O que você está procurando hoje?

Financiamento Estudantil, Fies ou Bolsa de Estudos

Educando Seu Bolso
Educando Seu Bolso
Financiamento Estudantil, Fies ou Bolsa de Estudos
/

Concluir um curso superior é um dos sonhos da maioria dos brasileiros. Sonho que, muitas vezes, não custa barato. Por isso, para realizá-lo, muita gente conta com o auxílio de programas de financiamento estudantil. Já falamos muito sobre isso aqui no blog. E esse foi também o tema da nossa conversa dessa semana com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência.

Confira esses e outros programas de financiamento estudantil, no nosso post atualizado em setembro de 2019.

.

Diploma na mão faz mesmo diferença?

Bem, sabemos que a crise está por aí, certo? Mesmo que alguma coisa tenha melhorado, o mercado de trabalho ainda está muito ruim. Ter um diploma de curso superior não é garantia de emprego, mas, sem dúvida, abre porta para a pessoa tentar uma oportunidade melhor de trabalho.

Falamos no programa sobre uma pesquisa recente que analisa o mercado de trabalho sob o ponto de vista da escolaridade, em diversos países. Sabia que o Brasil é o país que apresenta a maior diferença salarial entre quem tem e quem não tem diploma de curso superior? Apresentamos também outras informações interessantes da pesquisa. Por exemplo: sabe qual é a diferença salarial, no Brasil, entre quem tem pós-graduação e quem tem apenas graduação?

.

Financiamento estudantil

Mas conseguir um diploma superior pode sair caro. O acesso à universidade pública é restrito e as mensalidades de alguns cursos particulares custa uma fortuna. Para superar esse problema existem os programas de financiamento estudantil, como o FIES. Falamos no programa sobre suas características, e de algumas dificuldades por que o programa vem passando.

Mas, além do FIES e dos financiamentos estudantis, existem outras formas de conseguir a tão sonhada graduação. Já parou para pensar que uma bolsa de estudos também é uma possibilidade? Isso mesmo! As famosas e cobiçadas bolsas de estudos, estão se tornando mais acessíveis.

O processo mais conhecido para conseguir uma bolsa de estudos, está sempre ligado na realização de uma prova de conhecimentos, onde o estudante consegue descontos que chegam até 100% da mensalidade. E dependendo da instituição, os processos são mais longos e complexos, o que dificulta a conquista da mesma.

Porém, existem outros meios seguros, legais e de fácil acesso, que permite com que o aluno consiga esses descontos na mensalidade, que já é um grande alívio no orçamento do mês. E é sobre essas instituições que vamos falar a seguir.

Quero Bolsa

A Quero Bolsa é um exemplo claro do que falamos anteriormente. Ela é a maior plataforma de bolsas de estudos para ensino superior da América Latina, que conecta estudantes e instituições.

Só para você entender melhor como a Quero Bolsas funciona, eles tem parceria com mais de 1000 instituições em todo o Brasil, isso faz com que consiga filtrar por curso, cidade e até instituição. Depois que selecionar para onde e o que vai cursar, a plataforma direciona você para as instituições parcerias e mostra as bolsas disponíveis naquele momento.

As bolsas nessa plataforma variam de 5% a 75% do valor total da mensalidade, o que já é uma mão na roda e um alívio no seu orçamento..

Para saber mais sobre o Quero Bolsa, escute o podcast exclusivo que entrevistamos o diretor de serviços financeiros da empresa

 

Cuidados a serem tomados diante todas as oportunidades

Claro, como em todo programa desse tipo, é preciso entender bem as regras, para fazer a melhor escolha e não ter surpresas.

Existem programas de parcelamento – e não de financiamentoem que a pessoa paga uma parte da mensalidade enquanto está estudando, e depois que se forma paga o restante. Por isso, ela precisa pensar bem em quanto vai querer pagar em cada uma dessas fases. Ou seja, planejar.

Outra coisa: o programa diz que não cobra juros. Ok, mas há uma correção pela inflação. Além disso – e aqui pode estar uma armadilha –, algumas faculdades cobram preços diferenciados, caso o aluno use ou não o programa de parcelamento.

Quer saber mais sobre tudo isso? Ouça o podcast!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *