Search
Search

Alerta do IDEC: tarifas bancárias cada vez mais altas

banner leaderboard minuto seguros
Educando-entrevista
Educando Seu Bolso
Alerta do IDEC: tarifas bancárias cada vez mais altas
Loading
/

O economista Frederico Torres, fundador do Educando Seu Bolso, traz um alerta importante: de acordo com dados do IDEC, os pacotes bancários subiram cerca de 10 vezes mais do que a inflação nos últimos anos. Essa diferença mostra como os consumidores precisam ficar atentos às tarifas bancárias, que muitas vezes passam despercebidas no dia a dia, mas corroem o orçamento aos poucos.

Onde os pacotes bancários pesam mais?

As cobranças variam bastante de banco para banco, mas geralmente estão concentradas em serviços como:

  • emissão e manutenção de cartões de crédito;
  • saques em caixas eletrônicos;
  • fornecimento de extratos;
  • transferências entre contas.

Ou seja, aquilo que parece pouco em uma cobrança isolada pode se transformar em um gasto significativo no fim do mês.

Comparação feita para o alerta dao IDEC

No dia 25/05/2015, no quadro Educando Seu Bolso, dentro do programa Em Boa Companhia da Rádio Inconfidência AM 880, foi feita uma comparação detalhada entre diferentes pacotes bancários. O objetivo foi mostrar que existem opções mais baratas — e até gratuitas — para quem sabe procurar.

O que você pode fazer para economizar

Em primeiro lugar, é essencial verificar se você realmente precisa de um pacote pago. Muitos consumidores pagam por dezenas de serviços que nunca usam. Além disso, o Banco Central determina que todo cliente tem direito a um pacote gratuito de serviços essenciais, que inclui cartão de débito, saques limitados e transferências entre contas do mesmo banco.

Portanto, antes de aceitar a proposta do gerente, vale pesquisar alternativas em bancos digitais e fintechs. Esses novos modelos de instituições financeiras oferecem contas sem tarifas e com serviços ilimitados, o que pode representar uma grande economia ao longo do ano.

💭 Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima