Simulador de Contas Digitais
Fundos de investimento: Taxa de juros menor significa taxa de administração menor?

Fundos de investimento: Taxa de juros menor significa taxa de administração menor?

A taxa básica de juros da economia – a famosa Selic – vem caindo seguidamente. Com isso, os fundos de investimento tendem a render menos. Isto parece ruim para quem tem dinheiro aplicado. Mas há outros benefícios para a sociedade em geral, o que é bom. Para quem tem dívidas também pode ser bom, se as instituições financeiras repassarem a queda da taxa para suas operações de crédito.

Foi sobre isso que conversamos com o Pedro Vieira, da Rádio Inconfidência, no programa Em Boa Companhia.

O efeito da queda da taxa Selic na melhora na economia é um tanto lento. Nas taxas de juros das operações de crédito, também. Mas na rentabilidade das aplicações, não: cai a Selic, logo em seguida cai o rendimento das aplicações. As pessoas que têm algum dinheiro aplicado vêm percebendo isso. Então é hora de entender um pouco melhor sobre essas aplicações.

.

Taxa de administração

Quem aplica dinheiro em fundos de investimento de instituições financeiras já ouviu falar em “taxa de administração”. Se não ouviu falar, deveria ter ouvido, porque ela é um custo importante destes fundos.

Na conversa com o Pedro, nós explicamos o que é essa taxa, como ela funciona, como ela impacta o rendimento de um fundo. Fizemos alertas, demos dicas sobre como escolher bem esses fundos. Em tempos de Selic baixa, é fundamental observar não apenas a rentabilidade do fundo, mas também os custos dele.

O Tesouro Direto é uma forma de evitar custos altos. As mesmas plataformas que permitem a aplicação no Tesouro oferecem também outras formas de se aplicar dinheiro. Mas o poupador pode procurar fundos de investimento mais baratos dentro do seu próprio banco.

.

A conversa foi boa, vale a pena ouvir. E quer saber mais sobre fundos? Já publicamos muita coisa a respeito no blog, dê uma olhada lá!

 

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download no Google Play

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *