Qual é o verdadeiro negócio?
Outro dia recebi uma informação interessante: o verdadeiro negócio da rede de fast food McDonalds não é sanduíche. Como assim? Pois é, o McDonalds está ganhando dinheiro alugando os espaços para as franquias montarem a rede, ou seja, o verdadeiro negócio deles é imóveis! Surpreendente, não? Claro que também estão ganhando dinheiro com os produtos que comercializam nos pontos de venda, mas não é a principal fonte de receita. E estou apenas dando um exemplo do que chamarei de negócio oculto. Há muitos outros por aí.
Quem mais está ganhando dinheiro sem parecer?
Porque estou falando isto? Porque estou querendo falar dos negócios ocultos do ramo financeiro. Por exemplo, as Casas Pernambucanas, reconhecida por suas 303 lojas que comercializam roupas e eletrodomésticos pelo país afora, tem como sua principal fonte de lucro a parte financeira. São mais de 9 milhões de cartões colocados no mercado, boa parte utilizado por pessoas que usam e abusam do rotativo (aquela velha história do “coube a parcela no orçamento, estou dentro”), ou inadimplentes.
Só elas?
Outros varejistas, como as Lojas Americanas, o Ponto Frio, as Casas Bahia, para citar apenas poucos reconhecidos varejistas, firmaram acordos (leia-se vultosas quantias financeiras envolvidas repassadas pelos bancos às varejistas, coisa da ordem de grandeza de centenas de milhões de reais) com instituições financeiras para que fossem as financiadoras de seus clientes. As Casas Pernambucanas não abriu mão do que percebeu ser um verdadeiro filé mignon.
Como os juros cobrados não são baixos, a principal unidade de negócios das Casas Pernambucanas mudou! Assustado? Eu também fui surpreendido, mas é fato. Sabe o que isto significa? Que tem tanta gente dando dinheiro fácil para as financeiras que elas não estão mais tão interessadas em vender produtos: estão vendendo dinheiro. Triste fato.
Espero que não estejam ganhando dinheiro sobre você
Prezado leitor, espero que não seja seu caso. Espero que você não esteja no rotativo ou inadimplente com financeiras ou cartões de crédito. Espero que você vá às Casas Pernambucanas, às Lojas Americanas, ao Ponto Frio, às Casas Bahia, ao Ricardo Eletro, etc. para comprar um produto, e compre pelo preço justo, e não por um valor cuja parcela caiba no seu orçamento. Triste realidade do brasileiro médio que não tem educação financeira adequada.
Até a próxima.
Escute nosso podcast para saber mais sobre o verdadeiro negócio de algumas empresas.
(publicado com ajustes também em http://dinheirama.com/blog/2014/05/20/sua-loja-preferida-esta-vendendo-dinheiro-cuidado/)