O que você está procurando hoje?

Conta para menor de idade: é possível abrir?

Abrir uma conta bancária para um menor de idade pode gerar dúvidas comuns. ”Será que posso abrir uma conta para o meu filho?” ”O que é preciso para abri-la?”

Descubra agora as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o assunto!

 

Menores de 18 anos podem ter contas bancárias?

Sim! Entretanto, é bom ressaltar que existem diferenças entre contas para menores de 16 anos e para pessoas que tenham entre 16 e 18 anos.

Caso você tenha menos de 16 anos, quem deve representá-lo no contrato é seu responsável legal. Ou seja, para que a conta seja aberta em um banco tradicional, o responsável legal maior de idade deve comparecer no banco e realizar a abertura.

Já para quem tem entre 16 e 18 anos, o responsável legal deve apenas assistir o menor no contrato. Ou seja, quem tem mais de 16 anos e menos de 18 deve também comparecer à instituição financeia na criação de sua conta, juntamente com seu responsável. 

 

 

Quais são os documentos exigidos para abrir a conta?

Os bancos exigem documentos tanto do menor de idade quanto de seu responsável legal no momento de abertura da conta. Esses documentos geralmente são RG e CPF de ambos, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.

Precisa de uma maquininha de cartão mas não sabe qual é a ideal para o seu negócio? Conheça o Simulador de Máquina de Cartões do Educando Seu Bolso! Ele é gratuito, e te mostra qual é o aparelho que se encaixa nas suas exigências e tem o melhor preço!

É possível abrir uma conta poupança para menor de idade?

Para quem deseja abrir uma conta apenas para manter um dinheiro, com certo rendimento e segurança garantidos, a conta poupança é a ideal. É comum que muitos pais, inclusive, criem contas poupança para juntar dinheiro para seus filhos. 

A criação desse tipo de conta é semelhante à citada no primeiro tópico do texto: precisa ser feita por um maior de idade responsável legal pelo menor, no caso de menores de 16 anos, e precisa ser feita pelo próprio menor e assistida pelo seu responsável, no caso de pessoas que tenham entre 16 e 18 anos de idade.

Os documentos exigidos na maioria dos bancos geralmente são os mesmos: CPF e RG do menor e do responsável, além de um comprovante de endereço em nome do responsável.

 

Menores de idade podem ter cartão de crédito?

O cartão de crédito no Brasil no geral é autorizado apenas para maiores de 18 anos. Ou seja, mesmo que você tenha uma conta bancária, provavelmente não vai poder ser titular de um cartão de crédito. 

Entretanto, mesmo não sendo titular do cartão, se você tem a partir de 16 anos pode solicitar um cartão de crédito adicional ao do seu responsável. Isso significa que seu responsável poderá determinar o limite do seu cartão, e que é ele quem recebe a fatura. 

Além disso, caso você seja menor de 18 anos mas esteja matriculado em uma faculdade, pode ser que você tenha acesso a um cartão universitário. Essa liberação depende da análise do banco, mas vale tentar. 

Por fim, a última opção para um menor de idade ter um cartão de crédito é no caso de ele ser emancipado. 

 

Sugestões de bancos

O público jovem dificilmente se identifica com os modelos de operação dos bancos tradicionais: ter que comparecer a uma agência para abrir a conta, para resolver determinados problemas, para finalizá-la etc. Além disso, geralmente esse público tem grande facilidade com os meios digitais. É por isso que, uma sugestão para jovens que desejam abrir uma conta bancária é procurar bancos digitais.

Ranking melhores contas digitais segundo Educando seu Bolso

Posição Instituição Nota Post
1 Inter Inter
4.2
Confira!Confira!
2 NuBank NuBank
4.0
Confira!Confira!
3 Mercado Pago Mercado Pago
3.9
Confira!Confira!
4 Woop! Sicredi Woop! Woop! Sicredi Woop!
3.7
Confira!Confira!
5 PicPay PicPay
3.7
Confira!Confira!
6 Banco BMG Banco BMG
3.4
Confira!Confira!
7 Will Bank Will Bank
3.3
Confira!Confira!
8 Neon Neon
3.2
Confira!Confira!
9 PagBank PagBank
3.2
Confira!Confira!
10 Agibank Agibank
3.1
Confira!Confira!

Os grandes bancos tradicionais também possuem opções de contas para menores de idade (por exemplo Santander e Banco do Brasil). Entretanto, aqui focaremos nos bancos digitais que oferecem conta corrente para menores de 18 anos.

O diferencial desses bancos é que, assim como os jovens normalmente preferem, tudo pode ser resolvido pelo celular, sem ter que comparecer a agências. Além disso, as taxas nos bancos digitais costumam ser mais baratas que as de bancos tradicionais. Existem contas digitais que são até mesmo gratuitas, e esse é um diferencial que também pode atrair os mais jovens. Separamos aqui alguns exemplos:

 

Banco Inter – conta para menor de idade

Na hora de criar sua conta no Inter não perguntam se você é menor de 18 anos ou não: quando você preenche sua data de nascimento eles identificam isso. 

Então, além de solicitadas foto de um documento de identificação seu, também serão pedidas fotos de um documento de identificação do seu responsável legal. Solicitam, também, o envio de uma foto de um comprovante de endereço em nome do responsável legal. Depois de enviado o documento é só mandar uma selfie (foto do seu rosto) e a conta é criada.

Nessa conta você tem direito, gratuitamente, à TEDs ilimitadas, saques ilimitados, emissão de boletos ilimitada, cartão de débito etc, tudo isso de forma gratuita. Temos aqui no blog um artigo que fala um pouco mais sobre o Banco Inter, caso você tenha se interessado.

ABRIR UMA CONTA NO INTER

 

Social Bank

O Social Bank é um outro banco digital, um pouco menos conhecido, que permite que pessoas entre 14 e 17 anos abram conta bancária. Para isso é necessária a autorização do responsável legal, que será requerida durante o cadastro.

Você receberá um e-mail com o Termo de Autorização, e seu responsável deverá enviar para [email protected] os seguintes documentos:

  • o termo de autorização para abertura e manutenção de conta de pagamento digital preenchido e assinado;
  • cópia do seu documento de identidade com foto.

Vale lembrar que é necessária a participação do responsável legal na abertura da conta, e não qualquer pessoa maior de idade. Ou seja, apenas são permitidos os pais ou tutores.

Ah, e se você for emancipado, é possível enviar uma cópia do seu documento de emancipação para o mesmo e-mail citado acima.

Caso queira conhecer os serviços oferecidos pelo banco, basta conferir o site.

 

Jornada para o equilíbrio financeiro

Cuidar da sua saúde financeira é essencial para ter uma boa qualidade de vida! Pensando nisso, o Educando seu Bolso lançou um curso para você que quer ter controle das suas finanças e ainda aprender conceitos novos sobre dívidas, crédito e investimentos. Nosso curso é direto e ideal para quem busca pelo equilíbrio financeiro e conta com:

  • Professores capacitados;
  • Apoio de profissionais do ramo, com mais de 20 anos experiência no mercado para tirar todas as suas dúvidas;
  • Uma trilha de aprendizado completa, para que você siga passo a passo as etapas e tenha do conhecimento mais básico ao mais avançado;
  • Aplicações práticas, em situações reais do cotidiano;
  • O investimento no curso é uma pechincha! Com um valor baixíssimo, você investe em sua independência financeira e economiza milhares de Reais no futuro;
  • Certificado ao final do curso de finanças pessoais!

Não perca essa oportunidade, faça agora sua inscrição! 

ABRIR UMA CONTA NO INTER

Então…

Esperamos ter te ajudado com nossas dicas sobre conta kids, para crianças e adolescentes! Se ainda tiver ficado alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente te ajuda.

E caso você já seja maior de idade e também queira conhecer algumas opções de bancos digitais, não deixe de conferir nosso Simulador de Contas Digitais! Ele te mostra, gratuitamente, qual é a melhor opção para o seu caso, e pode te ajudar bastante.

109 comentários

    • Bom dia Ricardo.

      Não tenho certeza absoluta, mas me arriscaria a dizer que sim, pois no seu caso o pai é o arrimo da conta, mas podem haver alternativas.

      Por exemplo, se conta Kids for no Inter e isso prejudicar por exemplo a emissão de cartão de crédito pra criança, você pode fazer o cdb vinculado (tem outro nome). Aplica-se X e enquanto a grana estiver aplicada, o limite e o cartão são liberados, mesmo com restrição cadastral. Pois, na falta de pagamento da fatura, o Banco liquida/retoma a aplicação como repagamento da dívida. Assim, reduz-se o risco de você não estar sendo considerado um bom pagador em função da sua restrição.

      Isso te responde/ajuda?

      Obrigado por compartilhar sua experiência, um abraço e, se possível, não se esqueça de nos ranquear, indicar, compartilhar nossso conteúdo ou clicar nos nosso links sempre que possível. Como uma plataforma independente, nossa visibilidade depende disso, ok?

      =]

      Responder
    • Bom dia Gabriel!
      O menor de idade emancipado consegue sim abrir uma conta bancária.
      Caso você queira um banco digital, o Inter é uma boa opção. Além disso, você pode escolher entre qualquer banco tradicional, caso prefira.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
  • A matéria foi muito bem escrita. Sou Ricardo Fadini, co-fundador do Graninha Kids e visualizo que podemos juntos ajudar as famílias a crescerem com a mentalidade financeira próspera e as crianças crescerem com conhecimento sobre organização financeira.

    Escrevemos sobre bancos digitais anteriormente também em nosso blog.
    Vocês trouxeram mais detalhes que são bem importantes!

    Grande matéria!

    Será um prazer conversar com vocês!

    Responder
  • Boa tarde
    Eu gostaria de abrir uma conta digital para menor de 16 porem que desse um rendimento, como a na conta poupança.
    Qual seria a melhor opção?

    Responder
  • Estou precisando abrir uma conta no PagSeguro porém não estou conseguindo pq sou de menor, teria como fazer uma conta me ajudar por favor? Preciso para o meu trabalho de freelancer

    Responder
    • Boa noite Sabrina! O PagSeguro não oferece contas para menores de idade. Uma opção de banco digital que oferece é o Inter, assim como mencionamos nesse post!
      Espero ter ajudado 🙂
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
  • Eu tenho 15 anos e estou tentando fazer uma conta digital mas não estou conseguindo achar um banco pôr que eu já fui reprovado agora na conta do banco inter para menores de idade

    Vocês tem alguma sugestão de bancos digitais para menores de idade??

    Responder
    • Boa tarde Dayse!
      Como seu filho é maior de 16 anos, é provável que ele precise sim comparecer à agência junto com você na criação da conta.
      Entretanto, nós, do Educando Seu Bolso, não fazemos parte de nenhum banco. Ou seja, caso você queira tirar dúvidas específicas sobre a sua situação, deve entrar em contato direto com o banco que deseja.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
  • Boa noite. Eu gostaria de saber se o banco do Brasil ou o Santander permite a retirada de saques do menor após abrir uma conta bancária, pois sei que a Caixa não permite, só depois dos 18 anos. Gostaria de saber se o Santander ou o Brasil permitem

    Responder
    • Boa tarde Ana Carolina!
      Procurei nos sites dos bancos e não encontrei respostas muito precisas para sua pergunta.
      Encontrei no site da Caixa Econômica uma afirmação de que menores de idade que sejam maiores de 16 anos já podem fazer movimentações na conta. Entretanto, pode ser que cada banco tenha sua regra específica, então sugiro que você entre em contato direto com eles para ter certeza!
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
    • Bom dia Bianca! Tem como sim.
      Os bancos tradicionais oferecem a opção de abrir uma conta poupança gratuita para crianças, por exemplo a Caixa, desde que sua filha já tenha CPF.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
  • boa noite, por favor me ajude, tenho 17 anos preciso abrir uma conta corrente no BB, e n tenho como comprovar renda, a renda de um dos meus responsáveis, bastaria?

    Responder
    • Bom dia Isac!
      Você não precisaria comprovar renda. As informações que o site do BB oferecem sobre a abertura dessa conta estão nesse link, mas vale a pena entrar em contato com o banco pois pode ser que o procedimento tenha mudado em função da pandemia.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder
    • Boa tarde Gabrielly.
      Se for em um banco tradicional (como Santander e Banco do Brasil) o responsável deve ir junto. Se for em um banco digital, que a abertura é feita pelo celular, você deve preencher alguns dados da sua mãe e mandar fotos de alguns documentos.
      Clara, equipe Educando Seu Bolso.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *