Aprenda com os melhores do mercado

2,5 milhões

Foi a quantidade de pessoas com problemas financeiros que ajudamos no último ano.

Educação na prática

A teoria é importante, mas resolver seu problema financeiro é o nosso principal objetivo.

Economia

Melhores decisões financeiras podem transformar o dinheiro em seu maior aliado.

.

.

Webinar: “Cenário da Educação Financeira no Brasil“.
Dia 26/10 às 19h.

.

Cursos Disponíveis

R$ 49

Jornada para o equilíbrio financeiro

Aprenda a lidar melhor com seu dinheiro

Saiba mais

0% Completo
0/30 Passos

Em Breve

Imobiliário

Saiba mais

0% Completo
0/24 Passos


O que falam sobre os cursos?

Confira o depoimento de quem escolhe o
Educando seu Bolso

Ewerton Veloso — Co-Founder e CFO.
Frederico Torres — Founder.

Quem somos?
.

Experiência

Os idealizadores da Escola Educando seu Bolso contam com cerca de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
.

Resultados

Desenvolveram ferramentas e conteúdos que foram capazes de auxiliar 2,5 milhões de pessoas no último ano.
.

Oportunidade

E agora, toda essa experiência e conhecimento estão disponíveis para você, em trajetórias simples e mais importante, práticas!

Indique o Educando Seu Bolso para sua empresa

Sua empresa ainda não oferece o benefício corporativo Educando Seu Bolso? Indique aqui:

Comece a aprender hoje!

Encontre o curso ideal para você, e desenvolva suas habilidades.

Educação financeira para iniciantes: o guia definitivo!

Não é novidade que a educação financeira no Brasil é extremamente deficiente.

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais do país, pelo menos 45% da população afirmam não fazer controle das próprias finanças e do orçamento pessoal.

Porém, a situação pode ser ainda pior. Outra pesquisa, realizada pela Anbima, mostra que apenas 8% da população guardaram algum dinheiro em 2018.

Apenas em números, não é fácil compreender a real dimensão do problema. Então, neste texto, convidamos você a fazer uma reflexão sobre sua própria situação. Apresentaremos:

  • conceitos importantes sobre inteligência financeira;
  • dicas valiosas para pessoas em todos os níveis de independência financeira.

Em resumo, o Educando seu Bolso se propõe a reverter o cenário da educação financeira do Brasil. Queremos que você “tome as rédeas” da sua própria situação financeira. E, quem sabe, da própria vida?

Afinal, sabemos que uma relação saudável com o dinheiro está diretamente ligada a um estilo de vida melhor. Isto é, com mais tranquilidade, prosperidade, segurança… E muito mais!

Assim, vamos te ensinar desde a limpar seu nome de dívidas e pendências, passando por fazer seu controle do seu orçamento e gastos, até investir seu dinheiro de forma rentável e segura!

O que é educação financeira?

De acordo com a ENEF (Estratégias Nacionais de Educação Financeira), educação financeira é o “processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação“.

Assim, objetiva-se lidar com o dinheiro de maneira mais inteligente e consciente. Ou seja, levando as qualificações e conhecimentos adquiridos para o comportamento prático.

Isso acontece por meio de evitar situações prejudiciais às suas finanças e também por melhorar suas tomadas de decisão. Em outras palavras, é tanto dar um “adeus” para aquilo que te atrapalha, quanto se abrir para novos caminhos promissores.

Além disso, trata-se de um conceito simples, mas que traz consigo diversas particularidades.

Por exemplo, pelo fato de se tratar de um processo. Isto é, práticas contínuas, regulares e graduais. São diversas etapas nesse caminho: estudo, controle de gastos, planejamento, conhecimento de cenário econômico, investimento…

Para começar, é preciso que o primeiro passo seja tomado (e você verá como fazer isso aqui neste texto)!

“Blitz” da saúde financeira: atenção! Pare e reflita sobre suas finanças

Então, para que você comece a pensar no assunto aplicado à sua vida, te convido a pensar sobre as seguintes perguntas:

  • Costumo fechar o mês no vermelho/sufoco?
  • Estou apenas pagando contas ou sobra uma parte do meu salário?
  • Parece que minha renda sempre “some” ao longo do mês?
  • Se eu perdesse meu emprego hoje, teria estabilidade para mim e minha família por alguns meses?
  • Saberia onde investir meu dinheiro hoje?

Com as respostas, você já pode ter percebido alguns pontos a melhorar na sua vida financeira, certo? O Educando seu Bolso está aqui para te ajudar justamente nisso!

Ah! E já para acabar com um mito a respeito de finanças: não é preciso ser rico e ter um saldo bancário recheado de zeros para se aproveitar da educação financeira!

Pelo contrário, ela é uma prática para TODAS as pessoas, em todas as situações. O conhecimento te ajudará a valorizar o que você possui agora, com a mentalidade de ter cada vez mais qualidade de vida no futuro.

Entenda a importância da educação financeira na vida do cidadão

Sem dúvidas, neste ponto da leitura você já detectou diversas vantagens de se ter educação financeira de qualidade. Mas caso ainda não esteja convencido de que seja hora de aplicá-la na sua vida, neste tópico apresentaremos conceitos que te farão entender melhor.

Com uma boa orientação financeira, você passa para uma situação de AGENTE com o seu dinheiro. Isto é, você deixa de ser controlado por ele, e passa a controlá-lo. Dessa forma, você adquire a capacidade de tomar as suas próprias decisões.

Vamos trazer um exemplo prático: suponhamos que Renata more há mais de 10 de anos de aluguel. Comprar um imóvel, mesmo que financiado, tem um custo elevado. Assim, todos os meses, parte de sua renda é consumida com o aluguel e, embora ela poupe dinheiro, nada é guardado para dar entrada em um financiamento de casa própria.

Renata tem um problema? A resposta é: depende! Vamos explicar melhor:

A educação financeira te dá conhecimento sobre os produtos financeiros do mercado. Renata pode ser uma mulher muito bem informada, que estudou muito, fez cursos de finanças e investimentos, e concluiu que, para ela, o que mais compensa é morar de aluguel, mesmo! Talvez ela não tenha nem o sonho, nem a necessidade de ter uma casa própria.

Mas entenda! Ela:

  • conhece as opções disponíveis no mercado (alugar ou comprar);
  • entendeu como comparar financeiramente as opções;
  • sabe como verificar os custos e benefícios não-financeiros de comprar ou alugar (comodidade, qualidade de vida);
  • poupa para outros objetivos em que ela mais acredita;
  • adquiriu uma estabilidade financeira por meio da educação, que lhe permite A QUALQUER MOMENTO alterar sua decisão e começar a trabalhar no objetivo de uma casa própria.

Entendeu? Renata tem as rédeas da situação. Ela optou por morar de aluguel, é ela quem controla sua relação com o dinheiro. Você teria essa mesma tranquilidade nessa tomada de decisão?

Resumo: o que deve mudar na minha vida quando eu começar a me planejar financeiramente?

Seguindo todas as dicas de um educador financeiro confiável (como é o Ewerton Veloso, especialista do Educando seu Bolso!) e desse texto, é esperado que você seja capaz de:

  • Ter o controle de suas próprias decisões financeiras;
  • Fugir de “furadas” financeiras, como juros elevados e tarifas indesejadas;
  • Limpar seu nome e não ser mais inadimplente;
  • Poupar o dinheiro e vê-lo render;
  • Pensar em uma aposentadoria mais tranquila;
  • Possibilidade de investir melhor na educação dos filhos, como avaliar melhores faculdades;
  • Pagar todas as suas contas e compromissos em dia (água, luz, telefone, parcelas de financiamentos…);
  • E ainda ver o dinheiro sobrar para seu lazer (viagens, jantar fora, ir ao cinema…)!

Ou seja, tudo aquilo que te traz maior tranquilidade e conforto no presente e futuro, no que diz respeito ao seu dinheiro.

Poxa… É muita coisa boa, não é mesmo? Então você se pergunta: como começar? Qual atitude será o primeiro passo na trilha da minha independência financeira?

Muitas pessoas podem já estar pensando em desistir, por parecer muito complicado ou trabalhoso. Mas calma, na verdade é mais simples do que você pensa.

A resposta está no próximo tópico!

Curso de educação financeira: primeiro passo para você se reorganizar

Existem muitas formas de se conseguir informação financeira: blogs, canais no YouTube, livros, jogos… Porém, fazer isso sozinho pode ser muito trabalhoso e nem sempre tão efetivo.

Afinal, existem centenas de conteúdos na internet, que muitas vezes estão incorretos ou são pobres e rasos. Além disso, é preciso ter uma grande disciplina para começar a estudar um novo tema desde o início.

E, dessa forma, você pode continuar na estaca zero…

Então, um apoio para começar essa jornada é muito importante, concorda? Pensando nisso, criamos a Escola Educando seu Bolso. Aqui, você encontra o que há de melhor em curso online de educação financeira:

  • Professores capacitados;
  • Apoio de profissionais do ramo, com mais de 20 anos experiência no mercado para tirar todas as suas dúvidas;
  • Uma trilha de aprendizado completa, para que você siga passo a passo as etapas e tenha do conhecimento mais básico ao mais avançado;
  • Aplicações práticas, em situações reais do cotidiano;
  • O investimento no curso é uma pechincha! Com um valor baixíssimo, você investe em sua independência financeira e economiza milhares de Reais no futuro;
  • Certificado ao final do curso de finanças pessoais!

O caminho a ser percorrido é longo, e não pode ficar só no discurso.

Assim, a jornada precisa ser iniciada com bons passos. O primeiro é tomar a melhor decisão e escolher um bom curso de finanças, como são os do Educando seu Bolso. Com alguns minutos de dedicação por dia, você persegue seus objetivos de forma simples.

Portanto, não deixe de conhecer as soluções oferecidas pela Escola Educando seu Bolso. Pode ser que esteja aqui o conteúdo que vai mudar completamente sua relação com o dinheiro!

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil. Grande abraço e conte conosco!