O que você está procurando hoje?

Empréstimo com garantia de celular: descubra tudo sobre ele!

banner-afiliados-468×90-bpc
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Empréstimo com garantia de celular: descubra tudo sobre ele!
/

Já tentou fazer um empréstimo e ele foi recusado? Agora você pode solicitar um crédito usando seu aparelho de celular como garantia! 

Então, pensando em como te ajudar a contratar crédito de forma consciente e entender as inovações desse mercado, resolvemos conversar com o Leonardo Grapeia da Focus Financeira, que chega com a proposta de empréstimo com garantia de celular

Como hoje em dia todos temos um celular no bolso essa é uma proposta que parece bem atraente, não é mesmo? 

Logo, se você se interessou pelo assunto e quer entender um pouco mais sobre essa proposta da Focus Financeira e as inovações no mercado de crédito, você pode conferir nossa conversa aqui e em todos os players acima, além do vídeo do bate-papo no nosso canal no Youtube!  

Prós

  • Taxa de aprovação do crédito próximo aos 50%;
  • Privacidade de dados;
  • Possibilidade de empréstimo para negativado com garantia e quem não consegue comprovar renda;
  • Sem renda mínima para concessão do crédito;
  • Site com informações acessíveis;

Contras 

  • Só são aceitos aparelhos da marca Samsung; (Motorola, Iphone, Xiaomi estão excluídos);
  • Taxa alta de 16% ao mês;
  • Necessidade de ter conta corrente no seu nome;
  • Sem possibilidade de alterar a data de vencimento das parcelas;
  • Pagamento via carnê;

O drama brasileiro do acesso ao crédito

Não é de hoje que falamos sobre a dificuldade de conseguir um empréstimo no Brasil. Normalmente, os juros são altos para os poucos que conseguem descolar uma grana emprestada de alguma instituição financeira.

Até porque grande parte dos brasileiros está negativado, o país conta com cerca de 66,6 milhões de inadimplentes conforme dados do Serasa, e isso acaba reduzindo o acesso à crédito. Afinal, quem não conhece alguém que solicitou um empréstimo e foi reprovado?

Inclusive, temos tido relatos de empresas que têm aprovado menos de 1 a cada 100 pedidos de crédito! 

E o pedido de cartão de crédito recusado, pense no quanto isso é comum. E mesmo quando o cartão é aprovado, aí o problema passa a ser o limite, que na maioria das vezes é insuficiente.

Pois então, esse é o contexto que dá origem a ideias inovadoras como o seu celular funcionando como seu fiador ou avalista!

A Focus Financeira

Mas, antes de entender a proposta do empréstimo com garantia de celular, vamos entender o que é a Focus Financeira, não é mesmo? 

Anteriormente, já falamos sobre a Bom Pra Crédito e seu direcionamento. Ora, a Focus Financeira é uma empresa desse mesmo grupo. Como é trazido por Leonardo Grapeia, fundador executivo da Focus, eles tem o objetivo de ofertar serviços financeiros, sendo o principal produto os empréstimos. 

E é justamente no mercado de crédito que eles apostaram ao permitir que nosso celular, que já tem mil funções, ganhe mais uma: servir como garantia para um empréstimo!

Então, se você se interessa pelo assunto e está precisando de um crédito, conheça o nosso simulador de empréstimos, e veja qual a melhor oferta para você! 

Crédito Pessoal
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
GERU
Crédito Pessoal4.20%
2
Provu
Crédito Pessoal4.80%
3
Bom Pra Crédito
Crédito Pessoal8.00%
Consignado
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Creditas
Consignado - Privado1.80%
2
bxblue
Consignado - Público2.05%
3
bxblue
Consignado - INSS2.14%
Negativados
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Moneyman
Crédito Pessoal8.75%
2
Simplic
Crédito Pessoal17.90%
Empréstimo
PosiçãoInstituiçãoModalidadeCET(ao Mês)Interessado?
1
Bom Pra Crédito
Empréstimo com Imóvel em garantia1.00%
2
Creditas
Empréstimo com Imóvel em garantia1.36%
3
Tutu Digital
Peer-To-Peer PJ2.83%
4
Nexoos
Peer-To-Peer PJ4.18%
5
IOUU.
Peer-To-Peer PJ4.40%

Como funciona o empréstimo com garantia de celular?

Assim como um empréstimo com garantia de imóvel ou de carro, você está colocando uma posse sua como garantia para liberar um dinheiro. Mas, se você deixar de pagar as parcelas do compromisso que você firmou, o que vai ser tomado ou bloqueado é o seu aparelho de telefone.
E se você quer entender esse processo, na prática, simule seu empréstimo com garantia de celular clicando no botão abaixo: 

Quero simular meu empréstimo com garantia de celular!

 

Como o celular é bloqueado?

Quando você entra em um empréstimo com garantia de celular a empresa passa a ter acesso ao IMEI do seu aparelho. Isso ocorre tanto na Focus Financeira como na Supersim e Finanzero, por exemplo, que ofereçam essa linha de crédito.

Assim como nós temos o CPF, que é um número que nos identifica, os telefones tem o IMEI para identificá-los! E é o acesso a esse número que permite que a instituição bloqueie seu aparelho, em caso de inadimplência.

Sabe quando você é assaltado e consegue bloquear o uso do seu aparelho para que o ladrão não tenha acesso a nada seu? Funciona da mesma forma. Com o bloqueio, você só consegue fazer ligações de emergência e não consegue mais utilizar o celular para outras funções.

A empresa tem acesso total ao meu aparelho?

Como hoje em dia usamos o celular para absolutamente tudo, essa é uma preocupação muito comum das pessoas em geral, conta Grapeia. Afinal, nossa vida está dentro de um celular! 

Mas, nosso convidado ainda acrescenta: “ao usar seu celular como garantia do empréstimo, nós, da Focus, somente temos acesso ao IMEI e a função de bloqueio do aparelho, não conseguimos ver seus aplicativos, histórico, ou qualquer coisa do tipo”.

Ou seja, a empresa tem total autonomia para bloquear seu celular, mas isso só ocorre caso você deixe de pagar as parcelas do empréstimo. E, nesse caso, mesmo que o devedor tente mudar de chip ou reiniciar o aparelho, a instituição continua sendo capaz de fazer o bloqueio, garantindo o cumprimento do acordo de crédito. 

Outra preocupação comum é o que fazer em caso de assaltos, por exemplo. Nessa situação a providência que a empresa consegue tomar é o bloqueio imediato do aparelho.

Porque a taxa é tão cara?

Então, o que acontece é que a qualidade da garantia é pior do que imóvel ou carro, que podem ser retomados e revendidos. No caso do celular, há o bloqueio e a inutilização, mas não se consegue retomar e revender para compensar o prejuízo da empresa.

Além disso, como é uma opção que não costuma exigir renda mínima e que você consegue fazer mesmo com o nome sujo ou com score baixo, a tendência é que as taxas sejam realmente bem “salgadas”.

Empréstimo com garantia de celular na Focus

O empréstimo com garantia de celular na Focus Financeira possui as seguintes características:

  • Só aceita celulares da marca Samsung;
  • Busca atender negativados e pessoas que não tem como comprovar renda, como autônomos e MEI;
  • Taxa de 16% a.m;
  • São disponibilizados microcréditos de até R$600,00;
  • O pagamento é feito em parcelas de até 9x;
  • Pagamento via carnê;
  • Solicitam CNH ou carteira de identidade e o comprovante de endereço, ou seja, não precisa de comprovar renda.

Assim, o empréstimo com garantia de celular entra no jogo não como a melhor e mais forte oferta de linha de crédito, mas como uma porta de acesso a negativados e pessoas que não tem como comprovar a renda, como autônomos e MEI.

Normalmente, esses grupos não teriam acesso a nenhuma opção de crédito e como trouxe Grapeia, “mesmo que o preço ainda esteja acima do ideal é melhor ao menos ter uma opção do que não ter nenhuma!”.

Além disso, conforme você vai pagando as parcelas sem atraso, a empresa te disponibiliza a possibilidade de renegociar a taxa, ou seja, você consegue taxa menor e com um limite maior. Mas, para que isso aconteça você terá que firmar um novo contrato.

A empresa também conta com uma política de incentivo ao pagamento dentro dos prazos: se você paga uma parcela sem atraso eles te disponibilizam um número que te permite concorrer a até R$10.000. Já se você quita três parcelas sem atraso eles oferecem a opção de obter benefícios com a Uber e o Ifood, por exemplo.

O pagamento na Focus Financeira

Em relação ao pagamento nós do Educando pensamos em organizar uma seção só para ele, pois nos deparamos com algumas inconsistências nesse processo. Primeiramente, estranhamos o fato do pagamento ser somente via carnê, já que muitos de nós nem conhecemos essa palavra, não é mesmo?!

Os carnês são muito similares aos boletos, porém são emitidos para compras parceladas com datas fixas e para pagá-los é necessário passar por uma análise de crédito, a encargo da empresa. Mas, conforme as informações do site do Serasa, não é possível que uma pessoa com nome sujo consiga quitar essa divida e fazer o pagamento via carnê, que é considerado um crediário. 

Então como um empréstimo direcionado para quem está negativado e não tem como comprovar a renda pode ter somente uma forma de pagamento que torna difícil que esse público quite as dívidas? 

Com essa dúvida em mente, questionamos a equipe da Focus e foi esclarecido o seguinte: o cliente que não conseguir fazer o pagamento via carnê terá o dinheiro que ele deve tirado da conta cadastrada. Ou seja, se você tem uma parcela em atraso e não conseguiu pagá-la via carnê a Focus vai debitar esse valor da sua conta. 

Se a empresa não conseguir realizar esse débito, por falta de dinheiro na conta, por exemplo, o cliente passa a ter a opção de pagar a parcela em atraso em até 12x no cartão de crédito, isto é, com a incidência das taxas de atraso do cartão.

Além disso, como para nós, do Educando Seu Bolso, a transparência é um valor fundamental, não poderíamos deixar de mostrar a realidade desse processo. E acredite, se você está confuso nós não poderíamos estar de outra maneira. Afinal, um carnê que vira raspa-conta e que se torna pagamento via cartão? É muita desorganização! 

Taxa de 16% ao mês? Não existe opção mais barata?

Sim, 16% ao mês é uma taxa cara, porém isso depende do seu perfil! Como frisamos aqui, o crédito com garantia de celular é uma opção mas, nem de longe, é a oferta mais atrativa em termos de preço, já que a taxa mensal gira em torno de 16%. 

Assim, se você não se encaixa no perfil de pessoas que não conseguem comprovar renda ou negativados, o melhor é que se procure outras opções de crédito em outras instituições financeiras, para não sofrer com as altas taxas.

Resumindo: se você pode, fuja do empréstimo com garantia de celular, porque a taxa cobrada não vai te trazer nenhum alívio na hora de organizar suas finanças! 

No caso da Focus, Grapeia contou para a gente outros caminhos que você pode seguir, são eles: o crédito consignado, não consignado, com garantia de imóvel, com garantia de veículos e a antecipação do FGTS.

Solicitando o empréstimo com garantia de celular na Focus Financeira

Para solicitar o empréstimo com garantia de celular pela Focus Financeira, primeiramente, você instalará um aplicativo deles. Depois, clique em “Criar conta” e serão solicitados alguns dados, como o seu nome,  e-mail e seu número de celular. Finalmente,  crie uma senha e envie os dados, isso dará início ao processo de análise de crédito pela Focus. 

O processo é 100% digital e é fundamental que você realize o registro do aparelho, com o cadastro do seu IMEI. E a mesma pessoa que é a proprietária do celular se torna o responsável pelo empréstimo.

Ai é só aguardar a análise de crédito, com prazo de um dia útil, e assinar o contrato. E atenção: o valor final e a data de pagamento vão estar neste documento, sendo que a data não pode ser alterada depois!  

Um adendo é que você precisa ter uma conta corrente em seu nome para a Focus comprovar sua renda. A conta que é avaliada é a mesma utilizada para o depósito do empréstimo.

Também é preciso que sua conta corrente seja física e individual. A lista de bancos aceitos é a seguinte: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Nubank e C6.

Ranking melhores contas digitais segundo Educando seu Bolso

Posição Instituição Nota Post
1 Inter Inter
4.2
Confira!Confira!
2 NuBank NuBank
4.0
Confira!Confira!
3 Mercado Pago Mercado Pago
3.9
Confira!Confira!
4 Woop! Sicredi Woop! Woop! Sicredi Woop!
3.7
Confira!Confira!
5 PicPay PicPay
3.7
Confira!Confira!
6 Banco BMG Banco BMG
3.4
Confira!Confira!
7 Will Bank Will Bank
3.3
Confira!Confira!
8 Neon Neon
3.2
Confira!Confira!
9 PagBank PagBank
3.2
Confira!Confira!
10 Agibank Agibank
3.1
Confira!Confira!

Os empréstimos podem ser recusados?

Sim! Assim como qualquer empréstimo a empresa tem a autonomia para avaliar se é ou não um bom negócio disponibilizar o crédito para você.

Na análise de crédito da Focus, alguns motivos de recusa comuns são:

  • comprometimento da renda;
  • inconsistências no cadastro;
  • incompatibilidade de informações com os documentos mandados.

Educação financeira: fuja do sufoco!

Pensando em tudo que trouxemos aqui, uma reflexão muito bem pontuada por Grapeia foi em relação à importância de aprendermos a como lidar com questões que envolvem nosso dinheiro.

Ora, sabemos que a realidade no Brasil não é fácil. Sabemos que perder dinheiro dói ainda mais quando cada centavo conta, seja para o jantar de amanhã ou para a feira da semana que vem. Por isso que a educação financeira é um caminho que permite que você mude sua realidade aos poucos. 

Assim, é importante sabermos todas nossas opções quando tratamos de empréstimos, e ainda mais no caso do empréstimo com garantia de celular. Ele permite que pessoas que eram excluídas da possibilidade de pegar uma grana a mais agora consigam fazer isso, entretanto, as taxas chegam a ser absurdas!

Inclusive, vale ressaltar que dificilmente você vai conseguir achar uma oferta de crédito com taxas tão altas como acontecesse com o empréstimo com garantia de celular. Com exceção dos empréstimos com agiotas ou empresas como a Crefisa ou Agibank. Logo, se você está negativado e precisa de um empréstimo você pode conferir aqui nosso ranking de empréstimos voltado para seu perfil! 

Por fim, caso você queira se aprofundar no mundo da educação financeira, e deixar de passar certos sufocos, não deixe de conferir o nosso curso Jornada para o Equilíbrio Financeiro

4 comentários

    • Boa tarde, Antonio!
      Para fazer um empréstimo com garantia de celular o primeiro passo é pesquisar quais são as empresas que oferecem esse tipo de serviço e, claro, se atentando a confiabilidade delas. Algumas empresas que oferecem esse tipo de empréstimo são:
      – Bom pra Crédito
      – Benfort Credit
      – Super Sim
      Depois, você preenche os dados solicitados e toma o empréstimo, conforme sua necessidade e a quantia liberada pela empresa que você escolheu. Porém, diferentemente dos empréstimos convencionais, o que é usado como garantia é o seu aparelho de celular. Ou seja, caso você deixe de pagar sua dívida a empresa pode tomá-lo e/ou bloqueá-lo. Então é preciso atenção!
      Também, se for possível para você, confira outras modalidades de empréstimo, como com garantia de veículo ou imóvel. Para estes dois casos as taxas de juros são bem mais baixas! Para não restar dúvidas, que tal nosso simulador de empréstimos? Clique aqui <https://educandoseubolso.blog.br/simuladores/simulador-de-emprestimo-pessoal/> e simule já seu empréstimo.
      Espero ter ajudado. Se também quiser nos ajudar, gostaríamos de pedir um testemunho sobre o nosso trabalho no linkedin, ou Google. Que assine e avalie nosso podcast ou mídias sociais em youtube, instagram, twitter ou facebook e que compartilhe nosso conteúdo ou clique nos nossos links sempre que possível. Isso não custa nada pra você e nos auxilia a continuar ajudando um montão de gente.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *