O que você está procurando hoje?

Viajar barato: descubra 7 dicas para economizar em viagens!

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Viajar barato: descubra 7 dicas para economizar em viagens!
/

Com as férias se aproximando, é hora de levar adiante os desejados planos de viajar. Quem é que não gosta de ouvir falar em viagem? E em economizar?

Agora pensa que maravilha não seria juntar os dois e conseguir viajar barato! Ah, deu até vontade de fazer as malas!

E o melhor: às vezes tem como economizar usando o próprio celular. Aplicativos como Buser, Airbnb e CouchSurfing podem ser ótimas opções para você viajar barato!

Saiba como viajar barato usando aplicativos como Buser, Airbnb e Worldpackers.

Procurar lugares baratos para viajar não são a única opção. Existem aplicativos que te ajudam a economizar em QUALQUER viagem.

 

Às vezes passamos dias, semanas e até meses pensando em diversos detalhes que são fundamentais para organizar uma viagem. Mas sabemos que dependendo do destino pode parecer inviável realizar a tão sonhada viagem.

Os custos elevados com hospedagem, transporte, seguro viagem, pacotes de viagens são desanimadores na hora de contabilizar as despesas. Mas vamos combinar que a maioria das pessoas gostam de viajar.

E não tem ninguém que não fique animado com a possibilidade de economizar. Ainda mais se isso for feito de maneira simples e prática.

Nessa onda de economia compartilhada, dividir os gastos com outras pessoas que irão para o mesmo destino que o seu, ou se hospedar na casa de uma pessoa que está disposta a te receber, podem ser a saída perfeita para manter de pé o planejamento da viagem.

Então, vamos te mostrar neste post alguns aplicativos de celular que têm essas funções e, assim, ajudarão a tornar econômicos aqueles gastos que encarecem uma viagem.

Ao lado, você já tem uma colinha dos apps que vamos falar →

 

Planejando a viagem: como viajar barato?

Há diversas maneiras te ajudarão a economizar em uma viagem. O ponto inicial começa pelo planejamento, que pode não ser tão simples quanto parece. Um bom planejamento não é feito da noite para o dia.

Mas se você estiver disposto a dedicar um pouco do seu tempo, basta ter atenção para garimpar bem as informações na internet e tudo pode sair melhor que o esperado. O resultado será incrível para o seu bolso!planejamento de viagem como economizar e viajar barato fazendo um bom planejamento

O planejamento de uma viagem deve seguir alguns passos. Assim, começaremos pela escolha do destino.

É realidade que, algumas vezes, elegemos o destino a partir de passagens aéreas e promoções ofertadas na internet. Mas vamos começar nosso planejamento ao contrário: o ponto de partida será o destino já definido.

A partir dele, vamos em busca de soluções econômicas para tornar realidade aquela viagem dos seus sonhos.

 

Além das várias dicas que vamos contar nesse texto, existem outras maneiras de evitar gastos desnecessários no dia a dia como, por exemplo, evitando taxas abusivas de bancos.

Para isso, use nosso simulador de contas digitais e fique por dentro das melhor opções para o seu bolso. Acesse também outros artigos para te ajudar na hora de planejar viagens e não passar aperto com dinheiro. 

 

Hospedagem para viajar barato

Definir onde se hospedar vai depender do gosto de cada viajante. Procure informações na internet sobre a cidade que vai visitar.

Certamente isso te ajudará a tomar a melhor decisão. Veja a localização dos principais pontos turísticos ou do que pretende conhecer.

Assim, escolha o bairro ou a região que será melhor aproveitada por você. Depois de já ter uma ideia do mapa visual da cidade, comece a busca com os aplicativos que vão te ajudar a viajar barato.

As dicas que vem a seguir são para diferentes gostos e estilos de viagens. Encontre a que se encaixa melhor no seu perfil de viajante. Mas uma coisa é garantida: o objetivo de todos os aplicativos que vamos te mostrar é te fazer viajar barato!

 

Airbnb – Aluguel de quartos ou casas

dicas de aplicativos para economizar em hospedagens nas viagens e viajar barato airbnb

O Airbnb é um site de pesquisas de quartos e casas. É aquela opção mais tradicional para quem deseja viajar e está disposto a alugar um quarto ou a casa inteira.

O aplicativo te permite buscar diversas opções, salvar seus lugares preferidos e entrar em contato com o dono do imóvel antes de chegar ao destino (o que é muito bom para tirar possíveis dúvidas e combinar o que for preciso).

É possível ordenar as buscas no aplicativo por valores e assim encontrar as opções mais baratas e acessíveis para o seu orçamento. Essa é uma boa opção para quem não quer abrir mão de comodidade e privacidade e viajar barato.

Você pode desembolsar uma quantia bem mais baixa do que ficando em um hotel, por exemplo.

Outro benefício do aplicativo é que você pode acessar os comentários e saber o que outras pessoas que já se hospedaram neste lugar falaram sobre a limpeza, organização, localização, e diversos outros pontos relevantes para a sua estadia.

DICA

Cuidado com a localização dos imóveis! Por ser um aplicativo conhecido, e já ter uma demanda alta, há muitas opções para se hospedar. Mas vale checar se a opção que te interessa fica em uma região acessível e perto dos lugares que você quer conhecer.

Isso já aconteceu comigo e garanto que é bem desagradável chegar no destino e descobrir que fica muito mais distante do que pensava. Isso torna a logística da estadia complicada e claro, será preciso desembolsar dinheiro com o deslocamento que não estava previsto. Portanto, não deixe de confirmar o localização e ter a certeza que vai se hospedar em um bom local.

 

CouchSurfing – Hospedagem gratuita

O CouchSurfing é uma plataforma muito interessante e que já é bastante usada no exterior. Mas, se você nunca ouviu falar, não estranhe.

Aqui no Brasil o site está alcançando os usuários aos poucos,  à medida que as pessoas vão se familiarizando com a ferramenta e se sentindo seguras. Essa é uma forma de se hospedar gratuitamente!

Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Calma, vou explicar melhor: realmente existe e é muito útil!

É uma espécie de rede social que faz a ponte entre turistas que buscam hospedagem grátis e gente que gostaria de recebê-los.  O anfitrião abre sua casa e o hóspede fica, durante o tempo combinado, como um convidado.

A tradução do nome inglês, “Surfe no Sofá”,  já dá uma dica de como funciona. O anfitrião recebe o hóspede da maneira que pode. Às vezes será no sofá da sala, ou em um cantinho para colocar um colchão, ou pode ser até mesmo em um quarto privado.

Isso dependerá do que a pessoa pode oferecer. Mas uma coisa é certa: há sempre um lugar para o viajante descansar.

 

O Couchsurfing é uma boa opção para não pagar nada

Entendendo a plataforma:

A plataforma é uma maneira barata e divertida de conhecer novos lugares e trocar experiências com diferentes pessoas. Mas o CouchSurfing vai além de uma simples hospedagem gratuita.

Recomendo para viajantes que estão dispostos a compartilhar momentos e que são desapegados. Isso porque o CouchSurfing é uma espécie de comunidade.

Ou seja, as pessoas que se disponibilizam a receber também buscam a troca de experiências com os viajantes.  Vale lembrar também que a privacidade não é garantida, já que você pode ter que se acomodar no sofá da sala de alguém.

Particularmente, isso não é problema algum para mim. Se você também é uma pessoa desapegada e está disposta a se aventurar, vá fundo. Para viajar barato o CouchSurfing é uma ótima opção!

 

Você pode criar o seu perfil e já começar  a usar a plataforma gratuitamente. Há também a opção de ter o perfil verificado pagando uma taxa de 25 dólares.

Isso gera um pouco mais de segurança para anfitriões que têm o interesse em te receber. Além disso, esse valor também dá o direito de enviar solicitações de hospedagem ilimitadas. Mas não é uma exigência e para mim não há muita necessidade.

 

DICA

Seja bastante seletivo na escolha do anfitrião. Use as ferramentas que o aplicativo oferece e analise bem o perfil da pessoa que deseja enviar a solicitação de hospedagem.

Escolha alguém que tenha boas referências de outros viajantes. Se achar necessário entre em contato com outro viajante que já se hospedou com ele, pergunte como foi a experiência. Eu já recebi perguntas, principalmente de mulheres, sobre como foi me hospedar na casa de um anfitrião e achei muito válido o contato!

Passei a fazer isso antes de me hospedar na casa das pessoas também. Sempre procuro enviar uma mensagem para quem já se hospedou  e assim me sinto muito mais segura e confortável para usar a plataforma do CouchSurfing. Vale também ficar atento à taxa de resposta para não desperdiçar solicitações com quem tem grandes chances de não te responder.

Às vezes a pessoa criou um perfil mas não é ativa na plataforma. Então, taxa com porcentagem de resposta inferior a 20% já considero muito baixa e não recomendo mandar mensagens (principalmente se você não tem o perfil verificado, já que nesses casos é possível enviar apenas 10 pedidos por semana) e nem sempre é tão rápido encontrar anfitriões. 

 

Troca Casa – HomeExchange

Troca Casa é uma boa opção para quem faz questão de manter privacidade total e conforto. O site, agora, faz parte da comunidade Home Exchange que é a rede líder mundial de trocas  de casas/apartamento particulares.

A plataforma funciona exatamente como a descrição do nome, ou seja, é a troca de casas entre duas pessoas/famílias, durante um período de tempo estipulado. Por exemplo,  você cadastra a sua casa, pode ser a que você mora ou uma casa de campo, e troca a hospedagem com outra família.

Débora mora no Rio de Janeiro e busca passar alguns dias em Minas Gerais. Clara tem uma casa de campo na região de Ouro Preto e quer ir para o Rio de Janeiro. Elas encontram essa opção de troca no site, ajustam os horários e as datas desejadas. Débora terá o direito de passar os dias combinados na casa de Clara, em Ouro Preto. Igualmente, Clara passará essa quantidade de dias no Rio de Janeiro.

O legal dessa plataforma é que as trocas não precisam ser feitas necessariamente de forma simultânea. O aplicativo tem duas opções de trocas: trocas recíprocas e não recíprocas.

As recíprocas são feitas simultaneamente. Já as não recíprocas são estabelecidas através do sistema de moeda de troca, chamada GuestPoint. Ambas garantem a economia e são formas efetivas para viajar barato.

Como funciona o aplicativo:

Você faz o cadastro no site gratuitamente e já pode começar a buscar aplicativos que te ajudam a viajar barato e economiza em viagens com hospedagem no troca casa home exchengepelas casas e destinos que te interessem. Para conseguir efetuar a troca, você deve optar por um dos planos disponíveis: Essencial e Optimal.

Ao adquirir o plano você ganha GuestPoints, e vai acumulando. Será muito útil para fazer as trocas não recíprocas, em que você troca hospitalidade por GuestPoints.

O Troca Casa atende todo o tipo de viagem, inclusive de férias, que é o foco do nosso post. É uma opção muito econômica e não deixa a segurança de lado.

A HomeExchange garante que as casas fiquem protegidas de danos que possam ocorrer durante a estadia do hóspede, como uma espécie de seguro embutido ao usar os serviços.

Em termos de transmitir segurança para o usuário, é similar ao Airbnb, através do acesso às avaliações das pessoas que foram para o mesmo lugar que o seu, por exemplo.

Esse tipo de hospedagem é ideal para famílias ou casais. Isso porque tem o benefício de contar com a estrutura completa da casa/apartamento de uma outra família. Que, além de tudo, ainda são bem equipados e preparados para receber os hóspedes.

Se você tem uma casa a oferecer em um cidade que seja interessante, essa plataforma pode se tornar uma grande aliada para aumentar as suas possibilidades de viajar.

Assim, casas bem localizadas ou em cidades legais costumam ter bastante procura. E a troca pode ser feita entre casas e apartamentos de todo o mundo. Isso pode baratear e muito o custo de viagens internacionais!

 

DICA

Escolha o plano de acordo com a quantidade de viagens que pretende fazer. Se você quer usar a plataforma para aumentar o número de viagens, e pretende viajar mais de 3 vezes no ano, por exemplo, certamente já valerá a pena fazer o plano anual Optimal – que te dá direito a fazer quantas trocas desejar durante todo o ano por 100 euros.

Já se você não costuma viajar muito e acha que usará poucas vezes, opte pelo plano Essencial – você paga por noite o valor de 10 euros.  Na minha percepção, através de experiências de amigos que usam a plataforma, optar pelo plano Optimal acaba incentivando a fazer viagens curtas de fim de semana, por exemplo, e os usuários aproveitam bastante a plataforma. Você passa a viajar barato e viaja mais!

 

Worldpackeres

Se você está pensando em viajar por um tempo maior, ou até fazer um intercâmbio e não quer gastar muito essa é a opção ideal! O Worldpackers é uma plataforma que possibilita a troca de trabalho por hospedagem.

Melhor dizendo, troca de habilidades por hospedagem. A plataforma dispõe, basicamente, de 3 opções divididas em: intercâmbio de trabalho, impacto social e projetos ecológicos.

aplicativos para viajar barato e economizar com hospedagem worldpackers

O aplicativo filtra as opções de acordo com o seu interesse. São diversas variantes disponíveis que você deve preencher para encontrar a vaga ideal.

Portanto, esses filtros são muito importantes para chegar aos resultados que mais tem a ver com o seu perfil. Quanto mais personalizado melhor, então, capriche no filtro e encontre a oportunidade perfeita.

Tipos de viagem como férias, viagem de casal ou sozinho, mochilão, práticas de idiomas, dentre outras opções, estarão disponíveis para você marcar.

Depois, você escolhe o destino que deseja explorar e o aplicativo armazena os dados para sugerir o que tem de melhor.

Worldpackers X Work Away

A plataforma do Worldpackers é parecida com outras plataformas que trocam trabalho por hospedagem, como o conhecido Work Away. O diferencial positivo do Worldpackers em relação ao Work Away é que disponibiliza uma versão totalmente em português.

Assim, torna-se ideal para oferecer opções tanto nacionais quanto internacionais. Inclusive, o aplicativo também disponibiliza conteúdo em artigos, vídeos, podcasts e guias super interessantes com relatos de experiências dos viajantes.

Isso te faz ter maior confiança e segurança para utilizar a plataforma.

DICA

Na minha opinião esse aplicativo é um dos mais completos e é uma excelente forma de viajar barato. Se você baixar, certamente vai passar horas navegando nos conteúdos e descobrindo tudo que o site oferece, assim como eu fiz.

Vale a pena.  Para se candidatar às vagas é preciso pagar uma taxa do site de 49,90 dólares. Se você pretende mesmo viajar pelo Worldpackers, o investimento que se faz na plataforma também vale a pena.

É só fazer uma conta básica e concluir que 50 dólares é um valor bem inferior ao que seria gasto pagando todo o intercâmbio de outra maneira

 

Transportes para viajar barato

O deslocamento até o destino escolhido é outro ponto que merece atenção, porque certamente você encontrará maneiras mais baratas do que as tradicionais.

Com uma boa pesquisa na internet você estará munido de informações relevantes e poderá optar por aquela que for mais adequada ao seu orçamento. Separamos os aplicativos que estão em alta e que te ajudarão a poupar no transporte terrestre.

Para viagens aéreas confira nosso posto completo sobre milhas aéreas.

Blablacar

como economizar em viagens usando aplicativos de transporte como blablacar

Já falamos do Blablacar quando demos dicas de aplicativos que para ter renda extra. No entanto, vamos falar do outro lado da moeda: como usar esse aplicativo para viajar barato.

O Blablacar é um aplicativo de carona que te permite economizar dividindo o gasto do combustível com motorista e passageiros que vão para o mesmo destino que o seu.

É bem simples! Você coloca o ponto de saída e o destino. Depois que preenche o campo de data e hora que deseja partir, o aplicativo vai te mostrar as viagens que estão disponíveis, juntamente com o valor cobrado e o contato do motorista.

Você pode trocar mensagens com o condutor e combinar detalhadamente o que for preciso.  Além de econômica é uma maneira prática de viajar. Recomendo para viagens de curta ou longa duração.

É uma boa opção para cobrir a inflexibilidade dos horários dos transportes convencionais.

O Blablacar toma algumas medidas para tornar o uso do aplicativo seguro e confiável. Após o encerramento da viagem, por exemplo, o aplicativo disponibiliza uma ferramenta de avaliação para deixar opiniões, comentários, e avaliar o motorista através de nota.

Além disso, você pode ver o perfil dos condutores e checar o que outras pessoas dizem sobre viajar com eles.

DICA

Agora uma dica bem legal para as mulheres: o Só Para Elas é um filtro que permite que mulheres criem viagens apenas entre elas, tornando a experiência com o Blablacar mais confortável.

Já usei várias vezes e hoje recomendo com tranquilidade porque tive experiências muito positivas.  Mas confesso que a princípio não sentia tanta confiança em usar a plataforma.

Isso porque usei do outro lado da moeda. Eu anunciei vagas disponíveis no meu carro e percebi que o aplicativo não conferia muito bem os condutores.

Então, se você deseja usar o aplicativo, busque estar por dentro da avaliação do motorista e assim como no CouchSurfing, leia comentários e referências e se possível entre em contato com quem já usou viajou com aquele motorista.

Buser

A Buser é o aplicativo mais novo dentre os citados acima, mas nem por isso é menos eficaz na hora de economizar em viagens. Muito pelo contrário. A Buser é considerada uma inovação do transporte e na forma de viajar barato.

Saiba como a Buser pode te ajudar a viajar barato de ônibusO aplicativo une pessoas que querem ir para o mesmo destino e faz um fretamento colaborativo. Funciona assim: quem quer viajar encontra outras pessoas que também querem fazer o mesmo trajeto.

Juntas elas formam um grupo de viagem. A Buser se encarrega de cotar o frete e fazer o rateio da melhor oferta encontrada, ou seja, quanto maior o grupo, menor será o valor para cada pessoa.

Esta nova maneira de viajar amplia o acesso ao transporte e torna possível seguir em frente com o planejamento da viagem. Em média, o valor chega a ser 60% mais barato do que o encontrado nas rodoviárias. Sendo assim, o preço das passagens não assusta e cabe no bolso de muita gente.

Quais são os diferenciais da Buser?

O aplicativo é simples, prático e na minha opinião uma excelente saída para quem deseja viajar com um preço justo. Além disso, a Buser garante que as viagens são seguras:  todos os veículos são inspecionados e as viagens conduzidas por motoristas profissionais.

O conforto dos ônibus e a qualidade do serviço vem para arrematar os benefícios da Buser.  Entretanto, já surgiram alguns embates sobre a legalidade da Buser, assim como houve com os aplicativos de transporte como a Uber, no passado.

Contudo o aplicativo se mantém disponível para os usuários buscarem grupos que já estão formados e as viagens operam normalmente.

 

DICA

Por ser nova no mercado, a Buser não tem um leque tão variado de destinos. Então, acesse o aplicativo com uma certa antecedência e veja as opções de trajetos.

Depois de solicitar participação em um grupo, confira a probabilidade de a viagem acontecer. Isso porque se a demanda for baixa os ônibus não partirão. Assim, você pode ter sua viagem cancelada e terá que buscar outra forma de fazer aquele trajeto.

Comigo já aconteceu de a viagem ser cancelada, esse é um fator negativo que a Buser ainda enfrenta. Mas a política do app é de avisar com no mínimo 48 horas de antecedência. Apesar do incômodo de ter a viagem cancelada e o dinheiro devolvido, não foi um grande problema para mim e consegui encontrar rapidamente outra forma de fazer a viagem.

Claro que aí pagando mais caro. Então, por mais que o app não te dê uma garantia de 100% de que a viagem irá acontecer, vale a pena consultá-lo e tentar utilizar antes de optar pelo transporte dos ônibus convencionais, em que os valores são bem mais altos.

Splitwise

O Splitwise por si só já é uma dica interessante e para mim, uma das mais eficientes durante uma viagem. Não vai te fazer economizar de fato, mas sim, ajudar a manter o controle dos gastos e fazer as divisões necessárias no final da viagem.

Vamos lá:  muitas das vezes as viagens são feitas em grupo de amigos. E viagem em grupo geralmente resulta em divisão de gastos, não é mesmo? Uma pessoa acaba pagando o valor total de uma conta para depois fazer a divisão entre as outras…

Alguém empresta um dinheiro, ou uma terceira pessoa paga a conta do supermercado, por exemplo, e guarda a notinha para depois dividir os gastos. Enfim, são diferentes causas que nos levam, no final da viagem, a fazer contas e mais contas para quitar todas as dívidas.

É um trabalheira danada, vamos combinar.

O Splitwise veio para facilitar o momento pós viagem, quando a última coisa que queremos é ter dor de cabeça na hora de dividir os gastos!

Ele funciona de maneira muito simples. Você baixa o aplicativo, faz o cadastro e seleciona o tipo de grupo que deseja criar.

Se é a primeira vez que as pessoas usam o Splitwise, você irá convidá-las a criar uma conta. O convite pode chegar por e-mail e a pessoa faz o cadastro em um minutinho.

Quando o grupo estiver completo todos poderão incluir despesas e compartilhar os gastos.É muito simples e você vai perceber a medida que for usando o aplicativo.

Depois de todas as divisões o aplicativo aparecerá assim:

Entenda como o Splitwise te ajuda a organizar os custos da sua viagem

 

Mais claro e prático impossível, né?

 

DICA BÔNUS:

Na linha do Splitwise, quando a última coisa que queremos é ter dor de cabeça após uma viagem, vale a pena conhecer uma solução para ganhar dinheiro caso tenha problemas com o seu voo.

 

Planeje-se para viajar barato!

Com todas essas dicas, dá pra ver como viajar pode ser barato, não é verdade? Claro que é importante se planejar com cuidado e entender exatamente quais são as vantagens (e desvantagens!) de cada aplicativo.

Vale também entender direitinho o que você tem disposição para abrir mão. Por exemplo, se você não abre mão de jeito nenhum de dormir em lugar hiper confortável, então talvez o Airbnb não seja uma boa para você, afinal de contas, caso você escolha um apartamento que não te agrade, pode acabar não aproveitando sua viagem tanto assim.

Mas se, por outro lado, você não se importa em viajar de ônibus, a Buser pode ser uma ótima opção para fugir de passagens de ônibus caras. Ou seja, mesmo que sua viagem saia mais barata, continua sendo uma experiência agradável, como toda viagem deve ser.

E você? Já usou algum desses aplicativos ou tem alguma dica para economizar na hora de viajar? Conta aqui embaixo pra gente nos comentários!

Viajar barato é ótimo!

Ah, e se você tiver alguma dúvida sobre os aplicativos que indicamos, deixe aqui embaixo também. Quem sabe você não usa algum deles na sua próxima viagem?

Está pensando em viajar para fora do país? Confira nosso artigo sobre a conta internacional digital do BS2!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *