O que você está procurando hoje?

Melhor maquininha de cartão: o que você precisa saber

“Qual é a melhor maquininha de cartão? Eu preciso de uma maquineta? Qual devo comprar? Devo comprar ou alugar?” Com certeza, essas são dúvidas muito comuns para todos que estão escolhendo essa ferramenta tão importante. E também devem ser as suas!

Se você não quer perder mais nenhuma venda e, de quebra, pagar menos na sua máquina de cartão, está no lugar certo!

Qual a melhor maquininha de cartão?

Em primeiro lugar, só é possível pensar em “melhor maquininha de cartão” levando em consideração as características do seu negócio. Afinal, um aparelho que é ideal para um posto de combustível, pode não ser o mesmo indicado para um vendedor de brigadeiros. Faz sentido, não é? Empreendimentos diferentes têm demandas diferentes

 Desta forma, não existe uma única melhor máquina, mas sim o aparelho ideal para seu perfil. 

Diante de diversas perguntas que temos recebido sobre como escolher a melhor maquininha de cartão de crédito aqui no Educando seu Bolso, resolvemos escrever este texto, que é quase um FAQ (ou Perguntas Frequentes) do que há de mais relevante nesse universo. Dessa forma, você vai conseguir sanar todas as suas dúvidas. Ainda, o  simulador de maquininha de cartão gratuito do Educando seu Bolso vai te acompanhar nesse processo, sendo uma ferramenta muito importante. Vamos lá?

 

Maquininha de cartão: o que é?

Maquininha de cartão é qualquer equipamento que possa ser usado para fazer pagamento físico com cartão, seja de crédito, débito, refeição ou alimentação. Portanto, compras virtuais não utilizam máquinas de cartão conforme esse conceito.

Em outras palavras, nem tudo que permite pagamento com cartão pode ser considerado maquininha de cartão. 

Ranking melhores maquininhas segundo Educando seu Bolso

Posição Maquininha Saiba Mais
1 Moderninha Pro
Moderninha Pro 76% OFF
76% OFF
2 SumUp TOTAL
SumUp TOTAL 5% OFF
5% OFF
3 T3 Básico
T3 Básico 80% OFF
80% OFF
4 Superget #RENOVA
Superget #RENOVA
5 SumUp ON
SumUp ON 8% OFF
8% OFF
6 Minizinha Chip 2
Minizinha Chip 2 75% OFF
75% OFF
7 Point Pro
Point Pro 74% OFF
74% OFF
8 T2 +
T2 + 62% OFF
62% OFF
9 Cielo Flash | Compra
Cielo Flash | Compra 34% OFF
34% OFF
10 SafraPay Máquina Móvel 3G
SafraPay Máquina Móvel 3G

Para que serve a maquininha de cartão?

Em primeiro lugar, é crescente o uso de cartões de crédito e débito no país. De fato, as vendas no dinheiro estão cada vez menos comuns. Por isso, não aceitar cartão acaba excluindo alguns possíveis clientes, que vão deixar de comprar com quem só recebe dinheiro ou cheque. 

Além disso, ter uma maquineta implica em maior segurança, maior comodidade, mais controle de gastos… E, claro, não podemos deixar de comentar: seu concorrente vai ter uma máquina de passar cartão! Se o cliente não conseguir comprar com você, ele vai acabar indo atrás do concorrente.  

Esses são apenas alguns dos benefícios advindos do uso das máquinas de cartão de crédito e débito pelo brasileiro. Se você é comerciante e não tem a melhor maquininha de cartão, é hora de começar a pensar nisso.  

Moderninha Pro 2 da PagSeguro

Toda maquininha de cartão é igual?

Não! As principais diferenças estão nas taxas e nas bandeiras que são aceitas por cada maquininha de cartão. Mas não são as únicas. 

maquininhas que evitam a bitributação, por exemplo. Tem maquininha de cartão que tem impressora e outras que não têm. A forma de suporte técnico do fornecedor de maquininha de cartão também varia… Há suporte com 0800 ou só com telefonia convencional. Tem suporte com call center, por e-mail, pelo site, por chat, etc. Enfim, a diversidade é enorme. 

Sugerimos não considerar apenas taxas e bandeiras ao definir qual melhor maquininha de cartão de crédito para o seu negócio. Pois, como você pode ver, outros aspectos importantes podem ajudar a definir essa escolha. Abaixo no texto, falaremos um pouco mais sobre os aspectos em que você tem que estar ligado

 

Conheça algumas opções…

Na busca pela melhor maquininha de cartão, você já deve ter ouvido falar da Cielo, PagSeguro, Rede, Mercado Pago, Moderninha, SumUp, Stone, SafraPay… E em muitas outras. São diversas opções!

Cada uma com condições comerciais bem distintas. Você já deve ter ouvido falar também de maquininha de cartão sem mensalidade, sem anuidade, sem impressora, com recarga de celular…

Pois é, cada uma dessas empresas tem seu público-alvo específico. Algumas são mais voltadas para empresas maiores e com altos fluxos de transação, outras para micro e pequenos negócios. Porém, uma coisa é certa: a diversidade de aparelhos para negócios de pequeno porte só aumenta. Afinal, micro e pequenas empresas movimentam uma porcentagem muito grande da economia nacional. 

Simulador de Maquininhas de Cartão

O Educando Seu Bolso lançou o Simulador de Máquinas de Cartão! Agora, com apenas um clique você fica sabendo qual a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Não deixe de conhecer. E bons negócios!

Quais são os tipos de maquineta de cartão?

Existem vários tipos de maquininha de cartão diferentes. E cada uma é ideal e traz mais benefício para um determinado tipo de negócio. É importante entender isso para você escolher a que se encaixa melhor no seu perfil. Existem máquinas com fio, sem fio, com conexão Wi-Fi, com conexão via bluetooth, vinculadas ou não à banco, que imprimem ou não recibo…
Dividimos em cinco grandes grupos:

1- Maquininhas para usar com o celular

Essas são as mais básicas. Elas não têm chip de operadora próprio, ou seja, precisam ser conectadas ao aparelho celular do lojista para que as vendas sejam realizadas. São voltadas para vendedores iniciantes, autônomos, profissionais liberais. Além disso, elas cabem no bolso (são muito portáteis).

São indicadas para: quem está começando a vender ou que precisam de uma maquineta de bolso. Principalmente para quem tem um baixo fluxo de transações.

Conheça algumas opções: SumUp Top, Minizinha, Point Mini, iZettle Maquinão, Moderninha Plus.

2- Maquininhas com chip e sem bobina

Um pouco mais completas que as maquininhas para celular, esse tipo de aparelho também é muito portátil. Contudo, elas têm tem chip próprio e algumas possuem conexão Wi-Fi.

São indicadas para: profissionais liberais, como dentistas, advogados, taxistas…

Conheça algumas opções: Minizinha Chip, SumUp On

3- Maquininhas com bobina

São as maquinetas mais tradicionais do mercado, que imprimem recibo para o cliente, têm chip próprio e podem ter ou não fio. 

São indicadas para: praticamente todos os tipos de negócio, desde que não seja preciso tanta mobilidade para vendas. As opções com fio devem ficar exclusivamente em um balcão. As sem fio podem ser usadas por entregadores, levadas até a mesa do cliente em um restaurante, etc.

Conheça algumas opções: Moderninha Pro, SumUp Total.

4- Maquininhas Smart

Tratam-se das maquinetas que operam outras funções além de realizar vendas. Essas maquininhas, geralmente, têm grandes telas embutidas que funcionam como catálogo de produtos, fazem a gestão do negócio, acessam conta digital, entre outros.

São indicadas para: quem quer dar um aspecto moderno ao negócio e para quem deseja usufruir de outras funcionalidades de maquininhas, como o catálogo de produtos.

Conheça algumas opções:Moderninha Smart.

5- Soluções TEF

São as maquinetas com integração a algum sistema de vendas, isto é, uma automação comercial. É comum em comércios com volume de transações maiores, como supermercados, lojas de departamento, farmácias, etc. Basicamente, são aqueles aparelhos em que é feita a leitura do código de barras e o valor da venda já aparece diretamente na maquininha de cartão. 

São indicadas para: grandes lojas.

Conheça algumas opções: maquininhas Rede, maquininhas Cielo, maquininhas GetNet.

Quais as bandeiras aceitas?

Boa parte delas aceita principalmente Mastercard/Maestro, Visa, Elo, Hipercard. E, embora existam diversas outras bandeiras, essas principais correspondem à maior parte das transações realizadas. De fato, segundo o Relatório sobre a Indústria de Cartões de Pagamentos divulgado pelo Banco Central em 2018, as duas maiores bandeiras, Visa e MasterCard, respondem juntas por mais de 90% dos cartões de crédito e débito ativos.

Em supermercados (além de mercearias e correlatas), é comum encontrarmos maquininha de cartão que aceita cartões alimentação com bandeiras como Visa Vale, Sodexo, VR, apenas para citar três dentre tantas outras. O mesmo podemos falar em relação aos cartões refeição nos restaurantes.

Tanto para aceitar cartão alimentação quanto cartão refeição, o estabelecimento (respectivamente supermercado ou restaurante) devem contratar a maquineta em nome de pessoa jurídica, além de serem previamente cadastrados segundo suas modalidades. Lembrando que estas duas variantes de cartões tem finalidades específicas, quais sejam, comprar alimentos. 

 

Comparação de taxas de máquinas de cartão

“Pelo menos taxa é tudo igual?” 

Realmente, se você achava que já estava difícil escolher, agora é que o bicho pega de vez! 

Cada fornecedor cobra de uma forma, e as taxas são as mais diversas possíveis. Existe maquininha de cartão que é alugada. Maquininha que é vendida (você faz um investimento inicial maior mas não precisa pagar aluguel). Alguns fornecedores de maquininha de cartão que cobram juros por dentro. Tem fornecedor que cobra juros por fora. 

 

Qual a maquininha com a menor taxa do mercado?

Depende de alguns fatores, como seu faturamento. Por exemplo: existem máquinas com baixas taxas no débito, mas caras no crédito parcelado. E vice-versa. Você deve buscar a melhor maquininha de cartão sendo aquela que tem as taxas mais coerentes segundo o seu negócio. 

Descubra qual a máquina de cartão com menor taxa de juros para o seu negócio através do nosso simulador de maquininhas de cartão.

 

Como vou receber o dinheiro das minhas vendas com a maquininha?

Em geral, o pagamento acontece na sua conta corrente ou poupança cadastrada, e isso vale para pessoa física ou jurídica. Porém, nem todas as pessoas têm conta bancária: são os desbancarizados. E algumas algumas empresas atendem esse público. 

Nesse caso o repasse das vendas é em uma conta digital da própria empresa, como PagBank e Mercado Pago. E nessa conta de pagamento você consegue fazer transferências, saques e até solicitar um cartão, para fazer compras diretamente dessa conta. 

Os prazos para o recebimento do dinheiro das vendas através de maquininhas, são variados. Normalmente depende da modalidade que você fizer a venda, débito ou crédito, e o plano que escolher. Em média as vendas no débito demoram um dia útil para o recebimento acontecer, podendo ser efetuado até no mesmo dia. Já as vendas no crédito podem variar em 14 ou 30 dias úteis (ou não) dependendo da política de recebimento da empresa de maquininha de cartão.

Melhor maquininha de cartão para celular

Se você possui um micro ou pequeno negócio, trabalha por conta própria, não vai querer fazer um investimento alto com maquineta. Para isso existem inúmeras opções de máquina de cartão para celular. Os preços são bem mais em conta,  com qualidade e atendimento de excelência.

Fizemos um post completo com as melhores máquinas de cartão para celular. Ranqueamos cinco leitores de cartão que funcionam conectadas ao  smartphone. São maquininhas de bolso que realizam vendas no débito, crédito à vista e parcelado como qualquer outra. E ainda melhor, elas não cobram mensalidade e são bem menos burocráticas para serem adquiridas.

máquina de cartão para celular

Máquina de cartão para celular

Parcelamento e Antecipação de Recebíveis

Para escolher a melhor maquininha de cartão, você também terá que lidar com outros aspectos importantes. Nesse sentido, estar atento sobre as opções de parcelamento e antecipação de recebíveis, caso precise de capital de giro.

A taxa da antecipação, que infelizmente a maioria dos pequenos negócios acaba usando rotineiramente, por falta de acesso a boas linhas de capital de giro, não é para qualquer cliente. Além de ser cara, ela é sujeita à análise de crédito. E, dependendo da maquininha de cartão, essa antecipação já é automática!  

Vale a pena ter mais de uma maquininha de cartão?

Essa é uma pergunta muito interessante! Às vezes vale, sim, a pena ter mais de uma maquininha de cartão para o seu negócio. Principalmente quando o volume de vendas é mais alto. Há estabelecimentos que usam uma maquineta de cartão para determinadas bandeiras, ou tipo de venda (cartão de crédito, cartão de débito, cartão alimentação, etc.).

Sei de casos em que o estabelecimento tem 5 maquininhas de cartão diferentes, de diversos fornecedores, cada uma com uma aplicação. Claro: trata-se de um estabelecimento maior, com volume de transações em cartões de crédito e débito  muito elevado.

Então, pode ser bem mais vantajoso para o seu negocio ter mais de uma maquininha. Vale a pena avaliar e fazer as contas. Mas calma, vou te contar um jeito de fazer isso bem simples e rápido

 

Como comparar tantas opções de maquininhas de cartão?

Vou te contar um segredo… Mas é um segredo que, se você quiser, pode contar pra todo mundo.  O Educando seu Bolso tem um simulador de maquininha de cartão gratuito, disponível aqui no site. Use e compartilhe! Dali você pode até ir direto para o site de comercialização da maquininha de cartão de alguns dos principais fornecedores. Se a melhor opção para você for a combinação de duas ou mais maquininhas, o simulador também aponta o combo ideal para o seu caso!

 

O simulador de maquininha de cartão do Educando Seu Bolso é perfeito?

Nem sempre conseguimos acompanhar – em tempo real – as oscilações de mercado, as promoções, as mudanças de condições comerciais. O nosso objetivo, no entanto, é oferecer a você o melhor serviço. Queremos prestar o melhor serviço de educação financeira dentro de nossas limitadas possibilidades. 

Por isso, se você descobrir alguma inconsistência, ou perceber como podemos aprimorar o nosso serviço, por favor, envie sua sugestão pela nossa página de contato, ou através de um comentário por aqui mesmo.

Simulador de Maquininhas de Cartão

O Educando Seu Bolso lançou o Simulador de Máquinas de Cartão! Agora, com apenas um clique você fica sabendo qual é a melhor maquininha de cartão para o seu negócio. Não deixe de conhecer. E bons negócios!

Vale lembrar também que o simulador de maquininha de cartão do Educando seu Bolso trabalha apenas com taxas informadas ao mercado amplo. Para clientes com maior volume de vendas, os fornecedores costumam praticar taxas e condições especiais. 

 

O Educando Seu Bolso é fornecedor de maquininha de cartão?

Não, e não é nossa intenção fornecer máquina de cartão. Nosso objetivo é te ajudar a encontrar a melhor maquininha de cartão para seu negócio. Entretanto, caso o leitor deseje, após a comparação, ele pode clicar e ir direto para o fornecedor escolhido.

 

Todas as empresas estão no simulador de máquina de cartão?

Opa! Você conhece alguma maquininha de cartão que não esteja no simulador do Educando seu Bolso? Sabe as condições comerciais que eles praticam? Mande para nós as informações que tiver nos comentários abaixo, inclusive os contatos. Teremos o máximo interesse em incluí-la. O Educando seu Bolso agradece! E acredito que os demais visitantes também. 

Para mais, não deixe de usar nosso Simulador e deixar um comentário aí embaixo. Espero ter sido útil. Até a próxima!

Simular máquinas de cartão

45 comentários

  • Boa noite, gostaria de saber se posso adquiri como pessoa física, pois estou começando agora e estou na dúvida em qual máquina usar. Vou atuar na área de estética e pretendo sempre fazer a vista, no máximo parcelamento de 2x. Gostaria de saber qual o melhor p mim, com a menor taxa. Grata

    Responder
    • Olá Flávia, tudo bem?

      Imagino que uma maquininha de compra seria ideal para você. Com as menores taxas, você pode dar uma olhadinha nas maquinetas SumUp, que tem modelos para quem está começando, deseja pagar pouco, mas com serviço de qualidade. Mas para saber um resultado mais personalizado, não deixe de acesssar nosso Simulador de Máquinas de Cartão.

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Bom dia, estou iniciando um negócio de vendas de roupas e gostaria de saber qual a máquina ideia para esse início e qual máquina já conta juros nas parcelas para o cliente pagar? Gostei muito dos posts mas estou confusa em qual escolher.

    Responder
    • Olá Monique! Tudo bem?

      Certamente, uma ótima opção de máquina que atende as exigências que você comentou são as da PagSeguro. Elas são recomendadas para quem está começando a vender, não cobram mensalidade e têm a possibilidade de você passar os juros do parcelamento para o cliente.
      Sugiro que dê uma olhada especial na Moderninha Pro e na Moderninha Plus.

      Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar!

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • bom dia, essa maquininha nao e boa pois tenho uma e nao vou mais utilizar efetuei uma venda e nao estou conseguindo receber e solicitei respostas para a sumup e nao obtive respostas.

    Responder
    • Olá Avelino!

      Sinto muito que você tenha passado por esse problema. Tentaremos entrar em contato com a SumUp para ver se agilizamos a resolução do inconveniente. Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar!

      Ferananda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Olá Marcelo!

      Já começamos a buscar informações sobre a maquininha e vamos tentar colocá-la no simulador em breve! Agradecemos a sugestão.
      Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar.

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
        • Olá Gleisson!

          Dei uma olhada nos dados que você cadastrou em nosso Simulador de Máquinas de Cartão. Você cadastrou nos filtros que procurava uma máquina de cartão sem mensalidade. A máquina Bin cobra mensalidade e por isso ela não apareceu nos seus resultados. Mas ela está, sim, nos resultados.
          Se tiver qualquer dúvida, estamos dispostos a ajudar!

          Fernanda Almeida
          Equipe Educando seu Bolso

          Responder
  • Gostaria de parabenizar-los pelos posts e pedir, se possivel, fazer ou indicar um post sobre plano de negócio. Como fazer um plano de negócio etc.
    Obrigado!

    Responder
    • Olá Antônio, tudo bem?

      Ficamos muito felizes que você esteja gostando dos nossos conteúdos! Pode deixar que nós anotamos a sugestão de um post sobre plano de negócio. Logo que publicarmos o texto a gente te manda um e-mail avisando. Obrigada!

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Qual a maquina com menores taxas para receber antecipado um venda parcelada.
    No caso minhas vendas são de valores altos e vendas parceladas, e preciso do valor total antecipado.
    Qual a melhor máquina nesse caso, qual oferece as menores taxas?

    Responder
    • Olá Mateus!

      Realmente, as taxas no crédito parcelado costumam ser bem altas, principalmente para parcelamentos longos, como de 10 meses.
      Vi que você utilizou nosso Simulador de Máquinas de Cartão e, pelo seu perfil cadastrado, provavelmente a maquininha Mini Bin é a mais indicada para o seu negócio, por ter as menores taxas de parcelamento.
      Porém, as taxas continuam não sendo baratas. Para você ter uma noção, as taxas de antecipação tornam a operação cerca de R$1.000 mais cara do que se você recebesse da forma convencional, ao longo dos meses. Ou seja,é muito dinheiro que você vai pagar com as taxa, mesmo com as menores taxas do mercado.
      Então, tenho duas soluções: ou tentar se programar para receber o dinheiro sem a antecipação ou cobrar do cliente uma taxa extra pelo parcelamento.

      Se tiver qualquer outra dúvida, estamos dispostos a ajudar!

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Olá Alex, tudo bem?

      Vamos buscar adicionar um tópico sobre as maquininhas da Mercado Pago neste post, obrigada pela sugestão!
      Mas se você quer saber mais sobre a Mercado Pago, já temos um texto no blog só sobre as maquinetas dessa empresa! Acesse o post por aqui.

      Espero que te ajude na sua decisão 🙂

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Olá Ana, tudo bem?

      No Simulador de Maquininha de Cartão, você deve preencher os valores mensais do seu negócio. Espero que goste da ferramenta! Ela certamente vai te ajudar a descobrir a melhor maquineta para o seu negócio.

      Se tiver qualquer outra dúvida, estamos dispostos a ajudar!

      Fernanda Almeida
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Olá!

      Recomendamos que você utilize o nosso Simulador de Máquina de Cartão, pois ele é a melhor ferramenta que ofertamos para responder a essa pergunta. É muito difícil responder à sua pergunta sem que se leve em consideração alguns dados sobre o negócio que você pretende abrir, pois a melhor máquina para cada pessoa depende justamente dessas informações.
      Como você, provavelmente, ainda não deve saber muito bem os faturamentos de seu negócio para o cadastro no simulador, sugiro que leia, antes, um outro post que temos no blog que acredito que vá te dar exatamente esse direcionamento que você precisa. O texto é um passo a passo que lista as principais carcterísticas de maquininhas de cartão que você deve levar em conta na hora de escolher a sua. Você pode acessar o texto por esse link: https://educandoseubolso.blog.br/2018/06/14/passo-passo-escolher-maquineta-de-cartao/.

      Caso continue na dúvida, estamos dispostos a ajudar!

      Abraços!

      Fernanda Almeida

      Responder
    • Obrigado pela visita, Augusto.
      Sua pergunta não tem resposta fácil. Sugiro que no plano de negócios (supondo que você esteja preparando um antes de se aventurar em empreender) inclua um levantamento junto a outras pessoas que exercem atividades semelhantes tais estimativas. É possível? Temos outro post no site que foi escrito justamente para auxiliar pessoas que nunca venderam com maquininha de cartão e que querem adquirir sua priemeira, com dicas de como fazer essa estimativa de faturamento. Você pode acessá-lo nesse link: https://educandoseubolso.blog.br/2018/06/14/passo-passo-escolher-maquineta-de-cartao/.

      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Obrigado pela visita, Andre.
      Apesar de você não ter gostado do texto, seu feedback é muito importante.
      Se quiser, diga-me o que precisa saber para que possamos ajudá-lo.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • …se apenas ler até o final, já será de grande proveito. Pode não ser o que precisas, mas a sua questão for: “Qual maquininha compensa mais?” o texto é o mais simples e completo que eu esperava. Parabéns aos autores!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *