O que você está procurando hoje?

Financiamento Balão: como funciona esse tipo de financiamento de carro?

Banner Localiza
Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Financiamento Balão: como funciona esse tipo de financiamento de carro?
/

Bem, comprar um carro à vista é uma realidade cada vez mais distante na vida do brasileiro… Afinal, mesmo sendo mais vantajoso, é difícil ver pessoas com dinheiro suficiente para pagar um automóvel de uma só vez. Por isso, muitas pessoas recorrem ao financiamento balão.

Assim como consórcio, leasing e financiamento padrão, o chamado financiamento balão é  uma solução encontrada por muitos para parcelar o valor do seu carro. Mas, se você não sabe como funciona essa modalidade de financiamento, basta continuar lendo o texto!

O que é um financiamento balão?

Basicamente, é uma modalidade de financiamento que conta com  parcelas e taxas menores do que as do financiamento tradicional. Mas isso não é à toa: para compensar as parcelas menores, o financiamento balão conta com a última parcela bem mais alta, que é chamada de parcela balão ou parcela residual.

No financiamento balão, primeiro, você ajusta o valor da entrada (20 a 50% do valor do carro geralmente), depois escolhe o número de parcelas (12 a 36 meses na maioria das empresas) e, no final, o valor da parcela balão ( 30 a 50% do total do valor do carro).

Etapas do financiamento balão: entrada, parcelas mais baixas de 24 a 48 meses e parcela balão.

Etapas do financiamento balão: entrada, parcelas mais baixas de 24 a 48 meses e parcela balão.

Como eu vou pagar uma parcela de até 50% do valor do carro?

Aqui entra a sacada das montadoras: com objetivo de fidelizar o cliente, elas oferecem a garantia de recompra.

Ou seja, ao final do financiamento a montadora compra o seu carro usado. Sendo assim, com o dinheiro da venda você quita a última parcela do seu carro e, com o restante do valor, dá entrada em um novo veículo da mesma marca, obrigatoriamente.

Então, o fato de você precisar dar entrada em um carro 0km da mesma marca, faz com que, além de fidelizar determinada marca, você tenha sempre um carro novo na garagem. Ou seja, o financiamento balão pode ser uma boa ideia para quem gosta de trocar de carro a cada dois ou três anos.

Mas essa não é a sua única opção. Caso você não queria vender o seu carro, pode quitar a última parcela e continuar com seu carro. Ou, ainda, pode vender seu carro no mercado, usar uma parte para quitar a dívida e com o restante, pode fazer o que bem entender.

Outra boa opção para quem gosta de trocar de carro a cada 2 ou 3 anos é o carro por assinatura. Bem, o carro por assinatura é basicamente um aluguel de veículos por um longo período de tempo, de  1 a 4 anos.

Nesse sentido, a locadora fica responsável por toda a parte burocrática do serviço, como  IPVA, documentação, assistência 24h, seguro auto e manutenção. Ou seja, você não precisa se preocupar com nenhum gasto além da mensalidade e, é claro, do combustível.

Inclusive, o Educando Seu Bolso tem uma parceria com a Localiza Meoo, com um super desconto em uma mensalidade da assinatura. Clique aqui para ser levado ao atendimento da locadora e solicitar o seu desconto!

Qual é a taxa do financiamento balão de carrro?

Bom, a taxa de um financiamento é individual. Ou seja, pode ser que uma pessoa consiga uma taxa mais baixa que outra, visto que ela depende da saúde financeira do indivíduo e também da sua relação com a instituição.

Agora, se você já fez o seu financiamento balão há um tempo e quer relembrar qual a taxa de juros que está sendo cobrada, basta você consultar o seu contrato, pois o seu CET (custo efetivo total) estará lá.

Descobrindo a taxa do seu financiamento balão

Caso você não saiba como consultar o seu contrato, através das informações do seu financiamento é possível descobrir qual taxa você está pagando. Para isso, acesse nossa planilha, clicando aqui, e a utilize como base.

Importante! A planilha serve como base para que você repita o processo, então você só terá acesso como leitor! Para conseguir editar, clique em arquivo e faça o download em formato Microsoft Excel. Feito isso, abra a planilha no seu Excel ou Google Sheets e faça as mudanças necessárias de acordo com a sua situação.

Com a intenção de ilustrar o post e facilitar o entendimento veja a imagem abaixo, deixando claro que as linhas 5 a 33 estão ocultas por serem todas iguais.

Planilha cálculo da taxa do financiamento balão

Planilha cálculo da taxa do financiamento balão

No campo azul da planilha deve ser colocado o valor a ser financiado, ou seja, o valor do carro menos o valor da entrada. Lembrando que esse número deve estar no negativo, pois representa o quanto você está devendo.

Em seguida, nos campos verdes, estão os valores das parcelas mensais, que no nosso exemplo são 35. Logo após, em laranja, temos a parcela de número 36, que corresponde à parcela balão e, consequentemente, ao fim do contrato. Então, se o seu financiamento é de 24 ou 48 meses, isso deve ser ajustado.

Por fim, temos o cálculo da taxa de juros, mas esse trabalho você deixa para o Excel ou para o Google Sheets. Então, basta selecionar a fórmula de taxa de retorno interna e aplicá-la desde a caixinha com o valor a ser financiado, até a caixinha da parcela balão!

Comparação entre empresas

Vendo uma oportunidade de fidelizar o cliente e ainda aumentar as vendas, muitas montadoras adotaram esse estilo de financiamento.

Mas, como o intuito é permanecer muito tempo com uma mesma marca, você deve pesquisar bem sobre, e checar se a marca atende a todas as suas necessidades. Mas não precisa se preocupar, muitas marcas fazem esse tipo de financiamento. Então, provavelmente, você irá achar alguma que se encaixe no seu perfil.

Ciclo Toyota, Chevrolet Sempre, Compra Certa Hyundai, Evolution Honda, Troca Fácil Renault, Volkswagen Sempre Novo, Nissan Replay, são alguns dos planos que fazem esse tipo de financiamento. Na tabela é possível visualizar algumas diferenças entres esses planos.

Marca Entrada Parcelas Parcela Balão Garantia de Recompra
Ciclo Toyota 20% de entrada ou o seu usado de qualquer marca 12 a 48 meses 20 a 50% ✔️
Chevrolet Sempre 30% a 70% de entrada ou o seu usado de qualquer marca 24 a 48 meses 15 a 40% ✔️
Compra Certa Hyundai 20% de entrada ou o seu usado de qualquer marca 24 a 48 meses 20 a 40% ✔️
Evolution Honda 30 a 60% 24 a 48 meses 10 a 40 % ✔️
Troca Fácil Renault 20% ou o seu usado de qualquer marca 37 ou 49 meses 35% ✔️
Volkswagen Sempre Novo 30 a 50% 36 meses 30% ✔️
Nissan Replay a partir de 30% 24 a 48 meses Não informado ✔️

Pegadinhas do financiamento balão

Taxas mais baratas, garantia de recompra, carro novo sempre. Tudo isso é muito atrativo, mas é necessário ficar de olho em algumas pegadinhas. Então tome cuidado na hora de escolher esse tipo de financiamento e se atente às seguintes questões:

→ A montadora vai comprar o meu carro no final do contrato?

Somente se você seguir todas as regras do contrato. Dessa forma, é feita uma série de exigências para que você tenha essa garantia. No mais, essas exigências variam de empresa para empresa, mas, em geral, o veículo deve:

  • Estar em ótimo estado de conservação e manutenção;
  • A pintura deve ser original do veículo e bem conservada;
  • Todas as peças e acessórios devem ser genuínos e em ótimo estado de funcionamento;
  • Documentação do veículo deve estar em dia, sem nenhuma pendência.

Manutenção e quilometragem:

  • A quilometragem do veículo geralmente não pode ultrapassar 10.000 ou 15.000 Km (quinze mil quilômetros) por ano de uso do veículo, considerada a média no momento da recompra.
  • Todas as revisões devem ter sido realizadas em concessionárias autorizadas pela marca, no tempo marcado pela marca.

Além disso, o estado de conservação deve ser quase perfeito. Usualmente, só são aceitas marcas de uso até:

  • 2 riscos de até 5 cm por peça.
  • 1 amassado de até 5 cm por peça.
  • 3 pontos de 2mm desde que não exista trinca nos vidros e faróis.
  • 1 risco de até 5cm por conjunto ótico nos vidros e faróis.

Esses detalhes variam de empresa para empresa.

→ Por quanto vou vender meu carro para a concessionária?

