O que você está procurando hoje?

Porque seu carro não é investimento?

Banner Localiza

Carro é investimento?

Muita gente pensa que carro é investimento. Nem sempre. Geralmente carro não é investimento, mas há exceções, das quais falarei mais adiante.

Carro não é investimento porque investimento dá dinheiro e seu carro não coloca dinheiro no bolso. Simples assim. Pior: tira dinheiro do bolso: gasolina, manutenção, IPVA, etc. Além disso, ainda que em termos nominais não se desvalorize (raríssimas exceções, e põe raríssimas nisto), desafio alguém a me mostrar que comprou um carro para uso próprio e que o carro se valorizou depois de um tempo mesmo descontada a inflação. Duvido.

Chamo a atenção para descontar a inflação porque há casos em que o carro foi comprado zero km há 5 anos atrás, digamos, por R$20.000,00 e que hoje está valendo, digamos, R$20.500,00. Sim, há estes casos e aí o desavisado pode me inquirir dizendo que o carro dele se valorizou. Sim, valorizou em termos nominais 2,5% em 5 anos mas e a inflação? Qual foi a inflação nos últimos 5 anos? A inflação tem sido maior do que 2,5% a cada semestre, o que se dirá, então, de 5 anos…

Exceções

Por outro lado, como disse no primeiro parágrafo, há exceções. Um taxista, por exemplo, compra um carro (taxi) e faz dinheiro com ele. Uma pessoa que compra uma picape e faz carretos, idem. Aquele carro do dono do restaurante que carrega as compras do CEASA ou do mercado é investimento. Enfim, há carros que são investimentos, sim. Mas não é o caso do carro que é comprado apenas com o fim de te levar ao trabalho, as crianças à escola ou para passear aos fins de semana.

Então não devo comprar um carro?

Não estou sugerindo a ninguém que não compre carro. Até não acharia ruim se as pessoas fizessem isso porque, se isto ocorresse e as companhias de trânsito ficassem quietas, o trânsito tenderia a melhorar. Mas não é o que sugiro, mesmo porque o sistema de transporte coletivo brasileiro precisa melhorar muito. Mas isto já é outra história…

(Publicado também em http://vocemaisrico.com/2014/02/21/porque-seu-carro-nao-e-investimento/)

Peça seu orçamento para a Localiza Meoo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *