Fim de ano chegando, muita gente gosta de pegar estrada. Mas o que ninguém gosta é de parar em postos de pedágio. Não apenas pelo custo, mas também pelo incômodo de enfrentar fila, mexer com dinheiro, pegar troco… Para aliviar pelo menos esse incômodo surgiram empresas como Sem Parar, ConectCar, Move Mais e outras.
Elas fornecem o serviço de pedágio expresso. Você já deve ter ouvido falar nesse serviço. Mas sabe como funciona? E sabia que elas vão passar a oferecer outros serviços?
Esse foi o tema da nossa conversa com o Pedro Vieira, no programa Em Boa Companhia da Rádio Inconfidência. Explicamos como funcionam esses serviços, apresentando as empresas que atuam no mercado e seus respectivos planos.
Orientamos sobre como avaliar se vale a pena contratar o serviço e como escolher o plano mais adequado. E falamos sobre o que esperar do futuro, não apenas para esse tipo de serviço, mas para outros. O bom e velho cartão de crédito, por exemplo.
Já escrevi sobre isso aqui no blog em 2015, e fiz uma atualização em 2016. Na época apresentei os planos, os preços, vantagens e desvantagens de cada um e contei minha experiência com a ConectCar.
Mas chegou a hora de fazer um post novo sobre o assunto. Não apenas atualizando informações, mas alçando um voo maior, falando sobre o que vem por aí.
O que é pedágio expresso?
Quem costuma pegar estrada já se acostumou também com os postos de pedágio. Eles estão espalhados pelas rodovias das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e em alguns estados do Nordeste. A tendência é que cheguem a cada vez mais estradas nos próximos anos.
Junto com as praças de pedágio vieram as empresas de pedágio expresso – Sem Parar, ConectCar, Move Mais e Veloe. Esse serviço consiste basicamente na instalação de um dispositivo – chamado de tag – no para-brisa do carro.
Ao aproximar-se da cancela do pedágio, a tag é reconhecida por um sensor e a passagem é liberada. O pagamento do pedágio e do serviço pode ser feito de diferentes formas, que vamos explicar aqui.
Quem não contrata os serviços de pedágio expresso já deve ter passado pela experiência de, parado na fila do pedágio, ver carros passando tranquilamente pelas cancelas lá da direita, sem parar. Dá vontade de ir para aquela fila, não dá?
Por outro lado, quem contrata pedágio expresso talvez já tenha passado pelo dissabor de ficar parado na fila porque a cancela não abriu. Ou de se esquecer de carregar créditos e ficar na mão na hora H. E certamente passa pelo desgosto de pagar uma taxa que, muitas vezes, é bastante salgada.
E aí? Compensa ou não compensa?
Eu, particularmente, gosto bastante. Mas meu plano é antigo, pago um valor de mensalidade bem baixo, que não existe mais. Para quem ainda não contratou o serviço, recomendo que avalie seu perfil de utilização, procure o plano mais adequado e avalie se o benefício compensa o custo.
Vamos mostrar como fazer isso. Mas antes, vamos conhecer as empresas e seus planos.
Conheça abaixo algumas empresas de pedágio expresso, e acompanhe a colocação no nosso ranking:
Ranking melhores empresas de pedágio expresso segundo Educando seu Bolso
Posição | Empresa | Nota | Interessado? |
---|---|---|---|
1 | C6 Tag | 3.96 |
|
2 | ConectCar | 3.61 |
|
3 | Veloe | 3.52 |
|
4 | Sem Parar | 3.50 |
|
5 | Move Mais | 3.35 |
|
6 | Zul + | 3.13 |
Atualizado em 23/11/2024
Sem Parar
A Sem Parar é a maior empresa de pedágio expresso do país. Segundo seu site, está presente “em todas as estradas pedagiadas do Brasil”. Além de passar pelos postos de pedágio, os clientes da Sem Parar podem usar estacionamentos e abastecer em postos de combustível Shell.
Por enquanto, a Sem Parar funciona melhor no estado de São Paulo. É lá que está disponível a maior variedades de planos. Aos poucos eles serão expandidos para outros estados.
Atualmente, a Sem Parar oferece dois planos cobertura nacional: Adesão Zero e Sem Parar Automático. Ambos têm mensalidade fixa de R$ 23,53 e não cobram taxa de adesão. O usuário tem uma conta em seu nome, onde é mantido o saldo que ele poderá usar nos serviços.
A diferença entre os planos é que, no Adesão Zero, as recargas precisam ser comandadas pelo usuário. No plano Sem Parar Automático, como o próprio nome diz, elas são automáticas. Sempre que o saldo atinge um valor mínimo, determinado pelo usuário, é comandada uma recarga.
Para as rodovias estaduais de São Paulo, a Sem Parar oferece planos com mensalidade de R$ 11,45.
Há também um plano sem mensalidade, o Pré-Pago Paulista. Nele, em cada recarga é cobrada uma taxa que fica em torno de 10% do valor carregado – varia conforme o valor. Veja as taxas:
Além disso, para clientes de São Paulo, a Sem Parar oferece um plano para ser usado exclusivamente em estacionamentos. Tem mensalidade de R$ 9,45.
ConectCar
Empresa pertencente à Companhia de Petróleo Ipiranga e ao Banco Itaú Unibanco, a ConectCar é a grande concorrente da Sem Parar. Opera em todo o país e é aceito em praticamente as mesmas praças de pedágios que a Sem Parar, tudo isso na palma da sua mão.
Na época em que fiz a pesquisa para este post – início de novembro de 2018 – a taxa de adesão era de R$ 35,00 e o site oferecia apenas o Plano Completo. Quando telefonei para a empresa, me ofereceram também o Plano Básico.
No Plano Completo é cobrada uma mensalidade de R$ 19,90. As recargas são feitas automaticamente, por meio de cartão de crédito. O usuário define o saldo mínimo que quer manter em sua conta, e o valor das recargas. Sempre que o saldo ficar inferior ao valor mínimo, é comandada uma nova recarga.
No Plano Básico não é cobrada mensalidade, mas em cada recarga é cobrada uma taxa. Semelhante ao que ocorre no plano Pré-Pago Paulista da Sem Parar.
Veja as taxas do Plano Básico da ConectCar:
Repare que, na recarga de R$ 30,00, são cobrados R$ 6,49, ou 21,6%. É muito. Na recarga de R$ 220,00 são cobrados R$ 20,80, ou 9,5%. É menos, mas ainda é bastante. É preciso avaliar bem antes de contratar.
Além desses dois planos para pessoas físicas, a ConectCar saldo oferece o Plano Empresarial, para pessoas jurídicas. Funcionam de forma semelhante ao Plano Completo, mas com mensalidades menores, quando a empresa contrata mais de 50 tags.
>> Se quiser saber mais sobre a empresa, fizemos um post dedicado a Conect Car explicando as vantagens e desvantagens. Não deixe de ler!
Minha experiência com a Conect Car
Sou cliente dos produtos dos postos Ipiranga há quase 10 anos. Minha tag é ConectCar, abasteço meu carro com Abastece Aí e uso Km de Vantagens. Sinto-me bastante à vontade para falar da empresa. Minha relação com ela é de afeição e pânico – eu ia dizer amor e ódio, mas seria um certo exagero.
Afeição porque, de modo geral, gosto dos produtos. O desconto em combustível do Abastece Aí é razoável, o atendimento que recebo no posto próximo à minha casa é ótimo, os Km de Vantagens podem ser trocados por serviços interessantes e o ConectCar funciona bem.
E pânico porque já passei por emoções fortes nessa relação. Minha conta já foi roubada por hackers – ressalto que a Ipiranga me ressarciu direitinho. Minha senha já parou de funcionar. O aplicativo já me deixou na mão algumas vezes.
Mas o que quero destacar aqui é a mania que a Ipiranga tem de mudar seus produtos e procedimentos. Perdi a conta de quantas vezes mudaram a sistemática dos descontos no abastecimento e o nome do meu plano ConectCar saldo
Mudaram o nome, mas pelo menos mantiveram o preço. Hoje pago pelo plano completo R$ 4,90 por mês. Uma pechincha, se comparado com os atuais R$ 19,90 dos novos planos. Se mantiverem o preço nesse nível, é nele que eu fico. A tag funciona bem – raramente apresenta falhas nos pedágios – e não tenho tido problemas com a cobrança.
Se a condição ficar ruim, vou reavaliar. Aliás, como devemos fazer em tudo na vida.
Move Mais
A Move Mais é menor que a Sem Parar e a ConectCar saldo, mas vem buscando aumentar seu espaço no mercado com planos completos.
Oferece planos para pessoas físicas, com taxa de adesão de R$ 29,90, sem mensalidade, e com taxas de serviço que variam de 5% a 10% do valor recarregado. Veja só:
O esquema é o mesmo de ConectCar e Sem Parar: o usuário comanda uma recarga, e é creditado o valor na conta, já descontando a taxa de serviço. A pessoa pode optar por recargas automáticas ou manuais.
Para pessoas jurídicas a Move Mais oferece os planos Controle e Estradeiro. A diferença básica é que no primeiro a recarga é manual, e no segundo é automática. A taxa de adesão é de R$ 39,90.
Existe ainda o Plano Frota, também para empresas. Nele, a mensalidade é de R$ 25,80 e o pagamento ocorre após a utilização. A cada 10 dias a Move Mais envia um boleto com o valor utilizado.
Veloe
Além dessas três empresas, daqui para a frente você vai começar a ouvir falar bastante na Veloe. É a empresa de pedágio expresso da Alelo, que comanda também os cartões Elo, e o programa de pontos Livelo. A Alelo é controlada por Bradesco e Banco do Brasil. Isso, por si só, dá a ideia do poder de fogo da Veloe.
A empresa iniciou suas atividades muito recentemente, e por enquanto atua apenas no estado de São Paulo. Pretende expandir sua ação para as outras rodovias brasileiras em 2019.
A Veloe oferece dois planos. O Total tem mensalidade de R$ 18,90 e pode ser usado em pedágios e estacionamentos. O Estrada custa R$ 14,90 mensais e é mais voltado para pedágios, mas o usuário também pode usar em estacionamentos. Só que, nesse caso, vai pagar R$ 1,90 a mais por uso.
Ambos têm recarga automática e não têm taxa adicional por recarga.
Green Pass
Outra empresa que está chegando ao mercado é a GreenPass, que vem para competir com a Conect car. Mas ela deve entrar em operação apenas no primeiro semestre de 2019, atuando inicialmente apenas no estado de São Paulo.
A tag da GreenPass vai se chamar Taggy. Até a publicação deste post ainda não havia detalhes sobre os serviços, apenas que haveria quatro opções de planos. Aguardemos.
Auto Expresso e Passe Expresso
Quem utiliza serviços de pedágio expresso há mais tempo pode se lembrar dessas duas empresas. Bem, elas não estão mais operando.
A Passe Expresso encerrou suas atividades e a Auto Expresso, que chegou a ter uma boa colocação no mercado – até entrou no nosso post de 2015 –, foi incorporada pela Sem Parar.
Como escolher o melhor plano?
O mercado de pedágio expresso está em constante modificação. Por isso, minha preocupação neste momento não é indicar o melhor plano, e sim te ajudar a escolher. Os planos podem mudar de um dia para o outro, mas as dicas para escolhê-los permanecem as mesmas.
Cobertura
A primeira coisa é avaliar quais operadoras funcionam melhor na sua região. Hoje a Sem Parar e a ConectCar são as que oferecem maior cobertura. Praticamente todos os postos de pedágio de rodovias federais aceitam as duas. A Move Mais está aumentando sua cobertura.
Minha recomendação: visite os sites das empresas e verifique como anda a atuação delas nas estradas que você mais utiliza.
Preço
Definidas quais operadoras podem te atender, o próximo passo é encontrar a mais barata. Em meio a tantos planos e preços, para descobrir qual é a melhor para você é preciso identificar seu perfil. O principal fator: QUANTO você utiliza de serviços mensalmente?
Dependendo do valor consumido, pode compensar mais contratar um plano COM ou SEM mensalidade.
Fizemos um quadro comparativo entre as empresas com atuação nacional, com diferentes níveis de utilização, ressaltando o plano mais barato em cada um deles:
Levando em conta o preço, vemos que, para quem utiliza até R$ 250,00, o plano que compensa mais é o da Move Mais – sem mensalidade, com recarga manual ou automática.
Lembrando que, antes de comparar preços, é preciso saber se a Move Mais atende as estradas pelas quais você costuma passar.
Caso ela ainda não atenda, a melhor opção é o Conect Car. Para quem usa até R$ 150,00 compensa contratar o Plano Básico, sem mensalidade e com tarifas proporcionais às recargas. Mas para quem utiliza mais de R$ 150,00 já compensa contratar o Plano Completo, com mensalidade fixa de R$ 19,90.
Outros serviços
“Ah, Ewerton, quer dizer que essa Sem Parar só tem nome, já que os serviços dela são mais caros…”
Olha, eu não diria isso. HOJE pode até parecer que é assim. Mas lembre-se: o mercado de pedágio expresso está se tornando muito dinâmico. Novos agentes estão entrando, novos serviços vêm sendo oferecidos.
Quem já está no mercado vai ter que se mexer mais rápido, por isso não se espante se amanhã a Sem Parar modificar seus planos.
Além disso, pode esperar muita, muita novidade por aí. Por exemplo: a própria Sem Parar firmou parceria com o McDonalds. As tags passarão a ser aceitas para pagamento automático pelos lanches nos drive thrus da rede.
Quanto mais agentes entrarem no mercado, mais e melhores produtos surgirão. Mais ou menos como aconteceu no mercado de máquinas de cartão de crédito. Pode apostar.
Concluindo: contratar tag de pedágio expresso
Na hora de decidir que tag contratar, olhe para a FORMA como fizemos a pesquisa, mais do que para os NÚMEROS do post.
Portanto, procure saber primeiro quais empresas atendem a região em que você costuma trafegar. Depois avalie como funcionam os planos das empresas disponíveis – recarga automática ou manual, débito ou crédito etc.
Avalie também que outros serviços as tags oferecem – estacionamentos, drive thru, convênios e programas de pontos. Finalmente, claro, avalie o preço.
Vamos procurar atualizar este post frequentemente, para acompanhar as mudanças nos planos e os novos agentes do mercado. Enquanto isso, se você vir alguma novidade por aí, ou quiser contar sua experiência com sua tag, fale conosco aí nos comentários!
Fala Ewerton, bom dia.
Parabéns pelo post, muito bom.
Mas venho aqui pra fazer uma pergunta dificil, que não encontro a resposta por aí.
Tenho um Conectcar pré pago a 5 anos. Sempre foi a melhor opção para meu uso. Mas ultimamente, as taxas cobradas subiram demais. Mais de 14% colocando R$ 100,00 de crédito.
Sem Parar e Veloe costumam dar algumas mensalidades grátis em planos pós (sem fidelidade).
Estava pensando em pegar algum desses dois e usar somente o tempo das mensalidades grátis, e deixar meu Coneccar sem saldo durante esse tempo.
Consigo usar os dois adesivos no mesmo parabrisa ?
O motivo da pergunta é pq caso eu retire o Conectcar, qdo for voltar, eles cobram R$ 40,00 na tag nova.
Pra pagar isso depois de 6 meses, acaba inviabilizando a promoção.
Obrigado.
Abc
Olá, Rodrigo, obrigado pela mensagem, pelos parabéns e pela ótima pergunta.
Já questionei a algumas das empresas sobre essa questão de ter duas tags. As respostas que obtive foram iguais: se tiver duas tags, serão debitadas as tarifas nas duas.
