entre os brasileiros. Mas, mesmo sendo algo tão comum, muita gente não sabe como o consórcio de fato funciona. Algumas pessoas acreditam que o consórcio é um tipo de investimento. Pois, ao contrário do financiamento, em que você pega o carro e depois paga, no consórcio você paga primeiro (em parcelas) e depois pega o veículo.  Mas é importante ressaltar: consórcio não é investimento!

Como funciona o consórcio ?

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens. Consiste em um grupo de pessoas se juntam com a finalidade de comprar aquele bem. A grosso modo, ele pode ser comparado com uma “vaquinha”. Então, todo mês, os participantes desse grupo pagam uma mensalidade. Assim, a cada mês, 2 ou 3 participantes recebem o dinheiro total para comprar o carro. Ao final do consórcio, todos os participantes do grupo terão o seu carro. 

No consórcio existe uma taxa de administração, que é uma taxa que a instituição financeira cobra para cuidar desse consórcio. E, diferente de um investimento o consórcio não gera rendimentos. Por isso o consórcio NÃO é um investimento. Ele pode ser considerado uma “poupança forçada”, pois com esse tipo de crédito você se compromete a pagar um boleto todo mês. 

Mas é importante pesquisar bem antes de contratar um consórcio, pois as taxas de administração mudam de empresa para empresa. Elas podem ser bastante salgadas. Mais altas até mesmo que os juros do financiamento.

Entretanto, tão importante quanto pensar no valor da taxa é escolher uma administradora confiável. Pois se a empresa for à falência, o seu crédito não estará garantido e você terá que entrar na justiça conta a instituição. Por isso é necessário escolher bem onde você irá fazer seu consórcio.

Vantagens

  •  Não possui juros 

Desvantagens

  • Pode demorar para se ter acesso ao carro
  • Existe a taxa de administração que pode ser bastante alta
  • A taxa de administração pode ser tão alta quanto os juros de um financiamento

 

5) Carro por assinatura

Essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço no mercado como uma alternativa para aqueles que não estão mais interessados em financiar ou comprar um veículo à vista.

Como funciona o carro por assinatura?

O carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo. Os contratos costumam ser de um ou dois anos, o que faz com que você tenha sempre um carro 0 km na garagem. Geralmente, essa assinatura  é feita por locadoras, e grande parte das despesas já são incluídas na mensalidade. Mas vale lembrar, no entanto, que o carro não é seu e nem será, visto que funciona como uma espécie de aluguel.

Inúmeras empresas já trabalham com esse tipo de contrato. Locadoras como Unidas, Moove, Movida e Use Car já estão nesse mercado. Além disso, seguradoras também oferecem esse tipo de serviço, como é o caso da Porto Seguro, que oferece o programa de aluguel Carro Fácil.

Ranking de Carro por Assinatura

PosiçãoPlanoNotaInteressado?
1Unidas
Unidas

4.75

2Movida
Movida

4.60

3Localiza
Localiza

4.50

4Moove
Moove

4.30

5UseCar
UseCar

4.20

6Porto Seguro
Porto Seguro

3.37

Atualizado em 04/06/2020

 

Existem vantagens e desvantagens nessa modalidade. Para quem gosta da sensação de ter um carro próprio, essa não é a melhor opção, afinal de contas o carro por assinatura é uma forma de aluguel. Agora se você não se importa com isso, e conforto e comodidade são questões importantes para você, talvez o carro por assinatura seja uma boa opção. 

 

Vantagens

  • Conforto e comodidade
  • Não é necessário nenhum tipo de entrada
  • Você pode pegar o carro bem rápido

Desvantagens

  • O carro não será seu

 

Qual é a melhor maneira de comprar um carro?

Bom, nós vemos que a maneira que possui mais vantagens é a compra à vista. Mas, infelizmente essa forma de comprar um carro pode não ser uma realidade para todos os clientes. Por isso, pode ser que, para você, o financiamento seja a maneira mais interessante, caso não tenha todo o valor do carro e mesmo assim precisar do veículo o mais rápido possível. Se esse é o seu caso, não deixe de acessar o nosso Simulador de Financiamento de Veículos.

Mas, se você prefere trocar de carro todo ano, a opção mais vantajosa pode ser o carro por assinatura, como mostramos no texto.

Ou seja, é sempre importante pesquisar e entender qual é a melhor opção para o seu caso. Não deixe de colocar na balança os prós e contras antes de adquirir seu veículo.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de nos contar suas histórias e deixar dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *