Finanças pessoais: Como você lida com dinheiro?

Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Apple Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Spotify
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Google Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Castbox

Como você anda cuidando das suas finanças pessoais? Qual é o seu perfil? Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência, no programa Em Boa Companhia.

Levamos ao programa um quiz, isto é, um jogo de perguntas, com opções de respostas. Apesar do formato de brincadeira, a coisa é séria. Foi inspirado em estudo da economista italiana Annamaria Lusardi, especialista em comportamento financeiro . Ela baseou-se no Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, iniciativa que avalia o conhecimento de estudantes em vários países.

Pedro topou o jogo e fez o teste no ar. E foi bem bacana, porque pudemos conversar sobre cada pergunta e apresentar nossas sugestões sobre bons cuidados com finanças pessoais. Apesar de não ser um teste de “certo ou errado”, algumas respostas são certamente mais aconselháveis que outras…

É interessante perceber como a forma de cuidar do dinheiro reflete a forma de cuidar da vida como um todo. Finanças pessoais envolvem escolhas, preferências, abrir mão de algumas coisas em benefício de outras. E quantas coisas na vida são exatamente assim, não é mesmo?

As perguntas passeiam por diferentes situações e falam, basicamente, de disciplina e escolhas. Cuidar das contas, pensar antes de tomar decisões, fazer planos, pensar no futuro, viver o presente… É possível arranjar um meio termo?

.

Sua vez de fazer o teste: como você cuida das suas finanças pessoais?

.

Que tal, agora, fazer o teste você mesmo? É bem rápido, são apenas 6 perguntas. Além de divertido, é saudável. Cada pergunta é um convite à reflexão. E o resultado pode ser surpreendente!

.

Ouça o podcast, conheça o perfil do Pedro, ouça nossas dicas. Ficou muito legal, ao mesmo tempo leve e profundo. E depois faça o teste, conheça a si mesmo, reflita sobre o que pode e precisa ser mudado. E então, vamos lá?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *