Você é faixa preta nas finanças pessoais?

Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Apple Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Spotify
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Google Podcasts
Assinar Podcast Educando Seu Bolso no Castbox

Na semana passada apresentamos um teste para você conhecer seu perfil ao lidar com as finanças pessoais. No programa Em Boa Companhia, da Rádio Inconfidência, o Pedro fez o teste ao vivo, foi muito legal. No podcast de hoje, apesentamos outro teste, desta vez mais técnico e menos comportamental.

Assim como o teste anterior, este tem seis perguntas . E também foi inspirado em iniciativa do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

O teste trabalha conceitos básicos em finanças pessoais. Por exemplo: rendimentos de aplicações versus inflação. É importante para você saber o rendimento real dos investimentos. Sabe lidar com isso?

Outro assunto: juros de aplicações ao longo do tempo. Os famosos “juros sobre juros”, misteriosos para muita gente. Sabe lidar com eles? É mais simples do que parece.

Falamos também sobre empréstimos. O que acontece quando uma pessoa toma um empréstimo por um prazo maior que o necessário? Como ficam os juros e as prestações? Entender disso é muito importante, por exemplo, na hora de decidir sobre aquele consignado que o gerente do banco ofereceu.

Também falamos sobre ações! Mas apenas para falar sobre um conceito importante em finanças e investimentos: diversificação. Sabe o que é isso?

Na quinta pergunta o Pedro se assustou um pouco. Apareceram alguns termos um pouco complicados. O assunto era, mais uma vez, investimentos financeiros. Será que ele acertou a resposta? Independentemente disso, nossa resposta ajuda muita gente a entender, por exemplo, de Tesouro Direto.

E a última pergunta voltou a falar sobre empréstimos. O Pedro começou a se assustar de novo, porque havia alguns números misturados. Mas logo viu que não precisaria fazer contas. Será que ele acertou? Essa pergunta é muito útil, porque muita gente, quando toma um empréstimo, só presta atenção na taxa de juros. E não é suficiente. Entenda porquê.

.

Sua vez: você é faixa preta em finanças pessoais?

.

E então? Sua vez de fazer o teste! E depois, claro, é preciso aplicar todo esse conhecimento na hora de cuidar do seu dinheiro.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *