O que você está procurando hoje?

Dicas para não se perder com as compras de natal

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Dicas para não se perder com as compras de natal
/

Lá se vai 2017, aí vêm o natal, o réveillon, as férias… e 2018. É o momento em que todos querem celebrar, comemorar, presentear. Tudo isso custa dinheiro. Será que é possível fazer as compras de natal, se preparar para as despesas de início de ano e ainda guardar algum dinheiro? Esse foi o tema da nossa conversa desta semana com o Pedro Vieira, no programa Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência.

A virada do ano traz a combinação de três elementos que precisam ser bem cuidados. Primeiro, há mais dinheiro circulando na praça, graças, principalmente, ao 13ºsalário. Segundo, há um intenso apelo ao consumo, devido ao trio natal-réveillon-férias. E terceiro, há gastos extras em janeiro, devido a outro trio: IPTU, IPVA e material escolar. Como gerenciar tudo isso para ter apenas alegrias, e não problemas?

Faxina

Você sabe exatamente como andam suas contas? Sabe quanto dinheiro tem disponível? Tem dívidas? Já sabe quanto vai ter que gastar em janeiro? Organizar-se é o primeiro passo.

Faz parte da faxina construir uma reserva financeira para 2018. Quem acompanha o blog sabe onde encontrar boas dicas de investimento seguro e rentável, mesmo para pequenos valores.

Compras de natal

Falamos sobre como economizar nas compras. Fazer lista de presentes antes de começar a comprar, pesquisar, usar a internet, usar o comércio local, pechinchar, e muitas outras dicas úteis. Ouça lá!

Espírito de natal

Na reta final da conversa, lembramos que o mais importante desta época não é presentear, e sim celebrar. Se seu dinheiro está curto, não se entristeça ou se envergonhe de não poder presentear como gostaria. E, importante, não cometa irresponsabilidades, não contrate dívidas caras apenas para presentear. Calma! O mais importante não custa dinheiro. Por isso, independentemente da situação do seu bolso, não deixe de celebrar, de estar com pessoas queridas, de ser grato pelo que o ano trouxe em alegrias e aprendizado.

Nesse espírito, finalizei a conversa agradecendo a toda a família da Rádio Inconfidência e a todos os leitores e ouvintes por mais um ano de parceria. Boas festas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *