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Programa de Fidelidade – Porque clientes fidelizados fazem a diferença

Programa de Fidelidade – Porque clientes fidelizados fazem a diferença

Caros Leitores,

Cada vez mais os consumidores tem valorizado o atendimento, a qualidade e o preço quando buscam por produtos e serviços. Em meio a concorrência cada vez mais acirrada, se torna fundamental definir ações que criem um diferencial competitivo. Nesse cenário, criar um programa de fidelidade pode ser uma alternativa bem interessante para reter clientes e saber mais sobre eles. Hoje ficou ainda mais fácil fazer isto como ajuda de aplicativos tais como o  Leais, E-fid e Cliente Fiel. Tais aplicativos chegaram para ajudar a concentrar as informações de fidelização em uma plataforma que atende tanto a empresa, como o cliente.

Basicamente, o programa de fidelidade é uma ação de marketing que ajuda a agregar mais valor à sua marca.  Isto porque você cria um relacionamento mais próximo e eficiente com o seu cliente.  A ideia é oferecer  benefícios e promoções aos consumidores mais fiéis para que estejam sempre voltando. E não só voltando, como também conquistando novos clientes e fechando as portas para os seus concorrentes.

Mas vale mesmo a pena investir em um programa de fidelidade?

A reposta é sim!  Afinal, há muitas vantagens em se criar e manter um programa de fidelidade. Primeiro, porque ele ajuda a criar um diferencial competitivo para sua empresa ao proporcionar uma nova forma de relacionamento entre o cliente e a sua marca. Além disso, por meio de promoções e comunicação mais eficientes, ele ajuda a estimular oa experimentação e o consumo de novos produtos ou serviços.  E isto de fato contribui bastante para manter seu cliente mais fiel.

E por falar em manter o cliente, é aí que está a grande vantagem de se criar um programa de fidelidade! Afinal, manter um cliente sai hoje mais barato que conquistar um novo!!! E  um cliente fidelizado e satisfeito pode  se tornar mais que um cliente: Ele pode ser um agente de marketing da sua empresa, ou seja,  ajudar a promover o seu negócio por meio da velha e eficiente propaganda “boca a boca”.  Afinal, cliente satisfeito é o melhor garoto-propaganda que uma empresa pode ter, especialmente em tempos de internet e redes sociais!!!

Mas como faço para criar um programa de fidelidade?

Para criar um bom programa de fidelidade, antes de tudo é preciso conhecer bem seus clientes, coletar e organizar todas as informações disponíveis sobre eles. Para isso, hoje há diferentes sistemas e aplicativos no mercado que podem te ajudar nesta tarefa, a exemplo dos que estão abaixo listados:

Após definir pelo aplicativo do seu programa de fidelidade, é preciso convidar seus clientes para baixá-lo e fazer o cadastro. Isso pode ser feito por meio de cartazes e folders na loja, e-mail marketing, redes sociais e WhatsApp.

É importante deixar bem claro como o programa de fidelidade irá funcionar, quais as recompensas oferecidas e a forma pontuação.  Todas estas informações devem estar facilmente disponíveis tanto para os clientes como funcionários. Afinal não dá para o cliente chegar ao seu estabelecimento com o aplicativo e o funcionário não saber do que se trata!!!

Com o programa de fidelidade já estabelecido, aí sim vem sua grande utilidade: Entender o comportamento de consumo do seu cliente! Isso porque o programa de fidelidade irá fornecer dados importantes dos seus clientes!  E utilizar bem estes dados e entender o comportamento deles pode ser a chave para o sucesso do seu negócio!

Gaste um tempo analisando e procure identificar campanhas e promoções que possam ser oferecidas para os clientes mais fiéis. E não só para estes, mas também para resgatar aqueles que estão há tempos sumidos!!! Para isso, estar sempre em contato é fundamental e o programa de fidelidade pode ajudar bastante.

Bom, agora que já sabe como fidelizar seu cliente, não perca tempo: Crie logo seu programa de fidelidade e boas vendas!!!

Grande abraço,

Fabricio Ferreira

Equipe Educando Seu Bolso

 

Autor

Fabrício Ferreira
Fabrício S. Ferreira é mestre em Administração (Ênfase em Finanças) pelo Instituto COPPEAD - UFRJ e especialista em Finanças Bancárias pela PUC-MG. Possui experiência de mais de 15 anos no mercado financeiro, especialmente no mercado de capitais. Neste espaço, pretende esclarecer dúvidas e apresentar diferentes alternativas de investimento para que o leitor possa avaliar a mais adequada às suas necessidades.

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