Contratar telecomunicações para residência: um show de horrores – Parte V

Contratar telecomunicações para residência: um show de horrores – Parte V

Retrospectiva…

Como previsto, começaram a chegar comentários (a maioria reclamando de operadoras de telecomunicações) desde que publicamos o primeiro artigo desta série. Talvez, tenhamos que prosseguir por mais algumas publicações referenciando o que o senso comum nos aponta: operadora de serviços de telecomunicações no Brasil são muito caros (e não é só por causa dos altos impostos) e – de modo geral – ruins. Ou seja, além de todo nosso esforço para contratar um pacote de serviços, este vem cheio de vícios e nos cobram caro por eles.

Partes anteriores

Se você não leu os anteriores e tem interesse, seguem as URL

Parte I (comparar as ofertas)

Parte II (quem me atende)

Parte III (quem presta o melhor serviço)

Parte IV (instalação e manutenção)

Parte V

Uma das perguntas que nos foi feita é que fosse informado o nome da operadora que contratei. Eu não responderei por duas razões: não é exclusividade de nenhuma o transtorno causado, e; não é o objetivo nosso “queimar” ninguém. Mas, se quiserem um panorama do problema, diversos sites de reclamações recebem novas inserções a cada instante: nem bem você termina de ler uma já chega a seguinte, quando não chega antes. E, as reclamações são contra empresas de renome, empresas conhecidas e até empresas desconhecidas (pelo menos por mim).

Principais reclamações

Entre as operadoras, conforme pode ser aferido através de sites que congregam reclamações, as cobranças indevidas lideram a lista com grande vantagem sobre o segundo item (Internet de baixa qualidade, com pouco mais da metade da primeira colocada). Mau atendimento, qualidade do serviço prestado e problemas na finalização da compra completam o Top 5 das reclamações contra operadoras.

O faturamento impecável

Pela ordem, problemas de faturamento ocorrem, isto é normal (apesar de não desejável), pois nada é perfeito. Mas não deveriam ocorrer de tal forma a colocar o problema de cobranças indevidas no topo das reclamações. Alô alô Anatel, aquele abraço. Alô defesa do consumidor, aquele abraço. Alô alô PROCON, aquele abraçooooooo. As cobranças indevidas ocorrem principalmente em razão de dois problemas endêmicos: o problema de faturamento propriamente dito e o lançamento pelos vendedores da operadora, normalmente por telemarketing, de serviços não contratados pelo cliente. Os vendedores costumam fazer isso para baterem suas metas, e os clientes são jogados de lado. Ah, então… Alô Ética, aquele abraço pra você também.

Serviço de óóóóótima qualidade

Internet de baixa qualidade abre um leque maior de possibilidades, como:

  • compartilhamento do sinal entre clientes (até o limite autorizado pela Anatel);
  • área de cobertura (no caso de Internet móvel);
  • largura de banda contratada pelo cliente abaixo da sua necessidade (pode ser por desconhecimento ou sovinice mesmo);
  • problema na infraestrutura física do cliente;
  • etc.

Ou pode ser problema em equipamentos ou meios físicos da operadora também, não podemos descartar estas possibilidades…

Operadora com atendimento exemplar

Mau atendimento é outro problema crônico: atendentes e vendedores mal remunerados, mal treinados, sem direito a pensar em soluções ou algum poder de decisão para resolver um problema (ainda que simples), com alto nível de substituição da mão de obra, etc. causam crises desta ordem.

Qualidade do serviço prestado já falamos acima. Este é um indicador que poderia ser até agregado. Se não fosse o destaque merecido especificamente pelos problemas na Internet. Mas aqui não tenho muito mais a falar a não ser que se trata de um problema amplo, relativo a todos os serviços (mal) prestados.

Compra tranquila

Por fim, fechando o TOP 5, os problemas de finalização da compra dispensam mais comentários, correto? Foi por causa deles que esta série se iniciou…

Continuem mandando perguntas, reclamando, comentando: isso gera massa crítica e ajuda a por lenha na fogueira.

Até a próxima.

Autor

Daniel Meinberg
Certificado Anbima CPA-20, autor do livro “O Melhor Investimento pra Você – Princípios de Educação Financeira”, editora AR, 2015, que trata de forma clara para o leigo sobre diversos produtos focados em investimentos. Ministrou palestras sobre educação financeira.

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