Enquanto seu saldo no ConectCar estiver zerado, não haverá problema. A cancela não será ativada por ele, evidentemente, apenas pela outra tag (Sem Parar ou Veloe). Mas quando você carregar o ConectCar, se a outra tag tiver saldo, a tarifa será debitada duas vezes…
Boa noite!
Plano pré
Não tenho dúvida na classificação que vou postar
Move Mais taxa recarga bem acessível, atendimento top.
Sem Parar possui planos pré interessantes, só precisando um melhor atendimento.
Conectcar ponto negativo taxa recarga.
Veloe única que não possui plano sem mensalidade (pré)
Deive, obrigado pela sua mensagem! Muito legal, um resumo bem direto da sua opinião sobre as quatro principais marcas. Abç!
Ewerton gostei dos seus posts a respeito de sistemas automáticos em praças de pedágio. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de saber por QUANTO tempo um determinado valor permanece como crédito…se eu NÃO utilizar rodovias por um tempo, o valor (pré-pago, por exemplo) existente fica disponível por qusl tempo, sem necessitar de uma nova recarga? Abraço. Anderson Faria. Campinas/SP.
Anderson, obrigado pela sua mensagem e pelos elogios.
Quando fiz a versão mais recente do post, todas as empresas me garantiram que os créditos não expiravam nunca.
(aliás, acho que é hora de dar mais uma visitada nesse mercado, ver as novidades e atualizar o post, porque esse pessoal muda as regras dos planos com incrível rapidez)
Abraço!
Amigo, vc sabe se algum desses sistemas funciona com moto?
Obrigado.
Prezado Guilherme, obrigado pela sua mensagem.
Pelo que pesquisei, nenhuma dessas empresas oferece tags para motos ainda. Eles vêm prometendo criar um produto específico há anos, mas por enquanto, nada. Anos atrás uma das empresas chegava a VENDER o produto, CADASTRAR a categoria do veículo (já que motos pagam pedágio mais barato, ou menos caro), com marca, modelo, tudo. Mas na hora H o veículo era tarifado como se fosse carro. Impressionante… Depois de tanta confusão, pararam de vender.
Com isso, concessionárias de rodovias (como a Entrevias) passaram a estudar a criação de sistemas próprios, que só funcionam em suas próprias praças de pedágio. É um chip instalado em um cartão, ou uma pulseira. Mas eu confesso que não sei em que pé estão esses sistemas, se já estão operação, se tem funcionado bem.
Abraço!
Como diria Raul Seixas, “eu também vou reclamar”…
No sábado passado fui encher o tanque do meu carro no posto onde normalmente abasteço. A conta ficou em R$ 207,88. Como o desconto do aplicativo Abastece Aí cairia para R$ 197,49.
Cairia…
Na hora de pagar, o sistema parou de funcionar. No meu celular, tudo ok, paguei, cheguei a receber o SMS da operadora do cartão, o aplicativo emitiu o código para passar para o frentista, mas ele não conseguiu completar a operação.
Resultado: precisei pagar com meu cartão de crédito e perdi os R$ 10,34 de desconto, suficientes para pagar duas mensalidades do Conectcar.
À noite, em uma palestra que fiz, comentei o fato com a plateia. Duas pessoas disseram que isso sempre acontece com elas. Uma delas até já desinstalou o aplicativo, “desisti da Ipiranga”, disse,
Tenho guardados o print da tela do aplicativo com o cancelamento, o SMS da operadora com o lançamento com desconto e o extrato com o lançamento propriamente dito, sem o desconto.
Ipiranga, abre o olho, sô! Sei que todo sistema está sujeito a isso, mas o que vejo por aí é que o seu anda falhando muito.
Qual o Plano que vc me indica, no meu caso viajo mais em feriados ou fim de semanas prolongados, quero fugir das filas.
Olá, Ronaldo, obrigado pela sua mensagem!
(vou praticamente repetir a resposta que fiz pra Joyce agora há pouco)
Para saber o que compensa mais, é preciso calcular:
-Ver os preços dos planos com mensalidade e as condições dos planos pré-pagos (nosso post traz os preços da época em que foram escritos; é preciso sempre conferir, pois as empresas estão mudando os planos com muita frequência).
-Ver o preço dos pedágios e estacionamentos que você usa e estimar seu uso mensal.
-Calcular as duas opções e comparar.
Exemplo:
-Suponhamos que a mensalidade mais baixa que você encontre seja de R$ 20.
-E que seu uso mensal, entre pedágios e estacionamento, seja de cerca de R$ 100.
-E que, para essa faixa de uso, a tarifa seja de R$ 14,20.
No seu caso, então, compensaria mais o plano pré-pago (R$ 14,20) do que o mensal (R$20)
Basicamente, é assim.
Abraço!
não uso frequetemente, devo usar , se usar aos finais de semana, então pra mim seria melhor um plano de créditos neh (pré pago)?
e entre os pré pagos o move+ está sendo a melhor opção? é isso que entendi?
obg pelas dicas
Olá, Joyce!
Para saber o que compensa mais, é preciso calcular:
-Ver os preços dos planos com mensalidade e as condições dos planos pré-pagos (nosso post traz os preços da época em que foram escritos; é preciso sempre conferir, pois as empresas estão mudando os planos com muita frequência).
-Ver o preço dos pedágios e estacionamentos que você usa e estimar seu uso mensal.
-Calcular as duas opções e comparar.
Exemplo:
-Suponhamos que a mensalidade mais baixa que você encontre seja de R$ 20.
-E que seu uso mensal, entre pedágios e estacionamento, seja de cerca de R$ 100.
-E que, para essa faixa de uso, a tarifa seja de R$ 14,20.
No seu caso, então, compensaria mais o plano pré-pago (R$ 14,20) do que o mensal (R$20)
Basicamente, é assim.
Abraço!
É incrível como nós acabamos aceitando a pagar uma certa comodidade, que na realidade, deveria ser pago pela concessionária das rodovias, tendo em vista a economia feita com essa tecnologia.
A implantação de cabines com cobrança automatizadas se assemelha a caixas eletrônicos de bancos, só que os bancos fizeram essas implantações com o objetivo de cortar mão de obra e lucrar com esses cortes, o que realmente ocorreu, porém não onerou seus clientes.
No mercado existem cartões de crédito (e débito) isentos de tarifas, onde quem acaba pagando a operação do cartão são justamente a outra ponta, ou seja comerciantes, com o pagamento de suas respectivas taxas de juros aos fornecedores de máquinas de cartão.
Até as câmeras que fotografam e multam os carros, foram implantados por empresas que fornecem o serviço as prefeituras, que por sua vez verificaram que são mais eficientes que um ser humano com a mesma atividade. E quando recebemos a multa não há cobrança de valores pela “utilização desse serviço”.
O poll de concessionárias formam um cartel, onde exploram comercialmente a concessão, que apesar do preço alto dos pedágios e excesso de praças, ainda podemos dizer que é normal, pois está dentro das regras do jogo… Já que o sistema automatizado de cobrança está gerando economia para essas empresas, por que o usuário está sendo onerado com essas cobranças de mensalidades, ou desconto nos créditos inseridos?
OBS: Apesar de minha critica, eu era usuário do Sem Parar (enquanto tinha mensalidades gratuitas) e quando sair de férias novamente, pretendo solicitar os serviços novamente para outra empresa que me dê gratuidade de algumas mensalidades. Mas assim que findar, irei cancelar novamente.
he he he
Olá, Marcos, obrigado pela sua mensagem! Ótimo seu argumento.
tenho Conectar mas depois que pararam de por crédito nós postos Ipiranga ficou complicado para quem não tem Cartão de crédito que é o meu caso,deveriam aceitar Cartão de débito,boleto bancário ou convênio com o Banco igual recarga de celular tô sem usar por isso.
Pois é… Um cliente pronto, com vontade de usar o serviço, e eles não atendem. É impressionante.
Prezado Ewerton
Parabéns pelo seu artigo !
Peço a gentileza de tentar entrar em contato com o SAC do SEM PARAR e se você conseguir me avisa que você ganhará um prêmio ! Péssimo atendimento dessa empresa , não recomendo !
Hahahaha!
(tô rindo para não chorar)
Ok, vou ver se consigo ganhar esse prêmio e te falo. Tá mesmo na hora de eu me atualizar quanto a essas empresas.
Pessoal (Luiz Octavio e demais leitores), reparem que todas as empresas têm relatos de clientes insatisfeitos. Mercado em formação é assim mesmo. O negócio é pesquisar (aqui no Educando Seu Bolso, no Reclame Aqui), avaliar os planos mais adequados a cada um de nós, tentar se cercar de segurança na hora de contratar (ler os termos de uso, anotar protocolos de atendimento). E depois, como diz a antiga canção de igreja, é “segura na mão de Deus e vai”.
e eu tive essa experiencia com Conect car, foram semanas pra cancelar, em ligações que sempre caiam, e sem ressarcir.
Mais um depoimento negativo sobre a Conect Car…
Boa Tarde, Tenho que fazer uma viagem de Brasília para Ribeirão Preto ainda esse mes para resolver uma documentação de um veiculo que é o mesmo que irei viajar da minha cidade Brasília x Ribeirão Preto vou gastar com pedágio o valor de R$ 60,80 para ir ate ribeirão preto e gastarei o mesmo valor para voltar para Brasília queria ver qual voce me indicaria a Conectar como sou correntista do Itau ganho 3 mensalidades grátis lembrando que é descontado um valor de R$ 100 reais para uso e quando chegar a 80% usado do valor tem a recarga automática com o valor minimo de R$ 30,00..
O Sem Parar ta dando também 3 mensalidade gratuitas só que nao informa valores que serão descontado para uso.. Ai estou em duvida se pego o plano completo pra mim usar somente um mes ou pego o básico mesmo.
Por favor me ajude !!
Olá, Weslei, obrigado pela sua mensagem.
É preciso fazer as contas. Primeiro, você precisa apurar por quanto tempo tem que permanecer com a tag, caso aceite esses planos com 3 mensalidades grátis. Nos regulamentos do Sem Parar e do Conect Car (que você custa a encontrar…) não fala sobre fidelidade. Porém, se você consultar o site Reclame Aqui, verá que algumas pessoas tiveram problema com cobrança de multa por rescisão de contrato…
Minha sugestão é que você entre em contato com eles e pergunte claramente se existe alguma penalidade por rescisão de contrato. E o que aconteceria se você rescindisse o contrato agora mas resolvesse contratar a empresa novamente no ano que vem, por exemplo.
Depois você precisa estimar se vai voltar a usar a tag para passar em pedágios durante o período em que permanecer com ela.
Se realmente não houver multa por rescisão de contrato, evidentemente fica mais barato pegar o plano sem mensalidade.
Mas se houver alguma penalidade e se você não vai usar a tag para passar em pedágios, precisará fazer as contas e ver o que compensa. Talvez o melhor seja contratar o plano básico. O valor que vai ser descontado para você pagar os R$ 121,60 de pedágio possivelmente será inferior ao de uma eventual multa.
Abç!
Parabéns pelo post Ewerton! Ajudou bastante! Vou começar a seguir o blog a parte de agora!
Olá, Thomas, obrigado pela sua mensagem!
Que ótimo, ficamos felizes com isso. Vou procurar atualizar este post sempre que possível, pois as empresas a cada hora lançam novos produtos.
Abraço!
Bom dia,
Muito esclarecedor o seu post!
Alguma novidade na Sem Parar para este ano? Eu tinha o ConectCar (plano completo com mensalidade 4,90) e sofri diversas vezes por problemas na abertura de cancelas, tanto em pedagios como estacionamentos e muitas trocas de tag/adesivo). Por isso decidi cancelar e aderir ao Sem Parar. Não tive mais problemas, porém tenho que arcar com a mensalidade 23,53 independente do uso, o que considero caro. Recentemente recebi oferta da Conect de plano completo com mensalidade vitalicia de 13,90 e gostaria de saber sua opinião sobre possivel troca.
Obrigada
Olá, Joana, obrigado pela sua mensagem!
Bem, novidades nesse mercado acontecem todo mês, rs… Confesso que não tenho conseguido acompanhar todas. Periodicamente eu pesquiso, entro em contato com as empresas e atualizo o post – ou faço um novo.
Eu também tenho plano ConectCar antigo, com mensalidade ainda a R$ 4,90. Não tenho tido problemas. Mas esse ano minha utilização diminuiu muito, não tenho tido muitas chances de testar.
Quanto à sua pergunta, se vale a pena ou não, depende da sua utilização. Faça uma estimativa de quanto usa por mês, e veja quanto isso geraria em taxas nos planos sem mensalidade (nosso post dá orientações para fazer isso). E veja se vai ser mais que R$ 13,90. Se for mais, eu até arriscaria voltar para o ConectCar.
Como já falei várias vezes aqui, não estou defendendo nem atacando o ConectCar. Sou cliente dos produtos da Ipiranga (Abastece Aí, Km de Vantagens, ConectCar), gosto dos produtos, mas já tive vários problemas (aplicativo que não funciona, conta invadida, cancela que não abre). Então é uma relação cheia de emoção, rs. Continuo dando chance para eles melhorarem, ainda não cheguei naquele estágio de desespero. Na maior parte das vezes os produtos funcionam a contento.
Abraço!
Tenho sem parar e estou trocando de carro ,me passaram uma taxa de 50,00 reais + ou – para o novo carro ,acho demais sendo que para vc começar um novo plano vc não paga nada !!!
Sem parar me fazendo pensar em trocar de bandeira!!!
Olá, Márcio, obrigado pela sua mensagem!
Pois é… Mesmo que haja um custo na transferência da tag, eles poderiam pelo menos permitir que você faça a troca gratuitamente uma vez por ano. Quase ninguém troca de carro mais de uma vez por ano.
Olá boa tarde!
O Conectcar está com uma oferta de R$15,90 na mensalidade para sempre e com gratuidade nos 3 primeiros meses.
Parabéns pelo post!!
Olá, Lucas. Obrigado! Pela mensagem, pelos parabéns e pela informação.
Abraço!
Olá! Sou cliente da Conectcar desde que começaram atuar, sempre no plano básico, já que meu uso de pedágio ficava abaixo dos R$100/mês. Infelizmente eles subiram absurdamente as porcentagens de venda de crédito… Reparei que vc disse que paga R$4,50 pelo plano completo. É algum plano de fidelidade? Pq paga mais barato? Minha esposa usa Sem Parar e, por causa do plano de fidelidade, paga R$2,50/mês de mensalidade no plano completo deles. Estou avaliando entrar com ela no mesmo plano (estamos em contato com o Sem Parar para ver se é possível adicionar mais um carro e em que condições). Acho que pro seu artigo ficar mais completo faltou citar que essas empresas tem (ainda tem mesmo ou não?) esses descontos de acordo com o tempo de assinatura e o valor gasto mensalmente. De resto achei muito bom o artigo. Parabéns!
Filipe, muito obrigado pela sua mensagem!
Aliás, os leitores estão melhorando muito esse post. Percebo que as empresas estão se mexendo, alterando seus planos, criando novas opções aos clientes.
Esse preço que eu pago não é devido a plano de fidelidade. Creio que seja devido a ser cliente antigo. Meu plano nunca foi o básico, porque eu usava muito pedágio. E naquela época o abastecimento com desconto também era feito no plano ConectCar (depois é que criaram o Abastece Aí). Então meu gasto chegava a passar dos R$ 500 mensais.
Outro leitor me sugeriu acrescentar essa informação sobre ter mais de uma placa cadastrada no mesmo plano. Agora você me sugere acrescentar a informação sobre planos de fidelidade. Quando fiz o post eles não existiam, nenhuma das empresas exigia fidelidade, e nem oferecia benefício em troca dela.
Está na hora de acrescentar mais uns parágrafos ao texto… Para breve.
Mais uma vez agradeço pela colaboração. Abraço!
Parabéns pelo post!
Obrigado!