Bem, isso também muda de fabricante para fabricante. Então, se a sua escolha for vender o carro para a concessionária, é preciso ficar atento ao valor que será oferecido. Pode ser que você consiga um valor melhor no mercado, por isso vale a pena conferir.

Por exemplo, no Ciclo Toyota, a montadora garante 80% da tabela FIPE no seu usado. No Evolution Honda, no Chevrolet Sempre e no Compra Certa Hyundai a garantia é a mesma do Ciclo Toyota. Assim, em todos os casos, é possível conseguir uma porcentagem maior no mercado, dependendo da condição do veículo.

→ Se eu quiser continuar com o carro?

Caso não queira trocar de carro, você terá que arcar com a última parcela. Por isso, como a última parcela representa uma grande parte do preço do carro, pagar esse valor final, chamado residual, pode ser um problema.

Além disso você pode, em alguns casos, ao invés de pagar a parcela residual integralmente, renegociar sua dívida. Mas isso implicará em juros altos, e não são todas as empresas que fazem essa negociação.

→ Não quero continuar com a marca, e agora?

Pode acontecer de você se apaixonar por um carro de outra marca. Mas o que fazer se você quiser trocar de marca? O jeito vai ser colocar seu carro no mercado, já que a concessionária só garante a compra caso você dê entrada em um outro modelo de carro da mesma marca. E aí entra o risco de você não conseguir vender o seu carro por um bom preço, afinal de contas, vai depender de como o mercado está.

Então o financiamento balão vale a pena para quem?

Diante desses pontos, agora é a hora de saber se esse tipo de financiamento vale ou não para você.

Esse tipo de financiamento é ótimo para quem tem uma marca do coração. As taxas do financiamento balão são menores do que um financiamento normal, as parcelas são reduzidas e a recompra é garantida, o que é atrativo para quem não quer comprometer grande parte da renda na parcela do financiamento e gosta de andar de carro novo.

Porém, é bom ter em mente que, caso você tenha um bom dinheiro para dar uma entrada de 70%, 80% em um financiamento normal, você pode conseguir taxa zero de juros, o que não tem comparação.

Ainda, o financiamento balão não é uma boa ideia para quem quer permanecer com o carro por mais de 3 anos. Afinal, nesse caso, a pessoa terá que arcar com a parcela balão, que é sempre salgada.

Por fim, se você não quer comprometer sua renda com a parcela do financiamento durante muito tempo, talvez seja melhor optar por um financiamento comum. Isso porque, no balão, você sai de um financiamento direto para outro. Ou seja, quando um financiamento acaba você não recebe um alívio financeiro, pois logo em seguida você entrará em mais um financiamento.

Financiamento Comum x Financiamento Balão

Veja a comparação entre o financiamento comum, e o financiamento balão. Consideramos um modelo Volkswagen Gol 1.0, no valor de R$78.160,00.

Financiamento Comum Financiamento Balão
Entrada R$23.448,00 R$23.448,00
Número de parcelas 36 35
Valor das parcelas R$ 2.009,76 R$1.528,43
Parcela Balão R$23.448,00
Preço total pago R$ 95.799,52 R$100.391,05

Outra saída…

Para quem gosta de ter carro 0 km todo ano na garagem, uma boa opção pode ser o Carro por Assinatura. Essa é uma modalidade de aluguel, mas que pode ser muito vantajosa se você planeja trocar de carro todo ano. Além de ter carro novo sempre, no carro por assinatura você não precisa dar nenhum valor de entrada! É só pagar a mensalidade e sair tranquilo com seu carro 0 KM!

Veja abaixo o ranking das melhores empresas de carro por assinatura, avaliado pelo Educando Seu Bolso.

Ranking de Carro por Assinatura

Posição Plano Nota Interessado?
1 Localiza Meoo
Localiza Meoo

4.46

2 Renault On Demand
Renault On Demand

4.31

3 Movida
Movida

4.10

4 V1
V1

4.08

5 UseCar
UseCar

3.95

6 Moove
Moove

3.59

7 VW Sign and Drive
VW Sign and Drive

3.56

8 Porto Seguro Carro Fácil
Porto Seguro Carro Fácil

3.33

9 Unidas
Unidas

3.28

10 Flua!
Flua!

3.27

Atualizado em 25/04/2024

O Educando Seu Bolso tem uma parceria com a Localiza Meoo, com um super desconto em uma mensalidade da assinatura. Clique aqui para ser levado ao atendimento da locadora e solicitar o seu desconto!

Quero desconto na minha assinatura com a Localiza Meoo!

Onde posso fazer o financiamento balão?

Esse financiamento é concedido pelos bancos das montadoras, a fim de fidelizar o cliente. Então, para aderir ao financiamento balão, você deve ir direto a uma concessionária, ou acessar o site da marca desejada e fazer sua cotação.

Ciclo Toyota, Chevrolet Sempre, Compra Certa Hyundai, Evolution Honda, Troca Fácil Renault, Volkswagen Sempre Novo, Nissan Replay, são alguns dos planos que fazem esse tipo de financiamento.

Avalie bem sua escolha

Bem, pode ser muito atrativa a ideia de ter sempre um carro 0km na garagem. Porém, é importante lembrar de todos os outros custos envolvidos com a compra de um carro, como gasolina, manutenção e seguro (ou proteção veicular). Ou seja: são muitos gastos, por isso é muito importante colocar todos eles na ponta do lápis.

Tomar uma decisão de fazer um financiamento balão sem levar em conta sua verdadeira situação financeira pode gerar uma série de dívidas futuras. E não é isso que a gente quer, não é mesmo? Por isso, antes de se decidir, passe no nosso simulador de financiamento de veículos e faça sua simulação!

Simule melhor financiamento e descubra como financiar carros

95 comentários

  • Bom dia
    Estou querendo comprar um cruze LT valor 100.000.00 dando 30.600.00 mais 36 de 1599.00 é parcela balão de 30.600.00 ou a troca na concessionária.
    Total de tudo ficando em 118000.00
    O que vcs acham desses valores.
    Não tenho como pagar a parcela balão no final teria que negociar a recompra mesmo

    Responder
    • Olá Rodrigo,
      O valor do carro é alto. É importante lembrar dos outros gastos que o carro te trás, como IPVA, seguro, combustível, manutenção. Para pagar uma parcela desse valor o ideal é que sua renda mensal seja de no mínimo R$5.500,00 (sem contar com os outros gastos do carro).
      Coloque na ponta do lápis e veja se você possui um orçamento para comprar esse carro.
      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Ola boa noite.
    Estou com uma duvida e gostaria da ajuda de vcs.

    Estou comprando um carro na Renault e eles me estao oferecendo um plano chamado TROCA FÁCIL.
    Neste caso, eu estou adquirindo um carro no valor de 37 mil e dando 17 mil de entrada.

    Eles estao me oferecendo que eu pague este saldo em 36 x de 540,00 e o residual seria de 12 mil.

    Eles me garantem 80% da tabela FIPE daqui 3 anos.

    Eu adquirindo outro veiculo deles 0 km eles disseram que quitam essa minha divida de 12 mil.

    Ou seja o carro sairia por 17 mil de entrada e mais as 36 parcelas de 540 somente.

    Eu adquirindo outro veiculo Renault 0 km, eles quitam essa minha divida e me garantem 80% da tabela fipe na troca por outro veiculo deles 0km.

    Estou achando vantajoso.

    o que vcs acham?

    Muito obrigado!

    Tales

    Responder
    • Oi Tales, tudo bem?
      Se a sua intenção é trocar de carro daqui 3 anos e você gosta da Renault, essa pode ser uma boa opção para você. Nesse caso o carro sairia por R$48.440,00 e eu um financiamento comum, o mesmo carro sairia (em média) por R$47.600,00. A diferença pode não pesar tanto se você levar em conta a comodidade de não ter que colocar um carro a venda!
      Espero ter ajudado!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Olá Leticia, tudo bem?

    Excelente explicação.

    Estou muito querendo comprar um Honda HR-V com o plano Evolution, consegui uma taxa de 0,89%, achei uma taxa muito em conta, porem estou com duvida na aquisição.
    Esse carro é meu sonho de consumo,

    A proposta que eu recebi foi:

    Valor total: R$ 98.900
    Entrada de: R$ 30.000 (Minha carta contemplada e já quitada)
    Parcela em 36x de R$1432,16
    Residual: R$ 1432,16 + R$ 38650,12 (Quita o veiculo)

    Qual o salário ideal (Você acha) para um Jovem como eu, solteiro, consegui comprar um veículo como esse ?

    Levando em consideração: Documentação, seguro, IPVA, multas, estacionamento, pedágio (Quando viajar) e combustível ?

    Obs: Eu moro perto do trabalho, 10 min de carro.

    Muito Obrigado!!

    Atenciosamente

    Responder
    • Oi Jose, tudo bem?
      Então, essa é uma pergunta difícil de ser respondida. Mas vamos começar por quanto o carro iria custar por mês.
      Fazendo as contas da: parcela (R$1.432,16); valor que você teria que poupar para pagar a parcela balão (R$1.000,00); IPVA(R$3.000,00 por ano); seguro (R$3.000,00 por ano)e combustível (R$500,00). O carro te custaria um valor fixo de R$3.032,77 por mês. Isso sem contar imprevistos, como multas, algum acidente com o carro, estacionamentos e etc.
      Imagino que você tenha outros gastos, por isso sua renda teria que ser alta! Se você morar sozinho, e tiver que arcar com vários outros custos, é recomendado que o custo com o carro não comprometa mais de 30% da renda. Ou seja, você teria que ter uma renda de aproximadamente R$10.109,00.
      Antes de mais nada, se planeje e tenha certeza de que conseguirá arcar com todas as despesas. Talvez, seja melhor fazer uma poupança maior para você conquistar seu sonho!
      Espero que você consiga alcançar seu objetivo, e parabéns por se preocupar com todos os custos!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Muito obrigada Emerson, o Blog realmente possui muito conteúdo interessante e de qualidade. Aproveite bastante!
      Sinta-se à vontade para recomendar o Educando seu Bolso e sugerir novos temas!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Olá boa tarde tô comprando um cruze LT 60x 1,560 com entrada de 25,000 mil sem residual será que tá valendo a pena ? Tô pagando de juros 28,600 reais

    Agora com o plano residual as parcelas ficaram entrada de R$28.500,00 + 35X R$1.583,00 e parcela final de R$31.138,00 qual será que vale a pena estou muito em dúvida !

    Responder
    • Oi Sérgio, tudo bem?
      No final das contas, os valores ficam bem parecidos no seu caso. O que vai pesar é:
      1- Você tem pressa para terminar de pagar o seu carro? Se sim, o financiamento balão é o ideal, pois o carro será seu na metade do tempo.
      2- Quer ficar com o carro por mais de 3 anos? Caso a resposta for sim, com o financiamento tradicional você tem mais tempo para pagar e isso pode ser um ponto positivo.
      3- Você pode pagar a parcela residual? O valor da parcela residual é bem alta, por isso você precisa ter uma reserva financeira para pagar a última parcela. Para essa reserva, você teria que guardar em média R$840 por mês, durante todo o período do financiamento balão.
      Financeiramente, no seu caso, os dois financiamentos são bem parecidos. No financiamento tradicional, ao final dos 5 anos, você terá pago R$118.600,00. Já no Balão, o valor pago será R$116.803,00 (contando o custo de oportunidade, que é o valor que você deixou de ganhar, em investimento por exemplo, por pagar a parcela balão). O que vai fazer a diferença são as condições de cada um. Espero ter ajudado! Se tiver qualquer outra dúvida, pode mandar aqui.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso.

      Responder
    • Olá Rosemary, o refinanciamento não tem valores fixos. O valor muda de acordo com a montadora. Entrei em contato com uma concessionária Volkswagen, e eles me informaram que não fazem o refinanciamento da parcela balão. Sugiro que entre em contato com a concessionária na qual você comprou o carro para confirmar se eles fazem ou não esse refinanciamento.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso.

      Responder
  • Boa tarde, tenho uma pergunta, fiz esse financiamento pelo SAFRA, é verdade que se eu conseguir quitar a parcela balão dentro do primeiro ano terei desconto de até 40%?

    Responder
    • Oi Fernanda, tudo bem?
      Se você quitar a parcela balão antes do final do financiamento você tem desconto na própria parcela. A porcentagem depende da taxa de juros, do prazo e do valor da parcela balão.
      Por exemplo, se a sua parcela balão custar R$20.000,00 para ser paga em 36 meses e você quiser adiantar o pagamento para 12 meses você pagará R$14.871,12 ao invés dos R$20.000,00 (estimando que a taxa de juros do seu financiamento foi de 2,5% ao mês). Usei valores fictícios, para que você entenda melhor.
      É importante lembrar que esse desconto é um direito seu assegurado pelo Banco Central, e a instituição financeira deve prestar todos esses cálculos ao cliente! Caso queira ter uma resposta mais real, pode me mandar os dados do seu financiamento por aqui!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Estou pensando em adquirir um carro pelo financiamento balão, tinha algumas dúvidas, mas com a sua explicação, não tenho mais dúvidas. Excelente matéria. Parabéns!

    Responder
    • Oi Leandro!

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Fique à vontade para recomendar o Educando seu Bolso!
      Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Muito boa matéria.
    Tenho dúvida de qual opção é mais vantajosa, o financiamento balão ou o carro por assinatura.
    O que aconselham?
    Obrigado.

    Responder
    • Oi Jorge, tudo bem? Muito obrigada pela sua pergunta!

      Bom, a resposta vai depender do seu caso. Vou usar o exemplo do texto para tentar te ajudar. Vamos imaginar que você faça o financiamento balão do carro no valor de aproximadamente R$45.000,00, ao final dos 3 anos, você terá gasto R$60.179,00 com a compra do carro e mais R$10.848,00 com seguro e IPVA. E pagará aproximadamente R$1.100,00 de parcela (sem contar com a entrada e nem com a parcela balão). No total, você gastará R$71.027,00. Mas, terá o carro para você!

      Já no caso do carro por assinatura, você irá pagar R$1.209,00 mensais pelo mesmo carro, com IPVA e seguro inclusos, durante 3 anos. No final desse tempo o gasto será de R$43.524,00. Ou seja, se optar por alugar o carro você vai economizar R$27.543,00, mas o carro não será seu. Se a desvalorização for de R$15.000,00 o carro pode ser vendido por R$30.000,00, três mil a mais do que você economizaria. Mas no modo de aluguel você não teria que dar nenhuma entrada e nem pagar a parcela balão, nesse caso, esse dinheiro da entrada poderia ser investido e geraria um lucro.
      Tabela que compara o financiamento balão com o carro por assinatura
      Como eu disse, a melhor opção depende da sua situação! Se você investir o dinheiro da entrada poderá ter um lucro bem legal, se quiser saber mais sobre investimento é só entrar no nosso simulador! Espero ter ajudado!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
        • Olá Eduardo!
          Esse é um ponto muito importante na hora da escolha! Vamos fazer um post sobre carro por assinatura nas próximas semanas, fique atento!
          Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

          Responder
    • Muito obrigada Joel, que bom que você gostou!
      Fique à vontade para recomendar o Educando seu Bolso e sugerir novos temas para post!
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Oi Edvaldo!

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Fique à vontade para recomendar o Educando seu Bolso!
      Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar.

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Muito obrigada Maércio, que bom que você gostou!
      Fique à vontade para nos indicar e sugerir novos temas para post.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Que bom que gostou João!
      Fique à vontade para nos indicar e sugerir novos temas para post.
      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Bom dia
    Uma dúvida. Eu posso fazer o pagamento adiantado dá parcela balão? E se eu puder, eles retiram os juros na proporção do adiantamento? Tipo, quero pagar a parcela balão em 12 meses após a compra do carro. Eles vão tirar os juros dos meses que faltam?

    Agradeço a atenção

    Responder
    • Olá Alessandra. Muito obrigada pela sua pergunta.

      Sim, você pode adiantar o pagamento da parcela balão! Segundo Resolução do Banco Central, as instituições financeiras tem a obrigação de ajustar o valor que seria pago ao final do financiamento a valor presente. Isso quer dizer que, serão descontados os juros na proporção do adiantamento. Por exemplo, se a sua parcela balão custar R$20.000,00 para ser paga em 36 meses e você quiser adiantar o pagamento para 12 meses você pagará R$14.871,12 ao invés dos R$20.000,00 (estimando que a taxa de juros do seu financiamento foi de 2,5% ao mês). Usei valores fictícios, para que você entenda melhor.
      É importante lembrar que esse desconto é um direito seu assegurado pelo Banco Central, e a instituição financeira deve prestar todos esses cálculos ao cliente! Caso queira ter uma resposta mais real, pode me mandar os dados do seu financiamento por aqui!

      Se tiver qualquer outra dúvida, basta nos perguntar!

      Leticia Vilela – Equipe Educando seu Bolso

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *