O que você está procurando hoje?

Conta para menor de idade: é possível abrir?

Abrir uma conta bancária para um menor de idade pode gerar dúvidas comuns. ”Será que posso abrir uma conta para o meu filho?” ”O que é preciso para abri-la?”

Descubra agora as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

 

Menores de 18 anos podem ter contas bancárias?

Sim! Entretanto, é bom ressaltar que existem diferenças entre contas para menores de 16 anos e para pessoas que tenham entre 16 e 18 anos.

Caso você tenha menos de 16 anos, quem deve representá-lo no contrato é seu responsável legal. Ou seja, para que a conta seja aberta em um banco tradicional, o responsável legal maior de idade deve comparecer no banco e realizar a abertura.

Já para quem tem entre 16 e 18 anos, o responsável legal deve apenas assistir o menor no contrato. Ou seja, quem tem mais de 16 anos e menos de 18 deve também comparecer a um banco na criação de sua conta, juntamente com seu responsável. 

 

 

Quais são os documentos exigidos para abrir a conta?

Os bancos exigem documentos tanto do menor de idade quanto de seu responsável legal no momento de abertura da conta. Esses documentos geralmente são RG e CPF de ambos, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.

Precisa de uma maquininha de cartão mas não sabe qual é a ideal para o seu negócio? Conheça o Simulador de Máquina de Cartões do Educando Seu Bolso! Ele é gratuito, e te mostra qual é o aparelho que se encaixa nas suas exigências e tem o melhor preço!

É possível abrir uma conta poupança para menor de idade?

Para quem deseja abrir uma conta apenas para manter um dinheiro, com certo rendimento e segurança garantidos, a conta poupança é a ideal. É comum que muitos pais, inclusive, criem contas poupança para juntar dinheiro para seus filhos. 

A criação desse tipo de conta é semelhante à citada no primeiro tópico do texto: precisa ser feita por um maior de idade responsável legal pelo menor, no caso de menores de 16 anos, e precisa ser feita pelo próprio menor e assistida pelo seu responsável, no caso de pessoas que tenham entre 16 e 18 anos de idade.

Os documentos exigidos na maioria dos bancos geralmente são os mesmos: CPF e RG do menor e do responsável, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.

 

Menores de idade podem ter cartão de crédito?

O cartão de crédito no Brasil no geral é autorizado apenas para maiores de 18 anos. Ou seja, mesmo que você tenha uma conta bancária, provavelmente não vai poder ser titular de um cartão de crédito. 

Entretanto, mesmo não sendo titular do cartão, se você tem a partir de 16 anos pode solicitar um cartão de crédito adicional ao do seu responsável. Isso significa que seu responsável poderá determinar o limite do seu cartão, e que é ele quem recebe a fatura. 

Além disso, caso você seja menor de 18 anos mas esteja matriculado em uma faculdade, pode ser que você tenha acesso a um cartão universitário. Essa liberação depende da análise do banco, mas vale tentar. 

Por fim, a última opção para um menor de idade ter um cartão de crédito é no caso de ele ser emancipado. 

 

Sugestões de bancos

O público jovem dificilmente se identifica com os modelos de operação dos bancos tradicionais: ter que comparecer a uma agência para abrir a conta, para resolver determinados problemas, para finalizá-la etc. Além disso, geralmente esse público tem grande facilidade com os meios digitais. É por isso que, uma sugestão para jovens que desejam abrir uma conta bancária é procurar bancos digitais.

Ranking melhores contas digitais segundo Educando seu Bolso

Posição Instituição Nota Post
1 Banco Inter Banco Inter
4.7
Confira!Confira!
2 NuConta NuConta
4.3
Confira!Confira!
3 C6 Bank C6 Bank
4.3
Confira!Confira!
4 Original ilimitado Original ilimitado
4.3
Confira!Confira!
5 BS2 BS2
4.3
Confira!Confira!
6 Next Next
4.1
Confira!Confira!
7 Neon Neon
4.0
Confira!Confira!
8 Pagbank Pagbank
3.7
Confira!Confira!
9 Super Digital Santander Super Digital Santander
3.7
Confira!Confira!
10 Agibank Agibank
3.6
Confira!Confira!

Os grandes bancos tradicionais também possuem opções de contas para menores de idade (por exemplo Santander e Banco do Brasil). Entretanto, aqui focaremos nos bancos digitais que oferecem conta corrente para menores de 18 anos.

O diferencial desses bancos é que, assim como os jovens normalmente preferem, tudo pode ser resolvido pelo celular, sem ter que comparecer a agências. Além disso, as taxas nos bancos digitais costumam ser mais baratas que as de bancos tradicionais. Existem contas digitais que são até mesmo gratuitas, e esse é um diferencial que também pode atrair os mais jovens. Separamos aqui alguns exemplos:

 

Banco Inter – conta para menor de idade

Na hora de criar sua conta no Inter não perguntam se você é menor de 18 anos ou não: quando você preenche sua data de nascimento eles identificam isso. 

Então, além de solicitadas foto de um documento de identificação seu, também serão pedidas fotos de um documento de identificação do seu responsável legal. Solicitam, também, o envio de uma foto de um comprovante de endereço em nome do responsável legal. Depois de enviado o documento é só mandar uma selfie (foto do seu rosto) e a conta é criada.

Nessa conta você tem direito, gratuitamente, à TEDs ilimitadas, saques ilimitados, emissão de boletos ilimitada, cartão de débito etc, tudo isso de forma gratuita. Temos aqui no blog um artigo que fala um pouco mais sobre o Banco Inter, caso você tenha se interessado.

ABRIR UMA CONTA NO INTER

 

Social Bank

O Social Bank é um outro banco digital, um pouco menos conhecido, que permite que pessoas entre 14 e 17 anos abram conta bancária. Para isso é necessária a autorização do responsável legal, que será requerida durante o cadastro.

Você receberá um e-mail com o Termo de Autorização, e seu responsável deverá enviar para documentos@socialbank.com.br os seguintes documentos:

  • o termo de autorização para abertura e manutenção de conta de pagamento digital preenchido e assinado;
  • cópia do seu documento de identidade com foto.

Vale lembrar que é necessária a participação do responsável legal na abertura da conta, e não qualquer pessoa maior de idade. Ou seja, apenas são permitidos os pais ou tutores.

Ah, e se você for emancipado, é possível enviar uma cópia do seu documento de emancipação para o mesmo e-mail citado acima.

Caso queira conhecer os serviços oferecidos pelo banco, basta conferir o site.

 

Jornada para o equilíbrio financeiro

Cuidar da sua saúde financeira é essencial para ter uma boa qualidade de vida! Pensando nisso, o Educando seu Bolso lançou um curso para você que quer ter controle das suas finanças e ainda aprender conceitos novos sobre dívidas, crédito e investimentos. Nosso curso é direto e ideal para quem busca pelo equilíbrio financeiro e conta com:

  • Professores capacitados;
  • Apoio de profissionais do ramo, com mais de 20 anos experiência no mercado para tirar todas as suas dúvidas;
  • Uma trilha de aprendizado completa, para que você siga passo a passo as etapas e tenha do conhecimento mais básico ao mais avançado;
  • Aplicações práticas, em situações reais do cotidiano;
  • O investimento no curso é uma pechincha! Com um valor baixíssimo, você investe em sua independência financeira e economiza milhares de Reais no futuro;
  • Certificado ao final do curso de finanças pessoais!

Não perca essa oportunidade, faça agora sua inscrição! 

 

Então…

Esperamos ter te ajudado com nossas dicas sobre conta para menor de idade! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda.

E caso você já seja maior de idade e também queira conhecer algumas opções de bancos digitais, não deixe de conferir nosso Simulador de Contas Digitais! Ele te mostra, gratuitamente, qual é a melhor opção para o seu caso, e pode te ajudar bastante.

91 comentários

    • Bom dia Guilherme.

      Você recebeu alguma mensagem explicando o porquê? Pergunto pois nunca vimos negação a abertura de conta digital apenas.

      O que acontece é não liberarem crédito ou cartão de crédito, mas conta apenas com cartão de débito é automático, afinal você só estaria gastando dinheiro que é seu – sem chance de dar prejuíxo pro banco.

      O que acho mais provável é que tenha havido algum problema operacional no envio ou análise de documentos.

      Grande abraço. Espero ter ajudado. Ah, e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =]

      Responder
    • Boa tarde, Munique!
      Você pode sim ter uma conta tendo apenas 15 anos, mas não são todas as instituições que aceitam! Podemos te recomendar o Banco Inter, você pode criar a sua conta clicando aqui!
      Espero ter ajudado!
      Eduarda, Equipe Educando Seu Bolso

      Responder
    • Boa tarde Jeremy.

      A autora desse post não trabalha mais conosco, mas creio que o motivo de ela não ter citado a Picpay é porque trata-se de uma carteira digital e não de uma conta digital. Apesar de parecerem idênticas, tratam-se de dois produtos diferentes.

      A conta digital geralmente te oferece mais opções de produtos e serviços financeiros (crédito, seguros, investimentos), além de ser uma solução independente – pense que em uma carteira digital, você geralmente precisa de um cartão de crédito de outra instituição para (des)carregá-la.

      Se quiser esclarecer ainda mais as diferenças, sugiro uma entrevista, na nossa série de podcasts, com o pessoal da PagSeguro que oferece ambas as soluções.

      Confira lá e depois nos diga o que achou. Ah, e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      ;]

      Responder
    • Bom dia Jaqueline.

      Pode sim. Eu mesmo abri conta pros meus filhos quando tinham idades próximas a essas no Inter.

      Parabéns por estar iniciando seus filhos no mundo das finanças bem cedo. Ah, e se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nosso conteúdo ou clicar nos nossos links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso.

      =)

      Responder
    • Boa tarde José!
      Infelizmente o C6 Bank não abre conta para menores de idade. Um banco digital que pode te atender é o Banco Inter, e você pode criar sua conta clicando nesse link.
      Espero ter ajudado!
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
  • Boa tarde
    Meu filho tem 17 anos e conseguiu o estágio e preciso abrir uma conta corrente no banco do Brasil e estou com restrição financeira será que vamos conseguir abrir a conta?

    Responder
    • Boa tarde Cristiane!
      O ideal é que você entre em contato com o banco e tente fazer a abertura da conta, pois não podemos te responder com certeza. No entanto, o que podemos adiantar é que as restrições financeiras dificultam, sim, a abertura. No entanto, a conta para menor de idade não oferece cartão de crédito, o que pode fazer com que a análise de crédito do seu nome seja um pouco mais tranquila.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
    • Boa noite João! Sugiro que você tente entrar em contato com o próprio banco por um dos contatos disponibilizados no site do Inter.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
    • Boa tarde Givanildo!
      Se quiser um banco digital, você consegue abrir a conta pelo aplicativo do banco, e deve enviar fotos de documentos do menor e de seu responsável legal. O Banco Inter é uma opção que abre conta para menores.
      Se preferir um banco tradicional, como Caixa, Bradesco, entre outros, também é possível abrir a conta em uma agência. Devem estar presentes o menor e o seu responsável.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *