Maquininha de cartão para microempreendedor

Existem cada vez mais empresas fornecendo maquininha de cartão para microempreendedor. No podcast de hoje, conversamos com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência, sobre a importância de escolher bem a maquininha. Recentemente falamos na Rádio sobre as mudanças no mercado de trabalho. À medida que vem caindo o número de trabalhadores com carteira assinada, aumenta o número de pequenos empreendedores.

O foco da conversa, hoje, é como esses empreendedores podem melhorar seu desempenho. Um dos fatores importantes é aceitar cartões de débito e crédito como forma de pagamento.

Aceita cartão?

Até algum tempo atrás, aceitar cartões era coisa de empresas médias e grandes. Os custos para se manter uma estrutura eram altos, e só se justificavam se o volume de vendas fosse expressivo. Além disso, não eram todos os clientes que tinham acesso a cartões. Porém, isso foi mudando, e de alguns anos para cá o quadro é outro.

Um dos motivos é que aumentou muito o número de pessoas que têm cartões de crédito e débito. Primeiro, porque cada vez mais pessoas vêm tendo acesso aos bancos e, consequentemente, aos cartões oferecidos por eles. Depois, os cartões passaram a ser oferecidos também por estabelecimentos comerciais. Então, a pessoa não precisa nem ter conta em banco. Recentemente, surgiram também novas empresas financeiras – não necessariamente bancos – que oferecem cartões. O resultado é que mais pessoas passaram a ter acesso a eles.

Mais empresas de maquininha

Além disso, aumentou muito o número de empresas que fornecem maquininha de cartão para microempreendedor. Até alguns anos atrás, quase toda maquininha que você via por aí era da Cielo e Rede, que tinha a exclusividade da Visa ou da Mastercard – em compras no crédito –, ou então da Visa Eletron ou da Maestro – nas compras no débito. Aos poucos você foi se familiarizando com os novos nomes como Pagseguro, Sumup, Payleven, Izettle, Getnet, Stone, Mercado Pago, Bin, Pago, PaggCerto, Vero, Moviu, Bestpay, PagSuper, Mobi, BeautyPay e tantos outros.

E agora, já reparou? Você vê por aí dezenas de tipos e marcas de máquinas. E, como em todo mercado em que existe livre concorrência, o campo está livre para a melhora nos serviços e nos preços.

Ranking das mais clicadas no Comparador!

Mais empreendedores no mercado

Um terceiro sinal dessa mudança é o assunto da nossa conversa. O número de empreendedores aumentou muito. Muitas pessoas que antes trabalhavam com carteira assinada tornaram-se Microempreendedores Individuais – MEI. Ou porque perderam o emprego e precisaram reiniciar sua vida profissional, ou porque seu setor de trabalho se modificou e passou a contratar prestadores de serviço, em vez de registrar funcionários.

O fato é que o mundo mudou, e o mercado de trabalho acompanhou essa mudança. Os empreendedores que não acompanharem vão ficar para trás.

Melhor maquininha de cartão para microempreendedor

Não existe aquela que seja, ao mesmo tempo, a melhor maquininha de cartão para microempreendedor, para profissionais liberais e para empresas maiores. E nem mesmo uma que seja boa para todos os microempreendedores. Aliás, se existisse, seria por pouco tempo, pois com tantas empresas entrando no mercado, se alguma aparecesse como a melhor, logo surgiria outra para desbancá-la.

O que existe é a melhor maquinha de cartão para o SEU negócio. Isto é, aquela que, para o seu perfil de vendas, lhe oferece os melhores preços, equipamentos e condições.

Simulador

Mas como escolher, nesse mar de empresas, maquininhas, tecnologias e preços? Agora é fácil. Basta consultar o Simulador de Máquinas de Cartão do Educando Seu Bolso. Com ele, você informa o que precisa, quanto e como vende, e como prefere atender seu cliente, e em um clique fica sabendo qual maquininha de cartão é a melhor para seu negócio.

O simulador funciona bem para qualquer tipo de empresa ou profissional liberal. Porém, ele é especialmente útil para dizer qual é a melhor maquininha de cartão para microempreendedor individual. Afinal, o MEI geralmente trabalha sozinho e tem menos condições de consultar tantas empresas.

Além disso, se você entra em contato com um fornecedor de maquininhas, provavelmente vai conversar com um vendedor que vai querer te convencer que a maquininha dele é a melhor. O Simulador do Educando Seu Bolso é totalmente isento e transparente. Não queremos vender a maquininha A ou B, e sim te mostrar qual é a melhor solução para você.

Mesmo se você já oferecer aos seus clientes a opção de pagar com cartão, não deixe de conhecer o simulador. Pode ser que você esteja pagando mais caro, e haja uma empresa prontinha para te atender melhor.

maquininha de cartão para microempreendedor

Por que ter uma maquininha?

E se você ainda acha que não precisa oferecer essa comodidade aos seus clientes, ou que seu negócio não combina com cartão, listamos a seguir alguns motivos para mudar de ideia.

Aumento De Vendas

Não há como negar que oferecer ao cliente a opção de pagar com cartão aumenta vendas. Cada vez mais as pessoas preferem usar cartões, por vários motivos:

  • É mais prático do que carregar dinheiro e cheque
  • É mais seguro, em caso de perda ou roubo
  • É mais fácil lembrar como se gastou o dinheiro conferindo os extratos do que confiando na memória
  • Muitos cartões permitem acumular pontos, que podem ser trocados por produtos e serviços

Além disso, aceitar cartões permite ganhar aquelas vendas que o cliente não estava planejando. Nós, do Educando Seu Bolso, sempre aconselhamos as pessoas a tomar cuidado com as compras por impulso. Não é disso que estamos falando agora. Me diga aí: quantas vezes você não estava na rua e, de repente, se lembrou de que precisava comprar algo para sua casa? Ter um cartão no bolso não facilitou sua vida, na hora dessa compra não programada? Pois é. Oferecer essa comodidade ao cliente te permite realizar essas vendas.

As vendas com cartão representam uma fatia cada vez maior no faturamento das empresas. Pesquisa recente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Belo Horizonte, divulgada pelo Sebrae, mostra que elas já são mais de 60% das receitas da maioria das empresas. Em um terço delas, são mais de 80%! Não dá para ficar fora dessa.

As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, publicadas pelo Banco Central, mostram aumento no número de transações com cartão em 2016, em relação ao ano anterior – os dados mais recentes ainda não foram divulgados. Segundo a pesquisa, “foram realizadas 5,9 bilhões de operações com cartões de crédito e 6,8 bilhões com cartões de débito, o que representa um aumento, em relação ao ano anterior, de 6% e de 5%, respectivamente”

Seu Concorrente Oferece

Você se lembra daquele tempo em que muitos bares e restaurantes não aceitavam pagamento em cartão? É provável que, alguma vez, você tenha escolhido um estabelecimento porque lá aceitava cartão, enquanto o concorrente não aceitava.

Pois é. Se você não oferece maquininha de cartão, é possível que um potencial cliente seu prefira o seu concorrente que ofereça.

Segurança

Falamos logo acima que seu cliente prefere usar cartão, porque é mais seguro, certo? Agora vamos falar da SUA segurança. Ficar andando por aí com o dinheiro e os cheques das suas vendas não é nada seguro. É por isso que maquininha de cartão para microempreendedor, hoje em dia, é algo fundamental. Com ela, não tem risco. Vendeu, passou o cartão, pronto: daqui a pouco o dinheiro está na conta e ninguém tasca.

Custos Caíram

Como dissemos, o número de fornecedores de maquininha de cartão para microempreendedor tem aumentado muito. Essa concorrência faz com que os serviços melhorem e os preços caiam. É a lei da oferta e da procura.

As Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões do Banco Central do Brasil comprovam isso também. Com o aumento no número de empresas, as taxas de desconto cobradas por elas vêm caindo. Em nossa avaliação, a tendência é de que caiam ainda mais, e que os serviços melhorem.

Tecnologia

A cada dia surgem novas tecnologias. Se você tem mais de 40 anos, provavelmente se lembra de quando as vendas com cartão de crédito eram feitas com uma engenhoca de plástico e papel carbono. Depois surgiram as máquinas que liam tarjas magnéticas. Depois, as leitoras de chips.

Agora é tanta novidade que mal dá para acompanhar. E quanto mais novidade, mais facilidade para clientes e fornecedores. Ficar fora desse admirável mundo novo é perder o trem da história. E quanto antes se entra nesse trem, mais fácil é acompanhar a evolução. E, claro, mais vendas.

A pesquisa do Banco Central trata sobre isso também. Segundo ela, em 2016 foram feitas 16,7 bilhões de operações – incluindo transações bancárias – por meio de celulares. Isto representou 28% do total de transações. Em 2015 a participação foi de 19%. Isto é, o crescimento de transações em aparelhos móveis é ainda mais acelerado. Há mais espaço para crescer.

Concluindo

Não é à toa que a cada dia surge uma nova empresa, uma nova maquininha de cartão para microempreendedor, com novas tecnologias. Você possivelmente já ouviu falar da máquina chamada Vermelhinha, da GetNet. Já falamos especificamente sobre ela aqui, numa análise bastante sincera, isenta e transparente. Já deve ter visto a máquina amarelinha, chamada Moderninha. E vai passar a ver cada vez mais a azulzinha da Stelo, a verdinha da Stone e muitas outras.

Talvez esteja acompanhando notícias na imprensa, sobre abertura de capital de empresas como PagSeguro e Stone.

Possivelmente vem ouvindo falar sobre contas digitais de bancos como Inter, Nubank e Original. Aliás, se não ouviu falar, recomendamos muito que conheça! Elas são uma ótima opção, não apenas para empreendedores, como também para pessoas físicas. E também temos um Simulador de Contas Digitais que você precisa conhecer!

E por que tudo isso, o que explica tanta novidade? É que as empresas descobriram que o mercado de microempreendedores é imenso e ainda pouco explorado no Brasil. Elas vão batalhar para te atender. Aproveite. Ouça nosso podcast, visite nossos simuladores, leia nossa dicas. Não se esqueça: maquininha de cartão para microempreendedor, hoje em dia, é fundamental! Não fique fora dessa!

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download no Google Play

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *